Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)

Bom dia!

Gente, andei vendo outros tópicos sobre Bariloche aqui no fórum, e fiz algumas pesquisas pela internet, chegando ao seguinte...

De antemão, já destaco alguns pontos relevantes:

- Estaremos fazendo essa viagem em DOIS casais, justificando o uso de um carro e aluguel de casa (custos compartilhados);
- Salvo eu, o perfil do grupo não é muito aventureiro (logo não focaremos em fazer longas caminhadas e passar dias com conforto reduzido);
- Pretendemos adotar um ritmo equilibrado, aproveitando os dias (evitando em ficar sem fazer nada), todavia não exagerando nas atividades;
- Eu diria que o interesse do grupo poderia se resumir em busca por belos panoramas e boa gastronomia;
- E aqui algo importante: o objetivo é fazer a viagem durante o OUTONO (possivelmente em maio, dias mais curtos, alto índice pluviométrico, lagos descongelados), conscientes que as estações de esqui não estarão atendendo, mas possivelmente já veremos alguns bolsões de neve em lugares mais altos, todavia os circuitos de carro nos apresentarão as cores do outono.

Quanto às passagens aéreas:

Sou de SC, e observei que há operadoras de voo low cost saindo de Florianópolis/SC - Flybondi e JetSmart.
Além destas, temos também a Aerolineas Argentinas, todavia ela possui guichê próprio apenas em Curitiba/PR.
Todas elas fazem uma conexão em Buenos Aires (seja no Aeroparque ou no Ezeiza).
Para este destino, não encontrei voos com menos conexões saindo de Navegantes/SC, então descartei esse aeroporto.

Fiz algumas simulações e vi que era realmente vantajoso escolher uma low cost e comprar a escolha de assento e o despacho de bagagem extra - fica muito mais barato que ir com a Aerolineas Argentinas, por exemplo.

Pois bem, quanto ao roteiro:

1º Dia - Deslocamento aéreo até Bariloche (com conexões), chegando na cidade, retiro o carro alugado e vou ao mercado, em seguida janto em algum restaurante, e depois seguimos para a casa alugada (não hotel).

2º Dia - Fazer o Circuito Chico, passando logo cedo no Cerro Campanário. Fazer pausas durante o trajeto. Conhecer a Colônia Suiza (ver opções gastronômicas).

3º Dia - Abastecer, e ir de carro até a Villa La Angostura, iniciando o Circuito dos Sete Lagos até San Martin de Los Andes. Passear, jantar e pernoitar na cidade.

4º Dia - Retornar para Bariloche, conhecendo os pontos do lado oposto da rota. Em Bariloche, ir até o Cerro Catedral (dar uma boa volta, caminhar um pouco).

5º Dia - Fazer o passeio guiado de barco para Puerto Blest + Lago Frias (levar comida), ou alternativamente o passeio guiado para Isla Victoria + Bosque de Arrayanes.

6º Dia - Contratar transfer para o passeio até o Cerro Tronador + Ventisquero Negro (eu tenho consciência que estando de carro, poderíamos ir por conta até lá, mas pelo o que vi seria uma viagem longa por rípio, e os preços não parecem estar tão fora da curva).

7º Dia - Dependendo do horário de embarque, aproveitar o que sobrar do dia para passear por Bariloche. De resto, fazer o checkout, abastecer o carro, ir com boa antecedência até o aeroporto, devolver o carro e aguardar embarque. Segue-se conforme voo de retorno.

Então gente, é isso que consegui compilar até o momento...

Estou aberto para qualquer sugestão de alteração de roteiro, comentários sobre as atrações que relacionei ou sobre as formas que pretendemos fazer essa viagem.

Em especial, estou curioso quanto a opinião de vocês sobre:
- Estou esquecendo de alguma atração que vale muito a pena?
- Alguém que tenha ido no outono poderia compartilhar sua experiência?
- Alugar um carro e uma casa é vantajoso (considerando meu caso, 04 pessoas)?
- Alguma dica ou cuidado sobre as atrações que relacionei?

Agradeço qualquer colaboração, abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado

Quase perfeito o roteiro, só mudaria nessa história de parar para conhecer o outro lado da Ruta de Siete Lagos e conhecer Villa Angostura.Lá é muito pequeno, não tem o que conhecer,só o Bosque de Arrayanes,outro setor do lago Nahuel Huapi,diferente de Bariloche.Faltou por o Lago Gutierrez na ida a Colônia Suiza. 

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

Obrigado pela contribuição Fabiano!

Eu li em alguns sites que falam sobre 'sair um pouco da rota' no Circuito dos Sete Lagos, levando a pontos de interesse (lagos e até belos vilarejos isolados).

De toda forma, vou estudar um pouco mais esse trajeto e confirmar se realmente vale a pena reservar esse tempo.

Eu pretendo identificar alguns programas menores e deixa-los anotados, para caso seja preciso uma substituição pontual (as vezes devido ao clima, ou mesmo se o grupo se mostrar indisposto a determinado acordo).

Eu acabei nem anotando o Lago Gutierrez, mas como nosso intuito será alugar uma cabana/casa isolada (encontrei excelentes ofertas), muito possivelmente pegaremos algo próximo de lá (e consequentemente longe do centro da cidade). Como estaremos de carro, isso não será algo relevante.

• Membros
Postado

Pode também esticar até San Martin de los Andes.Por agências há os dois tipos de tour,um para em Villa lá Angostura e,por não ter nada ali,segue a San Martin,cidade que prefiro a Barilooche aonde termina o parque nacional. A entrada da cidade pelo lago Lanin todo rosácea na paisagem nessa época é inesquecível. 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado
11 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Bom dia!

Gente, andei vendo outros tópicos sobre Bariloche aqui no fórum, e fiz algumas pesquisas pela internet, chegando ao seguinte...

De antemão, já destaco alguns pontos relevantes:

- Estaremos fazendo essa viagem em DOIS casais, justificando o uso de um carro e aluguel de casa (custos compartilhados);
- Salvo eu, o perfil do grupo não é muito aventureiro (logo não focaremos em fazer longas caminhadas e passar dias com conforto reduzido);
- Pretendemos adotar um ritmo equilibrado, aproveitando os dias (evitando em ficar sem fazer nada), todavia não exagerando nas atividades;
- Eu diria que o interesse do grupo poderia se resumir em busca por belos panoramas e boa gastronomia;
- E aqui algo importante: o objetivo é fazer a viagem durante o OUTONO (possivelmente em maio, dias mais curtos, alto índice pluviométrico, lagos descongelados), conscientes que as estações de esqui não estarão atendendo, mas possivelmente já veremos alguns bolsões de neve em lugares mais altos, todavia os circuitos de carro nos apresentarão as cores do outono.

Quanto às passagens aéreas:

Sou de SC, e observei que há operadoras de voo low cost saindo de Florianópolis/SC - Flybondi e JetSmart.
Além destas, temos também a Aerolineas Argentinas, todavia ela possui guichê próprio apenas em Curitiba/PR.
Todas elas fazem uma conexão em Buenos Aires (seja no Aeroparque ou no Ezeiza).
Para este destino, não encontrei voos com menos conexões saindo de Navegantes/SC, então descartei esse aeroporto.

Fiz algumas simulações e vi que era realmente vantajoso escolher uma low cost e comprar a escolha de assento e o despacho de bagagem extra - fica muito mais barato que ir com a Aerolineas Argentinas, por exemplo.

Pois bem, quanto ao roteiro:

1º Dia - Deslocamento aéreo até Bariloche (com conexões), chegando na cidade, retiro o carro alugado e vou ao mercado, em seguida janto em algum restaurante, e depois seguimos para a casa alugada (não hotel).

2º Dia - Fazer o Circuito Chico, passando logo cedo no Cerro Campanário. Fazer pausas durante o trajeto. Conhecer a Colônia Suiza (ver opções gastronômicas).

3º Dia - Abastecer, e ir de carro até a Villa La Angostura, iniciando o Circuito dos Sete Lagos até San Martin de Los Andes. Passear, jantar e pernoitar na cidade.

4º Dia - Retornar para Bariloche, conhecendo os pontos do lado oposto da rota. Em Bariloche, ir até o Cerro Catedral (dar uma boa volta, caminhar um pouco).

5º Dia - Fazer o passeio guiado de barco para Puerto Blest + Lago Frias (levar comida), ou alternativamente o passeio guiado para Isla Victoria + Bosque de Arrayanes.

6º Dia - Contratar transfer para o passeio até o Cerro Tronador + Ventisquero Negro (eu tenho consciência que estando de carro, poderíamos ir por conta até lá, mas pelo o que vi seria uma viagem longa por rípio, e os preços não parecem estar tão fora da curva).

7º Dia - Dependendo do horário de embarque, aproveitar o que sobrar do dia para passear por Bariloche. De resto, fazer o checkout, abastecer o carro, ir com boa antecedência até o aeroporto, devolver o carro e aguardar embarque. Segue-se conforme voo de retorno.

Então gente, é isso que consegui compilar até o momento...

Estou aberto para qualquer sugestão de alteração de roteiro, comentários sobre as atrações que relacionei ou sobre as formas que pretendemos fazer essa viagem.

Em especial, estou curioso quanto a opinião de vocês sobre:
- Estou esquecendo de alguma atração que vale muito a pena?
- Alguém que tenha ido no outono poderia compartilhar sua experiência?
- Alugar um carro e uma casa é vantajoso (considerando meu caso, 04 pessoas)?
- Alguma dica ou cuidado sobre as atrações que relacionei?

Agradeço qualquer colaboração, abraços!

Acho que o roteiro está bem legal, considerando o perfil do grupo e o período que você vai viajar.

A ideia de alugar uma casa é ótima, porque achei Bariloche caríssima (estive lá em dez/2024). Estando com carro, sem dúvidas a melhor opção de hospedagem é na região da Avenida Bustillo, mesmo afastada do centro, tem bastante opção de restaurantes e comércio por ali.

Durante o Circuito Chico, não deixa de visitar a cervejaria Patagônia. Na avenida Bustillo, tem as cervejarias Manush e Berlina, ambas muito boas também. Para empanadas, a melhor que já comi na vida é da @ovejanegrabrc. E não deixe de provar os chocolates e sorvetes da RapaNui e da Mamuschka.

Não conheci Villa La Angostura e San Martín de los Andes, só passei pela rodoviária de ambas rs mas me pareceram cidadezinhas muito legais para passear. No outono deve ser muito lindo passar por aquelas estradas.

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

Agradeço pelas indicações! :D
É muito bom ter uma noção preliminar de lugares que valem a pena a visita (considerando que desejamos buscar o melhor aproveitamento durante a viagem).

Você se hospedou onde?

E sobre ser caro, se não for um incomodo, lembras vagamente o quanto investisse (se me falar quanto custa um pint de cerveja eu já consigo ter uma ideia do resto)?

• Membros
Postado (editado)
18 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Você se hospedou onde?

fiquei em um apartamento na rua Tucumán (uns 10 min. caminhando da Avenida Mitre), não aluguei carro, então a localização era muito boa, com fácil acesso ao transporte público, em uma região mais residencial, com quase nada por perto e por isso a gente acabava sempre tendo que ir na Mitre, que estava lotada de turistas (numa cidade turística 🤣), cambistas, gente vendendo passeios, aquele pequeno caos.

Eu passei algumas vezes pela Bustillo e a região me pareceu muito mais tranquila.

Vi agora que escrevi errado ali quando fui, na verdade foi dez/2023. fiquei indignada porque foi bem nessa época que o Milei assumiu e tudo começou a ficar caro pro lá 😁 

aqui tem o cardápio da Manush, pra você ter uma ideia dos valores https://www.foodbooking.com/ordering/restaurant/menu?restaurant_uid=70932c76-400d-4c10-91b7-8dd160027377&dine_in=true

ah, esqueci de mencionar, em maio/2025, viajei Floripa x Buenos Aires pela Jetsmart e foi muito tranquilo. O voo é bem rapidinho, menos de 3h. A depender do horário do voo, talvez você consiga até fazer alguma coisa em Buenos Aires.

Editado por SilviaAlves
inclusão de informação
  • Membros
Postado

Roteiro ta bom sim, como vão em 4 não há nada melhor que alugar uma casa, sai barato e há diversas casas maravilhosas na frente do Rio Negro ou do Lago Gutierrez. 
Quanto a aluguel de carro, indico muito o Daniel, aluga carros para muitos brasileiros sem burocracia e aquelas pegadinhas de locadora de carro, te entrega o carro na porta do aeroporto e você devolve o carro no estacionamento do aeroporto com a chave no porta luvas e ja era. (Tel: 54 92944587022).
Recomendo você ir ao Cerro Tronador com seu carro já que alugará e não estará em uma época fria, a estrada é sossegada, não é nada cansativa, vocês terão liberdade para fazerem oq bem quiser e a hora que quiser sem ficar preso a tours, tem alguns picos bem bonitos no caminho.

Uma indicação tbm é ir até El Bolson, que ja é um pouco roots comparado a Bariloche. 

• Colaboradores
Postado (editado)
10 horas atrás, SilviaAlves disse:

fiquei em um apartamento na rua Tucumán (uns 10 min. caminhando da Avenida Mitre), não aluguei carro, então a localização era muito boa, com fácil acesso ao transporte público, em uma região mais residencial, com quase nada por perto e por isso a gente acabava sempre tendo que ir na Mitre, que estava lotada de turistas (numa cidade turística 🤣), cambistas, gente vendendo passeios, aquele pequeno caos.

Entendi... de nossa parte, pretendemos evitar, na medida do que for possível, frequentar regiões caóticas.
Teoricamente, como estaremos de carro e com casa alugada (afastada de qualquer aglomerado), poderemos sempre preparar nossa comida - mas não tenho dúvida que iremos prestigiar a culinária local (só preciso estudar com calma as opções).

Vi agora que escrevi errado ali quando fui, na verdade foi dez/2023. fiquei indignada porque foi bem nessa época que o Milei assumiu e tudo começou a ficar caro pro lá 😁

Nem fala, estivemos em El Chaltén durante a vitória de Milei (em novembro de 2023), felizmente ainda nos aproveitamos de preços bons, mas sei que tudo virou de cabeça para baixo nos dias seguintes.

São preços mais altos que eu estava esperando, mas ainda toleráveis (comparando com as vezes anteriores que fui - barato, e com o relato de meu irmão que esteve na Patagônia em 2024 - insanamente caro).

ah, esqueci de mencionar, em maio/2025, viajei Floripa x Buenos Aires pela Jetsmart e foi muito tranquilo. O voo é bem rapidinho, menos de 3h. A depender do horário do voo, talvez você consiga até fazer alguma coisa em Buenos Aires.

Bom saber! Eu tenho pouca experiência com companhias aéreas, e naturalmente as ofertas dessas low cost são atraentes, mas temo que exista uma 'pegadinha'. Ter relatos positivos me dá segurança em manter essa escolha.

Nas simulações que fiz, a Flybondi continua com o melhor preço (cerca de 200 reais mais barata que a JetSmart), todavia eu preciso comprar as passagens de cada trecho (sem estarem vinculadas). A JetSmart, por outro lado, oferece a passagem vinculada de todo o trajeto, inclusive há opção de ida e volta. Ambas são infinitamente mais baratas que a Aerolineas Argentinas (qual o preço quase triplica).

9 horas atrás, absfernandez disse:

Quanto a aluguel de carro, indico muito o Daniel, aluga carros para muitos brasileiros sem burocracia e aquelas pegadinhas de locadora de carro, te entrega o carro na porta do aeroporto e você devolve o carro no estacionamento do aeroporto com a chave no porta luvas e ja era. (Tel: 54 92944587022).

Meu, que dica extraordinária!
Eu nunca aluguei carro na vida, e como sou metódico, me sinto inseguro.

Recomendo você ir ao Cerro Tronador com seu carro já que alugará e não estará em uma época fria, a estrada é sossegada, não é nada cansativa, vocês terão liberdade para fazerem oq bem quiser e a hora que quiser sem ficar preso a tours, tem alguns picos bem bonitos no caminho.

Então, eu pensei nisso.
Um dos motivos em ter descartado a ideia foi pelo fato de, pelo o que vi, ser uma estrada de rípio, e estando de carro alugado, temo danifica-lo e depois ter que me incomodar.
Outro fator é que, de longe essa seria a atividade mais 'cansativa' de todo o roteiro, pois envolveria uma parcela mais considerável de caminhada... somando isso ao fato de ter que dirigir por um período prolongado (e lesões no joelho), pensei que poderia ser melhor escapar do volante dessa vez. O Google Maps aponta pouco mais de 02:00h de deslocamento.
E por fim, durante minhas pesquisas, encontrei ofertas razoáveis desse passeio (naturalmente mais caras que faze-lo por conta).

Entretanto tenho ciência que estar por conta me traz muita liberdade, podendo fazer as coisas no tempo que desejarmos.

Vou pensar novamente nisso.

Uma indicação tbm é ir até El Bolson, que ja é um pouco roots comparado a Bariloche. 

Então, dei uma olhada por cima agorinha.
Segundo o Google Maps, fica a cerca de 01:40h de Bariloche.

Realmente é mais roots se comparado com as atrações de Bariloche.
O destino me atrai, mas duvido que agrade aos demais do grupo, que não são muito chegados em trilhas.

De toda forma, o que tu achou legal em El Bolson (vai que tem algo que me passou despercebido)?

Editado por Alan Rafael Kinder

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...