Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

O trem já existe em horário diurno. A partir de Janeiro, começam também no horário noturno, sendo uma opção para quem quer economizar uns cobres (mas não tem vagão cama) com hospedagem.

A composição percorre 664 quilômetros de trilhos em 13,5 horas, em média, chegando aos destinos por volta das 20h30. No horário noturno, o tempo de viagem será semelhante, com partida às 19h de Belo Horizonte e chegada às 8h15 do dia seguinte.

O trem embarcará passageiros em 14 estações. Além da origem e destino, também estão previstas paradas em cidades como Itabira, Ipatinga, Governador Valadares, Resplendor e Colatina, entre outras.

No sentido inverso, partirá da estação Pedro Nolasco às 18h e chegará à capital mineira às 7h50 do dia seguinte.

Os carros, todos climatizados, com monitores de vídeo e tomadas para o carregamento de smartphones e notebooks, comportam entre 57 (executivos) e 75 passageiros (econômicos). O trem possui vagões especiais para restaurante, lanchonete, gerador e cadeirantes. **

https://eshoje.com.br/espirito-santo/2025/11/vale-anuncia-trem-noturno-de-passageiros-para-janeiro-de-2026/

** exerto da matéria da Folha de São Paulo.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado

15kgs... tira metade das vantagens de andar de trem... Acredito que não tenha espaço para mala grande e por isso precisa colocar em compartilhamento de cima, mas é um trem de 14h de viagem, qual sentido de fazer isso?

• Colaboradores
Postado
2 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

15kgs... tira metade das vantagens de andar de trem... Acredito que não tenha espaço para mala grande e por isso precisa colocar em compartilhamento de cima, mas é um trem de 14h de viagem, qual sentido de fazer isso?

Eu acredito que a repórter deu uma barrigada. No próprio site da Vale consta como 35kg

https://vale.com/pt/trem-de-passageiros

Screenshot7.thumb.jpg.97170eb383e0239fe5dec17d6978fb87.jpg

6 horas atrás, renata83 disse:

Engraçado que no video o cara fala em torno de 400 passageiros, mas na reportagem acima 57 + 75

Creio que esta seja a capacidade de cada um dos vagões. Dependendo da composição, horário, demanda, aumentam ou diminuem.

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

Acredito que esse trem noturno será vantajoso para os moradores locais, pois é mais uma opção de transporte.

O trem diurno continua sendo a melhor opção para o turismo, pois o charme dessa viagem é acompanhar as belissimas paisagens mineiras/capixabas margeadas pelo Rio Doce ao longo do trajeto. Fiz em 2018 e adorei. 

• Gostei! 2
  • Membros
Postado

Quando morei em Minas Gerais, em Cel. Fabriciano (lado de Ipatinga), minha casa tinha vista do alto para os trilhos, pois a região ali é tudo morro e o trilho passa junto do rio Piracicaba, então era fácil ver de longe os trens. Na epoca pré internet, o passatempo era ficar contando vagões dos trens, lembro que girava em torno dentre 80-120 vagões, algumas vezes chegavam a 150.

Pretendo fazer esse trajeto um dia, especialmente em passar nesse trajeto entre Ipatinga e Timóteo

• Colaboradores
Postado
7 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

Quando morei em Minas Gerais, em Cel. Fabriciano (lado de Ipatinga), minha casa tinha vista do alto para os trilhos, pois a região ali é tudo morro e o trilho passa junto do rio Piracicaba, então era fácil ver de longe os trens. Na epoca pré internet, o passatempo era ficar contando vagões dos trens, lembro que girava em torno dentre 80-120 vagões, algumas vezes chegavam a 150.

Pretendo fazer esse trajeto um dia, especialmente em passar nesse trajeto entre Ipatinga e Timóteo

Ainda passa Davi. Muitas vezes composições enormes mas hoje carregadas de carga.

Não sabia que era dessas bandas. Minha enteada mora em Fabriciano, meu enteado em Ipatinga e eu e minha mulher temos casa em Monlevade. Tudo na mesma região.

• Colaboradores
Postado
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Creio que esta seja a capacidade de cada um dos vagões. Dependendo da composição, horário, demanda, aumentam ou diminuem.

35kg + item ok. E 3 vagões (mas seriam iguais?) daria 396, que também faz sentido. 

Ahh férias, período de migração mineiro-praia

• Hahahaha! 1
  • Membros
Postado
15 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Ainda passa Davi. Muitas vezes composições enormes mas hoje carregadas de carga.

Não sabia que era dessas bandas. Minha enteada mora em Fabriciano, meu enteado em Ipatinga e eu e minha mulher temos casa em Monlevade. Tudo na mesma região.

Sim, eram tudo vagões carregando ferro pra Usiminas (ou levando de lá?)

Morei 6 anos lá, mas não sou mineiro, sou nascido em SP com espírito gaúcho :). Isso sem contar 7 anos morando em Fortaleza

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...