Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Carretera Austral 2025/26 - 12000 km de Duster c/ 4 pessoas.

Postado
  • Membros

Dia 26 de dezembro de 2026 sairemos em 2 carros e 6 pessoas para essa expedição até o final da Carretera Austral do Chile.

De quebra vamos passar na ida da Argentina ao Chile em Fiambalá e o Paso San Francisco e na volta passaremos do Chile a Argentina pelo Paso Roballos e conheceremos a ruta 41 até Los Antiguos que dizem ser muito cênica.

Na minha Duster, vamos eu Marcelo e a Josiane do PR, a Nara do RS e o Fred de Minas. No outro carro, um Jeep Compass vão o meu amigo mineiro André e sua esposa Neusa.

Como no trecho de Puerto Rio Tranquilo a Villa Cerro Castillo nós já passamos em outra viagem vamos desviar deste trecho e ir para Puerto Rio Ibañes para passar para Chille Chico navegando pelo lago General Carrera via ferry boat (balsa). 

Na volta ao Brasil cruzaremos o norte do Uruguai para adicionarmos mais um país e deixarmos nossa companheira Nara em Canoas RS e voltar pela BR 101 que é bem mais tranquila até Floripa.

image.png.fd658f1a0264e2fbecd1ab083c60747b.png

Editado por Marcelo Manente

• Respostas 81
  • Visualizações 3.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

1° Dia 26/12/2025 - de Araucária a Posadas. 870 km. No dia anterior, a segunda tripulante, Nara, chegou de avião do Rio Grande do Sul. À noite, no dia 25, Josiane veio de Piraquara para dormir conosco

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

3° Dia 28/12/2025 - Santiago del Estero a Fiambalá - 530 km. Acordamos cedo. Fomos preparar o café e compramos pão numa padaria bem em frente ao apartamento. A manhã estava tranquila, e o trecho do di

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

Fotos de 26 a 28/12/25.    

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
21 horas atrás, D FABIANO disse:

@Marcelo Manente E os ferry?Não falou neles.Eu sei que são muito bonitos os lugares,mas funcionam em horários restritos,nsei atualmente, mas já procurou saber?

Opa Fabiano,

Acabei desistindo do Crux Australis pois não batia os dias que passariamos por lá com o dia de embarque. E também pensamos assim: Chove muito pela região. E se a gente gaste essa grana e no fim tem 2 dias de navegação embaixo de chuva e neblina???

O Ferry de Hornopirem a Caleta Gonzalo já está comprado, caro pra caramba, mais de 600 contos.  Tive que pegar para o domingo pois sábado já estava lotado. O outro do lago Carrera ainda não reservei. Esse não é tão concorrido.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 16/12/2025 em 15:27, hlirajunior disse:

Estava vendo o vídeo de um pessoal que cruzou o paso roballo esses dias, parece bem bonito e inóspito. Essa ruta 41 deve ser mais inóspita ainda hehe.

De Perito Moreno, tu pode pegar a RP 43 até Caleta Olivia, pelo menos quando passei (sentido contrário) estava boa e com pouco movimento. Aquele trecho de Caleta Olivia até Comodoro Rivadavia beirando o mar é muito bonito.

Lira,

Meu colega que vai no outro carro quer ir pela outra ruta, a 26. Não sei por que. 

Postado
  • Membros

@Marcelo Manente Eu fui no ferry da Naviera Austral,que é muito bom,mas você não vê nada, pois ele navegava a noite por indicação do hotel de Chaitén.E o senhor tinha razão, pelo que você me conta,foi o que eleqdisse.Hornopiren já conhecia há muitos anos. 

Postado
  • Autor
  • Membros
7 horas atrás, D FABIANO disse:

@Marcelo Manente Eu fui no ferry da Naviera Austral,que é muito bom,mas você não vê nada, pois ele navegava a noite por indicação do hotel de Chaitén.E o senhor tinha razão, pelo que você me conta,foi o que eleqdisse.Hornopiren já conhecia há muitos anos. 

Vou pegar o ferry das 10 da manhã, já comprei a passagem.

Postado
  • Membros

@Alisson&IoneEstá no relato de quando estive lá:Carretera Austral, a realização de um sonho.Após esta viagem conheço todo Chile e suas regiões detalhadamente, de Arica a Punta Arenas com Isla de Pascua, que fui há pouco tempo, e sei que você viu o relato. 

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

1° Dia 26/12/2025 - de Araucária a Posadas. 870 km.

No dia anterior, a segunda tripulante, Nara, chegou de avião do Rio Grande do Sul. À noite, no dia 25, Josiane veio de Piraquara para dormir conosco. A casa ficou com aquele clima gostoso de véspera de viagem — malas abertas, conversas animadas e expectativas no ar. Fizemos um churrasquinho para marcar o início da aventura. Era quase um ritual de partida.

Dormimos já com o despertador programado para as 4h da manhã.

Quando o alarme tocou, ainda era noite fechada. Levantamos, tomamos café e terminamos de acomodar o restante das bagagens no carro. Sempre aparece algo de última hora para organizar. Acabamos atrasando um pouco e saímos às 5h15, com o dia ainda clareando e aquela sensação boa de estrada pela frente.

O trecho entre Araucária, União da Vitória e Dionísio Cerqueira estava razoável, com algumas ondulações na pista. Depois que pegamos a estrada de Palmas, as ondulações ficaram para trás e entramos em um trecho de concreto muito bom. Quase todo o caminho até Dionísio Cerqueira foi excelente.

Em Dionísio Cerqueira, almoçamos no restaurante onde costumamos parar quando saímos do Brasil: o Mate Amargo. Buffet livre por R$ 48 — já virou tradição de saída.

Após o almoço, atravessamos a fronteira rapidamente, sem revista. Trocamos dinheiro com os cambistas e seguimos viagem. Decidimos pegar a Ruta 12 em vez da 14, já que a 14 tem muitas curvas e estava chovendo. Foi uma escolha prudente.

A estrada estava muito boa até Posadas. Lá entramos na cidade para procurar nossa reserva. A casa era simples, um pouco judiada, e tinha uma garagem extremamente estreita — daquelas que exigem respiração presa e muita calma na manobra.

Preparamos nossa própria janta. Depois, Nara e Josiane saíram para caminhar um pouco pela cidade, enquanto o cansaço começava a pesar. Mais tarde, todos fomos dormir.

O câmbio daquele dia estava em 265 pesos por real. A gasolina na Argentina variava em torno de 1.795 pesos o litro, o que dava aproximadamente R$ 6,75.

Não tiramos fotos nesse primeiro dia. Talvez porque, às vezes, o começo de uma viagem a gente guarda mais na memória do que na câmera — a expectativa, o friozinho na barriga e a certeza silenciosa de que a aventura tinha começado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.