Ir para conteúdo

Eurotrip – Dúvidas sobre transporte e dicas

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa noite, senhores!
Farei uma Eurotrip em Maio e queria saber se alguém aqui tem experiência para informar como funciona o transporte nesses locais.

Passarei por Luxemburgo (sei que lá é gratuito), Trier (bate volta),  Bélgica (Bruxelas) , Holanda (Amsterdã) Alemanha (Berlim, Potsdam (bate volta) e Dresden (pit stop) ), República Tcheca (Praga), Hungria (Budapeste) Áustria (Viena) e Bratislava (bate volta).

Queria saber, principalmente:
    •    Se metrô e trams urbanos são pagos com facilidade no cartão de crédito
    •    Se é mais prático usar aplicativos ou comprar/validar os tickets nas máquinas
    •    Se existe algum padrão ou se muda muito de país para país.

Já comprei os trens urbanos entre as cidades.
Hotéis reservados
Tours quase todos reservados 

Se alguém puder dar uns detalhes ou dicas práticas, agradeço bastante.

• Membros
Postado

Compro tudo na hora,pois sempre há máquinas que vendem, até em pequenas estações.Jamais uso aplicativos ou celulares, sou totalmente contra isso, é coisa de fascista. 

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Luxemburgo - entra no onibus e só.

Alemanha - cada cidade tem seu método, igual no Brasil. Trier acho que não precisa pois dá pra fazer tudo a pé, Berlin e Potsdam você compra o bilhete antes de entrar (se for tram, é dentro) e lembra de carimbar, se não, não é válido. Ou procure o app BVG e compra pelo app, Potsdam fica na zona C, então precisa ser o tipo ABC (dentro de Berlin AB). O de Dresden é DVB

Dos outros eu não lembro, ou já faz tanto tempo que pode ter mudado bastante, mas na grande maioria é simples, na entrada de metrô tem máquina de bilhete que se compra com cartão, escolhe pra onde vai e paga, só verifique se precisa carimbar, pois as vezes já vem validado (Frankfurt é assim por exemplo)

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
Em 14/01/2026 em 08:45, Davi Leichsenring disse:

Luxemburgo - entra no onibus e só.

Alemanha - cada cidade tem seu método, igual no Brasil. Trier acho que não precisa pois dá pra fazer tudo a pé, Berlin e Potsdam você compra o bilhete antes de entrar (se for tram, é dentro) e lembra de carimbar, se não, não é válido. Ou procure o app BVG e compra pelo app, Potsdam fica na zona C, então precisa ser o tipo ABC (dentro de Berlin AB). O de Dresden é DVB

Dos outros eu não lembro, ou já faz tanto tempo que pode ter mudado bastante, mas na grande maioria é simples, na entrada de metrô tem máquina de bilhete que se compra com cartão, escolhe pra onde vai e paga, só verifique se precisa carimbar, pois as vezes já vem validado (Frankfurt é assim por exemplo)

A passagem pra Dresden comprei no site Omio, farei um pit stop e guadarei a mala na estação, e a tarde seguirei para Praga.

Pra Potsdam não tem como comprar no site, tem que ser pelo app BVG.

Chegarei em Luxemburgo as 10:30am e pretendo fazer no resto do dia o city tour a pé, acredito que dará tempo pois na Europa o Sol se põe as 20hs nesta epoca. É mais viável no dia seguinte fazer um Bate volta a Trier ou ficar mais um dia em Luxemburgo?

• Membros
Postado (editado)
Agora, D FABIANO disse:

Tudo errado, não se usa site de terceiros na Europa, só pesquisa e compra no oficial. 

Mas o Omio não é confiável? A facilidade é boa, já compra tudo no mesmo local. Ouvi falar bem.

Editado por igorilas
  • Membros
Postado (editado)

Não sei,nem conheço, só uso sites oficiais, isso é atravessador.

Só na China que eu sou obrigado a comprar de atravessador, pois jamais comprei. 

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado

Na Europa todo país tem um app oficial para transporte, principalmente de trem. O problema de atravessador é que você paga um pouco mais caro por algo que já existe praticidade, mas se lhe compensa a praticidade, mas dá uma olhada na Deutsche  Bahn por exemplo e compara preços de mesmo horário e trajeto (pois o preço é flutuante)

Pra Potsdam é igual ir de São Paulo pra Osasco, não é um transporte de longa distância, faz parte da rede de metrô/trem urbano de Berlim.

Já estive em Luxemburgo duas vezes, e na segunda vez eu só revisitei os mesmos lugares praticamente, em uma tarde se conhece tudo. Uma alternativa é conhecer o interior do país no dia seguinte aproveitando o transporte gratuito.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)
10 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Na Europa todo país tem um app oficial para transporte, principalmente de trem. O problema de atravessador é que você paga um pouco mais caro por algo que já existe praticidade, mas se lhe compensa a praticidade, mas dá uma olhada na Deutsche  Bahn por exemplo e compara preços de mesmo horário e trajeto (pois o preço é flutuante)

Pra Potsdam é igual ir de São Paulo pra Osasco, não é um transporte de longa distância, faz parte da rede de metrô/trem urbano de Berlim.

Já estive em Luxemburgo duas vezes, e na segunda vez eu só revisitei os mesmos lugares praticamente, em uma tarde se conhece tudo. Uma alternativa é conhecer o interior do país no dia seguinte aproveitando o transporte gratuito.

Legal, não pesquisei o interior de Luxemburgo, vou dar uma olhadinha para ver se compensa encaixar no meu roteiro no lugar de Trier, se bem que já comprei as passagem de ida e volta a Trier.

A propósito comprei os tickets para Potsdam no app BVG, havia colocado a data de 12 de maio nos tickets, porém os tickets eram válidos só no dia da compra. Felizmente consegui o reembolso, reclamando por email. Achei bem complicado a interface. Vou deixar para comprar no dia.

Editado por igorilas
  • Membros
Postado

@igorilasPotsdam eu fiz em bate e volta de metro de Berlim.Nao sei para que essa pressa,chega na estação principal ou qualquer outra estação do metro de Berlim(S Bahn)e vai.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...