Membros igorilas Postado Janeiro 14 Membros Postado Janeiro 14 Boa noite, senhores! Farei uma Eurotrip em Maio e queria saber se alguém aqui tem experiência para informar como funciona o transporte nesses locais. Passarei por Luxemburgo (sei que lá é gratuito), Trier (bate volta), Bélgica (Bruxelas) , Holanda (Amsterdã) Alemanha (Berlim, Potsdam (bate volta) e Dresden (pit stop) ), República Tcheca (Praga), Hungria (Budapeste) Áustria (Viena) e Bratislava (bate volta). Queria saber, principalmente: • Se metrô e trams urbanos são pagos com facilidade no cartão de crédito • Se é mais prático usar aplicativos ou comprar/validar os tickets nas máquinas • Se existe algum padrão ou se muda muito de país para país. ✅Já comprei os trens urbanos entre as cidades. ✅Hotéis reservados ✅Tours quase todos reservados Se alguém puder dar uns detalhes ou dicas práticas, agradeço bastante. Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 14 Membros Postado Janeiro 14 Compro tudo na hora,pois sempre há máquinas que vendem, até em pequenas estações.Jamais uso aplicativos ou celulares, sou totalmente contra isso, é coisa de fascista. 1 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Janeiro 14 Membros Postado Janeiro 14 Luxemburgo - entra no onibus e só. Alemanha - cada cidade tem seu método, igual no Brasil. Trier acho que não precisa pois dá pra fazer tudo a pé, Berlin e Potsdam você compra o bilhete antes de entrar (se for tram, é dentro) e lembra de carimbar, se não, não é válido. Ou procure o app BVG e compra pelo app, Potsdam fica na zona C, então precisa ser o tipo ABC (dentro de Berlin AB). O de Dresden é DVB Dos outros eu não lembro, ou já faz tanto tempo que pode ter mudado bastante, mas na grande maioria é simples, na entrada de metrô tem máquina de bilhete que se compra com cartão, escolhe pra onde vai e paga, só verifique se precisa carimbar, pois as vezes já vem validado (Frankfurt é assim por exemplo) 1 Citar
Membros igorilas Postado Janeiro 15 Autor Membros Postado Janeiro 15 Em 14/01/2026 em 08:45, Davi Leichsenring disse: Luxemburgo - entra no onibus e só. Alemanha - cada cidade tem seu método, igual no Brasil. Trier acho que não precisa pois dá pra fazer tudo a pé, Berlin e Potsdam você compra o bilhete antes de entrar (se for tram, é dentro) e lembra de carimbar, se não, não é válido. Ou procure o app BVG e compra pelo app, Potsdam fica na zona C, então precisa ser o tipo ABC (dentro de Berlin AB). O de Dresden é DVB Dos outros eu não lembro, ou já faz tanto tempo que pode ter mudado bastante, mas na grande maioria é simples, na entrada de metrô tem máquina de bilhete que se compra com cartão, escolhe pra onde vai e paga, só verifique se precisa carimbar, pois as vezes já vem validado (Frankfurt é assim por exemplo) A passagem pra Dresden comprei no site Omio, farei um pit stop e guadarei a mala na estação, e a tarde seguirei para Praga. Pra Potsdam não tem como comprar no site, tem que ser pelo app BVG. Chegarei em Luxemburgo as 10:30am e pretendo fazer no resto do dia o city tour a pé, acredito que dará tempo pois na Europa o Sol se põe as 20hs nesta epoca. É mais viável no dia seguinte fazer um Bate volta a Trier ou ficar mais um dia em Luxemburgo? Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 15 Membros Postado Janeiro 15 Tudo errado, não se usa site de terceiros na Europa, só pesquisa e compra no oficial. Citar
Membros igorilas Postado Janeiro 15 Autor Membros Postado Janeiro 15 (editado) Agora, D FABIANO disse: Tudo errado, não se usa site de terceiros na Europa, só pesquisa e compra no oficial. Mas o Omio não é confiável? A facilidade é boa, já compra tudo no mesmo local. Ouvi falar bem. Editado Janeiro 15 por igorilas Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 16 Membros Postado Janeiro 16 (editado) Não sei,nem conheço, só uso sites oficiais, isso é atravessador. Só na China que eu sou obrigado a comprar de atravessador, pois jamais comprei. Editado Janeiro 16 por D FABIANO Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Janeiro 16 Membros Postado Janeiro 16 Na Europa todo país tem um app oficial para transporte, principalmente de trem. O problema de atravessador é que você paga um pouco mais caro por algo que já existe praticidade, mas se lhe compensa a praticidade, mas dá uma olhada na Deutsche Bahn por exemplo e compara preços de mesmo horário e trajeto (pois o preço é flutuante) Pra Potsdam é igual ir de São Paulo pra Osasco, não é um transporte de longa distância, faz parte da rede de metrô/trem urbano de Berlim. Já estive em Luxemburgo duas vezes, e na segunda vez eu só revisitei os mesmos lugares praticamente, em uma tarde se conhece tudo. Uma alternativa é conhecer o interior do país no dia seguinte aproveitando o transporte gratuito. 1 Citar
Membros igorilas Postado Janeiro 16 Autor Membros Postado Janeiro 16 (editado) 10 horas atrás, Davi Leichsenring disse: Na Europa todo país tem um app oficial para transporte, principalmente de trem. O problema de atravessador é que você paga um pouco mais caro por algo que já existe praticidade, mas se lhe compensa a praticidade, mas dá uma olhada na Deutsche Bahn por exemplo e compara preços de mesmo horário e trajeto (pois o preço é flutuante) Pra Potsdam é igual ir de São Paulo pra Osasco, não é um transporte de longa distância, faz parte da rede de metrô/trem urbano de Berlim. Já estive em Luxemburgo duas vezes, e na segunda vez eu só revisitei os mesmos lugares praticamente, em uma tarde se conhece tudo. Uma alternativa é conhecer o interior do país no dia seguinte aproveitando o transporte gratuito. Legal, não pesquisei o interior de Luxemburgo, vou dar uma olhadinha para ver se compensa encaixar no meu roteiro no lugar de Trier, se bem que já comprei as passagem de ida e volta a Trier. A propósito comprei os tickets para Potsdam no app BVG, havia colocado a data de 12 de maio nos tickets, porém os tickets eram válidos só no dia da compra. Felizmente consegui o reembolso, reclamando por email. Achei bem complicado a interface. Vou deixar para comprar no dia. Editado Janeiro 16 por igorilas Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 17 Membros Postado Janeiro 17 @igorilasPotsdam eu fiz em bate e volta de metro de Berlim.Nao sei para que essa pressa,chega na estação principal ou qualquer outra estação do metro de Berlim(S Bahn)e vai. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.