Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama - 2026

Postado
  • Membros

Olá a todos, tudo bem? Em março, estarei retornando ao Chile, passarei em Santiago, La Serena e irei ao deserto do Atacama. Ao fazer algumas pesquisas, há recomendações de levar um "kit", como hidratantes ligeiramente específicos, soro, colírio... Vocês levaram algo do tipo, o que recomendariam?

Os tours mais "diferentes" que já fiz foi as montanhas/lagunas em Cusco 2024, na ocasião a preocupação era outra (altitude) então, estou meio perdido nisso

Editado por adrianomask

• Respostas 30
  • Visualizações 1.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Qualquer protetor labial parecido com esse será muito útil e é facilmente encontrado nas farmácias.

• @luizh91 , então talvez a minha impressão esteja correta, pois foi isso que eu absorvi depois de uma analise de temperaturas. Quando fomos a Cusco pensei que mal usariamos camiseta na cidade e consegu

• O único porém desse horário é o sol, que é bem forte, mas estive lá em dezembro e foi tranquilo, é só ir com roupas frescas/confortáveis e boné e levar bastante água. Para nós valeu super a pena ir um

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

@D FABIANO Sim, pretendo fazer de carro. Tirando Cusco onde as coisas são baratas, é extremamente caro fazer esses tours com agencia, sou mais ir com a cara e a coragem e ir por conta, fica em geral metade do preço.

Você lembrou meu primo que ficou surpreso da minha coragem de dirigir de Salvador até Conceição do Coité (cidade de onde meus pais vieram), pois eu não era habilitado até janeiro de 2023 e em dez/24 estava fazendo essa estripulia. Mal sabia ele que já em Maio/24 havia dirigido em Cusco, naquele transito invocado onde os onibus querem passar num espaço onde não cabe um carro

Postado
  • Membros
1 hora atrás, adrianomask disse:

principalmente no Valle de la Luna, que penso em adquirir o ingresso das 16h mas chegar um pouco mais tarde).

no Valle de la Luna o ingresso não tem horário marcado, mas o último horario de acesso é as 17h. E acho que para a pedra do coyote, o último acesso é as 18.

Só uma recomendação (mas cada um com suas preferências). As agências costumam chegar lá por volta das 15h30, então se você puder chegar um pouco antes desse horário, poderá usufruir com mais tranquilidade do lugar. Eu cheguei lá às 15h e conseguimos visitar todos os miradores com pouquíssimos turistas.

Postado
  • Colaboradores

@adrianomask não vi no seu roteiro, mas se puder encaixar, indico FORTEMENTE o tour astronômico.

O Atacama é um dos melhores lugares do mundo para se observar o céu e, na minha opinião, o tour astronômico é imperdível. Como ocorre a noite, sempre depois das 21hrs, você pode colocar em algum dos dias do seu roteiro.

Postado
  • Autor
  • Membros
21 horas atrás, SilviaAlves disse:

no Valle de la Luna o ingresso não tem horário marcado, mas o último horario de acesso é as 17h. E acho que para a pedra do coyote, o último acesso é as 18.

Só uma recomendação (mas cada um com suas preferências). As agências costumam chegar lá por volta das 15h30, então se você puder chegar um pouco antes desse horário, poderá usufruir com mais tranquilidade do lugar. Eu cheguei lá às 15h e conseguimos visitar todos os miradores com pouquíssimos turistas.

Chegar as 15h? Você recomenda ir neste horário? Interessante... Estava pensando em ir um pouco mais tarde mas se for evitar a leva de turistas ajuda bastante sim, pois uma das vantagens do carro é justamente essa.

No roteiro original a gente iria ficar lá pra ver o por do sol (por isso o horario mais tarde) mas isso foi alterado pra pedra do Coyote se der tempo, dai acho que fiquei preso a essa ideia. Pelo menos no site ele pede um horario sim, não sei se é tão (supostamente) restritivo quanto Piedras Rojas que batem mais firme nisso com todo o lance do check-in mas tem um horario, pelo menos de referencia

@luizh91 Iremos fazer um tour noturno sim, não temos uma data prevista mas ocorrerá. Tanto ele quanto o Valle de Marte não há um momento especifico mas deve ocorrer

@anselmoportes Ficou decidido aqui que vamos beber protetor solar pra estarmos protegidos em todas as frentes hahaha. A gente sempre se atentou a isso, no Atacama estaremos ainda mais vigilantes

Editado por adrianomask

Postado
  • Membros
1 hora atrás, adrianomask disse:

Chegar as 15h? Você recomenda ir neste horário? Interessante..

O único porém desse horário é o sol, que é bem forte, mas estive lá em dezembro e foi tranquilo, é só ir com roupas frescas/confortáveis e boné e levar bastante água. Para nós valeu super a pena ir um pouco mais cedo, como comentei nós conseguimos fazer tudo com calma, tirar um milhão de fotos 😂 visitar todos os miradores, saímos de lá perto das 19h e ainda conseguimos aproveitar o fim de tarde na pedra do Coyote (o acesso é até às 19:30).

Estávamos sempre "na frente" dos grupos, quando estávamos saindo, eles estavam chegando.

Para o pôr do sol, o mirador Likan Antay é uma opção legal também, como ele é gratuito e de fácil, sempre tem movimento, mas mesmo assim vale a pena.

Um lugar que precisa um pouco de atenção é para ir ao magic bus (não tá no seu roteiro, mas geralmente a galera quer ir lá), as fotos no ônibus realmente ficam legais e tal, mas é só isso mesmo kkk não tem nada de mais lá.

o acesso no maps esta correto, mas o lugar exato do ônibus não está marcado e é bem fácil fazer se perder por ali, pois as vias não são bem demarcadas. Nós estávamos quase desistindo quando vimos um carro de agência e o guia explicou que era só seguir a direita.

Pra mim é um dos únicos lugares superestimados de San Pedro, como o acesso é livre, os sem noção se aproveitam do lugar, deixam lixo, estacionam o carro ao lado do ônibus, galera com motorhome, gente fazendo um book no onibus etc enfim, achei palha 🤣

Postado
  • Colaboradores

E endossando o que a Sílvia pontuou, além das roupas leves, indico fortemente levar um casaco, pois assim que o sol se põe a temperatura baixa muito rápido.

Postado
  • Autor
  • Membros

@SilviaAlves Muito obrigado pelo relato! A gente hoje em dia acaba usando bastante os GPTs da vida em algumas etapas mas nada se compara a uma informação baseada em experiencia 😉

Eu estou revisando todo o roteiro nesses dias e comparado ao aviso no site do Valle de la Luna, chegar próximo as 17h tornaria tudo muito corrido e quiçá proibitivo para se conhecer o lugar plenamente e eu detesto fazer as coisas correndo. Grande parte dos tours que faremos estou tentando me antecipar as vans, justamente pra gente ter momentos mais "livres" sem muitas pessoas em volta que complicam principalmente na hora de tirar fotos.

Não conhecia o "Likan Antay", não sei se estaremos em muitos lugares no por do sol (pois na maioria dos dias vamos sair bem cedo) e a gente pode estar exausto no final, por mais que nos tours mais insanos que nós fizemos na vida (como o retorno de Machu Picchu via hidrelétrica, dia começando as 04AM e terminando as 21h no hotel) fizemos de boa, quando chegamos em casa desmoronamos mas uma boa noite de sono depois estávamos turistando de novo, mas de qualquer forma, vou marcar nas listas pra passar lá mesmo que fora do horario ideal.

Cheguei a ver o magic bus sim mas não foi algo que me encantou não, é um destino clássico mas... Eu sou receoso e trabalho muito na safe zone. Pelo que vi, se você baixar um aplicativo tipo Wikiloc ele te mostra exatamente a trilha pois ir de carro, sem GPS e se baseando em ponto de referencia? Eu, Adriano? hahahahaha. Sou um tapado nisso, descobriria ruinas antigas de uma civilização pré histórica quando o Atacama era uma floresta muito úmida mas não conseguiria voltar pelo mesmo caminho na qual cheguei.

Edit: Nem me fale de turista sem noção, que deixam lixo por onde passam, a pessoa tem um nível bacana de instrução para estar ali (se chegou sozinho, estudou sobre o terreno) se comporta que nem um descerebrado. Um turista deve, NO MINIMO, ter respeito. Não estamos no nosso país (nem que estivéssemos) e muitos locais tem um ecossistema frágil e sensível.

@luizh91 Já ficou claro pra mim (e esclareci pra minha irmã) que o carro será um guarda roupas, vamos ir com várias no banco de trás justamente por essa amplitude termica insana do Atacama. Faz tempo que ando "namorando" aquelas necessaire pra viagem, apenas pra colocar minha garrafa d'agua e uma ou outra besteira mas no caso do Atacama que o tempo vira no fim do dia nem compensa, tem de estar de mochila mesmo carregada com casaco;

Editado por adrianomask

Postado
  • Autor
  • Membros

@SilviaAlves , você foi ao Valle do Arcoiris na sua viagem?

Me pareceu ser o lugar mais "aleatório" do Atacama (dentre os locais selecionados por nós) em quesito de chegar e caminhar por lá. Tem algum risco de se perder por ali ou a trilha é demarcada e nas "fugas" laterais, basta simplesmente voltar?

Postado
  • Membros
40 minutos atrás, adrianomask disse:

@SilviaAlves , você foi ao Valle do Arcoiris na sua viagem?

Me pareceu ser o lugar mais "aleatório" do Atacama (dentre os locais selecionados por nós) em quesito de chegar e caminhar por lá. Tem algum risco de se perder por ali ou a trilha é demarcada e nas "fugas" laterais, basta simplesmente voltar?

Oi @adrianomask, não fui.

mas geralmente os locais em que há ingresso pago para acessar, as trilhas costumam ser bem demarcadas, como um circuito.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.