Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Vou fazer minha primeira viagem internacional e acabei construindo uma ferramenta pra me planejar

Postado
  • Membros

Opa, pessoal.

Ano que vem eu vou pra Portugal. Primeira viagem internacional, bem na época do meu aniversário. Tô querendo caprichar.

Só que me perdi no meio do processo. Aba aberta pra tudo quanto é lado, planilha de orçamento separada do mapa, lista de lugar que eu quero ver espalhada em três apps diferentes. Sou dev, então juntei isso tudo numa ferramenta só: roteiro por dia, orçamento em real, comparação de trem, ônibus e carro por trecho.

O que eu queria saber de verdade: como vocês organizam roteiro e orçamento hoje? Planilha, app, no olho mesmo? O que mais dá trabalho nessa parte pra vocês?

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
23 horas atrás, D FABIANO disse:

@ArthurLAPrado Decido tudo na hora.O problema são os hotéis que reservava em promoções da Black Friday. Uma vez ganhei 30 pontos por dólar,que deram 3 passagens nacionais. Mas isso é passado, hoje a dobradinha booking/latam dá 8 pontos por dólar.Que faço?Reservo hotéis na hora e,por exemplo, fiquei doente aqui no Japão. Posso, por não ter compromisso com nada.

Entendi, teu negócio é liberdade total mesmo, poder ficar doente no Japão e não ter nada preso na agenda kkk. É o oposto do que eu tava construindo, faz sentido. Valeu por trocar ideia.

Postado
  • Membros
2 horas atrás, ArthurLAPrado disse:

Isso aqui foi ouro, obrigado pelo tempo.

Não tem de quê.

Você falou duas vezes em restringir o MVP e definir o público, e eu tô começando a entender que o público não é você. É o cara na primeira viagem internacional que ainda não tem método nenhum, tipo eu agora. Tentar servir os dois provavelmente é o caminho pro cemitério que você citou.

MVP serve para isso. Decidir o mínimo. Depois amplia, se for o caso.

E sim, não serviria para mim que já tenho um processo que funciona há muito tempo.

Do Stippl, o que te fez largar foi um erro específico ou o conjunto todo? E a parte de montar a sequência de destinos da mesma viagem, que você disse que ajudava, o que ela acertava ali que faltou no resto?

Um conjunto de pequenos erros, e.g. a parte sequência, se eles listam um voo e você encontra na lista o voo que fará, ele já monta todas as infos. Porém, se o voo não está na lista deles, você tem que preencher tudo e fica manco. O envio de mensagens para convite de terceiros não funciona e etc. Acho que lançaram do tipo "vai que cola" e deixaram passar detalhes.

Postado
  • Membros

Ah, agora me lembro do Stippl, foi o último serviço que utilizei antes de voltar pra excel (e depois construí meu próprio)

O problema dele para mim era exatamente preencher custos ou reservas. Eu faço uma estimativa de gastos por dia, então eu coloco o que acho que vou gastar durante os dias em uma cidade, mas se eu mudasse de data, eu teria que editar item por item. Outro ponto era excesso de informação, eu quero um site simples de visualizar todo o meu roteiro, eu não planejo o que vou fazer dia a dia, eu apenas anoto os pontos de interesse no mapa, deixo para decidir quando estou na cidade.

Tem um detalhe é que esse é um fórum de mochileiros, então por natureza o mochileiro não gosta muito de roteiro já mastigado, o interessante é ir atrás de relatos e ir decidindo se vale ou não a pena ir, ou também procurar coisas fora da rota comum.

Porém a parte mais difícil, e acho que um prompt de IA bem ajustado pode fazer, é a questão de levantar custos por dia, pois não existe um valor fixo, por exemplo, um mochileiro que fica em hostel, come coisa de mercado, procura apenas atrações de baixo custo tem um custo diferente de um outro viajante, mesmo com orçamento curto, que fica em hotel, pode almoçar em restaurante todo dia, etc.

Só não precisa fazer isso pra viajante de luxo, pois esses não fazem diferença se um hotel é 600$ ou 1000$ a noite.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 06/09/2026 em 00:49, pmichelazzo disse:

Não tem de quê.

MVP serve para isso. Decidir o mínimo. Depois amplia, se for o caso.

E sim, não serviria para mim que já tenho um processo que funciona há muito tempo.

Um conjunto de pequenos erros, e.g. a parte sequência, se eles listam um voo e você encontra na lista o voo que fará, ele já monta todas as infos. Porém, se o voo não está na lista deles, você tem que preencher tudo e fica manco. O envio de mensagens para convite de terceiros não funciona e etc. Acho que lançaram do tipo "vai que cola" e deixaram passar detalhes.

Perfeito, obrigado por fechar o raciocínio comigo.

Esse detalhe do Stippl é o tipo de coisa que eu queria ouvir: recurso que só funciona no caminho feliz e desmonta quando o voo não tá na base deles. Anotado pra não repetir.

Fico com o "define o mínimo e faz bem". Valeu pelo tempo de verdade.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 07/09/2026 em 04:38, Davi Leichsenring disse:

Ah, agora me lembro do Stippl, foi o último serviço que utilizei antes de voltar pra excel (e depois construí meu próprio)

O problema dele para mim era exatamente preencher custos ou reservas. Eu faço uma estimativa de gastos por dia, então eu coloco o que acho que vou gastar durante os dias em uma cidade, mas se eu mudasse de data, eu teria que editar item por item. Outro ponto era excesso de informação, eu quero um site simples de visualizar todo o meu roteiro, eu não planejo o que vou fazer dia a dia, eu apenas anoto os pontos de interesse no mapa, deixo para decidir quando estou na cidade.

Tem um detalhe é que esse é um fórum de mochileiros, então por natureza o mochileiro não gosta muito de roteiro já mastigado, o interessante é ir atrás de relatos e ir decidindo se vale ou não a pena ir, ou também procurar coisas fora da rota comum.

Porém a parte mais difícil, e acho que um prompt de IA bem ajustado pode fazer, é a questão de levantar custos por dia, pois não existe um valor fixo, por exemplo, um mochileiro que fica em hostel, come coisa de mercado, procura apenas atrações de baixo custo tem um custo diferente de um outro viajante, mesmo com orçamento curto, que fica em hotel, pode almoçar em restaurante todo dia, etc.

Só não precisa fazer isso pra viajante de luxo, pois esses não fazem diferença se um hotel é 600$ ou 1000$ a noite.

Cara, valeu pela resposta longa, me ajudou bastante.

O problema de mudar uma data e ter que reeditar item por item foi o segundo relato do mesmo tipo aqui no tópico. Na demo eu já fiz o roteiro e o orçamento se recalcularem sozinhos quando a data de embarque muda, era pra ser exatamente esse alívio. Bom saber que o incômodo é real pra mais gente.

E teu ponto do mochileiro não querer roteiro mastigado bateu forte. Reforça o que eu tava concluindo: isso não é pra quem já tem estrada, é pra quem tá na primeira viagem e não sabe nem por onde pegar. Fórum de mochileiro pode ser o lugar errado pra testar isso mesmo.

O custo por dia calibrado pelo estilo de viagem (hostel e mercado x hotel e restaurante) é a parte que eu mais quero atacar com IA depois que o básico tiver de pé. Anotado com destaque. Obrigado mesmo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.