Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Unirio Jelinek

BÉLGICA, capital e cidades históricas.

Posts Recomendados

Muitas pessoas viajam para a Europa visitando apenas a capital, e pensam ter conhecido o país. Em muitos casos efetivamente existe pouco a conhecer fora da cidade maior, como na Suécia, pois quando fui a Estocolmo – que considero a cidade mais bonita do mundo depois de Praga – busquei na Internet informações sobre outros lugares a conhecer na Suécia e não encontrei nada de interessante. Mas existem casos em que a capital não é o lugar mais interessante. E um desses lugares é a Bélgica.

Chegamos a Bruxelas em setembro de 2009, vindos de Praga, através de um vôo relativamente barato da Wizzair, e ficamos no Íbis Midi Hotel, que havia reservado por US 90 a diária, tendo em vista que seus quartos possuem uma cama extra para “crianças de até 15 anos”, e fica em frente à estação de trem, que iríamos usar. Reservei o quarto para três, entrei com minha esposa inicialmente, e depois saí. Quando voltei, entrei com minha filha adulta, e depois circulamos livremente pelo hotel. Jeitinho brasileiro!

 

 

Talvez por recém ter saído de Praga, não achamos nada de muito especial na cidade de Bruxelas. Apenas alguns prédios típicos, uma praça apenas calçada - a Grand Place, onde o principal prédio é o Hotel de Ville, que parece um palácio, com uma enorme e pontiaguda torre – e algumas igrejas. A principal atração da cidade é Manneken Pis, famosa estátua de um menino fazendo xixi. Giramos pela Cidade Baixa e depois fomos até a Cidade Alta, de onde se tem vista panorâmica da cidade.

20110806193208.JPG

 

O incrível na Bélgica é a variedade de cervejas que possuem. Existem lojas só de cervejas, onde vi mais de 250 tipos diferentes, de vários sabores e graduação alcoólica.

 

20110806194010.JPG

No dia seguinte pegamos um trem para GENT, a 50 minutos , essa sim uma bela cidade medieval, provavelmente a mais conservada da Europa, com um castelo do século 12 todo restaurado, onde se pode fazer uma visitação, e do alto de suas torres se tem bela vista da cidade. Tem vários canais, com muitas casas antigas bonitas e coloridas nas margens, em estilo típico, semelhante às de Amsterdam. Passeamos algumas horas por suas sinuosas e estreitas ruelas, nos deleitando com suas belezas.

 

20110806194503.JPG

Os canais dão um charme à cidade:

20110806194709.JPG

É como se fosse uma pequena Amsterdam, com os belos prédios refletindo nas águas verdes dos canais, mas com uma atmosfera medieval que não existe na capital holandesa.

 

20110806194952.JPG

O castelo é uma atração especial e pode-se subir ao alto de suas torres:

 

20110806195713.JPG

Voltamos depois à estação de trem, onde seguimos até BRUGGES, percurso de 30 minutos, a maior atração turística da Bélgica, muito típica e extremamente bem conservada, também com construções medievais e um belo rio e canais que cortam a cidade e refletem os lindos prédios, permitindo belas fotos.

 

20110806200015.JPG

 

20110806200210.JPG

As atrações principais são uma deslumbrante prefeitura gótica, a Basílica do Sangue Derramado e a Igreja de Nossa Senhora, do séc. 13, que tem a maior agulha de tijolos do mundo. Vejam o centro:

 

20110806200529.JPG

Esta é a praça central, onde se pode sentar e curtir a beleza do local:

 

20110806200731.JPG

Trata-se de uma cidade com boa infra-estrutura de turismo e, por ser um centro universitário, com muitos jovens girando pelas ruas. Ao fim da tarde, regressamos a Bruxelas, para não ter que andar de cidade em cidade com as malas. Mas levamos na memória a beleza da cidade.

 

20110806201058.JPG

No terceiro dia, pegamos outro trem, para ANTUÉRPIA, uma cidade grande e bonita, mas que não possui muitos atrativos turísticos, apenas uma igreja com uma torre altíssima, algumas casas antigas de estilo típico e um castelo menos antigo que o de Gent, onde não pudemos entrar. Alguns prédios típicos no centro lembram as outras cidades citadas:

 

20110806201448.JPG

A prefeitura, um belo prédio gotico, com muitas bandeiras à frente, é muito interessante:

 

20110806201625.JPG

O castelo dá um ar medieval à cidade, que na verdade é muito moderna, tendo apenas algumas pequenas áreas históricas:

 

20110806201841.JPG

Um estátua de um gigante, em frente ao castelo, faz parte das lendas belgas.

 

20110806202022.JPG

A cidade é mais na verdade um centro comercial, com destaque para o setor de modas, pelo que aproveitamos para fazer algumas compras, nas ofertas de final de verão. Ao final do dia, voltamos novamente a Bruxelas, mas poderíamos também ter seguido diretamente para a Amsterdam, nosso próximo destino, com o excelente trem belga.

 

DICAS.

Se você gosta de um ambiente alegre e ao mesmo tempo nostálgico, romântico e misterioso, fique uma noite em Gent e Brugges, pois ambas tem boa disponibilidade de hotéis e albergues. As estações de trem ficam no centro, praticamente não se necessita de transporte público. Os trens para ir entre as cidades, a Amsterdam ou outras cidades européias são fantásticos, de dois andares. Compra-se a passagem em máquinas, e valem para qualquer dia ou horário. Os preços em geral são altos, ao nível dos demais países baixos. Na capital a língua principal é o francês, em outras o holandês, mas todos falam inglês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Estou gostando dos seus relatos. Eles são objetivos! Poste sobre Estocolmo, por favor, é difícil algum relato sobre países escandinavos. Obrigada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

WJSuellen,

fico satisfeito em você ter gostado. Eu já estava pensando em fazer um relato sobre Estocolmo, que é tão bela que estive lá em 2007 e voltei em 2009 para ver de novo, levando dessa vez minha filha. Vou ver se envio esta semana. Depois, pretendo enviar ainda um relativo à Noruega, onde estive na mesma viagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


bahh! mto bom o relato! estou preparando meu roteiro da minha 1ª Euro Trip e a Bélgica com certeza está nele. Estou decidindo a(s) cidade(s) a visitar e o tempo de permanência na Bélgica! Muito boas as fotos e os relatos das cidades!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...