Ir para conteúdo

74 dias de carro - Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá queridos mochileiros!

 

Criei este tópico para que aqueles que já visitaram esses países (Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia) possam me ajudar com o roteiro que montei. Todas as opiniões são válidas e ajudarão muito. Dicas sobre a estadia em cada cidade, sobre as fronteiras que vou cruzar, passeios em cada cidade, etc, serão muito bem-vindas!

 

Sempre sonhei em fazer uma viagem como essa, e sei que fazendo-a de carro encontrarei muitos desafios, e portanto peço dicas também para aqueles que já passaram por estes locais de carro. O meu carro é um Celta 1.0, e está pronto para a batalha! =]

 

Tenho 75 dias, no máximo, para realizar essa viagem, e sairei logo após o natal, provavelmente no dia 27/12. O roteiro inicial, elaborado com base em muitas opiniões postadas neste mesmo site, segue abaixo:

 

21/08 - ROTEIRO ATUALIZADO

 

1 Belo Horizonte - MG ---------> Corupá - SC 1142km

2 Corupá - SC

3 Corupá - SC ------------------> Cambará do Sul - RS 506km

4 Cambará do Sul - RS

5 Cambará do Sul - RS --------> Castillos - URU 780km

6 Castillos - URU

7 Castillos - URU --------------> Cabo Polonio - URU 50km

8 Cabo Polonio - URU

9 Cabo Polonio - URU ---------> Punta del Este - URU 200km

10 Punta del Este - URU

11 Punta del Este - URU -------> Buenos Aires - ARG Buquebus

12 Buenos Aires - ARG

13 Buenos Aires - ARG

14 Buenos Aires - ARG ---------> Bahía Blanca - ARG 636km

15 Bahía Blanca - ARG ---------> Puerto Madryn - ARG 789km

16 Puerto Madryn - ARG

17 Puerto Madryn - ARG

18 Puerto Madryn - ARG -------> Puerto Deseado - ARG 732km

19 Puerto Deseado - ARG

20 Puerto Deseado - ARG ------> Rio Gallegos - ARG 735km

21 Río Gallegos - ARG ----------> Ushuaia - ARG 500km

22 Ushuaia - ARG

23 Ushuaia - ARG

24 Ushuaia - ARG ---------------> Punta Arenas - CHI 650km

25 Punta Arenas - CHI

26 Punta Arenas - CHI ---------> Puerto Natales - CHI 248km

27 Puerto Natales - CHI --------> PN Torres del Paine - CHI 147km

28 PN Torres del Paine - CHI

29 PN Torres del Paine - CHI

30 PN Torres del Paine - CHI

31 PN Torres del Paine - CHI

32 PN Torres del Paine - CHI --------------> El Calafate - ARG 394km

33 El Calafate - ARG

34 El Calafate - ARG

35 El Calafate - ARG -----------------------> El Chaltén - ARG 215km

36 El Chaltén - ARG

37 El Chaltén - ARG

38 El Chaltén - ARG

39 El Chaltén - ARG ------------------------>Perito Moreno 584km

40 Perito Moreno - ARG ------------------> Puerto Río Tranquilo - CHI 210km

41 Puerto Río Tranquilo - CHI

42 Puerto Rio Tranquilo - CHI -----------> Coihaique - CHI 227km

43 Coihaique - CHI -----------------------> Chaitén - CHI 412km

44 Chaitén - CHI

45 Chaitén - CHI ------------------------> Futaleufú - CHI 157km

46 Futaleufú - CHI

47 Futaleufú - CHI -------------------------> San Carlos de Bariloche - ARG 323km

48 San Carlos de Bariloche - ARG

49 San Carlos de Bariloche - ARG

50 San Carlos de Bariloche - ARG -------->Puerto Varas - CHI 350km

51 Puerto Varas - CHI

52 Puerto Varas - CHI

53 Puerto Varas - CHI --------------------->Pucón - CHI 334km

54 Pucón - CHI

55 Pucón - CHI

56 Pucón - CHI ----------------------------->Santiago - CHI 825km

57 Santiago - CHI -------------------------> Mendoza - ARG 366km

58 Mendoza - ARG

59 Mendoza - ARG

60 Mendoza - ARG -------------------------> PN Tampalaya 477km

61 PN Tampalaya

62 PN Tampalaya -------------------------> Salta - ARG 880km

63 Salta - ARG

64 Salta - ARG

65 Salta - ARG ----------------------------> Purmamarca - ARG 156km

66 Purmamarca - ARG -------------------> San Pedro de Atacama - CHI 437km

67 San Pedro de Atacama - CHI

68 San Pedro de Atacama - CHI

69 San Pedro de Atacama - CHI --------> Villazón - BOL + Trem para Uyuni - BOL 350km

70 Uyuni - BOL

71 Uyuni - BOL

72 Uyuni - BOL

73 Uyuni - BOL ----------------------------> Villazón - BOL (Trem) + Las Lomitas - ARG 908km

74 Las Lomitas - ARG --------> Foz do Iguaçu - PR 709km

75 Foz do Iguaçu - PR -------------------------> Registro - SP 868km

76 Registro - SP ------------------------> Belo Horizonte - MG 774km

 

17581km totais

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pesquisando mais a fundo, fiquei com algumas dúvidas sobre alguns destinos. Agradeço de antemão aos que puderem me esclarecer essas dúvidas. Elas são:

 

0 - Vocês acham que Punta del Este-URU merece mais que 2 dias de visita?

 

1 - Ushuaia tem atrações para mais de 2 dias e meio?

 

2 - Sou fascinado por trekkings e caminhadas, e vi que este é o forte de El Chaltén. Quantos dias são recomendados para que eu faça todos os principais percursos?

 

3 - Alguém aqui já fez rafting em Futaleufú-CHI? Como funciona? É muito caro, qualquer um pode fazer? E dura quando tempo?

 

4 - Reservei dois dias para a cidade de Salta. A cidade possui muitas atrações, ou posso diminuir o número de dias?

 

5 - O acesso de carro de San Pedro de Atacama-CHI até Uyuni-BOL é tranquilo mesmo para um carro normal? É recomendado que eu vá até Uyuni para então contratar os passeios ao Salar?

 

6 - O caminho de volta ao Brasil a partir da Bolívia, por Sta Cruz de la Sierra, é tranquilo? E a fronteira, em Corumbá?

 

Obrigado novamente,

Lucas Alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Um Celta não há como passar pelo Salar de Uyuni. Lá tem kmsss de areia fica e muitas vezes é bem difícil passar de 4x4 com pneus próprios pra areia.

 

Se estiver usando um pneu de no mínimo 185 com cadenas e souber pilotar bem em off road vc consegue, mas deve levar pá, corda pra se precisarem te desatolar e bastante comida e água, pois vc pode ficar preso em um lugar que não passe ninguém. Um rádio PX será importantíssimo nesse trajeto.

 

Sem cadenas de muito boa procedência, nem pense em entrar lá.

 

 

0 - Vocês acham que Punta del Este-URU merece mais que 2 dias de visita?

 

1 - Ushuaia tem atrações para mais de 2 dias e meio?

 

2 - Sou fascinado por trekkings e caminhadas, e vi que este é o forte de El Chaltén. Quantos dias são recomendados para que eu faça todos os principais percursos?

 

3 - Alguém aqui já fez rafting em Futaleufú-CHI? Como funciona? É muito caro, qualquer um pode fazer? E dura quando tempo?

 

4 - Reservei dois dias para a cidade de Salta. A cidade possui muitas atrações, ou posso diminuir o número de dias?

 

5 - O acesso de carro de San Pedro de Atacama-CHI até Uyuni-BOL é tranquilo mesmo para um carro normal? É recomendado que eu vá até Uyuni para então contratar os passeios ao Salar?

 

6 - O caminho de volta ao Brasil a partir da Bolívia, por Sta Cruz de la Sierra, é tranquilo? E a fronteira, em Corumbá?

 

0 - Eu gosto mais de Montevideo que Punta, mas isso é pessoal.

 

1 - Não sei.

 

2 - Não sei.

 

3 - Não sei.

 

4 - Jujuy é mais bonito que Salta.

 

5 - Ou toma todas as precauções ou pega um passeio.

 

6 - Sim. É o melhor caminho para vc voltar. As fronteiras do Brasil são uma merda e não possuem fiscalização quase que nenhuma. Não se preocupe com isso.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

1 - Ushuaia tem atrações para mais de 2 dias e meio?

 

2 - Sou fascinado por trekkings e caminhadas, e vi que este é o forte de El Chaltén. Quantos dias são recomendados para que eu faça todos os principais percursos?

 

Fala Lucas, blz?

 

Vou responder as 2 perguntas acima:

 

1 - Tem, mas acho que 2d e 1/2 tá bom considerando o ritmo de sua viagem. Eu fiquei 4d mas dá pra fazer em menos ou mais. Como vc diz que é fascinado por trekking, eu ficaria no mínimo 1d no PN Tierra del Fuego. Eu fiz isso quando fui pra lá mas gostei tanto do local que hoje eu acho que dedicaria 2 dias para fazer trilhas por lá. Mas se o tempo é curto, acredito que 1d já é suficiente para o principal do Parque (eu fiz a Senda Costera e as trilhas do Setor Lapataia em 1d, se quiser ver mais detalhes, veja meu relato tanto no mochileiros quanto no meu blog).

 

2 - Eu fiquei 3d e 1/2 em El Chaltén e achei perfeito. Fiz Cerro Torre no dia da chegada, Fitz Roy no 2º dia, Loma del Pliegue Tumbado no 3º dia e Glaciar Huemul/Lago del Desierto no último dia sendo mais light esse passeio. Mas se vc tem pouco tempo, o essencial é ir ao Cerro Torre (1d) e Fitz Roy (1d).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Um Celta não há como passar pelo Salar de Uyuni. Lá tem kmsss de areia fica e muitas vezes é bem difícil passar de 4x4 com pneus próprios pra areia.

 

Se estiver usando um pneu de no mínimo 185 com cadenas e souber pilotar bem em off road vc consegue, mas deve levar pá, corda pra se precisarem te desatolar e bastante comida e água, pois vc pode ficar preso em um lugar que não passe ninguém. Um rádio PX será importantíssimo nesse trajeto.

 

Sem cadenas de muito boa procedência, nem pense em entrar lá.

 

Leo, você disse que não é possível passar pelo Salar, mas é possível chegar à cidade de Uyuni com o Celta por alguma rota, mesmo que não seja por San Pedro de Atacama? Talvez cruzando a fronteira da Argentina com a Bolívia?

 

No mais, obrigado pelas outras dicas!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lucas.

 

Apesar dos seus 2,5 meses disponíveis para a viagem, acho o roteiro muito extenso. Como vc gosta de ecoturismo, será que não seria melhor deixar para outra ocasião Buenos Aires e Santiago? Esses lugares podem ser visitados de avião e as passagens estão baratas.

 

Se for do seu interesse, eu acrescentaria, entre Puerto Madryn e Puerto Deseado, uma visita ao Monumento Natural Bosques Petrificados. Entre El Chalten e Perito Moreno, pararia em Bajo Caracoles para ir à Cueva de Las Manos. Na Carretera Austral, entre Coihaique e Futaleufu, da Vila Santa Lucia seguiria até Chaiten; perderia 1 dia para ver o Glaciar Yelcho, mas tem que fazer a caminhada completa, passando pelo mirante e continuando até chegar no glaciar.

 

Ir de Mendoza a Salta em 1 dia é complicado. Não sei por quais estradas vc pretende ir, mas seria bom conhecer os parques Talampaya e Ischigualasto, entrar no Chile pelo Paso Água Negra até La Serena, seguir ao norte para Copiapó, voltar para a Argentina pelo Paso San Francisco e daí seguir para Salta via Cafayate. Verás paisagens espetaculares.

 

Atualmente, não entraria jamais na Bolívia com o meu carro. O risco de assalto é muito grande.

 

Não conheço o trecho Uyuni/Santa Cruz de La Sierra, mas acho que não é possível fazer em 1 dia. Na região da cordilheira, a velocidade média cai muito.

 

abs.

 

PS. como já foi dito, para quem gosta de caminhar, 2 dias em El Chalten é muito pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom,vou dar um pitaco no seu roteiro...

 

Eu fiz alguns trajetos deste roteiro... Conheco o norte da Argentina...e do Chile.

 

Bom,por que tu nao faz o roteiro ao contrario?

 

Vai de Sao Paulo a San Pedro de Atacama e depois desce para Santiago?

 

Isso por que tu esta de Celta e as estradas do Norte sao bem precarias,tem estradas no norte da Argentina que sao de terra,terra,areia,sal....

Ja o sul eh mas de leve.

 

 

0 - Vocês acham que Punta del Este-URU merece mais que 2 dias de visita?

Eu nao conheco a cidade,passei. Porem creio que eu ficaria mais de 2 dias se gostasse de festa.

Punta Del leste eh algo estilo Floripa.... Muita festa.

 

 

1 - Ushuaia tem atrações para mais de 2 dias e meio?

 

Tambem nao conheco Ushuaia.

 

2 - Sou fascinado por trekkings e caminhadas, e vi que este é o forte de El Chaltén. Quantos dias são recomendados para que eu faça todos os principais percursos?

Posso ver essa informacao com o cara que vai ser meu guia la e posto depois.

 

3 - Alguém aqui já fez rafting em Futaleufú-CHI? Como funciona? É muito caro, qualquer um pode fazer? E dura quando tempo?

 

Eu nunca fiz,porem perguntei para um amigo que fez e ele indiou essa empresa,disse que 3 dias custa em media 750 dolares.

email: info@cascada-expediciones.cl

 

4 - Reservei dois dias para a cidade de Salta. A cidade possui muitas atrações, ou posso diminuir o número de dias?

 

Olha,o bonito de Salta sao as paisagens ate chegar la.

Mais a cidade em si nao oferece muita coisa,acho que um dia para descansar ja e suficiente.

 

5 - O acesso de carro de San Pedro de Atacama-CHI até Uyuni-BOL é tranquilo mesmo para um carro normal? É recomendado que eu vá até Uyuni para então contratar os passeios ao Salar?

 

Nao,sem chances,seu carro vai ficar no meio do deserto. ::mmm:

Se sua ideia for atravessar a fronteira para a Bolivia,tem que voltar em Salta e seguir ate a fronteira com a Bolivia e seguir ate Santa Cruz...

Ou ir para Arica [esse foi o trajeto que fiz de busao] atravessa a fronteira do Chile com o Peru e depois vai para a Bolivia.

Essa viagem por Arica e bonita demais!

 

 

6 - O caminho de volta ao Brasil a partir da Bolívia, por Sta Cruz de la Sierra, é tranquilo? E a fronteira, em Corumbá?

 

Problema nao e fronteira...eh o caminho ate chegar nela ::hãã2::

Bolivia e norte do Brasil e sinistro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só pra informar: acabei de atualizar o roteiro. Mudei o modo de acesso ao Salar de Uyuni: agora vou de trem, a partir de Villazón. Inclui também mais dias para El Chaltén, San Pedro de Atacama, e a cidade de Chaitén. Para fazer essas mudanças, exclui Santiago e Montevideo do roteiro, deixando essas cidades para uma visita futura.

 

Fala Lucas, blz?

 

Vou responder as 2 perguntas acima:

 

1 - Tem, mas acho que 2d e 1/2 tá bom considerando o ritmo de sua viagem. Eu fiquei 4d mas dá pra fazer em menos ou mais. Como vc diz que é fascinado por trekking, eu ficaria no mínimo 1d no PN Tierra del Fuego. Eu fiz isso quando fui pra lá mas gostei tanto do local que hoje eu acho que dedicaria 2 dias para fazer trilhas por lá. Mas se o tempo é curto, acredito que 1d já é suficiente para o principal do Parque (eu fiz a Senda Costera e as trilhas do Setor Lapataia em 1d, se quiser ver mais detalhes, veja meu relato tanto no mochileiros quanto no meu blog).

 

2 - Eu fiquei 3d e 1/2 em El Chaltén e achei perfeito. Fiz Cerro Torre no dia da chegada, Fitz Roy no 2º dia, Loma del Pliegue Tumbado no 3º dia e Glaciar Huemul/Lago del Desierto no último dia sendo mais light esse passeio. Mas se vc tem pouco tempo, o essencial é ir ao Cerro Torre (1d) e Fitz Roy (1d).

 

Abraço!

 

Opa, tudo bom velho?

 

1 - Dei uma olhada nas trilhas do PN Tierra del Fuego e elas me agradaram bastante. Com certeza passarei por lá, nem que seja por um só dia.

 

2 - Como todos disseram que 2 dias é pouco, aumentei em 1 dia a estadia em El Chaltén. Muito obrigado pelas dicas de trilhas! Acho que com 3 dias consigo fazer as mesmas que você fez. Dois realmente seria pouco tempo.

 

Lucas.

 

Apesar dos seus 2,5 meses disponíveis para a viagem, acho o roteiro muito extenso. Como vc gosta de ecoturismo, será que não seria melhor deixar para outra ocasião Buenos Aires e Santiago? Esses lugares podem ser visitados de avião e as passagens estão baratas.

 

Se for do seu interesse, eu acrescentaria, entre Puerto Madryn e Puerto Deseado, uma visita ao Monumento Natural Bosques Petrificados. Entre El Chalten e Perito Moreno, pararia em Bajo Caracoles para ir à Cueva de Las Manos. Na Carretera Austral, entre Coihaique e Futaleufu, da Vila Santa Lucia seguiria até Chaiten; perderia 1 dia para ver o Glaciar Yelcho, mas tem que fazer a caminhada completa, passando pelo mirante e continuando até chegar no glaciar.

 

Ir de Mendoza a Salta em 1 dia é complicado. Não sei por quais estradas vc pretende ir, mas seria bom conhecer os parques Talampaya e Ischigualasto, entrar no Chile pelo Paso Água Negra até La Serena, seguir ao norte para Copiapó, voltar para a Argentina pelo Paso San Francisco e daí seguir para Salta via Cafayate. Verás paisagens espetaculares.

 

Atualmente, não entraria jamais na Bolívia com o meu carro. O risco de assalto é muito grande.

 

Não conheço o trecho Uyuni/Santa Cruz de La Sierra, mas acho que não é possível fazer em 1 dia. Na região da cordilheira, a velocidade média cai muito.

 

abs.

 

PS. como já foi dito, para quem gosta de caminhar, 2 dias em El Chalten é muito pouco.

 

Olá konai!

 

Obrigado pela opinião sobre o roteiro! Concordo com você que ele estava meio corrido, e achei boa a idéia de excluir as capitais, deixando-as para um passeio futuro (só que acabei excluindo santiago e montevideo, e deixando buenos aires).

 

Quanto ao Bosque Petrificado, quanto tempo vc pensa que eu gastaria visitando-o? Um dia todo?

A Cueva de las Manos já estava em meus planos sim. Estou pensando em passar por lá no meio da viagem, sem dedicar um dia inteiro para a visita, apenas algumas horas. Você acha que é suficiente?

Li um pouco também sobre a cidade de Chaitén e o Glaciar Yelcho. Me interessaram bastante! Estou pensando em reservar um dia para ir lá sim. Você sabe se o problema com o vulcão já acabou? A cidade está operando normalmente?

 

Também dividi o trecho de Mendoza a Salta em duas viagens, incluindo o parque indicado por você, o Tampalaya. Apesar disso, achei o percurso que você indicou (indo ao Chile até Copiapó e depois voltando) muito mais longo. As paisagens são tão interessantes assim? Você acha que vale o aumento na viagem?

 

Bom,vou dar um pitaco no seu roteiro...

 

Eu fiz alguns trajetos deste roteiro... Conheco o norte da Argentina...e do Chile.

 

Bom,por que tu nao faz o roteiro ao contrario?

 

Vai de Sao Paulo a San Pedro de Atacama e depois desce para Santiago?

 

Isso por que tu esta de Celta e as estradas do Norte sao bem precarias,tem estradas no norte da Argentina que sao de terra,terra,areia,sal....

Ja o sul eh mas de leve.

 

Olá maysl4!

 

Estou considerando esta opção. Ainda não cheguei a uma conclusão sobre qual seria o melhor percurso, mas por enquanto estou mantendo o trajeto original.

 

3 - Alguém aqui já fez rafting em Futaleufú-CHI? Como funciona? É muito caro, qualquer um pode fazer? E dura quando tempo?

 

Eu nunca fiz,porem perguntei para um amigo que fez e ele indiou essa empresa,disse que 3 dias custa em media 750 dolares.

email: info@cascada-expediciones.cl

 

4 - Reservei dois dias para a cidade de Salta. A cidade possui muitas atrações, ou posso diminuir o número de dias?

 

Olha,o bonito de Salta sao as paisagens ate chegar la.

Mais a cidade em si nao oferece muita coisa,acho que um dia para descansar ja e suficiente.

 

5 - O acesso de carro de San Pedro de Atacama-CHI até Uyuni-BOL é tranquilo mesmo para um carro normal? É recomendado que eu vá até Uyuni para então contratar os passeios ao Salar?

 

Nao,sem chances,seu carro vai ficar no meio do deserto.

Se sua ideia for atravessar a fronteira para a Bolivia,tem que voltar em Salta e seguir ate a fronteira com a Bolivia e seguir ate Santa Cruz...

Ou ir para Arica [esse foi o trajeto que fiz de busao] atravessa a fronteira do Chile com o Peru e depois vai para a Bolivia.

Essa viagem por Arica e bonita demais!

 

3 - Se você puder perguntar ao seu amigo, seria bem legal. Obrigado!

 

4 - OK! Valeu pela dica. Vou dedicar o dia que ficaria por lá para visitar a quebrada de humahuaca!

 

5 - Pois é acabei desistindo de entrar na Bolívia. Vou levar o carro até Villazón, na fronteira da Bolívia com a Argentina, e de lá pegar um trem para Uyuni.

 

Muito obrigado a todos pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para visitar o Bosque Petrificado, tem que sair da ruta 3 e pegar uma estrada de rípio de 50 kms. Meio dia é o suficiente. A Cueva de las Manos tb é passeio para meio dia, mas como é visita guiada, tem os horários de lá. O vulcão Chaiten está tranquilo. O que está em atividade agora é o Puyehue perto de V.Angostura. Os Pasos são as regiões mais bonitas de acesso normal nos Andes. Lógico que os mais aventureiros, com veículos 4x4 bem preparados, conseguem ir a lugares até melhores. Não tinha comentado sobre o Atacama pq, pela sua programação anterior, não seria possível acrescentar mais nada, mas só 1 dia é pouco. Tem que ficar pelo menos 2 ou 3 dias. Acho que a melhor opção para visitar o salar de Uyuni é pegar um tour em S.Pedro do Atacama. É importante levar combustível reserva na Argentina, pois costuma faltar.

 

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

konai,

Obrigado pelas dicas. Vou fazer os dois passeios sim, o Bosque e a Cueva de las Manos.

 

Mais algumas perguntas, caso alguém saiba responder:

 

1 - Li tudo que encontrei sobre Caleta Tortel - CHI, alguém sabe se a cidade vale a visita, mesmo que eu só possa ficar por um dia?

 

2 - Existem outras cidades em que o Rafting é famoso nesse meu roteiro, além de Futaleufú?

 

3 - Os glaciares Yelcho e Colgante valem a visita mesmo já tendo passado pelo Perito Moreno?

 

4 - Alguém que esteve recentemente em Uyuni ou em San Pedro de Atacama recomenda alguma agência que realiza o passeio ao Salar de Uyuni?

 

Obrigado a todos!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...