Ir para conteúdo

29 dias na Europa [Madrid - Lisboa - Barcelona - Roma - Berlim - Paris - Liverpool - Londres]

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Pessoas,

Estou planejando um mochilão pela Europa em fevereiro de 2012. Fiz uma lista preliminar do que poderia me interessar e tracei um primeiro roteiro.

Depois de pensar um pouco mais retirei algumas cidades para poder ficar mais tempo em outras e cheguei a esse roteiro que apresento aqui:

Madrid - 4 dias (inclui ida a Toledo);

Lisboa - 3 dias (ainda sem muito o que fazer aqui);

Barcelona - 3 dias;

Roma - 3 dias (tavelz 4);

Berlim - 3 dias;

Paris - 6 dias (inclui ida às praias da Normandia e uma noite em Mont Saint-Michel);

Liverpool - 2 dias;

Londres - 5 dias.

Pelo planejamento até agora entrarei e sairei da Europa por Madrid pra poder comprar a passagem de ida e volta que fica mais barata.

As viagens dentro da Europa serão de avião em companhias de baixo custo e a hospedagem será em albergues/hostels.

As exceções são o trecho entre França e Inglaterra que farei de trem e a noite em Mont Saint-Michel onde ficarei em hotel normal.

Não definirei uma rotina rígida para os passeios e o que fazer em cada lugar, mas farei um roteiro pra que não fique perdido na cidade. Como uma das graças de uma viagem desse tipo está justamente na interação, pretendo fazer os tours do New Europe nas cidades onde houver. Acho q será uma boa oportunidade de conhecer o local e fazer amizades.

A partir de agora pretendo ir atualizando esse tópico conforme o planejamento for se desenrolando e poder saber a opinião de vocês a respeito da viagem, do roteiro e dos passeios.

Sintam-se a vontade para comentar!

Abrçs!

• Colaboradores
Postado

Você pode comprar passagens de ida e volta mesmo chegando em uma cidade e voltando de outra.

Se for ficar 4 dias mesmo em Madri, recomendo uma ida a Ávila e Segóvia, também. Um dia para as duas dá.

Em Roma e Berlim, achei poucos dias.

• Colaboradores
Postado
Você pode comprar passagens de ida e volta mesmo chegando em uma cidade e voltando de outra.

Se for ficar 4 dias mesmo em Madri, recomendo uma ida a Ávila e Segóvia, também. Um dia para as duas dá.

Em Roma e Berlim, achei poucos dias.

Vou ver essa possibilidade de comprar as passagens de ida para um lugar e volta de outra.

Vou ficar em Madrid 4 dias, apenas mudei a ordem. Agora devo ir primeiro a Barcelona.

Quanto a Roma, recebi notícias de que posso conhecer muitos lugares num dia só pois, além deles ficarem perto, também posso aproveitar melhor o passe que me dá direito a entrar em várias atrações em 24h. Dessa forma acho q não vou gastar tanto tempo por lá. Separei um dia para o Vaticano, um para as atrações de Roma e outra para os arredores.

Berlim eu também estava achando pouco tempo, mas não sei se vou ver muito mais coisas por lá e pra aumentar os dias em Berlim tenho que diminuir em Londres.

Mas como disse, essa ainda é a fase preliminar de planejamento, vou ver melhor o que dá pra fazer em Londres e em Berlim e quem sabe eu troco um dia de uma por um dia na outra.

Valeu pelos comentários!

• 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Uma das idéias inciais desse post, além de ver as opiniões do pessoal a respeito da viagem, era de tentar montar um passo-a-passo de como foi feito o planejamento da viagem para ajudar outros mochileiros.

Dessa forma, dando sequência a essa idéia vou postar aqui como aconteceram os primeiros passos do planejamento. Para manter td organizado vou começar com o post seguinte. ::otemo::

• Colaboradores
Postado

Definição do tipo de Viagem

Apesar de gostar do estilo mochileiro, nem sempre esse é o tipo de viagem mais indicado. O que quero dizer é que viajar como mochileiro, na maioria das vezes, implica em dormir em albergues/hostels, viajar de formas baratas, comer coisas baratas, andar mto a pé, entre outras formas de não gastar muito. Dessa forma, se o que você quer é passar 10 dias sendo bem tratado, relaxando e vivendo como rei, mochilar não será o estilo mais indicado.

A intenção da minha viagem é conhecer o máximo possível da Europa com a grana e o tempo q tenho disponíveis. Conforto não é a prioridade. Dessa forma entendi q mochilar atenderia a tudo que seria indispensável na viagem respeitando as limitações de tempo e grana que tinha.

Resumindo, na minha opinão, a escolha do estilo de viagem deve ser uma relação entre: Espectativas da viagem x Dinheiro Disponível x Tempo Disponível.

A predominância deve ser das Expectativas da Viagem. Ou seja, se vc quer relaxar e ficar alguns dias na mordomia, vale a pena pensar em destinos em que isso seja possível com o Dinheiro e o Tempo disponíveis. Não adianta estar com vontade de mordomia e tentar passar 15 dias dormindo em albergues e comendo mal. Vc pode até aproveitar bem a viagem, mas provavelmente se sentirá frustrado e insatisfeito no final dela.

Voltando ao meu caso.

Expectativas da Viagem: Conhecer a Europa, interagindo com as pessoas e tentando escapar um pouco da cartilha do turista tradicional.

Dinheiro Disponível: Aproximadamente R$7000,00.

Tempo Disponível: 30 dias.

Pesando esses fatores eu percebi que o Estilo Mochileiro se encaixaria perfeitamente na minha viagem! ::otemo::

• Colaboradores
Postado

Definindo o Destino e Montando um Roteiro

Depois de saber como vc vai viajar é necessário pensar pra onde vc vai. (lógico! deeerrrr ::putz:: )

Acredito que essa seja a parte mais pessoal do processo. Dizer pra onde vc vai e por onde vai passar é algo q depende unicamente do seu gosto. Citando a minha viagem como exemplo, eu pretendo assistir dois ou tres jogos de futebol no período que passar na Europa. Pra algumas pessoas isso é quase um sacrilégio, pra mim será um dos pontos altos da viagem. Outro exemplo é que sempre me disseram que Munique é muito mais legal de se conhecer do que Berlim, mas meu sonho sempre foi conhecer Berlim, suas diferenças devido ao período de divisão e a herança da 2ª Guerra. Por isso Munique fica pra próxima.

Eu entendo Destino como algo mais geral. Pode ser uma cidade, um país ou até mesmo um continente. Isso é definido pela vontade do viajante sempre limitado pelos fatores clássicos: tempo e dinheiro.

No meu caso o Destino será a Europa Ocidental.

Já o Roteiro é algo mais dinâmico e específico.

Existem muitas formas de montar um roteiro. Algumas pessoas preferem começar pelo mais geral e caminhar em direção ao mais específico (pensando por exemplo primeiro nos países que se quer conhecer e depois nas cidades e assim por diante). Outras fazem exatamente o contrário, pensam primeiro nas particularidades que gostariam de ver (uma atração específica numa cidade, como o Coliseu de Roma, por exemplo) e a partir daí vão montando o roteiro. Eu particularmente gosto de uma mescla dessas duas táticas. O meu roteiro foi montado pensando em algumas atrações que eu queria conhecer (como o que sobrou do Muro de Berlim) e em alguns locais que eu gostaria de conhecer (como Portugal, por exemplo). Pensando dessa forma eu sabia que tinha que incluir Berlim e alguma cidade de Portugal no meu roteiro. Sabia que queria ir a Paris e Londres também. Depois de decidido isso eu peguei os locais no caminho entre esses (Madrid, Barcelona e Roma) e incluí no roteiro. O próximo passo foi ver os arredores, nessa parte entraram no roteiro as cidades medievais de Toledo e Mont Saint-Michel e as praias da Normandia. Fui especificando cada vez mais o roteiro incluindo mais atrações que me pareciam legais conforme ia fazendo mais pesquisas. Em determinado ponto vi que estavam sobrando alguns dias e decidi ir a Liverpool (eu adoro os Beatles). Fui seguindo nesse sentido até chegar num roteiro que me agradasse.

Depois de feito o roteiro, fale com quem já foi aos locais que pretende visitar e peça opiniões. Escute essas opiniões, veja se batem com o que você quer da viagem e com o seu gosto e faça qualquer adaptação que julgue necessária. Isso é interessante pq muitas vezes não pensamos em conhecer determinado lugar que seria muito interessante e só pensamos nisso depois de nos dizerem. Essa é uma das boas formas de se interagir aqui no Mochileiros.com. :D

Para finalizar o roteiro é necessário mta pesquisa a respeito dos locais que você quer ir. Há mtas coisas que não se pensa e que somente se descobre quando se chega ao destino. Coisas que vão desde dificuldades com água potável até revoluções armadas. Qualquer dessas coisas pode influenciar muito na escolha do seu roteiro. Basta uma pesquisa no Google que muita coisa se revelará.

Mas uma coisa que você precisa saber é que, independente de como monte o seu roteiro, ele vai mudar durante o planejamento! Isso vai acontecer. De repente vc vai notar que há uma atração no último ponto do seu roteiro que você tem que conhecer e que só terá tempo pra ela se deixar de lado um dia em outro lugar. Pode ter certeza q isso vai acontecer! Muitas vezes o roteiro já está fechado e vc se vê obrigado a mudá-lo depois de tudo pronto, anotado e determinado por um motivo sobre o qual não há controle ou mesmo pq descubra coisas mais legais em lugar do que em outro. Só aceite a mudança e siga com o planejamento. Faça a melhor adaptação que conseguir e siga em frente, sofrer demais por essa mudança não ajudará.

Na minha viagem, inicialmente, além das cidades do post incial, eu pretendia conhecer Genebra e Milão tbm. Mas depois que vi quantas coisas tinha pra ver em Paris e Londres decidi que não havia tempo suficiente e algo tinha que sair do roteiro. Genebra e Milão foram as premiadas em não ter minha presença. :D

Acredito que essa seja a maneira mais interessante e divertida de montar um roteiro. E vamos combinar, planejar a viagem é uma das partes mais divertidas de todo o processo! ::otemo::

• Membros
Postado

Hey!!

se vais à madrid 4 dias indispensàvel pegar um fin de semana, ou almenos um domingo onde pela manha poder ver o mercado do Rastro, comer alguma coisinha pelos bares de lavapies (zona multicultural, multietnica) e de tarde dar um passeio no parque do Retiro, onde podes encontrar artistas de estrada, gente tocando, familias passeando... etc, (se bem que em fervereiro estarà fazendo frio...)

toledo è muito linda, mas em uma tarde voce pode ver tudo.

lisboa, muito bonita divertida, mas se vc pode encontrar tempo de ir à Oporto eu te aconselho, è um lugar de verdade encantador e as pessoas sao muito aconchegantes.

roma 4 dias è suficiente pra ve-la toda, mas nao pra sair da cidade, lembre-se que pra ver museus (se è o que vc quer fazer) tem que esperar horas na fila...

:)

• 3 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Continuando com a sequência do Planejamento e Preparativos para a viagem, nesse post vou falar sobre a compra das passagens aéreas.

Eu sabia quantos dias queria passar na Europa e onde precisava estar primeiro. Fui então atrás de passagens de São Paulo para Barcelona que saíssem daqui dia 1 de fevereiro. Procurei nas principais companhias aéreas que poderiam fazer esse trecho. Como a pesquisa estava sendo feita com mais de 3 meses de antecedência a esperança era de pegar um preço bom.

Tentei a nacional TAM e as passagens estavam sempre acima de R$2000,00. Quando tentava a chegada por Barcelona e a saída por Londres o preço subia ainda mais. Cheguei a ver uma passagem na classe econômica por mais de R$2500,00. Tentei a AirFrance e o resultado também não foi legal. Fui então para a Iberia. Os preços começaram a melhorar, vi passagens ida e volta pra Barcelona por R$1730,00. Quando tentei a volta por Londres o preço passou dos R$2200,00.

Já tinham me falado que a TAP era mais cara que a Iberia, por isso nem tinha tentado ela. Fui conferir apenas por desencargo de conciência. Não tive nenhuma surpresa inicialmente, estava mesmo mais cara que a Iberia, mas por curiosidade tentei ver os dias adjacentes. Aí sim fomos surpreendidos novamente! Se ficasse na Europa mais 1 dia a passagem caía para R$1555,75! São Paulo - Barcelona ida e volta. Tentei ver a volta por Londres mas o preço batia os R$2100,00. Fiz uma pesquisa rápida para saber o valor da passagem de Londres para Barcelona, o valor do albergue, um jantar. No final, soma 1, vai 2, noves fora. Valia mais a pena a ida e volta por Barcelona mesmo. Uma economia de uns R$300,00. Comprei a passagem na hora!

Resultado dessa etapa:

- Uma passagem muito barata;

- Uma noite a mais em Barcelona;

- Um dia a mais na Europa do que tinha planejado (podia ser uma desvantagem mas no final eu gostei).

Depois de fechados os dias de chegada e saída da Europa, chegou a hora de planeja os trajetos internos. Fiquei um tempo pesquisando esse quesito pra saber melhor quantos dias ficar em cada cidade certinho. Depois de compradas as passagens não tinha mais como mudar.

Nesse etapa não haviam muitas dúvidas. Eu já sabia quantos dias queria ficar em cada cidade e qual a sequência. Aparentemente tudo definido.

Decidi mudar a sequência das cidades devido à proximidade. Inicialmente queria ir para Madrid no final de semana pra ir no jogo do Real Madrid. Desisti pois achei q estava caro demais e nem sou tão fã do Real assim... rsrsrs

Mas aí tive uma outra surpresa. Minha namorada conseguiu convercer o pai dela a pagar pra ela ir comigo! Uma excelente notícia! Mas agora eu tinha que ver tudo isso contando com a opinião dela. Ela não quis mudar muita coisa, apenas queria ir para Bruges na Bélgica. Queria ir na terra da Kipling e no museu da Batata Frita... Bom, diante disso tinha que mudar as coisas. Com a programação de dias do jeito que estava não havia espaço para Bruges. Pensamos bastante, conversamos e decidimos tirar um dia de Madrid. Ouvi e li várias opiniões dizendo para nem ir até à cidade. Decidimos ir até lá pra conhecer um pouco a cidade e para irmos a Toledo. Fizemos isso então e adiantamos todas as chegadas em um dia. Aí sobrou um dia da estadia em Paris para irmos a Bruges.

Bom, definido isso, fui até o Sky Scanner e pesquisei as passagens para os dias que havíamos determinado. Vi os voos mais baratos e fiz a reserva diretamente nos sites das companhias aéreas (Vueling e Easyjet). Ficamos então com os seguintes resultados:

- Barcelona/Madrid - Vueling - €49,74

- Madrid/Lisboa - Easyjet - €18,71

- Lisboa/Roma - Easyjet - €28,71

- Roma/Berlim - Easyjet - €24,71

- Berlim/Paris - Easyjet - €38,71

- Londres/Barcelona - Easyjet - €49,71

Procurei sempre o melhor preço com exceção do trecho entre Barcelona e Madrid que eu preferi o voo um pouco mais caro porém que chegava mais cedo. Já que já íamos perder um dos dias na cidade, quis chegar um pouco mais cedo pra aproveitar o dia. Comprei através do VTM pra escapar do IOF abusivo e pra ganhar um descontinho com a Easyjet. Se comprasse pelo Cartão de Crédito teria um pequeno aumento. Pouca coisa, não me lembro aqui exatamente quanto, mas dava pelo menos €15. Somada à economia do IOF já dava uma das diárias de um dos Albergues.

Apesar da narrativa estar na sequência direta, a compra da passagem Brasil-Europa ocorreu mais de um mês e meio antes da compra das passagens dos trechos internos da Europa.

Até agora, somando os gastos com transporte e considerando o Euro valendo R$2,65, meus gastos estão em R$2112,27.

E só pra completar a informação, minha namorada comprou a passagem no mesmo voo que eu de São Paulo para Barcelona. Apesar dela ter comprado a passagem mais de um mês depois de mim pagou apenas R$1620,00. Achei que estavam realmente muito baratas essas passagens.

Terminando essa parte, vou partir para a reserva dos hostels. Mas essa fica pra outro dia pois estou com sono e nem estou vendo o teclado do computador direito... :D

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...