Ir para conteúdo

Os mochileiros são mal vistos ?


Posts Recomendados

  • Membros

Isso me dá muita bronca...

 

...o ápice pra mim foi uma visita a Paranapiacaba-SP.

Oque tinha potencial pra ser um ponto dos mais charmosos pro ecoturismo paulista, tinha se tornando o maior rally farofa do qual eu tenho notícia. A trilha de tanta gente desrepeitando o traçado virou um barranco aberto. A sujeira era onipresente (nos seus mais variados formatos), e pra completar uma galera completamente chapada carregando garrafões de vinho e literalmente "rolando" caminho abaixo. Na Pedra Lisa (que marca mais ou menos o meio da descida até o Poço das Moças), meia dúzia de inconsequentes pulando o gradil que separa a trilha de um vão absurdamente alto, só pra fazer graça.(E eventualmente dar trabalho pra algum guarda florestal... ...recolhendo os pedaços lá embaixo).

 

Esse é o lado negro do turismo "roots". É a minha diferença com quem acha que ser um viajante, mochileiro ou oque quer que seja, exime a pessoa de prestar contas pra com a sociedade da qual ela queria ou não, faz parte.

E sempre vem aquele papo de gente excluída (por conta da situação social ou porque gosta de se autodenominar assim). Dizendo que a culpa é do sistema, da distribuição desigual do acesso a cultura...bla,bla,bla... balela.

Bom senso pra mim, não vem através de programa governamental, nem se instaura por decreto. O fato de colocar uma mochila, nas costas não altera em nada a sua responsabilidade cívil, para consigo, ou outros a sua volta, seja aqui ou no exterior. Não dá pra deixar de se irritar com gente que se traveste com um esteriótipo e por isso se vê virtualmente desobrigada a cumprir as convenções mais básicas de conduta, seja no mato ou no asfalto.

 

Stink

 

 

 

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

Link para o comentário
  • Respostas 394
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

StinkFoot

 

 

Eu falo que essas pessoas são Pobres de Espirito, assim que eu as chamo.

 

Abraços

 

 

 

Fórum Radicais Livres http://www.forum-radicaislivres.cjb.net

Grupo MSN http://groups.msn.com/RadicaisLivres

http://www.fotolog.net/boskilha

Site Radicais Livres - Em Desenvolvimento - http://fabricio.coutinho.sites.uol.com.br/radicaislivres/index.htm

Link para o comentário
  • Membros

Putz Chico,

 

Fiquei mordido mesmo. Essa trilha (do Lopo) eu venho visitando a mais ou menos uns dois anos. O lugar é um show.

Sempre que estou com os miolos meio emperrados dou um pulo lá pra lembrar de todas as boas razões pra nunca fazer cara feia pra vida. Tirar um cochilo em um morro de 1690m com o mais absoluto silêncio (com excessão aos rasantes de andorinhas e urubus), é impagável... ...pra depois descobrir que um infeliz quase põe fogo em tudo?! A sorte é que com as últimas chuvas há muita umidade no solo e na vegetação.Se fizessem isso em Julho (a mata ao redor do clareira é de bambu...com todos aqueles fiapos de palha...)...não sei como alguém conseguiria apagar o fogo em um lugar tão pouco acessível e ainda por cima alto. É de doer.

 

pedra_cume2.jpg

Veja se não é crime tacar fogo em um lugar desses...

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

Link para o comentário
  • Membros

Pois é galera, no meu caso já ví coisas tipo,no cume do pico da bandeira,a 2980 mts de altitude ,enquanto todos esperavam o nascer do sol,uma moça sacar um lanche de sua mochila e, tranquilamente retirar o plástico onde o mesmo estava envolto e simplesmente soltá-lo ao vento,não dando tempo de ninguem impedir tal crime.

Outro fato que me deixou perplexo foi na Chapada Diamantina , visitando uma gruta riquíssima em espeleotemas ,pouquíssimo conhecida e melhor do que as que estão na área mais conhecida da Chapadada,quando a namorada do meu amigo elogiou as estalactites ,o coitado do guia, que tbem era dono do terreno,uma pessoa sem a menor instrução,de repente ,simplesmente quebrou uma estalactite e deu de presente para ela,tivemos que dar uma pequena aula para o coitado do cara para que o mesmo fato não se repetisse mais,até poruqe, o chão estava lotado de pequenas estalactites e estalactites quebradas.

Isto sem falar em são Tomé que virou uma favela com lixo pra todo o lado(com todo respeito pra quem mora na favela).

Algumas tentativas são bem criativas como a campanha feita na serra do Cipó no carnaval do ano passado a fim de evitar poluição sonora com o título:"eguinha pocotó ninguem merece".

 

Gracias,ekbral...

Link para o comentário
  • Membros

POXA PESSOAL, VAMOS PARAR COM ESSA DISCUSSÃO, ISSO NÃO LEVA A NADA.. ALIÁS A TRIP NENHUMA...

 

SOMEM TODO O TEMPO QUE VCS FICARAM AQUI PERDENDO TEMPO ESCREVENDO ESSAS COISAS E VC PERCEBERÃO QUE ROLAVA UM FINAL DE SEMANA PRA FAZER UMA CAMINHADA...

 

NINGUÉM É MELHOR DO QUE NINGUÉM PORQUE VIAJOU PARA UM LUGAR "X"... O LUGAR VAI PERMANECER LÁ, TODO MUNDO PODE IR UM DIA, NÃO É VERDADE?

 

É ISSO! BOM DIA PARA TODOS VOCÊS!

 

MARVERDI / www.marverdi.com/diario.htm

 

marverdi

Link para o comentário
  • Membros

a discussão sobre ser ou não ser mochileiro se encerrou há muitos tópicos atrás...e não se chegou a conclusão alguma...até agora não descobri em que espécie de "eiro" eu me encaixo(mochileiro, sacoleiro, paneleiros, etc...rs..o importante é viajar - só não vale excursão)

agora estamos discutindo sobre "cretinos"( não deveriam ser tachados de seres humanos), sem o mínimo de educação e respeito, que colaboram na destruição dos lugares por onde passam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por - Cláudio-SP on 02/03/2004 14:57:39

 

Editado por - Cláudio-SP on 02/03/2004 15:01:14

 

Editado por - Cláudio-SP on 02/03/2004 15:24:21

Link para o comentário
  • Membros

Fala Claudio!

 

Não sei se você já viu esse link, mas como você citou a sua vontade de conhecer o sudeste asiático, acho que vale a pena das uma lida. Não é exatamente um travelogue, (até por que o cara viajou uns 4 anos!), mas é bastante "instrutivo".

http://www.profissaomochileiro.blogger.com.br/

 

Putz essa da eguinha pocotó foi ótima. Em 2003, passei o Carnaval em Brotas, mas parecia um baile funk pois era só dar as caras na cidade e começava essa tranqueira...

 

Agora se tem algo mais broxante do que encontrar lixo é topar com excursão no meio de uma trilha. Ai é o cagadouro do capeta.

 

Em Dezembro fui até a Pedra Grande em Atibaia pra dar uma desbaratinada, e como sempre usei a rota do Vale do Flamboyant pra acessar o cume. Topei com uma excursão de pelo menos 30 (!) pessoas. A trilha ali já tem um problema sério de erosão, e tinha gente tentando subir de chinelo(!!).

Pelo menos valeu a pena pelos tombos. Dava pra três programas de videocassetadas... ...Até boliche tinha.

 

Outra vez fui subir a Pedra da Macela em Cunha. Nem trilha é. Na verdade é uma estrada asfaltada que leva a um mirante muito bonito (com um desnível de 800m com relação a parada do carro), a 1800m. Com direito a vista da bahia de Paraty.

Quando estaciono o carro eis que vejo não um, mas dois ônibus qualhados de crianças. Olha, comecei a achar que Herodes era um cara legal... ...tratei de subir rapidamente, mas não teve jeito. Depois de uns 40 minutos no topo a criançada chegou.... ...parecia um bando de lemmings misturados com teletubbies. Não devia ter menos de 60. Para no máximo 4 monitores muiiittooo responsáveis, já que na maior parte do local não tem grade ou cerca, e uma bobeada... ...lemming não voa né?

 

 

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

É, Stink...

Eu passei um ano novo em Brotas e tb tive que aturar muita egüinha...

Agora, terror mesmo é passar Carnaval em Bonito!

A diversão da galera da cidade é colocar um plático forrando a caçamba das pick-ups, encher d'água e sair pela cidade, com o som a mil, só tocando o que de pior se produz na MPB, e jogando água em quem passa pela rua.

Uma delícia!

hehehehehe

E quanto ao tópico ter desvirtuado, sem problemas.

Marverdi e Cláudio - SP.

Não esquentem.

Sigam meu mote: leiam só o que desejarem e esqueçam o resto.

 

 

 

Abraços,

 

Chico Neto

 

Editado por - chiconeto on 02/03/2004 13:54:01

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...