Olá viajante!
Bora viajar?
11 Dias vivendo a vida devagar na Chapada Diamantina
- Respostas 47
- Visualizações 18.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
samantha.v 19 posts
-
luesther 2 posts
-
betapsg 2 posts
-
Cris*Negrabela 2 posts
[align=center][t1]11 Dias vivendo a vida devagar na Chapada Diamantina[/t1][/align]
[align=justify]Esse é o relato de uma viagem de 11 dias pela Chapada Diamantina, na verdade 9 dias, porque o primeiro e o último foram gastos entre rodoviárias e aeroportos. Fiz a viagem sozinha, partindo do Rio de Janeiro, entre os dias 22/09/2011 e 02/10/2011.
Para todos os mochileiros cada viagem é um aprendizado novo, principalmente quando se está sozinho. Mas essa viagem em especial foi uma experiência muito boa para mim, uma renovação de espírito! Aproveito então para deixar um agradecimento especial a todas as pessoas que fizeram esses dias tão incríveis, saibam que cada um de vocês significou algo importante para mim, e eu agradeço muito por isso. Uma das grandes lições dessa viagem foi que mais importante que os lugares são as pessoas, e mais importante que as viagens são as experiências.
Esse é mais um dos meus relatos realmente longos e detalhados, como de costume, e confesso que dessa vez não fiz nenhum esforço para ser mais breve, desisti. Sei que são poucos os que vão ter paciência para ler, mas sempre tem um louco, então isso já me deixa feliz.
[t3]Dia 1 – 22/09/2011 – Ida para Lençóis[/t3]
Decidi fazer essa viagem para desestressar de um período um pouco conturbado, estava estudando muito para fazer alguns concursos e achei que seria uma boa tirar uns dias de férias antes das provas. Se foi a decisão certa só vou saber daqui a alguns meses, mas independente de qualquer coisa achei que não deveria abrir mão do que mais me faz feliz, e resolvi viajar.
Escolhi ir para a Bahia e peguei as passagens com milhas em uma promoção do Smiles, saiu por 11.000 milhas a ida e a volta (o normal é 20.000). A intenção inicial era ir pra Morro de São Paulo e Boipeba, e ficar só curtindo a praia mesmo, mas depois de analisar a oportunidade e conversar com algumas pessoas acabei mudando o destino para a Chapada Diamantina. Então aproveitei e já comprei antes pela internet a passagem de ida para lençóis para o mesmo dia da minha chegada em Salvador, e reservei 2 noites no Hostel da Chapada (rede HI). Então o que eu tinha certo era isso, a ida pra Lençóis e a volta de Salvador para o Rio no dia 02/10/2011. No meio disso tudo era possível.
Meu vôo pela Gol chegou em Salvador às 13:20, fui direto na informação turística para perguntar sobre os ônibus para a rodoviária. Enquanto esperava para me atenderem conheci a Fernanda, com quem eu já havia trocado uns emails por intermédio da Rachel (que vai entrar na história daqui a pouco). A Rachel, carioca como eu, postou um tópico no companhia para viajar e vi que ela ia nas mesmas datas que eu, resolvi arriscar um contato meio com o pé atrás. Nas nossas trocas de emails também estavam a Fernanda, de São Paulo, que iria para Lençóis no mesmo ônibus que eu, e a Miriane, também de São Paulo. Todas estávamos indo sozinhas e resolvemos nos encontrar por lá. Nunca tinha usado o companhia para viajar antes, e deu super certo, todas as pessoas que conheci nessa viagem foram muito legais.
Então eu e a Fernanda saímos do aeroporto para pegar o ônibus para a rodoviária, para fazer o trajeto mais rápido pegaríamos 2 ônibus, indo pelo Avenida Paralela. Enquanto estávamos esperando no ponto 2 taxistas abordaram a gente oferecendo a corrida por 10 reais por pessoa. O primeiro foi dispensado porque queria colocar além dele outras 5 pessoas dentro do táxi com suas bagagens. Mais tarde fomos descobrir que uma dessas pessoas era o Ronaldo, que passou quase a viagem toda com a gente. No segundo taxista aceitamos, não sem antes desconfiar bastante, já que éramos só nós duas e ele ganharia 20 reais por um trajeto que costuma custar 50. Ele explicou que tinha vindo trazer um passageiro e não queria voltar com o táxi vazio, os 20 eram só pra que ele não tivesse prejuízo. Resolvemos ir e chegamos na rodoviária em 20 minutos, durante os quais o taxista dirigia a emocionantes 50 Km/h na via expressa e citava textos da bíblia numa tentativa de nos converter. Ele foi só a primeira das muitas figuras que tivemos a oportunidade de conhecer nessa viagem. Uma breve observação: não recomendo a nenhum mochileiro inexperiente fazer o que fizemos, pegue o ônibus.
Chegando na rodoviária fomos direto no guichê da Real Expresso trocar nossas passagens. O ônibus que pára em Lençóis é da linha Salvador-Seabra, e tem 3 saídas diárias, o nosso era o das 16:30, com chegada prevista para 22:30, mas na verdade chega sempre por volta das 23:00. Enquanto esperávamos o horário do embarque almoçamos na rodoviária no Subway. Lá também tem um Mcdonalds e outros lanches mais baratos. E fomos também num mercado que tem lá dentro da rodoviária mesmo, porque eu tinha esquecido de levar lanches para as trilhas. Enquanto estávamos no mercado com as mochilas nas costas mais uma das coincidências do dia aconteceu. Um homem com sotaque de argentino me perguntou:
- Estão indo para Lençóis?
- Sim.
- Já tem lugar para ficar?
- Já, fizemos uma reserva.
- Ah sim, está bem.
E saiu. Esse era o Juan (figuraça número 2), o dono do hostel que nós havíamos reservado. Junto dele estava a Márcia, sua esposa, mas eu não a tinha visto. Só fomos descobrir isso de noite quando chegamos no hostel.
O ônibus da Real Expresso é muito bom, a única coisa chata é que é um pinga-pinga danado que torna a viagem muito demorada. Por volta de 21h faz uma parada numa lanchonete para o jantar. Chegamos em Lençóis 23:15 e o transfer do hostel estava nos esperando lá (é de graça, basta avisar para eles o horário da chegada).
No hostel fomos recepcionadas pelo Carlinhos, que é o vigia noturno, e o Bruno, um gaúcho super simpático que havia largado a vida em Porto Alegre para trabalhar no hostel. Aproveitamos e já agendamos com ele o passeio do dia seguinte, o único que tinha grupo formado era o roteiro 1, então não tivemos muita opção. Nem precisa falar que estávamos mortas da viagem e fomos direto dormir.
Gastos antecipados:
Passagens Rio de janeiro – Salvador – Rio de Janeiro: 11.000 milhas + R$40, 28 (taxas)
Passagem Real Expresso Salvador – Lençóis: R$ 54,32 (comprado no site da empresa)
Reserva Hostel Chapada: R$30 reais antecipado
A diária na baixa temporada é R$25 para alberguista e R$ 30 ara não alberguista. A carteirinha nacional custa R$20 e a internacional R$40. Então pra quem pretende ficar pelo menos 4 noites já vale a pena se associar à rede HI.
Total: R$124,60
Gastos do dia:
Taxi do aeroporto para a rodoviária: R$10
Taxa de embarque: R$1,20
Lanches no mercado: R$17,56
Almoço no Subway: R$10,15
Internet na rodoviária: R$2,00 (meia hora)
Lanche na parada da estrada: R$5,00
Total: R$45,91[/align]