Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Certificadoras de Mergulhadores...

Postado
  • Membros

Certificadoras de Mergulhadores...

Para você poder desfrutar de momentos incriveis é preciso estar regulamentado, certificado e sapiente da normas e condutas do mergulho.

Para isso voce deverá dar o passo inicial indo a uma escola/operdora de mergulho para fazer um curso ou um batismo.

As escola por sua vez lhe ensinara tudo o que precisa saber para cair na agua com segurança e desfrutar por completo do prazer de mergulhar.

Cada escola escolhe uma filosofia do mergulho. Esta filosofia é orientada pelas certificadoras, semelhante a grandes religiões (se me permitem a comparação), ou seja, varias visões com uma só finalidade, ser feliz!

Mas qual escolher? qual a malhor? qual a mais indicada no Brasil? e no exterior?

Não sei estas respostas mas vamos descutir...

[]s

• Respostas 35
  • Visualizações 23.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Certificadoras:

PADI - http://www.padi.com/

Provavelmente a mais popular do mundo, principalmente nas americas.

PDIC - http://www.pdic.com.br/

A certificadoras mais antigas do mundo, e que atua no Brasil desde 1989, estando presente na BA, DF, ES, MG, SP, PA, PE, PR, RJ, RN.

ADS - http://www.adsbr.com/

Fundada no Japão, atua principalmente no Pacífico, além dos EUA e Brasil.

NAUI - http://www.naui.com.br/

A filial brasileira treina e apóia os instrutores da NAUI de todo Mercosul.

IANTD - http://www.iantd.com.br/

Especializada em mergulhos técnicos.

TDI - http://www.tdisdi.com.br/

Esta é uma certificadora cujo diferencial é treinamento à distância (ensino online). Ela nasceu nos EUA e tb atua em mergulho técnico.

SBMA - http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma

Primeira certificadora de mergulho autônomo adaptado do mundo.

SSI - http://www.ssila.com/ssibrasil/index.htm

Escolas em BA, DF, PR, SC, SP,

CMAS - http://www.cmas.org/

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Dessas aí, conheço a PADI, a PDIC, a NAUI e a CMAS. Na boa, em termos de programa e métodos, não tem muita diferença entre elas. Basicamente, não muda muito no que você aprende numa e noutra. Inclusive, elas reconhecem umas às outras muitas vezes. Por exemplo, eu fiz o básico pela PDIC e o avançado pela PADI.

O que muda é o reconhecimento nacional e internacional. Você corre o risco de ir pra um pico e o dive master de lá não reconhecer sua certificadora. Nesse ponto, posso dizer que com a PADI não tem problemas, é praticamente universal. De toda forma, sempre que for mergulhar em algum lugar mais estranho, é bom ter confirmar se aceitam sua certificação.

Postado
  • Membros

Só pra dar uma idéia, há um monte de cursos e especializações que se pode fazer até se chegar a ser instrutor, por exemplo. Há uma linha de evolução de cursos, em geral: Básico - Avançado - Rescue - Dive Master - Instrutor, recheada por um monte de cursos de especialização.

Resumidamente:

Básico - noções básicas de mergulho, montagem de equipamento, segurança em geral. Você poderá mergulhar em águas abertas, durante o dia em pequenas profundidades (+/- 15m)

Avançado - noções de localização, recuperação, naufrágios, mergulho noturno e profundo. Além do básico já dá pra mergulhar à noite (fantástico) e até cerca de 30m. Com melhores noções de localização, diminui a necessidade de sair com um dive master. Pré-requisito: Curso Básico e 5 mergulhos comprovados.

Rescue Diver - resgate de pessoas no mar, recuperação de objetos, primeiros socorros e maiores noções de segurança no mergulho. Pré-requisitos: Avançado e especialização em Primeiros Socorros.

Dive Master - permite que você seja responsável por grupos de mergulhadores e possa organizar saídas. Rescue Diver, mais um monte de mergulhos registrados.

Instrutor - permite que você dê cursos e certifique mergulhadores.

Depois, ainda há outros cursos até você chegar a Diretor de Curso.

Fora esses, há um monte de especialidades. Uns podem ser feitos após o Básico e outros após o Avançado:

- Profundo

- Reconhecimento de Peixes

- Foto e vídeos sub-aquáticos

- PPB (melhora de flutuabilidade)

- Primeiros Socorros

- Naufrágios

- Mergulho em altitude

- Mergulho em cavernas

- Nitrox - diferentes concentrações de Oxigênio / Nitrogênio

- Trimix - Nitrogênio + Oxigênio + Hélio

- Outros...

Postado
  • Autor
  • Membros

O que muda é o reconhecimento nacional e internacional. Você corre o risco de ir pra um pico e o dive master de lá não reconhecer sua certificadora. Nesse ponto, posso dizer que com a PADI não tem problemas, é praticamente universal. De toda forma, sempre que for mergulhar em algum lugar mais estranho, é bom ter confirmar se aceitam sua certificação.

Andre,

Vc disse tudo!

Eu comecei com a CMAS depois fui pra PADI e nao sai mais dela...

mas agora estou querendo fazer uns cursos tecnicos pela NAUI...

[]s

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

As operadoras de mais nome sao basicamente todas iguais.

PADI, PDIC, NAUI e CMAS sao as mais reconhecidas dentre as recreativas. Dentre as tecnicas q foram citadas acima nao precisamos falar muito pois se vc chegar la vai ter melhores infos ja com a pessoa q te recomendar os cursos tecnicos.

A padi eh de longe a mais procurada, nao quer dizer q seja mais reconhecida, pois as 4 q citei acima sao aceitas, ate onde eu saiba, em qquer lugar do mundo.

A padi se gaba de ser a melhor. Bom, nao eh. Tudo vai depender muito do instrutor, independente do metodo vai ser a pessoa q te ensina q vai fazer a diferenca. A grande diferenca da padi eh q o material e os procedimentos sao altamente padronizados (mais q as outras) e no caso de vc der azar de pegar um instrutor grosso ele tem menos possibilidade de fazer cagada se estiver seguindo a metodologia padi pois ela tem uma cartilha q todo instrutor tem q seguir em qquer lugar do mundo.

Mas se vc mergulhar em um dive centre com boa reputacao os profissionais serao bons independente da certificadora deles.

Pela padi ser a mais procurada, pois eh como a coca cola e faz um trabalho de marketing impressionante e assim eh a mais procurada, eu recomendo as pessoas q queiram se tornar um profissional q sejam um profissional padi pois eh mais facil de arrumar trabalho. Tem operadoras no mar vermelho por exemplo q so contratam padi. O curso de instrutor padi eh muuuito mais caro q os das outras certificadoras... mas eu fiz o padi, por pura praticidade. Nao levanto bandeira de ninguem. So a minha mesmo :)

Postado
  • Membros

É isso aí, Xaliba.

Certificadora é tudo mais ou menos igual.

O que muda realmente é a qualidade do seu instrutor!

E comercialmente, a PADI é bem mais agressiva, sendo mais ou menos ponto pacífico que pra quem pretenda trampar com isso, ser instrutor PADI facilita a vida. Mas quem como eu começou no mergulho como hobby e por amor, é fogo engolir toda aquela coisa de "vender curso e equipamento" no meio da aula. Confesso q sempre me senti bastante desconfortável com isso.

Se for apenas para ser certificado e fazer seus mergulhinhos à vontade, qquer certificadora dessas citadas acima são basicamente iguais. Apenas a CMAS tem ou tinha validade na sua certificação, o que pode ser um fator de segurança, ou de chateação no futuro!

Postado
  • Membros

cara, acho q a validade nao faz diferenca nao. Primeiro eu nem sabia q tinha validade em certificacao e se dependesse de mim ninguem seria limado por isso. Outra, a 'validade' eh qto tempo a pessoa esta sem mergulhar, em geral mais q um ano tem q fazer no minimo um refresh (isso em teoria tb). Eh tb como a validade da carteirinha de DM. So pq vc nao paga mais a padi nao quer dizer q vc nao possa mais guiar pessoas em mergulhos e q vc nao seja qualificado pra isso. Quer dizer q vc nao pode representar a padi em cursos, nao pode trampar em cursos, mas qdo vc guia alguem nao esta representando ninguem, so vc mesmo e a operadora pra quem vc trabalha.

Postado
  • Membros

fala aí, galera!!!!

mt bom esse papo das certificadoras!!!

me ajudou mt, escolhi a PADI pq acho q naum vou ter problemas nos lugares q planejo mergulhar...

mas sempre vale dar uma pesquisada nesses detalhes antes da viagem, pra naum rolar akela decepçaum...

e o importante é isso q o Xaliba falou, o importante é estar sempre praticando pra naum perder a prática e naum se colocar em risco!!

isso vale pra mergulho, voo de parapente, surf, trekking tudo, mas como isso geralmente vira vício, acho q a maioria tá sempre praticando...

akele abraço!!

Postado
  • Membros

Fala Xaliba!

Eu acho a validade das certificações CMAS (que eu nem sei se ainda existem...pode ser q tenha mudado) um pé no saco.

Aqui em Santos, por exemplo, uma vez apareceu um mergulhador do interior com a certificação vencida, chateado pacas pq o único certificador, q tenho certeza de q vc conheceu já q conhece o povo aqui do pedaço, cobrou dele os olhos da cara para renovação. Saía quase o mesmo q fazer uma nova certificação, e foi o que ele fez, pela SSI, q não tem validade, assim como a PADI, a PDIC e a NAUI.

Vc está coberto de razão qdo afirma que é importante (e seguro!) a pessoa q fica tempos sem mergulhar fazer uma reciclagem. Também defendo isso. Mas qdo vc tem apenas uma certificadora com validade de certificação, e mal representada no país, sorgem essas situações onde um espertalhão tenta se aproveitar do problema alheio. Tá compreendendo o que to criticando?

Postado
  • Membros

cara, entendo sim. Eu so nao entendo como tem gente q encana em validade se todas as outras nao tem validade. Se fosse comigo eu mandava neguinho cagar. Eh como no caso dos mergulhadores jr da padi. Depois q vira 'adulto' a pessoa tem q trocar a carteirinha se nao nao pode mergulhar sem as restricoes do jr pro resto da vida!!!!!! Se nao pagar por uma carteirinha nova tem q mergulhar como jr mesmo q vc tenha vinte anos! Tem umas coisas tao estupidas nesse mundo. Mais estupido q isso so quem segue essas regras.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.