Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Rússia - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Estou na Russia desde 11/out ate' dia 20, passei 4 dias em SP e agora estou em Moscou. Aqui vao umas dicas.

O pai's e' muito menos barra pesada do que imaginam, apenas a burrocracia do visto e' que atrapalha - pra consegui-lo, tem que obter convite de alguem aqui, pagar algo entre 65-120 dolares, e chegando aqui tem que registrar o visto por uns 75 reais ou mais. Sem registrar o visto pode haver problema com a policia na rua e pra sair do pais. Mas o hotel ou albergue cuidam do registro.

Na fronteira, eles devem alem do mais te dar uma carta de imigracao, sem a qual fica mais dificil mas nao impossivel registrar o visto. Eu cheguei de onibus pela Estonia e nao me deram a carta, mas no final conseguir regustrar depois de passar um dia de medo!

Nos albergues geralmente eles vendem passagens de trem, aviao, etc, mas cobram uma comissao astronomica, queriam me vender por 900 rublos (90 reais) uma passagem que na estacao comprei por 510 rublos (S.Pet. - Moscou, lugar sentado, sete horas, trem confortavel). Mas os precos sao malucos, fui comprar uma cueca e custou 400 rublos! Um lanche no McDonalds sai por 110 rublos.

E' importante saber o alfabeto russo de cor, senao vc e analfabeto aqui e nem sabe ler o nome das ruas. Eu gracas a Deus falo russo (meia-pataca, eh verdade), o que me salvou de varias situacoes, como a do preco da passagem: sem falar um minimo de russo, eh dificil comprar na estacao.

No metro^ de S. Pet quase me levaram a carteira que estava no bolso de tras, isso numa hora de pico, milhoes entrando no vagao. Cuidado, guarde as coisas em bolsos internos.

Em Moscou agora mesmo estava perto da Praca Vermelha e cai do bolso dum cara que estava correndo um puta mac,o de dolares, e um outro cara do meu lado pega e, sabendo que eu vi, me diz " vamos dividir", eu disse que eh errado e chamei o cara, mas o outro disse que o dinheiro estava numa barraca e eu nao consegui falar russo suficiente pra explicar, mas depois eu chamei o cara e ele pegou o dinheiro do outro.... p**a m***a!

Fora essas anomalias, a Russia eh um pais civilizado onde todo mundo le Dostoievski no metro^ enquanto uns vestem a a ultima moda em roupas e estilo. Apenas relato o lado negativo para preparar as pessoas! Aqui tem varios shopping centers e o pessoal anda muito bem vestido, as mulheres sao espetaculares, a balada e bem agitada e tudo eh muito cosmopolita e informatizado. A venda de bilhetes de trem eh informatizada, tem sistema de reserva online e tal. Existe uma classe media bem vasta aqui, embora haja um fosso maior entre ricos e pobre aqui do que na Europa ocidental e mesmo Polonia e Lituania.

Os albergues sao de um nivel mediano, e custam mais de 20 dolares por dia, enquanto que albergues excelentes da Polonia (Nathans Vila, Mama's Hostel Krakow) cobram uns 11 euros por dia e tem nivel alto.

Qualquer duvida mandem um e-mail!

Sobre o alfabeto russo... Deve ter site mas o melhor e' comprar um livro pela livraria cultura de Sao Paulo ou pela Amazon, inclusive russo pra viagem e tal. O alfabeto russo e facil, eh uma questao de pratica.

• Respostas 462
  • Visualizações 124.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá pessoal!

Sou novo no "mochileiros", mas estou tentando ler tudo sobre a Rússia por aqui e tirar o tempo perdido =)

Vou chegar em Moscou no dia 14/06 e voltar para São Paulo em 24/06.

Nestes 9 dias úteis, pretendo conhecer também São Petesburgo.

De começo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar nestas 2 coisas:

1) Li sobre o "Anel de Ouro" (http://www.tchayka.com.br/roteiros/tours_2011/TCHAYKA%20-%20ANEL%20DE%20OURO%20MOSCOU%202011.pdf) Alguém já fez estas cidades? Vale a pena investir 3 dos 9 dias neste programa? Ou em apenas 1 destas cidades? ( SÉRGUIEV POSSAD / SÚZDAL / VLÁDIMIR / ?)

2) A maioria pensa em fazer de trem o percurso entre Moscou - São Petesburgo, pesquisei passagens aéreas por cerca de 3.000 rublos o trecho. Vale a pena ir de avião de dia ou pegar um trem noturno?

Obrigado pessoal =)

Abs

Postado
  • Membros
Olá pessoal!

Sou novo no "mochileiros", mas estou tentando ler tudo sobre a Rússia por aqui e tirar o tempo perdido =)

Vou chegar em Moscou no dia 14/06 e voltar para São Paulo em 24/06.

Nestes 9 dias úteis, pretendo conhecer também São Petesburgo.

De começo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar nestas 2 coisas:

1) Li sobre o "Anel de Ouro" (http://www.tchayka.com.br/roteiros/tours_2011/TCHAYKA%20-%20ANEL%20DE%20OURO%20MOSCOU%202011.pdf) Alguém já fez estas cidades? Vale a pena investir 3 dos 9 dias neste programa? Ou em apenas 1 destas cidades? ( SÉRGUIEV POSSAD / SÚZDAL / VLÁDIMIR / ?)

2) A maioria pensa em fazer de trem o percurso entre Moscou - São Petesburgo, pesquisei passagens aéreas por cerca de 3.000 rublos o trecho. Vale a pena ir de avião de dia ou pegar um trem noturno?

Obrigado pessoal =)

Abs

14.06. no ano 2012?

com 9 dias apenas cabe, pelo menos, SÉRGUIEV POSSAD - 90 km de Moscou, excursão fácil de 1 dia.

Se gostar, pode fazer SÚZDAL / VLÁDIMIR em 1 dia também (200 km de Moscou e 20 entre duas).

Trem noturno (principalmente na 3a classe) compensa, economiza também tempo e pernoite em hotel.

Postado
  • Membros

Olá Russo!

Desculpa, escrevi o mês errado, é julho, ou seja, daqui umas 3 semanas!

Obrigado pela dica de Sérguiev Possad, li boas referências desta cidade também neste blog (http://arquivodeviagens.wordpress.com/2008/09/12/sergiev-posad/)

Vi que o verão é chuvoso, e falei com o Aquiles aqui do fórum, que está em Moscou agora, e esta pegando chuva também.

Não sei qual sua experiência em dias de chuva em Moscou e St. Petesburgo, mas vc sabe como aproveitar as cidades nestes dias? =/

Abs

Postado
  • Membros
Olá Russo!

Desculpa, escrevi o mês errado, é julho, ou seja, daqui umas 3 semanas!

Obrigado pela dica de Sérguiev Possad, li boas referências desta cidade também neste blog (http://arquivodeviagens.wordpress.com/2008/09/12/sergiev-posad/)

Vi que o verão é chuvoso, e falei com o Aquiles aqui do fórum, que está em Moscou agora, e esta pegando chuva também.

Não sei qual sua experiência em dias de chuva em Moscou e St. Petesburgo, mas vc sabe como aproveitar as cidades nestes dias? =/

Abs

Estamos embarcando hoje, estaremos em Moscou 21-23.06 e 18.07.

Restante para Transsib e interior

SPb é famosa de chuvas, mas sempre levei sorte lá; A dica é visitar mais museus, só o Hermitage merece 2 dias.

Bons passeios!

Postado
  • Membros
Boa viagem, Russo! Quando voltar faz um relato aqui pra gente. (=

Obrigado!

Chegamos com atraso de 5 h (culpa da Iberia), mas tudo OK.

Ja compramos todas passagens de trens, pagando um pouco acima do nosso orcamento minimo e bem abaixo do limite aceitavel.

Detalhes - no relato final, agoro ficarei 4 semanas com acessos esporadicos a internet.

Abracos de Moscou e boas viagens a todos!

::otemo::

Postado
  • Membros

Gente, sei que está difícil contato com o Russo, mas quem puder me ajudar: estarei chegando provavelmente em São Petersburgo no dia 03 de agosto, vindo de Helsinque. De São Petersburgo irei a Moscou para no dia 6 de agosto voltar para a Alemanha. Amigo, como faço tais trajetos de trem? Há indicação de guia que fala português ou espanhol entre 3 e 6 para as duas cidades? fiquei um pouco preocupado com alguns relatos sobre a Rússia, do seguinte endereço: http://www.orkut.com/CommMsgs?start=1&tid=5571589034168005893&cmm=780651&hl=pt-BR.

Abraços,

David

Postado
  • Membros

Opa, David, tudo bem? Então, você faz questão de fazer esse trajeto SP-Moscou de trem? Você tá com um tempo muito curto, se eu fossse você iria de avião, é mais rápido e mais barato até.

De qualquer maneira estou te mandando o link dos horários/preços de trem pra você ter uma idéia e o link de pesquisa de passagens aéreas:

http://trains.waytorussia.net/trains/index.php?type=1&cityt1=&cityt2=&sttSelect1=Saint%20Petersburg&sttSelect2=Moscow&cntSelect1=Russia&cntSelect2=Russia&travelDate1=5.6.11&currency=USD&plusMinus=1&period=0&time=m&refp=46&step=3

http://www.skyscanner.com.br/voos/led/mosc/110805/tarifas-aereas-de-s%C3%A3o-petersburgo-pulkovo-para-moscovo-em-agosto-2011.html

Além disso, vai ser impossível você conhecer São Petersburgo e Moscou em 3 dias, mas se é o tempo que você dispõe o que você pode fazer é escolher só uma cidade, ou ficar 1 dia e meio em cada uma, mas repito, não vai dar pra conhecer NADA das duas cidades.

Quanto à guia, eu não conheço nenhum, mas vou estar em São Petersburgo quando você estiver. Se você quiser, posso te ajudar lá. :P

Espero ter ajudado!

Postado
  • Membros

Carol, muito obrigado pela informação, show mesmo!... Estou pensando em ficar dia 03 e 04 de agosto inteiros em S. Petersburgo e 05 e 06 praticamente inteiros em Moscou (já que meu avião para a Alemanha sai às 17:00 do dia 6) com certeza quero contato contigo quando chegar em São Petersburgo... O bilhete de trem posso comprar direto pelo site que você sugeriu ou posso comprar em S. Petersburgo? Simulei para o dia 4 a noite e as diferenças de preços foram enormes: e 3ª Classe é a metade do preço da 2ª Classe (sopesando segurança, conforto e preço, qual classe você sugere?) Mais uma vez muito obrigado.

Postado
  • Membros

Eu não sei te dizer porque nunca fiz esse trajeto de trem, então não sei bem as diferenças.

Mas pelo que eu li aqui, parece que vale mais a pena a 2ª classe.

Dá uma lida aqui no link que vou te mandar, eles falam das características de cada trem:

http://www.fodors.com/community/europe/night-train-from-st-pete-to-moscow.cfm

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.