Ir para conteúdo

Equipamento próprio - por onde começar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Murillus, concordo com vc.

 

So pra dar um bom exemplo. Antes de eu ir trabalhar no mar vermelho estava vivendo na inglaterra, mas qdo fui pra la nao tinha a menor ideia q ia parar no egito pra trampar mergulhando. Meu equipo estava todo aqui no brasa. Qdo fui ver precos de envio pelo correio percebi q gastaria a mesma grana comprando equipos usados no ebay. Entao melhor gastar grana com equipo e ter dois do q gastar em deslocamento, e se eu quisesse vender depois ainda teria o meu equipo no brasa.

 

A grana tava curta. Colete, regulador e nadadeira usados nao tem erro. Ja roupa e mascara eh complicado pois elas pegam a forma do seu corpo, e entao mandei vir do brasil o q eu ja tinha. Achei no ebay por um preco ridiculo de barato um regulador us divers daqueles conshelf antigao, de metal! Liguei pro meu mecanico aqui em sampa e ele me falou q nao era roubada nao, q podia comprar q ainda tinha peca de manutencao no mercado tranquilo. Paguei 60 libras inglesas! Comprei tb um colete scubapro meio antigao ja meio desbotado e nao muito confortavel mas todo inteiro, funcionando perfeito. Tb 60 libras inglesas. 120 libras era o preco de um regulador ou colete usado por la, um legalzinho! (como ninguem quis pq achou q era roubada eu arrematei os leiloes pelo preco inicial, esses equipos nao tiveram um lance sequer)

 

Resultado, sempre se recomenda fazer manutencao do equipo, principalmente regulador qdo se compra usado. Na inglaterra fazer a manutencao do reg ia custar 70 pounds! Falei pro cara, po, eu paguei 60 na bagaça! Ele veio com um papinho aranha q minha vida dependia daquilo. Bom, eu ja era mergulhador macaco veio. Sabia q o maximo q pode acontecer eh a parada entrar em freeflow e eu ter q abortar o mergulho, contanto q nao esteja em deco, claro. O cara nao queria nem me vender so o kit de reparo! (cusao!) Resultado, mandei vir o kit do brasil tb, paguei baratinho. Olha so q coisa, tudo bem q eu era profissional e o mecanico aqui deu esse boi pra mim, o q nao rolaria pra um mergulhador nao profissa, mas la na ingla, os caras tao cagando. Eh q todo mundo tem grana la entao eles nao querem nem saber de dar desconto. Enfim. Nao fiz nenhuma manutencao no equipo la no egito ate os primeiros 200 mergulhos!!!! Comecou a ter um vazamentinho de ar na junta da mangueira com o primeiro estagio, mas como meu consumo de ar eh bom, com a perda de ar eu consumia mais ou menos o mesmo tanto dos clientes "bons". Qdo a coisa comecou a vazar demais e eu tinha q voltar para o barco com 10 bar ou menos pra deixar os caras com nao mais que 50 dai resolvi q era hora de trocar a mangueira (isso foi depois dos 200 merg).

 

Colete nao tem o q dar pau. Na boa, nao tem. Nao um pau q coloque sua vida em risco. Como o murillus falou, ao menos nao em mergulho recreativo. Q eh o meu negocio, nunca fiz mergulho tecnico.

 

Nadadeira como comprei usada nao experimentei e ela nao cabia no meu pe com a botinha, cabia, mas ficava meio gozada. Dai com o tempo descobri q se eu usasse essa nadadeira aberta so com a meia de neoprene, ela encaixava PERFEITAMENTE, eu nao tinha mais q ficar usando botinha, os mergulhos eram todos do barco e a agua era quente. Amei, hoje nao troco mais a meia com nad aberta pela botinha, nao mesmo. A nao ser q tenha q andar, sei la, qdo trampo em pesquisa, mas em mergulho recreativo saindo do barco, sussa. Mas dei sorte q esse modelo se encaixou perfeito no meu pe.

 

Mascara tenho uma look technisub, a melhor mascara q ja experimentei em 19 anos. Nao troco ela por nada! Nada. O material dura para sempre, ela ajusta as tiras num piscar de olhos, a posicao dos vidros te da uma visibilidade fantastica e o acesso do nariz eh imediato. E ainda da pra colocar lentes se vc quiser. Recomendo 100%!!!

 

Dai todo o equipo q eu tinha no egito era: Mascara, snorkel (aquele airsub bem simplinho, tb o melhor q tem e baratex, o mesmo ha 19 anos), roupa, meia, nadadeira tusa imprex (comprei no chute pq tava barato mas gostei muito). O colete meio peba, nao muito confortavel mas dava pro gasto total, o reg de metal, hehe, q eu adoro, adoro ser vintage, a galera te respeita, haha. Falando assim ate parece q eu sou um tiozao neh? (tenho 33). Tinha manometro e profundimetro (pra ficar de backup do profundimetro do computer). Um relogio citizem normal (q eh muito bom), so com os ponteiros das horas e com a catraca de mergulho pra ficar de backup de timer. Computador suunto geko q eh (pelo menos era) o nitrox mais barato do mercado. E na boa, computer eh tudo igual, se for de marca boa e tiver as funcoes q vc quer pode comprar o mais barato sem erro. E pra finalizar uma bussola de pulso da mais barata q eu achei q eu amarrava no colete. So, mais nadinha.

 

Sem luvas e sem faca, elas sao totalmente desnecessarias e um tanto nocivas para a vida marinha (vide meu post aqui em mergulho-t27463.html).

 

Gentem, isso eh o q vc precisa. Nada mais. As lojas precisam vender, a padi adora ficar vendendo tudo, eles citam no manual basico acho q umas 150 vezes, de proposito, pra vc comprar suas coisas. Qdo vc faz o curso de instrutor eh incentivado a ficar vendendo coisa pros seus alunos. Inclusive na prova, na parte da aula teorica, se vc recomendar um equipamento vc ganha bonus!!! E se ela sabe q eu to dando esse depoimento aqui eu sou excomungado, hehe. A galera da industria do mergulho aqui do brasa tb nao vai gostar nada. Inclusive eh bem capaz q se vc falar disso com seu instrutor ou sua loja preferida eles vao falar q eu to falando besteira. Bom, quem deles tiver mais de 1.000 mergulhos E q nao seja a maioria feita dando checkout na baia da ilha grande na CNTP (condicoes normais de temperatura e pressao) pode vir falar alguma coisa.

 

A galera como ta acostumada a "ter" q comprar isso e aquilo, era impressionante como a galera q eu levava pra mergulhar, principalmente os ingleses, tinham tudo q era tranqueira. Os caras me viam com um cabelo doido, os equipos velhos (desacreditavam) e a barba por fazer, eles ficavam meio receosos. Mas qdo a gente caia na agua eles viam q estavam em otimas maos. Inclusive a "escola" de mergulho brasileira eh mil vezes melhor q a europeia. Aqui a gente tem q ralar pra caralho, la tem os caras q fazem tudo e raramente um instrutor sabe operar o compressor pra encher uma garrafa e nao tem forca pra carregar os cilindros ou acha carregar as paradas um absurdo. 60% deles nao duraria uma semana em noronha.

 

Claro q eu tive o aconselhamento do mecanico e toda minha experiencia pra fazer o q fiz e comprar o q comprei, mas nao acreditem sempre nesse papo de ir sempre pelo mais caro. Todos os equipos de marca boa sao confiaveis. O q muda com o preco eh o conforto. Eh claro q o equipo mais caro do mercado eh bem mais confortavel q meu colete peba (q nao ajusta direito no corpo) e q meu reg de metal (q eh pesado e pesa na boca e o fluxo de ar nao eh tao macio), mas nao se iludam, se a marca for confiavel, preco nao eh sinonimo de seguranca.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Muitos anos atrás eu "comprei" uma máscara LOOK nas "LOJAS LAGE", e ela ficou de reserva no barco por anos. Excelente!

Eu pessoalmente gosto muito mais das máscaras de pequeno volume interno. Servem tanto para autônomo qto para snorkel.

Nadadeira, a q eu mais curti até hoje foi uma Masterfrog, da Cressi. Grandalhona, não é das mais felxíveis, mas dá um impulso bastante potente. Tive outras depois, mas nenhuma q se comparasse.

Regulador, eu acho q sendo balanceado, pra ser mais eclético, a imensa maioria é bom. Só q tem de revisar, e custa caro.

Mando praticamente todo ano os meus pra revisão, e acho q é uma grana bem gasta. Fora q papear com o Jamel é sempre muito legal!

Roupa eu desencanei de gastar muito.

Uma roupa 2 peças de 5mm, e uma de 7mm pra água muito fria, ambas compradas em oportunidades, e eu to bem vestido pra todo tipo de clima!

Se a coisa apertar, boto uma camiseta de 0.5 ou 1mm por baixo.

Meu colete é o mesmo há uns 10 anos. Um Mares basicão, sem lastro integrado (o terror dos divemasters!! hehehehehe). Ele deve ter furos, pq desinfla sozinho, mas é tão lentamente, q nem significa riscos......só trocaria se pintasse alguma boiada MUITO grande!

Snorkel, é como o Xaliba disse.....um simples e baratinho resolve BEM! Não precisa mais.

Eu tenho uns mais invocados, mas tbém foram "comprados" nas Lojas Lage. É impressionante como se "compra" equipamento nessas Lojas. Até uma Motormarine II eu já comprei uma vez, mas na loja ao lado, a LOJA CALHAUS. Obviamente, o "produto" foi devidamente devolvido ao dono. A gente só "compra" o que não se acha o dono. Fora isso, máscara, snorkel, facas (qdo se podia usar faca na Lage) e mais uma gama de peças de mergulho são frequentemente achadas pelo fundo.

No fim das contas, acho q o melhor equipamento é aquele q te atenda devidamente, sem q vc precise gastar uma fortuna. O mais simples também tem menos o que dar defeito....acho importante isso!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

bom, como ja foi dito, o basico pra vc mergulhar eh sua propria mascara, nadadeira e snorkel.

nem sempre o mais caro eh o melhor, vai de pessoa, e de como se sente confortavel

 

as melhores mascaras sao as de silicone, e para experimentar coloque com a tira pra traz e sugue com o nariz, sem a tira, se ela ficar rpesa eh pq ficou boa,

 

snorkel qqr um serve, ams eh sempre bom ter um com o bocal de silicone tbm, pq fica mais confortavel se vc vai fazer mergulho livre por exemplo, e eh bom tbm ter quebra onda e valvula.

 

nadadeira, as melhores sao as abertas (q usa com bota) elas sao mais praticas, vc pode andar na praia por exemplo com a bora entrar no mar e soh encaixar a nadadeira, alem de sua performance para metgulho autonomo ser mto melhor, pois elas sao mais resistentes.

 

roupa e colete eh importante ter o seu, justamente por ser o sue, e vc estar acostumado com ele, vc fica mto mais confortavel no mergulho.

 

outra coisa q eu axo essencial eh uma luva de neopreme um pouco grossa, as vezes vc pode precisar se segurar em lgo e nem sempre vai ser uma superficie lisinha, se vc estuiver sem luva pode machucar a mao e feio.

 

 

regulador tbm eh bom ter o sue proprio, principalmente pq eh uma coisa q vc vai estar sempre com a boca nele, entao, eh melhor q seja sempre a sua bocvca, hehehe.

 

manometro, e outras coisas como cilindro, etc nao eh essencial comprar, pois custa caro e precisa de manutencao, eh mais facil alugar.

 

outra coisa q julgo importante, eh uma faca e uma lanterna. a faca nao encessariamente pra se defender, hahaha, mas as vezes para usar como alavanca, etc. e a lanterna pq mtas vezes vc qr ver oq tem dentro de uma fenda e nao consegue, foram q eh indispensavel em mergulhos noturnos (por motivos obvios, hahaha)

 

bom, espero ter ajudado

Link para o comentário
  • Colaboradores

Renato, discordo totalmente quanto a necessidade de faca e luva. A luva ainda pode ter importância para proteção do frio, se estiver mergulhando em águas abaixo de uns 18oC ou 20oC, mas estando lá embaixo não há a necessidade de segurar em nada. Até porque se tiver, será grande a chance desse algo ser um coral ou algo vivo. Agora, faca é de menos necessidade ainda. Fazer alavanca pra quê?

 

Concordo totalmente com o que o Xaliba escreveu lá em cima e nesse post: http://www.mochileiros.com/mergulho-t27463.html

 

Pra falar a verdade, durante o mergulho em si, a utilidade dos braços é quase nula. Os meus ficam cruzados o tempo todo.

 

outra coisa q eu axo essencial eh uma luva de neopreme um pouco grossa, as vezes vc pode precisar se segurar em lgo e nem sempre vai ser uma superficie lisinha, se vc estuiver sem luva pode machucar a mao e feio.

 

 

outra coisa q julgo importante, eh uma faca e uma lanterna. a faca nao encessariamente pra se defender, hahaha, mas as vezes para usar como alavanca, etc. e a lanterna pq mtas vezes vc qr ver oq tem dentro de uma fenda e nao consegue, foram q eh indispensavel em mergulhos noturnos (por motivos obvios, hahaha)

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra
nadadeira, as melhores sao as abertas (q usa com bota) elas sao mais praticas, vc pode andar na praia por exemplo com a bora entrar no mar e soh encaixar a nadadeira, alem de sua performance para metgulho autonomo ser mto melhor, pois elas sao mais resistentes.

 

oi renato, vou discordar de vc aqui. Nadadeira eh questao de gosto. A aberta nao eh necessariamente melhor e pronto. Cada uma tem seus pontos positivos e negativos. Nadadeiras fechadas bem cuidadas e de boa qualidade duram pra sempre, as abertas nao sao mais resistentes. A vantagem da nad aberta eh a bota em caso de extremo frio, por ex qdo vc usa roupa seca ou umida mas em locais muito frios. Eu conheco pessoas q nao querem nem ouvir falar em nad aberta. E pra fechada vc pode usar meia de neop, claro q nao esquenta tanto qto a bota mas quebra um galho.

 

Nao acho q o fato de as nadadeiras serem abertas ou fechadas influam necessariamente em performance, talvez por a nadadeira fechada se moldar melhor no seu pe ela te de uma melhor performance, mas prefiro nao generalizar.

 

Eh isso, so acho q temos q ter cuidado com generalizacoes.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Atualmente muitos locais de mergulho sob legislação ambiental restritiva proibem o uso de luvas e facas como forma de tentar evitar que as pessoas toquem no substrato (luvas) ou danifiquem alguma coisa (com uma faca, por exemplo).

Até acho q para vários casos de falta de noção de senso e de senso de noção para com o meio ambiente essa proibição é válida, e por uma questão de contribuição com a preservação eu não censuro, mas em outros casos há uma certa falta de bom senso.

Na Lage de Santos, por exemplo, no inverno é frio, e no verão, mesmo sob o mais forte calor, há termoclinas bastante acentuadas q chegam a inviabilizar o mergulho abaixo de certa profundidade....geralmente nem é muita profundidade.

Para quem não sabe, "termoclina" ocorre qdo se tem 2 camadas de água distintas em salinidade, densidade, etc, e principalmente temperatura, q se sobrepõe. Assim, da superfície até uma certa profundidade a água é "quente", e a partir daí, para baixo, a temperatura sofre uma BRUSCA queda, sem intermediações, que eu já vi serem da ordem de até uns 10 graus célsius. Como mergulhar sem luvas num ambiente desses?

Em Arraial do Cabo e adjacências também é um problema mergulhar sem luvas. Em pleno janeiro já peguei 13 graus, e mesmo com roupa dupla de 7mm, botinha, gorro e luvas grossos, passei um frio do cão.

Sobre facas, só uma vez precisei de uma......acho q até dá pra passar sem. Mas q dá uma leve sensação de insegurança, isso dá.

Se vc está fazendo um mergulho num local bastante frequentado, tudo bem....sempre tem gente por perto. Mas se for mergulhar num local isolado, é um problema sério se algo ocorrer....

Enfim, acho q o que deva prevalecer seja o bom senso, sempre! Se não precisar, não se usa. Mas se achar essencial, certamente usarei!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

discordo totalmente quanto a necessidade de faca e luva.

 

 

faca = equipamento de segurança

 

como vc se sai de um enrosco em uma rede de pesca sem uma faca ?

 

[]s

 

Murillus, em teoria, no plano das ideias, seu argumeto ate esta correto. Agora na pratica, me diga qtas vezes vc ja precisou ou ja viu quem precisou - de ver mesmo, de estar presente, nao de ouvir falar - se desenroscar de uma rede com uma faca em mergulho recreativo? Se vc tiver atencao isso nunca vai ser necessario. Pelo mesmo raciocinio entao teriamos q mergulhar com ponteiras explosivas pra nos defender de tubarao! Mas na pratica isso nao acontece e nao eh necessario. E como na pratica vemos muita gente fazendo cagada com uma faca na mao, entao eu sou completamente contra o uso. Eu acho q esse papo da seguranca q a faca te tras tem q ser desmistificado.

 

Se vc vai fazer caca sub em locais de baixa visibilidade onde tem gente pescando com rede, dai sim, mas em mergulho recreativo, local bacana, vis boa, nao tem pq. E olha q eu ja mergulhei em muitas situacoes roots, hardcore, e nunca precisei de uma faca em baixo da agua.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Sem entrar no mérito se faca é dispensável ou não, já precisei de faca uma vez na Lage, mas foi só nessa vez.

O tempo virou de repente, e virou muito forte.

Daí, começamos a solicitar aos clientes q voltassem rapidamente a bordo, para tocarmos pro continente o mais breve possível, visto que a coisa iria ficar muito preta.

Só q devido ao vento forte q entrou, o cabo da poita estourou, e por sorte o marinheiro, numa presença de espírito que me surpreendeu, conseguiu ligar os motores da lancha e dar a ré, senão teríamos mais um naufrágio além do Moreia.

Só que nessas havíamos colocado uma boia à ré, pro povo q ia subindo se segurar e não ser levado pela correnteza, e esse cabo se enroscou no hélice de bombodo até o talo, e a boia, de fibra, ficou entalada entre o hélice e o casco.

Com o barco a deriva, foi necessário descer em meio à bateção do casco contra o mar agitado, forçar a boia para retirá-la do aperto, e cortar uma parte do cabo enrolado no eixo do hélice. Ali sim uma faca foi necessário. E é em situações como esta que eu penso como fazer sem uma faca. Talvez fosse o caso de se permitir facas apenas entre divemasters cadastrados, ou no caso da Lage, daqueles q têm o curso de Monitor.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...