Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

lordello_br

Viagem Europa abril/maio 2012 (hosp., transp., clima, língua, imigração...)

Posts Recomendados

Olá mochileiros,

 

Minha primeira vez escrevendo aqui, mas já a algum tempo tenho lido os relatos e dicas de todo mundo por aqui. (Não sei nem se estou postando no lugar certo)

Estou planejando uma viagem para Europa em abril/maio de 2012 e queria a ajuda de vocês para assim facilitar minhas decisões sobre a viagem.

 

Perfil: Será minha primeira viagem internacional (Paraguai-Pedro Juan Caballero, Bolívia-Arroyo Concepción e Argentina-Puerto Iguazú não contam) e provavelmente sairei daqui sozinho, companhias pelo caminho serão bem vindas. Estudei inglês, mas cheguei só até a metade do curso, meu espanhol é péssimo (meu português também) e francês nem tenho ideia.

Quero ir conhecer o dia a dia, ficar bastante tempo nas cidades por onde vou passar, caminhar bastante durante o dia, visitar museus e pontos turísticos, experimentar comidas típicas e claro que também conhecer um pouco da noite...

Tempo: ≥35 dias

Roteiro: Madri, Barcelona, Marselha, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Talvez Granada também, mas essas são as principais cidades, me disseram que sempre se visitam cidades próximas a essas indo e voltando no mesmo dia. Vou sair daqui com um roteiro detalhado, mas flexível pq provavelmente lá sempre mudamos de ideias.

 

 

 

A primeira coisa que quero perguntar é se essa época que quero ir é boa. Já pesquisei bastante e vi que está iniciando a primavera nessa época, as cidades começam a ficar mais verdes e coloridas.

Por causa do clima estou pensando em iniciar pelo sul (Madri) e terminar ao norte (Amsterdam), mas tenho medo de já estar cansado ao chegar em Amsterdam e não conseguir curtir direito. Vocês que já fizeram viagens por lá, será que cansa mesmo ou é tranquilo? Pq se for cansativo vou iniciar por Amsterdam.

Também estou com receio da Imigração por onde eu for entrar, mais tranquilo por Madri ou Amsterdam?

Estou com toda documentação ok, dinheiro, cartões, pretendo já ir com reservas dos hostels, passagens e etc. É muito complicado?

 

Eu ia de Iberia, mas depois que lí relatos na net sobre a empresa risquei da lista das possíveis. Provavelmente irei de KLM, acho que comprarei minha passagem ainda nesta semana.

 

Bom, como já disse não sou nenhum poliglota e meu inglês não é aquela coisa, mas leio bem e compreendo razoavelmente (a alguns anos venho assistindo filmes sem legendas). Falar é que é o problema, mas a necessidade faz o sapo pular... hehehe

O problema acho que será na França, pois sempre ouvi que lá eles abominam o inglês, e agora José? Da pra empurrar com a barriga? Só com dicionariozinho da pra passar?

Espanhol dá-se um jeitinho pq português e espanhol é quase a mesma coisa... hahaha

Li o pessoal falando bastante da barreira da língua e da falta de educação dos nativos em ajudar os desesperados estrangeiros pouco fluentes na 2ª língua... Real ou ficção?

De qualquer forma, acho que se a pessoa está disposta, sempre dá-se um jeito...

 

UPDATE:

Terminando os planos dos trechos na Espanha.

 

Mais perguntas virão depois, essas são as principais agora.

Obrigado,

Inté

Compartilhar este post


Link para o post

Bom, vou apenas comentar sobre oq eu posso, baseado nas minhas experiencias.

 

Sobre visitar cidades proximas...

Não conheço sua disponibilidade financeira, mas em todas as grandes cidades que eu fui, haviam casas de turismo onde voce pode facilmente comprar um pacote de uma viagem de 1 dia pra algum local proximo. Por exemplo: Chegando em Edimburgo comprei um passeio pra Highlands. Em Londres comprei para Stonehenge. Geralmente tem passeios para varios gostos e bolsos.

 

Não posso opinar sobre o clima, mas com não será mais inverno acredito que é uma boa época para viajar. Provavelmente vc não irá se arrepender.

 

Sobre imigração, não sei como funciona. Estou morando na Irlanda e estou com visto Irlandes de 1 ano. Não sei como funciona com visto de turista. Mas uma vez entrando na Europa eu acredito que você não terá muitos problemas não.

 

Sobre a barreira com a lingua... Estive em Paris e para minha surpresa em momento algum fui reprimido por tentar falar ingles. Tente se imaginar em sua cidade e um cidadão americano vai pergnutar informacao em ingles pra vc. Voce vai achar ruim, afinal ele deveria pelo menos tentar falar sua lingua. Acredito que seja o mesmo sentimento. Chega falando bonjour que eles abrem um sorriso :)

Ainda sobre Frances ou Italiano, achei linguas parecidas com o portugues, da pra se comunicar tranquilo. E voce vai se surpreender com a quantidade de pessoas que já sabem portugues.

 

Meu voo do Brasil para Dublin foi via KLM e foi tranquilo! Uma vez na Europa você pode procurar empresas como Ryanair, Aerlingus, Easyjet, Vueling..... mas pretse atenção no aeroporto. De longe a Ryanair é a mais barata empresa aérea do planeta porém em algumas cidades ela pousa em aeroportos longe do centro e voce ira precisar gastar com transporte.

 

Acho q é só :)

 

Boa sorte na viagem!!!

Compartilhar este post


Link para o post

Obrigado criaule pela resposta...

 

Esse seu relato sobre a barreira da língua já me animou mais...

 

Pergunta:

comprovantes de hospedagem são sempre requisitados? basta imprimir os e-mails de confirmação?

 

estou comprando as passagens pela KLM, o trecho de ida é GRU>CDG>MAD e o tempo de espera da conexão é de apenas 1h10min (trecho operado pela Air France). Vou fazer imigração e pegar visto em paris? Acho que o tempo de espera é muito curto para fazer a imigração lá e pegar o outro voo... Para falar bem a verdade se o voo atrasar um pouquinho para sair de GRU já perco a conexão... Como é que é, a KLM/Air France arrumam outro voo?

 

 

ainda estou montando a viagem... vamos q vamos...

 

inté

Compartilhar este post


Link para o post
Obrigado criaule pela resposta...

 

Esse seu relato sobre a barreira da língua já me animou mais...

 

Pergunta:

comprovantes de hospedagem são sempre requisitados? basta imprimir os e-mails de confirmação?

 

estou comprando as passagens pela KLM, o trecho de ida é GRU>CDG>MAD e o tempo de espera da conexão é de apenas 1h10min (trecho operado pela Air France). Vou fazer imigração e pegar visto em paris? Acho que o tempo de espera é muito curto para fazer a imigração lá e pegar o outro voo... Para falar bem a verdade se o voo atrasar um pouquinho para sair de GRU já perco a conexão... Como é que é, a KLM/Air France arrumam outro voo?

 

 

ainda estou montando a viagem... vamos q vamos...

 

inté

 

 

Com a ajuda da Samantha aqui no Mochileiros e da KLM já consegui superar uma dúvida e já acabei comprando minhas passagens pela KLM mesmo.

 

Ao telefone com o Ernest, explicou que o tempo de conexão é mais que suficiente (1h10min) para passar pela Imigração e ir para o voo de conexão.

Disse também que caso ocorra atraso na saída de GRU ou durante o voo e eu perder a conexão eles me encaixam no próximo voo disponível (fiquei esperto pois peguei um horário que vi que tinha outra conexão da Air France para Madri um pouco depois da minha conexão original).

Se o atraso ocorrer por causa da Imigração e for um atraso "coletivo" por conta de filas, etc. ele me disse que a KLM se responsabiliza e te encaixa em um outro voo, mas pelo que entendi se o atraso na Imigração for por conta sua (documentos com problema, falta de comprovantes, etc.) aí a coisa complica e muito provavelmente o passageiro é que terá que arcar com os custos da mudanção de conexão.

 

Comprei as passagens pela internet e logo recebi os e-mails da KLM e da Air France (pois um trecho é operado por eles) e logo já levei um susto, o meu nome no e-mail da AF estava errado, faltando uma parte. Liguei para o atendimento da KLM aqui no Brasil (4003-1888) e rapidamente fui atendido e o Junior me informou que verificou no sistema do aeroporto e que meu nome está correto.

Ele também explicou que quando vendem passagens por telefone informam o cliente que só é necessário a entrada do nome e do último sobrenome. Mas como eu já tinha visto relatos aqui falando de problemas com o nome na passagem eu acabei colocando o nome completo. Será q é o suficiente?

 

 

Agora é que começa o trabalho duro, acabei comprando a passagem antes de bater o martelo no roteiro, pois o preço aumenta a cada dia (já paguei caro R$2.215,00). As datas estão definidas 17/04/2012 a 22/05/2012, então mãos a obra e montar essa viagem certinho e definir as atrações, transp. interno e hostels...

 

 

 

inté

Compartilhar este post


Link para o post

Eu ao contrário de vc, tenho o roteiro pronto e as passagens eu ainda não comprei... Vou sair do RJ dia 1/5 o vôo que pretendo pegar faz escala em Portugal, de lá sigo para Espanha, vou só visitar Barcelona a princípio, depois: Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena, Veneza, Florença e Roma... De Roma eu volto para Espanha ou algo em aberto dependendo de como for... Viajo até 30/5

 

Bj

Compartilhar este post


Link para o post

Fala galera,

 

Preciso de uma ajuda do pessoal para conseguir definir um trecho do meu roteiro, pois estou com dificuldade. O techo será de Barcelona até Marseille, mas não há linha de trem direto e não estou dando preferência para avião (em último caso se não tiver jeito vou numa low-fare).

 

Por enquanto o que encontrei foi uma viagem de ônibus no site da Alsa, mas o horário não é muito interessante. Sai as 15:50 de Barcelona e a viagem demora mais de 7h, vou chegar muito tarde em Marseille às 23:30.

Achei outra viagem de onibus pela Eurolines saindo às 22h e chegando às 5:50 em Marselle.

 

Depois achei uma maneira de ir de trêm, saindo de Barcelona às 16:42 e chegando a Perpignan as 19:38. O problema é que de Perpignan para Marseille não tem depois desse horário e teria que ficar até o próximo dia. Existem trens das 5h até as 18h.

Até que perquisando um pouco gostei da cidade e gostaria de dormir uma noite por lá e pegar o trem para Marselle depois do almoço, o único problema são os preços. Não encontrei nenhum hostel e o hotel mais barato já está na faixa dos €40.

 

Bom, precisava que alguém me desse uma luz me indicando um hostel em Perpignan (melhor opção), ou alguma alternativa de ir de trem q não precisasse dormir.

 

Grato,

inté

Compartilhar este post


Link para o post

Falae galera....

 

Estou querendo viajar em janeiro, fevereiro ou março.

 

Tambem estou procurando compania e nao tenho tb um roteiro definido. Estou morando em Dublin.

 

Quem for viajar nesse periodo no inicio de 2012 por favor me adcione no facebook

www.facebook.com/criaule

 

Att. Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post

Olá pessoal, vou fazer um relato aqui do meu planejamento para ajudar possíveis mochileiros que também estão montando suas viagens. Todas as informações aqui foram basicamente retiradas do Mochileiros.com, somente algumas coisas de outros sites como Trip Advisor, etc. Foi de muita ajuda também os tópicos do diegoDW, danielpiaui, Biel_Abahit e vários outros usuários, inclusive o relato de um pessoal (stephanriederer e glaubercr) que me fez querer que a próxima viagem seja de MH.

 

 

 

Bom, como já disse comprei a passagem intercontinental pela KLM e com as datas marcadas tenho que fechar logo meu roteiro para não ficar sem ter onde dormir. Vou dia 17/04/2012 (MAD) e volto dia 22/05/2012 (AMS).

Sempre é bom conferir todas as empresas que fazem o trecho da viagem, o site da ANAC da uma ajuda listando todas as empresas que fazem voos internacionais.

Conforme as dicas do pessoal, as vezes realmente vale a pena comprar a passagem chegando em uma determinada cidade e voltando por outra, como eu fiz. Mas também as vezes existem promoções que são muito mais baratas com ida e volta pela mesma cidade, então você pode usar uma low-cost para voltar quando estiver em uma cidade distante.

 

No final o meu roteiro ficou da seguinte forma:

17/04 - CGR>GRU e GRU>MAD

18 e 19/04 - Madri (1,5 dias)

20 a 22/04 - Granada (2 dias)

23 a 28/04 - Barcelona (5,5 dias)

28/04 - Perpignan (parada obrigatória para conexão até Marselha no dia seguinte) (0,5 dias)

29/04 - Marselha (vou passar em Marseille apenas para ver a Unité d'Habitation do Le Corbusier) (1 dias)

30/04 a 09/05 - Paris (9,5 dias)

10 a 15/05 - Londres (5,5 dias)

16/05 - Bruxelas (1 dias)

17 a 21/05 - Amsterdam (5 dias)

22/05 - AMS>GRU e GRU>CGR

O que vocês acham da quantidade de dias nas cidades?

 

 

As viagens internas na Europa podem ser feitas de várias maneiras, mas as preferidas são trem e avião e ambas tem os prós e contras.

Trem:

- Maior disponibilidade de horários e rede mais ampla, passando em cidades do interior onde avião não pousa;

- Não tem limite de bagagem, desde que você não leve sua casa junto, a mala deve caber dentro dos compartimentos próprios de bagagem nos vagões (leia os sites de empresas de trem);

- Não é necessário check-in, você pode chegar 5min antes da partida e embarcar. (Atenção pois com os passes ilimitados, as vezes é necessário fazer reserva antecipada e também pagar algumas taxas a mais);

- As estações geralmente ficam mais próximas dos centros das cidades, resultando em menos gasto com deslocamento após chegar ao destino;

- Alguns trechos podem ser feitos a noite em vagões com cama, resultando na economia de uma noite de hospedagem;

- Alguns trechos passam por paisagens, cenários, vistas que não podem ser apreciadas de avião;

- Atenção, algumas empresas de trem só fazem reservas com 2 meses de antecedência;

- Atenção quanto aos passes ilimitados, sempre verifique o quanto irá gastar comprando os bilhetes avulsos. Muitas vezes comprar avulso sai mais barato do que o passe.

Avião:

- Viagens mais rápidas, se você não tem tempo para gastar em deslocamento, muitas vezes a opção do avião é melhor mesmo contando com tempo de check-in;

- Passagens baratas, algumas promoções ficam em até 25% do valor da passagem de trem, mas fique atento as taxas (algumas empresas só as discriminam e somam no valor ao final do processo de compra);

- Reservas podem ser feitas com mais de 2 meses de antecedência;

 

 

A hospedagem é um item importante e você deve efetuar as reservas o quanto antes, vários hostels ficam lotados com meses de antecedência. Esse item ainda é o mais crítico para mim e ainda está em aberto.

Por isso, gostaria de uma ajudinha dos mochileiros de plantão para decidir os hostels que irei ficar na viagem.

Fiz uma seleção com ajuda das indicações aqui dos mochileiros, Trip Advisor e alguns outros sites de reservas que também tem reviews de usuários. Coloquei na ordem em que os primeiros são melhores avaliados.

Se tiverem outras sugestões, serão muito bem vindas, principalmente para Marselha (só achei 2) e Perpignan.

 

 

Madri:

Way Hostel - http://www.wayhostel.com/

Las Musas Hostel - http://www.lasmusasresidence.com/

MuchoMadri Hostel - http://www.muchomadrid.com/

Los Amigos Hostel - http://www.losamigoshostel.com/

 

Granada:

Oasis Hostel - http://www.oasisgranada.com/

(não achei muitas opções)

 

Barcelona:

Hello BCN - http://www.hellobcnhostel.com/

Be Hostel Sound - http://behostels.com/sound

Kabul Hostel - http://kabulhostelbarcelona.com/

Urbany Hostel - http://www.barcelonaurbany.com/

 

Perpignan:

(ainda não achei um local bom e barato para dormir)

 

Marselha:

Hello Marseille - http://www.hellomarseille.com/

(não achei muitas opções)

 

Paris: (aqui existe restrição de máximo de diárias então provavelmente ficarei em 2 hostels diferentes)

St. Christopher Paris - http://www.st-christophers.co.uk/paris-hostels

PLug Inn - http://www.plug-inn.fr/

Le d'Artagnan - http://www.hihostels.com/dba/hostels-Paris---Le-d-Artagnan-020001.en.htm

Bastille - http://www.bastillehostel.com/

Oops - http://www.oops-paris.com/

 

Londres:

YHA Central - http://www.yha.org.uk/find-accommodation/london/hostels/london_central/index.aspx

St. Christopher Village - http://www.st-christophers.co.uk/london-hostels

The Generator - http://www.generatorhostels.com/

 

Bruxelas:

Sleep Well - http://www.sleepwell.be/

Hello - http://www.hello-hostel.eu/brussels/index.php

2go4 - http://www.2go4.be/

 

Amsterdam:

Stayokay - http://www.stayokay.com/

The Flying Pig Uptown - http://www.flyingpig.nl/

 

 

Outra pergunta, qual é o melhor site para fazer as reservas? (booking.com, hostelworld.com, hostelbookers.com, ou tentar fazer a reserva diretamente no site do hostel, qnd for possível)

 

 

 

Outros itens:

 

Equipamentos eletrônicos e segurança:

- Pelos relatos vi que é seguro deixa-los nos cofres dos hostels. Se o equipamento for roubado enquanto de posse do hostel eles são obrigados a ressarcir/indenizar o prejuízo?

- Andar na rua com uma dSLR tirando fotos e filmando é tranquilo? Sei que deve haver muita gente tirando foto pra tudo quanto é lado, mas é tipo o centro de SP? Tenho que chamar o choque para assegurar o local?

- Alguém já utilizou alguma operadora telefônica por lá com roaming gratuito em td Europa? (minha intenção é utilizar somente internet 3Gno smartphone, achei essa Orange, estou esperando retorno de e-mail deles com informações sobre os planos)

- Tenho uma preocupação de como farei backup das fotos, pois não pretendo levar notebook. Quero levar apenas um HD externo 1TB e cartões de memória da câmera. Será que é seguro utilizar os terminais dos hostels para fazer essa transferência de arquivos?

- Já vi que devo levar um adaptador para as tomadas, um desses é uma boa opção, alguém já usou?

- Na viagem de trem noturna devo amarrar as mochilas no meu corpo, com cordas, silvertape, cadeados e colocar alarmes de movimento? (ó a nóia do cara de cidade de interior)

 

 

Mochila:

- Alguns hostels só iniciam check-in no período da tarde, qual a conveniência de ficar andando com a mala pela cidade? Não vou ficar parecendo um ET carregando aquele mochilão em meio aos demais? (Também vi que alguns hostels permitem que você deixe sua mochila no luggage room no dia do check-in e/ou check-out, conveniente pois as vezes você chega na cidade logo pela manhã ou o meio de transporte que será utilizado para ir para outra cidade só sai a noite.)

- Vou levar o mochilão e uma mochila de ataque para poder carregar os eletrônicos e miudezas

 

 

Dinheiro:

- Andei lendo e vi que o VTM evoluiu bastante de uns anos para cá, vou levar a maior parte do dinheiro no VTM. É muito difícil encontrar máquinas para saque?

- Vou levar pouca coisa em espécie, procurar manter a grana de uns 5 dias (divididos em várias partes do corpo) e o resto no VTM. Cartão de crédito/débito internacional somente para emergências.

 

 

 

vamos nessa, devagar o negócio tá tomando forma...

 

obrigado,

inté

Compartilhar este post


Link para o post

Olá, obrigado pelo reconhecimento, é bom que meu planejamento esteja te servindo, isso retribui o trabalho, rs ;)

Além do meu tópico na seção de ROTEIROS, tenho um na seção de RELATOS que pode te ajudar também, caso já não tenha visto os dois.

 

Os tempos que eu não citei abaixo, são os que eu faria exatamente igual você fez. Lembrando que nas q fiz sugestões foi sempre no sentido de diminuir sua estadia, se preferir, desconsidere-as, de toda forma acho q o pior engano é querer ficar mais e não poder, sendo em excesso, menos mal, também não sei dos seus planos em cada, mesmo assim defendi arduamente o que eu (daniel) faria ;)

 

Duração nas cidades:

É muito peculiar, vai do que cada um pretende fazer, se vai visitar arredores, cidades próximas, acordar cedo ou tarde, etc, então posso te fazer um comentário em cima do tempo médio, direi minhas impressões:

Reduziria um dia em Barcelona, apesar de ser para mim uma das melhores da Europa, acho que 4,5 tava bom para mim.

Eu sinceramente não passaria nem 5 minutos a mais que 5,5 dias em Paris, reduziria esses quatro dias fácil fácil. Ou colocaria outra cidade ou conheceria o interior da França, mas não ficaria isso tudo lá.

Quanto a Amsterdam, eu fiquei satisfeito com meus 3 dias lá, mas quatro (4) dias seria meu ideal, sem dúvidas tb nao ficaria nem meia hora a mais que isso, cidade fantástica mas pequena.

-

Nesse caso, eu teria seis dias livres, ia conhecer outra capital já que pelo que vejo seus focos são nas capitais, eu iria para Roma ou para duas cidades do leste europeu, etc etc.

 

Esqueça ressarcimentos nos hostels, como eles vão te pagar 2k num notebook? Impossível, no máximo uma indenização de uma parte, se for confiando nisso, nao leve nada caro ou leve sempre contigo

A segurança é bem diferente do centro de SP ou de qualquer cidade do Brasil, o melhor padrão é a própria Europa, é tipo andar na europa tirando fotos, rs, muito tranquilo fera, não vão te tomar não, mas claro, na dúvida não ande 4h da manhã bêbado e tirando fotos em Paris, rs, mas ainda assim, não chega perto do centro de São Paulo. Dentre essas cidades tenha atenção especial com paris, muitos batedores de carteiras, ladrões profissionais de hostel (pseudo mochileiros), e muito malandro tentando dar golpe desde a sua chegada na estação, nas ruas, todo lugar, isso me decepcionou.

Não encontrei nenhuma operadora desse tipo, e tive que comprar um chip local em cada país.

hauahauahua calma cara, os trens são muito tranquilos, o cadeado eh uma preocupação a mais, mas eu nem usei e fiquei quase sempre longe da mala, vc dormindo pertinho dela já tá sussa.

use os pc dos hostels para fazer backup que é a melhor opção.

Vá ao Hostel assim q chegar q eles guardam num local seguro a mochila para vc e vá andar pelas ruas apenas com a de atq esperando a hora do check-in, pode fazer isso no check out tb.

A vantagem do VTM é que vc já paga antes e sabe o valor da cotação, mas em termos de comodidade, taxas, etc, sacar lá USANDO A FUNÇÃO DÉBITO é igualmente onerosa, terá o mesmo custo.

O difícil é vc nao tropeçar numa máquina por lá, literalmente em toda esquina tem.

Sem essa noia de dividir 300 euros em 10 bolsos, rs, vc levando tudo numa moneybelt bem escondidinha tá sussa, eu sempre andava com 300 ou 400 euros cmg, deixe uma carteira comum fora com uns 30 euros ou 50 ou 100 para o q for precisando e o resto entocada.

Todos esses hostels são muito bem conceituados... quanto ao site, recomendo veementemente o HostelWorld.

Leve o adaptador ou compre lá q eh mais barato ainda e fácil de achar tb.

 

Acho que respondi todas, estou a disposição.

Compartilhar este post


Link para o post

Fala Daniel, vlw ae pelas dicas e respostas...

 

Eu realmente estava querendo conhecer mais cidades, mas aí vai ficar corrido, eu quero poder ficar bem tranquilo com o tempo, sem correria. Mas é claro que em algumas cidades como Paris eu vou dar uma volta no entorno, vou para Giverny ver os jardins de Monet, tbm tem versalles, etc. Amsterdam tbm tem uma cidade próxima (anotei n sei ainde agora) que é legal de ir ver moinhos, etc.

O resto da europa eu tenho planos para depois. Faz um tempo que já estava querendo fazer a viagem e já havia dividido a viagem a Europa em 3 (ocidental, central e oriental) igual aprendemos em geografia. heheheh Então estou combinando com minha família para 2013 a parte central de MH e depois eu faço a parte oriental em 2014... A esperança é a última que morre já diria o velho deitado...

 

Voltando ao item segurança (ó a nóia dnovo) andei pesquisando sobre os cadeados e tal e tem aquele com tecnologia TSA em que nos aeroportos caso seja necessário alguma revista da bagagem, as autoridades tem uma chave mestra que abre o cadeado. Cara, eu me pergunto, e se essa chave mestra parou na mão de pessoas erradas e já tem cópia em metade dos ladrões de turistas da Europa? Inclusive os próprios ladrões q trabalham nos aeroportos... (ê nóia do caramba)

Bom, cadeado também não vai adiantar muito na minha bagagem pq minha mochila é uma trilhas e rumos 75l q tem abertura em cima e em baixo e não há nada que possa dar segurança a ela.

Acho que vou comprar um cadeado com chave tetra apenas para os lockers que for usar pelo caminho... hehehe

 

 

 

Bom, pesquisando melhor vi que não vou precisar parar em Perpignan, após conseguir finalmente baixar a time table da EURail vi que existem trens de Barcelona para Marselha (espero que em 2012 essa linha continue). Então tenho um dia a mais em Marselha, ou até reloco para outra cidade mais para frente.

 

Achei outra empresa de telefonia no tópico do diegoDW (mas das meninas que comentou, agora n lembro quem) que faz roaming gratuito, uma tal de Maxroam. Ainda n verifiquei a veracidade das informações. (UPDATE: No site hostelworld.com, após fazer a reserva aparece uma propaganda da Maxroam)

 

Pô, achei um intensivo de francês aqui na minha cidade pela Aliança Francesa, bem para quem não sabe nada e quer fazer aquela viagem pra lá. Achei interessante até a hr que a mulher me disse o preço, que susto!

Mas faz sentido, o curso é um intensivo com 2h30min tds os dias da semana durante um mês. O preço é justo, mas está um pouco além do que posso pagar.

 

 

Quero reservar os hostels hj ainda! Acho que já estou atrasado nas reservas né?

 

 

inté

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...