Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Venezuela - Roteiro, Rotas e Meios de Transporte

Postado
  • Membros

id="Comic Sans MS">id="black">

Mochileiros e Mochileiras, boa noite a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar os idealizadores deste site, pois ele é de grande importância a todos que viajam sem estar engessado e sufocado pelos pacotes turísticos. Parabenizo também todos os guerreiros(as) viajantes que com atitudes solidárias, ajudam aqueles que ainda partirão.

Na minha 1ª viagem ao exterior (ano passado), consegui muitas informações no site, mas certamente não utilizei tudo que deveria, e agora não quero deixar esta oportunidade passar...rs. Irei abrir uma sala para falar da minha viagem do ano passado, pois faço questão de ajudar, apesar de perceber que existem inúmeros comentários já no site dos lugares que fui.

Minhas considerações serão de certa forma extensa e talvez cansativa, por isso desde já agradeço aqueles que pacientemente ajudarão em fechar meu roteiro. Mas torço para que depois de esgotado todas estas minhas dúvidas, que nossas tratativas sirvam de orientação para dezenas de outros mochileiros.

Mas vamos ao que interessa... estou zarpando para a Venezuela no dia 02/09 e quero esgotar os pontos turísticos (ecoturismo basicamente) daquele país em 30 dias, se possível for. Já tenho uma minuta de roteiro em mente, após pesquisas na internet, guias (quem não tem o guia "O Viajante", está perdendo) e neste site também, mas ainda tenho dúvidas em algumas coisas. Além disso, gostaria que as pessoas que já foram e podem falar com propriedade, criticassem ou referendassem o roteiro, informando se atende bem o objetivo.

Roteiro (macro)

BH - Manaus (Avião)

Manaus - Sta. Elena (ônibus)

Sta. Elena - Canaima - Salto Angel

Salto Angel - Delta Del Orinoco ( ?)

Delta (?) - Mar Caribenho (aonde ainda não sei)

Mar do Caribe - Mérida

Mérida - ?

Prazo 30 dias (dia 02/09 já tenho que estar em Manaus), mas gostaria de gastar no máximo 15/18 dias pois tenho interesse em conhecer alguns lugares da Floresta Amazônica na fronteira ou mesmo algo em Roraima.

Perguntas e considerações:

Meu roteiro visa conhecer o que há de melhor no país, mas ponderando sempre custo x tempo x benefício.

Por isso já está decidido que não irei ao Monte Roraima - Não tenho nada contra, mas é questão de prioridade (tempo curto) e custo. Por isso no roteiro já falo logo em ir p/Salto Angel de Sta.Elena. Como meu objetivo é paisagens e aventura, já decidi também não conhecer Caracas. Ainda não ouvi / vi ninguém falar bem da Capital.

1 - Tem ônibus de Sta. Elena para Mérida direto ?

2 - Alguém sabe se é possível atravessar a Venezuela para o Brasil dentro da Floresta Amazônica ?

Desta resposta dependerá meu trajeto de entrada e saída do pais. Seria ideal para mim se eu pudesse já entrar na Floresta Amazônica na divisa com o Brasil pelo sul da Venezuela. Mas caso seja possível, preciso saber como, custo e qual o tempo.

STA. ELENA - PARQUE NACIONAL DE CANAIMA - SALTO ANGEL

3 - Qual o custo do passeio de Sta. Elena para Salto Angel ?

4 - É possível ir por terra até o Salto Angel ou é necessário vôo ? Se positivo, compensa sob o ponto de vista financeiro e dos nrs. de dias ? no guia fala que é possível ir por terra, mas que demora dias...é exatamente isso que preciso saber.

5 - È melhor ir de ônibus de Sta. Elena para Canaima e lá fazer o passeio para Salto Angel, ou é mais compensador fazer o pacote de Sta. Elena mesmo ?

6 - Quantos dias gastam o passeio a Salto Angel ?

7 - Existe algum outro passeio que não posso deixar de conhecer no Parque Nacional de Canaima na opinião de vocês ?

REGIÃO CIUDAD BOLÍVAR / CIUDAD GUYANA / TUCUPITA

8 - Vale o custo x benefício de conhecer o DELTA DEL ORINOCO ?

9 - Existe alguma outra grande atração nesta região (Bolívar, Guyana e Tucupita) que vcs sugerem ?

MAR DO CARIBE

10 - Qual melhor lugar para conhecer o mar caribenho, considerando beleza, custo e tempo ?

As perguntas a seguir dependem da resposta da anterior.

11 - O que tem a dizer sobre a Islas Margeritas ? vale conhecer, mesmo com o alto custo ?

12 - Quais os principais pontos turísticos da região ? E o Parque Nacional Laguna La Restinga ?

TUCACAS / MORRROCOY / MARACAY / VALÊNCIA / CORO

13 - Parque Nacional de Morrocoy - Dizem que é o melhor ponto para conhecer o Mar Caribenho. É vedade ?

14 - Quais as principais atrações do parque, custos e dias ?

15 - É possível entrar no parque sem passar por Tucacas ? (vi vários textos desaconselhando Tucacas).

16 - Compensa passar em CORO ?

17 - Alguma outra atração turística compensadora nas regiões descritas ?

MÉRIDA

18 - Alguma outra atração além do Teleférico ? Pelo que li do Los Llanos, com licença e respeito aos Venezuelanos, trata-se de uma modesta réplica do nosso Pantanal. Sendo isso mesmo, prefiro conhecer o nosso...risos.

19 - Achei estranho não conseguir nada que fala do Monte Bolívar. É tão pouco atrativo assim, que os guias e as pessoas nem sequer mencionam ?

Como vocês podem ver, a tendência é que a peregrinação seja feita em círculo e indo para o norte e depois oeste. Por isso gostaria de sair de Mérida e já entrar na Floresta Amazônica.

Se não for um excesso, gostaria que as pessoas que já foram a estes lugares e seguiram +- o mesmo roteiro, que indiquem a existênica de ônibus de uma região a outra, custos, etc. Como certamente já deve ser de praxe de vocês, prefiro viajar sempre a noite pois como é inevitável dormir, melhor que "gastemos" este tempo em trânsito...ganha-se tempo e agilidade.

Mais uma vez fico imensamente grato pela ajuda e me coloco a disposição também para quaisquer esclarecimentos. Inclusive, se tiver algum aventureiro(a) com esta mesma programação e no mesmo período, e se tiver fora de si ao ponto de topar nos acompanhar, será um prazer...(rs). È quase certo que irá eu e um amigo...

• Respostas 426
  • Visualizações 97.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

João, bobeei aqui e me esqueci do tópico, mas antes tarde do que nunca:

Como Chegar:

Então, de Caracas para Mérida são aproximadamente 12 a 14 horas de viagem, os ônibus são excelentes, as melhores empresas são: Expresos Occidentes, Expresos Mérida, Expresos Tachira-Merida. Dica: dependendo da época do ano você pode ter problemas em conseguir passagens diretamente para Mérida. Pois é uma cidade bem turística, além da Venezuela toda não possuir uma frota de ônibus compatível com a demanda. Quando fui , fiquei 3 dias preso em Caracas tentando comprar passagens para Mérida. O que podes fazer é procuar passagens para algum local mais perto( El Vigia, Maracaibo etc) e de la pegar um porpuesto( espécie de lotação comum na Venezuela)

O que fazer

Mérida é a capital venezuelana dos esportes radicais, além de várias opções de trilhas leves ( Águilas Blancas) a mais pesadas ( La travessia, Pico Humboldt, Pico Bolivar) a cidade conta com vários passeios para parques temáticos, balneários de águas termais, rios para rafting, lugarejos com demonstrações da cultura Andina( Sim a Sierra Nevada é onde começa os Andes), e ainda serve de base para ir aos Los Llanos e para o famoso lago Maracaíbo ver o fenômeno de catatumbo( o curioso raio eterno).

Onde ficar:

Há pra todos os bolsos e gostos, desde hostels de 30 bolivares a diária( Hostel da Paty, já fiquei lá, e ao meu ver é o melhor, simples, mas arrumado e a propietária é gente boa!!!) a 120 bolivares. Melhor local para ficar é na praça Las Heroinas, lá se localizando a maioria das pousadas, hostels, hoteis, e restaurantes....

Postado
  • Membros

Olá gente, eu e meu marido estamos indo para a Venezuela no final de junho e estou pegando muitas dicas aqui no mochileiros com a ajuda de vcs ::otemo:: !!! Queremos ir até Valência para pegar voo a partir de lá para Bonaire. Alguém aqui já alugou carro na Venezuela, sabe se é tranquilo, se os preços não são absurdos? Ah, e quanto à estrada, é boa, perigosa a noite? Agradeço se alguém puder me ajudar!

Postado
  • Membros
Olá gente, eu e meu marido estamos indo para a Venezuela no final de junho e estou pegando muitas dicas aqui no mochileiros com a ajuda de vcs ::otemo:: !!! Queremos ir até Valência para pegar voo a partir de lá para Bonaire. Alguém aqui já alugou carro na Venezuela, sabe se é tranquilo, se os preços não são absurdos? Ah, e quanto à estrada, é boa, perigosa a noite? Agradeço se alguém puder me ajudar!

Voces vão de Caracas para Valencia ? se for apenas isso compensa ir de taxi vai sair uns 50/60 dólares no máximo em uma caminhoneta (os taxis oficiais),

mas caso queira alugar mesmo um carro para ir tenho um contato onde quase fechei (fui de onibus na verdade - 30 bolivares ) o site é este http://www.amigoscarental.net/ tem todos os preços e tudo mais, qualquer coisa pergunta a eles que prontamente respondem...

as estradas são boas, melhores que muitas aqui no Brasil, ... um detalhe na estrada é que os Venezuelanos são meio pé em baixo, gostam de uma velocidade... hehe...

o preço da gasolina lá, é irrisório 0,09 centavos de Bolivar - como 2 ou 3 centavos nosso...

espero que tenha te ajudado :)

Postado
  • Membros

Oi Itamar

Obrigada pela resposta, ajudou muito! Só queremos ir para Valência mesmo, mas como não tem ônibus no horário que vamos chegar, pensamos em pegar um carro. Mas gostei da sua idéia do táxi, vou tentar negociar lá. Obrigada!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Manaus/Venezuela

Em Manaus a onda agora é Boi-Bumbá, a dança é dois pra lá dois pra cá, mas logo vai termina aí as férias de Junho/Julho vai começar pra valer, porque tal afirmativa pelo fato dos brincantes de Garantido e Contrário retornarem da Ilha Tupinambarana e se prepara novamente as mochilas e rumam para a Bela Ilha só que de Margarita, um paraíso Caribenho de primeira qualidade, devo alertar para aos menos avisados que sairão de Manaós, quando chegarem a Porto de La Cruz devem comprar o seu bilhete do Ferri ida e volta, assim não fizerem correm o risco de tão cedo não regressarem. A virgem é feita pela BR 174 pra variar ta lotada de buraco (crateras) devendo o cuidado ser redobrado para que o lazer não se torne pesadelo, saindo do Brasil entrando na Venezuela pelo Estado de Bolívar seguirá na Carreteira Sul 10, em estado de conservação melhor que a BR 174, sendo que a duplicação desta estrada só acontece no Estado de Anzuategui. No trecho de quase 1.000 km de Manaus a fronteira venezuelana quase não há nada pra ser visto, exceto floresta, igarapés, rios, alagados, e a pacata cidade de Santa Fé de Boa Vista, Capital do estado de Roraima. O Brasil termina por estas bandas em um platô onde temos um povoado chamado Pacaraima nada de importante alem da Aduana brasileira, poucos metros depois temos a Aduana Venezuelana, onde se deve fazer os tramites de fronteira normal, é uma fronteira bastante "light" se compararmos com a de Foz/Cidade do Leste ou Santo Antonio de Tachira/Cucuta, mais deixemos as fronteiras pra lá. Entrando na Venezuela por Santa Helena preste atenção para a Gran Sabana um dos lugares mais bonitos da terra, onde chegará o viajante a quase dois mil metros de altitude e depois encontrar uma densa selva úmida e fria, cuidado com a descida, obedeça a sinalização no sopé esta o Vilarejo de San Izidro (Km 100), geograficamente este ponto é fronteira da Guiana Inglesa, só que não diga aos venezuelano, para ele é (Zona en Reclamación o Guina Esquíba), melhor é evitar o assunto, continuando a próxima cidade que merece ser reportada é Cidad Bolívar capital do estado do mesmo nome, cidade que fica as margens do Rio Orenoco e maior rio do país. Saindo da Capital Bolívar deve o mochileiro observar a Ponte Angustura uma bela engenharia sobre o rio Orenoco e que divide o Estado Bolívar /Anzuategui, a próxima cidade que deve ser vista como tal é Cidade Guiana antiga Puerto Ordaz uma cidade industrial, violenta e grande, também localizada as margens do rio Orenoco, nesta cidade tem um grande pólo industrial de ferro e por isto é grande produtora de Navios em seus estaleiros. (.....).

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Caracas - Venezuela

Relatarei minhas impressões baseadas nos acontecimentos. Lembrando que não achei com facilidade (e muito menos em quantidade) informações sobre Caracas e Salto Angel.

Onde ficar?

Existem alguns post's recomendando alguns hotéis 5 estrelas http://www.eurobuilding.com.ve acredito que se for uma ponte para se ir a Isla Margarita, Los Roques e etc, acompanhado e tal, possa até ser uma boa pedida. Agora para ''mochilar'' e ir a Salto Angel, não faz muito sentido, pelo menos para mim!

Em Caracas ''aparentemente'' não há albergues e não nos restam muitas opções a não serem alguns hotéis mais econômicos. Fiquei hospedado por uma noite no Hotel Altamira, (vou relatar o porque). É um hotel simples, no entanto, muito bem localizado.

Hotel Altamira

Av.: José Félix Sosa - Altamira Sur - Caracas - Venezuela

Tel.: 267 4284 / 267 4255 / 267 4371

Fax: 267 1846 / 267 1926

Valor da diária: US$ 37,5 - Quarto individual (Não possui café da manhã)

Cartão de Crédito: Visa (Não recomendo por questões cambiais)

Bom, acabei descobrindo esse hotel ''por acaso'' em um momento de relativa dificuldade. Cheguei em Caracas dia 23/06/2011 e não sabia que no dia 24/06/2011 era feriado no país - Celebração da conquista do país em luta contra as forças coloniais espanholas de 1821 - moral da história, cidade congestionada, todos indo viajar/descansar no interior (o trânsito lá é bem caótico) e para que saibam meu roteiro contemplava descida em Caracas (Avião) e no mesmo dia (noite) seguia para Bolívar (Autobus). Quem disse que havia bilhete? Rodei várias estações (terminais), privados e públicos e nada! O jeito foi ficar em Caracas mesmo!

Portanto, atentem-se aos feriados!

O que fazer em Caracas ?

Confesso que não há muito o que se fazer em Caracas, no entanto, deixo aqui alguns pontos que podem ser visitados. Lembrando que ficando em Altamira, se pode fazer alguns desses passeio a pé! O trem na cidade é bom e barato e se pode ir a todo lugar com ele! Vale a pena!

Shopping Sambil: Pra quem gosta! Esta a 6 (seis) quadras do Hotel Altamira.

Plaza Altamira

Parque Del Este: Uma boa pedida para uma corrida (atividade física em geral) lugar muito bonito!

La Comunidad Tolivar: Um distrito de Caracas (Um bairro Alemão).

Plaza Bolívar

Zoológico

O Câmbio ... (negro)

Falando em câmbio oficial é 4 x 1 (4 BsF vs. 1 US$ americano). No entanto se consegue melhores cotações no câmbio paralelo (negro). Facilmente lhe será oferecido no aeroporto, 7 x 1. Consegui no hotel Altamira, 8 x 1.

A explicação é que existem muitas restrições a compra/disponibilidade de dólares no país e isso acaba gerando um mercado paralelo enorme. Os venezuelanos chegam a pagar 10 x 1! Fica fácil entender a mecânica não é mesmo?

Sugestão:

Troque no aeroporto o suficiente para o taxi e depois pesquise com mais calma para se conseguir melhores cotações!

Teleférico: Pode se ver toda Caracas.

Como visitar Canaima?

O parque nacional de Canaima foi criado em 1962 e possui uma área de 30.000 Km2 a população indígena Pémon é quem administra o parque, nele residem aproximadamente 300 famílias.Existem pacotes que duram ''N'' dias para ''X'' atividades. São agências que disponibilizam todos os serviços. Guias, pousada, alimentação e etc.Seguem os dados de contato da agência que utilizei (Venezuelana):

Kavac - Excursiones

0416 - 685 2209

0414 - 899 3475

exc.kavac@hotmail.com

Para que tenham uma idéia de valores, um pacote de 3 dias e 2 noites (passagens aéreas + hospedagem + alimentação) sai por volta de US$ 300,00. Acho um preço justo! Cabe pesquisarem com outras agência, no entanto, acredito que os preços devem transitar por essa faixa de valor!

Dica: Existe uma taxa de BsF 35,00 para entrar no parque.

Meu intuito era conhecer Salto Angel, no entanto não poderia perder a oportunidade de ir a Caracas! Se for com esse mesmo intuito deve lembrar que o ''ponto de saída'' para Canaima é ciudad Bolívar (uma cidade que fica a umas 12 hrs de viagem de ônibus de Caracas) pode escolher se vai de ônibus ou de avião!

Caso a opção seja de ''autobus'', perto (4 quadras) do hotel Altamira (já citado aqui) existe um terminal privado da Aeroexpresos Ejecutivos C.A. compre seu bilhete antecipadamente e não deixe de confirmá-lo para garantir a viagem! (risos). Valor BsF 110,00 ou US$ 13,75 (considerando a cotação do dólar negro - vide posts anteriores).

Dica: Chegando em Bolívar já compre seu bilhete de volta, assim fica com a volta garantida!

Dica2: Do terminal de ''autobus'' ao aeroporto em Bolívar, não se deve pagar mais de BsF 20,00 pela corrida!

20110716111025.jpg

Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Estou planejando viajar para Venezuela e Colombia em novembro desse ano. Como estou no início do planjamento, estou cheia de dúvidas, por favor, ajudem. Pelo que li, saindo de Caracas, o roteiro mais comum para se chegar a Colombia é Mérida – Maracaibo - Maicao – Santa Marta. Minha dúvida é, qual dessas cidades realmente vale a pena ficar? Existem ônibus diretos entre Mérida e Maicao? Quanto se gasta em tempo e dinheiro nesse caminho?

Por favor, agradeço qualquer ajuda, tô perdidinha aqui hehe.

Bjs ::mmm:

Postado
  • Membros

[gvideo][/gvideo]chegamos em caracas no dia 14 de julho e ficamos no hotel residencia MONTESERRAT, cuja localização é muito boa, esta no bairro de Altamira em frente a praça frança (USD60/DIA), ao contrario do que todos dizem Caracas apesar de não ser uma cidade turistica e com muitos pontos a ser visitado, não é o horros em termos de vilência que todos falam, na primeira noite não queriamos nem sair mais depois fomos a todos os lugares de metro caminhamos e em nenhum momento sentimos um clima de hostilidade, é óbviu que como qualquer cidade grande ninguem vai entrear em ruas escuras ou lugares suspeitos....mais vale a pena visitar....

do aeroporto fomos com o REYNALDO para o hotel e fizemos um passeio com ele...ele é divino uma gracinha de pessoa, podem ir de olhos fechados...

no tercero día fomos para RIO CARIBE(PRAIA MEDINA) tomamos o avião até MATURIN(USD44) e depois um taxi até uma cooperativa de carros e de la um outro carro até CARUPANO e de Carúpano um outro taxi até RIO CARIBE(Bolivares 210)

RIO CARIBE- é interessante mais nada de outro mundo a praia medina e PUIPUY são bonitas, mais quem conhece ilha grande....não ficará impressionado

Pousada em Rio Caribe SHALYMAR (o francisco que é o dono é divino, super gente boa bolivares 290 quarto)

ISLA MARGARITA saimos de Rio Caribe e fomos a CARUPANO, que onde saem os ferrys a Isla , fica a 20min de Rio Caribe. O ferry custa bolivares 100 e dura 2:30min a viajem saias as 12:30h todos os dias.

Posada YAQUE MOTION na praia de YAQUE, o dono é um alemão, a pousada é simples mais muito boa e esta ao lado da praia (bolivares 250), a praia é uma das principais do mundo para windsurf (vou fazer uma aula agora).....

por enquanto isso é tudo....

PS:Em caracas não deixem de ir ao museo de ARTE CONTEMPORANEA...é fantastico....

Não deixe de comer CACHAPA com queijo de mano, é deliciosa....

Tenho que ir depois posto mais de isla margarita, ISLA COCHE e LOS ROQUES que é nosso próximo destino

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.