Ir para conteúdo

[Relato] Chapada dos Veadeiros - Goiás (4 dias)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Características da Viagem:[/t3]

 

:arrow: Foram 04 dias de viagem, aproveitamos o feriado de 15 de Novembro de 2011;

:arrow: Meus companheiros de viagem foram: Mi_GR e dois amigos brasilienses que nos encontrariam no aeroporto de Brasília.

:arrow: Viagem totalmente baixo custo e compatível com o bolso de qualquer mochileiro! No final do relato vou deixar os custos da viagem.[/align]

 

::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Brasólia[/t3]

 

Chegamos ao final da sexta-feira em Brasília e ficamos hospedadas no único hostel da cidade, pois partiríamos para Alto Paraíso de Goiás na manhã do dia seguinte.

 

O hostel é bacaninha, mas fica extremamente longe de qualquer lugar, não recomendo para quem quer sair e conhecer um pouco a noite da cidade.

 

Hostel: Brasilia Hostel

$$ Noite: R$ 52,00 com café da manhã.

Disponibilizam cobertores, lençóis e toalhas.[/align]

 

IMG_0664.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]1º Dia: Alto Paraíso de Goiás[/t3]

 

Chegamos a Alto Paraíso e ficamos hospedados no Hotel e Pousada Europa.

 

Optamos pela hospedagem em Alto Paraíso (ao invés da Vila São Jorge) porque estávamos de carro, e isso facilita e muito todo o deslocamento para conhecer os pontos principais.

 

Fomos até o CAT – Centro de Atendimento ao Turismo, que fica na Av. Ari Ribeiro Valadão Filho, para pegar informações turísticas, mapas e conseguir um guia.

 

Decidimos fazer os passeios mais tranqüilos no primeiro dia e seguimos para a Chácara São Bento, onde tem as cachoeiras São Bento e Almécegas I e II.

 

Optamos por almoçar no restaurante da chácara, deixamos reservado nosso almoço e o horário que voltaríamos para comer. Comida caseira e deliciosa vale a pena, se o seu orçamento cabendo extravagâncias, pois é um pouco caro. Média de R$ 30,00 por pessoa.

 

No retorno ao Hotel fechamos com uma guia turística para fazermos a trilha do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no dia seguinte[/align]

 

IMG_0701.JPG

Cachoeira São Bento

 

IMG_0709.JPG

IMG_0750.JPG

Cachoeira Almecégas I

 

IMG_0782.JPG

IMG_0759.JPG

Cachoeira Almécegas I

 

IMG_0820.JPG

Cachoeira Almécegas II

 

IMG_0835.JPG

Cachoeira Almécegas II

 

IMG_0848.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]2º Dia: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros[/t3]

 

Marcamos de nos encontrar com a nossa guia turística na entrada do Parque Nacional as 08h.

 

Para ter acesso ao Parque Nacional, obrigatoriamente deve ser acompanhado por um guia habilitado pela secretaria de turismo da região. O custo do guia é de R$ 100,00 e pode levar até 10 pessoas.

 

Estávamos em quatro pessoas, porém aceitamos mais um casal que estavam sem guia. O grupo que está em maior quantidade escolhe a trilha a ser feita, optamos pela trilha dos Canyons.

 

Importante dizer que levamos lanche (sanduíches), sucos, água e fruta para a trilha, pois não tem como fazer outro tipo de refeição durante o passeio.

 

Essa trilha tem extensão de 5,2 Km (ida), nível médio de dificuldade e dura aproximadamente 2 horas para cada trecho, a ida foi tranqüila, já na volta eu estava muito cansada e tropecei algumas vezes, :lol:

 

Maravilhoso! O cerrado é incrível! Paisagens muito diferentes do que estamos acostumadas nas trilhas aqui do sudeste. No ano anterior (2010) houve um incêndio que queimou mais de 50% da área do parque, durante a trilha, você consegue ver a vegetação ainda em recuperação.

 

Nessa trilha, os guias nos levam para visitar os Canyons (óbvio, :twisted:), a cachoeira das Cariocas e mais uma que me fugiu o nome. Um passeio que vale muito a pena!

 

No final da trilha, todo o grupo fomos comer no Restaurante de Nenzinha, na Vila São Jorge. O famoso almojanta é muito bem servido, comida deliciosa e a preço justíssimo! Recomendo.

 

Final do dia: Descanso e comemos uma pizza no finalzão da noite.[/align]

 

IMG_0864.JPG

IMG_0875.JPG

IMG_0884.JPG

IMG_0888.JPG

IMG_0893.JPG

IMG_0907.JPG

IMG_0919.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]3º Dia: Vale da Lua e Termas[/t3]

 

Lembro que o Xaliba me disse para ir ao Vale da Lua sem muitas expectativas, porque eu poderia não curtir muito. Que eram formações geológicas e que ele (como biólogo) tinha adorado, mas que eu poderia não achar tão legal.

 

Cheguei lá e pensei: “Como eu poderia não gostar disso?????”. É um lugar lindo, que demorou muitos anos pra ser daquele jeito! Fiquei imaginando aquele lugar inundado e depois secando... pensar nisso é triste, mas o visual de hoje é fantástico.

 

Não precisa de guia, é tranqüilo e bem sinalizado. Como é um lugar repleto de formações rochosas, os banhos são monitorados e somente nos locais onde os bombeiros estipulam, pois um simples mergulho pode ser perigoso, por causa das rochas.

 

Passamos muito tempo no Vale da Lua, o tempo estava ótimo e as piscinas naturais ótimas!

 

Seguimos para Vila São Jorge para comprar lembrancinhas, almoçamos tarde e novamente no Restaurante da Nenzinha. Ficamos um pouco na vila e depois seguimos para as Águas Termais.

 

Aqui sim, não espere encontrar Caldas Novas no meio da Chapada! A temperatura da água é quente e confortável. Porém as piscinas naturais são lotadas de gente.

 

Logo começou a chover e dispersar um pouco de pessoas, como a água era bem quentinha, ficamos lá até anoitecer, mesmo embaixo de uma chuvinha chata.

 

Fim do dia: Descanso e baladinha no centro de Alto Paraíso. :)[/align]

 

IMG_0950.JPG

IMG_0968.JPG

 

::lol3:: Rimos demais dessa placa!

IMG_0969.JPG

 

IMG_0975.JPG

IMG_0983.JPG

IMG_1005.JPG

IMG_5580.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]4º Dia: Tudo bem chuva?[/t3]

 

Tivemos realmente sorte. Não tinha chovido durante a maior parte do tempo da viagem, céu super azul e muito calor.

A região da Chapada dos Veadeiros é famosa pela chuva, conheço gente que foi e choveu o tempo todo.

 

Pois é, terça-feira amanheceu com uma chuva só, forte e insistente. Era dia de ir embora, então optamos em seguir viagem para Brasília e tentar conhecer um pouco da capital.

 

Não deu muito certo, porque choveu tanto em Brasília, que nem o ônibus turístico funcionou :(.

 

Infelizmente foi um dia perdido. Almoçamos e fomos para o aeroporto, aguardar nosso vôo de volta à São Paulo![/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t3]Despesas de Viagem[/t3]

 

Orçamento básico - Ingrid Ferreira:

 

:arrow:Passagens Aéreas: R$ 290,00 ida + volta para Brasília (Ida Avianca - Volta Webjet);

:arrow:Hostel Brasília: R$ 52,00 primeira noite de chegada;

:arrow:Gasolina: R$ 50,00 ida e volta, este valor é a minha parte da divisão para quatro pessoa;

:arrow:Pousada em Alto Paraíso de Goiás: R$ 120,00, sendo que foi R$ 40,00 a diária por pessoa em quarto para quatro pessoas;

:arrow:Guia: R$ 17,00, sendo que o valor total do Guia é R$ 100,00, porém dividimos em 6 pessoas;

:arrow:Passeios: R$ 35,00, Cachoeiras, Vale da Lua e Termas.

:arrow:Refeições + baladinhas: R$ 180,00, contando com compras em supermercado também.

 

Em média R$ 750,00.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dicas Gerais[/t3]

 

:arrow: Se optar em ficar em Alto Paraíso e for possível, alugue um carro. Vale a pena, pois o deslocamento entre Alto Paraíso e Vila São Jorge é de aproximadamente 35 Km.

:arrow: Se for visitar o Parque Nacional, monte um grupo de no máximo 6 pessoas. Grupos extensos geram atraso e desentendimentos, principalmente se não forem de conhecidos.

:arrow: Leve sempre água suficiente para as trilhas, frutas e alimentos que não azedem. Leve SEMPRE o seu lixo de volta, nunca o abandone na trilha.

:arrow: Pechinche preço em pousada, você sempre consegue um descontinho camarada.[/align]

 

[t3]Mapa:[/t3]

Mapa%2520Chapada%2520dos%2520Veadeiros.jpg

 

[t3]Pousadas e Hotéis[/t3]

Pousadas%2520Chapada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nossa que massa, relato super agrdável de ler, viajei junto!!! muito bacana...

 

Se eu tivesse aí este dia de chuva não seria perdido, com certeza ia tomar umas em algum buteco, jogar baralho ou contar histórias!!! rsrsrsr

 

Muito bacana seu relato, Ingrid!!!

 

 

Ah! em tempo: a chuva é uma manifestação linda da natureza e traz esperança ao povo do campo, que depende dela pra molhar a palntação e matar a sede do gado, infelizmente pela ação do ser humano, a chuva tem trazido transtornos e destruição em algumas regiões. Mas é tão bonito ver aquelas gotinhas caindo de céu, sentir o cheiro da terra molhada, mais ainda, é tomar banho de chuva que é bom demais, eu ainda me deslumbro com a chuva pois cresci numa região onde chuva é coisa rara, só nos filmes e novelas.

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Frida_ssa, tudo bem?

 

De forma alguma eu acho que a chuva seja uma coisa ruim! Aliás, muito pelo contrário!

Optamos em seguir para Brasília, pois queríamos conhecer a cidade, visitar a catedral e outros pontos da capital federal. O que infelizmente não foi possível, pois chovia muito na cidade e o ônibus que nos levaria a esses pontos não funcionou naquele dia.

 

Não sei se você já foi para Brasilia, mas taxis são extremamente caros e não seria agradável fazer esse passeio a pé, além de ser muito longo, tínhamos as mochila e entrar encharcadas nos monumentos não nos pareceu muito legal.

 

De qualquer forma, obrigada ela aula sobre a chuva, com certeza a informação será útil para alguém! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...