Ir para conteúdo

Amazônia: Não é nada disso...


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pessoal. Sabemos que existe sim algum preconceito com a região Amazônica, e também muita desinformação a determinados assuntos. Na verdade, eu acredito que a mídia pode ter uma parcela de culpa sobre isso, divulgando mais matérias negativas do que positivas. Mas isso não se trata só de amazônia. Um exemplo eh quando se fala em Rio de Janeiro, como o nosso amigo comentou mais acima. A mídia vive noticiando sobre traficantes, bandidos, assaltos, etc. Quem não não tem uma boa informação acha que isso é só o que se vê no Rio. E que as pessoas andam pela rua com medo de bala perdida, etc etc...Mas sabemos que não. O Rio de Janeiro é fantástico, maravilhoso. O Norte também. Cada um tem a sua beleza e seus problemas (econômicos, sociais, etc. Então, para finalizar, sugiro que cada um continue ajudando um ao outro (como sempre fizemos em nossa comunidade) e sempre informando coisas boas sobre cada região, com muita união, companheirismo e amizade.

 

Um grande abraço a todos, e precisando de algo, podem contar com este amigo.

 

Marcelo Paes

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Estou atrasado na resposta, mas acontece que acabei de viver isso e você colocou o dedo na ferida, preconceito é uma porcaria em qualquer situação, mas vou desabafar também.

 

Não havia escrito isso no site pois achei que causaria um certo mal estar e realmente essa não é a minha intenção, mas já que este é o assunto vou relatar o que vi.

 

Fiz uma mochilada pelo nordeste por 20 dias (sou filho do Nordeste, bem como toda a minha família para quem interessar possa), usando os meios de transportes que o povão usa (pau-de-arara as 4/5 da manha, ônibus com sacas de farinha e coisas do gênero), não sou um grande mochileiro, não fiz muitas viajens, mas sinceramente fiquei muito chateado.

 

Toda vez que alguém vinha falar comigo perguntava: "-Vocês são do Rio ou de São Paulo?" (estava com minha esposa), humildemente respondia "-do Rio", o interlocutor arregalava os olhos e começava a desfiar uma infinidade de atrocidades que a mídia relata ou que ele "soube por outros" para mim, como se ele vivesse numa paz inatingível (e utópica), fiquei fulo da vida. Olha só pessoal, ninguém aqui mora nas nuvens. Todos os lugares tem seus defeitos e qualidades e sempre tive a convicção que não existe melhor lugar para morar do que aquele que você está, só que por (um pouco que seja) de educação você não vai falar isso para alguém.

 

Acho válida a reclamação do povo quanto ao desconhecimento evidente sobre a região, mas vamos colocar a mão na cabeça e raciocinar, a cada vez que se quer comparar o céu de tranquilidade que é algum lugar do Brasil com algo ruim, lá vem vocês (por favor não recriminem a generalização, pois foi essa a intenção - generalizar os preconceituosos) falar que no Rio e em são Paulo é chuva de balas, assalto, sequestros.... ora tenham mais cuidado com as comparações! ou quando vocês estão na areia movediça vocês pisam na cabeça dos outros para se safar?

 

Se acha aqui ou qualquer outro lugar ruim então não venha, não ligue, não lembre, MAS NÃO FALE MAL!!!! Se cada um fizer isso todos viveremos felizes. Falaremos das nossas coisa boas e deixaremos os nossos vizinhos com suas próprias mazelas descobrir nossas coisas ruins por seus próprios meios e conservar sua opinião junto a si.

 

Não é justo comparar cidades e muito menos qualidade de vida, há estudos científicos que comprovam que acima de 7 milhões de habitantes torna-se impraticável o controle eficaz de criminalidade, ainda mais quando falamos de um país onde não se dá a mínima para a educação, cheio de políticos corruptos que não são bom exemplo nem para seus próprios filhos, o povão conhece bem o coronelismo safado ingrato e repugnante que se instalou neste país a longa data...ehehe fugi do assunto.

 

E aí vendo o sol vermelho nascer raso no sertão, eu ficava a pensar em cima do pau-de-arara entre os espinhos e galhos ressequidos, aquela pessoa que desdenha do Rio ou São Paulo ou outro grande centro - para vosso governo falaram mal de Fortaleza e Belém também, faz isso porque? Tem a intenção de me maltratar? Será que ela foi atingida pela mídia e pela vida tão profunda e cruelmente e de tão ressequida pelo sol já perdeu o humanismo, afinal eu era um visitante de sua terra fui em busca de algo bom e peito aberto e gostaria de levar melhores recordações do que isto.

 

Acredito que quem se dispõe a ir mochilar deve ter o coração e a mente aberta e resistir a estas provocações e por isso não respondi a nenhuma provocação das que sofri, pois no fundo sei que a culpa não é daqueles que me provocaram.

 

Por isso eu digo se vc não gosta de onde mora: se muda! Se vc não gosta de um lugar: esqueça! Existem muitos lugares que não voltaria nem que me pagassem em ouro, mas isso é uma opinião estritamente minha sobre aquele lugar.

 

Um abraço a todos e espero que deixem de falar dos vizinhos, no fundo somos todos Brasileiros e estamos na mmmmm.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Marcelo e Primo,...

 

Quando atravessamos fronteiras, evidentemente estamos sujeitos a algum tipo de interrogação, muitas das vezes as pessoas que falam ou nos agridem, não estão agredindo a nossa pessoa e sim alguém lá atrás que fêz alguma coisa para eles(ou parente, amigo, estado....). Quando viajamos precisamos ponderar tudo isso, ter o famoso "Jogo de cintura", de certa forma estamos invadindo o territórios deles, muitas pessoas não esclarecidas pensam assim, os esclarecidos sabem que vc está levando $$$, movimentando a economia, daí.....

 

Certa oportunidade viajei de carro à um estado, meu carro com placa de Brasília, cuspiram na porta, escreveram, com giz, palavras obscenas contra BRASÍLIA, sabia que o desabafo era contra os políticos que vivem lá, e não comigo, então o que fiz, simplesmente apaguei as ofensar, e fui curtir minha viagem.

 

Não podemos esquecer que existe muita rivalidade entre regiões, estados e municípios, não é verdade?? então alguém pagará o pato, para isso precisamos tentar renegar todo tipo de agressão. O melhor remédio é não achar que estão falando consigo.

 

Não podemos esquecer, no caso do Nordeste, que eles já foram muito discriminados, inclusive vivem com alguns problemas em Grandes Centros, e em outras localidade, não podemos esconder que existe preconceito, jogar para debaixo do tapete, precisamos levantar esse triste problema, e tentar resolver.

Mário

 

 

A minha vida é andar por país, prá ver se um dia me sinto feliz, .....

(Luis Gonzaga)

Link para o comentário
  • Membros

acabo de viajar pelo norte. passei por manaus, manacapuru e coari no amazonas e belém e tucuruí no pará. gostaria de esclarecer aqui sobre algumas mensagens que se referiram aos povos indigenas, que não são tribos (palavra perjorativa) é sim povos, sociedades, populações. há sim populações indigenas arredias, não só em roraima ou na amazonas, mas também no mato grosso, no acre e em rondonia. se são arredios têm muita justificativa para isso, afinal são mais de 500 anos de massacres, etnocidios e usurpações territorias. mas como conheci várias sociedade indigenas lá (os Miranha, os Apurinã, os Ticuna, os Sateré-Mawé, os Parakanã e os Assurini), tenho a certeza de que as condições em que se encontram seriam bem melhores se os tivessemos os preconceitos que temos (a maioria criados qdo ainda somos crianças e ampliados/mitificados pelas mídias, principlamente nesse lugares onde os contatos com as populações indigenas são mais constantes).

qq duvida em relação a questão indigena me procurem!!

Link para o comentário
  • Membros

Gente, na boa e sem querer ser preconceituoso nem nada..

Tem uma coisa que não entendi:

O que este tópico criado por um Paraense e sobre o Pará em específico, está fazendo no fórum sobre o Amazonas.

 

Ahh e antes que digam que é preconceito de Amazonense com paraense: não sou nem Paraense nem Amazonense.

 

Abraços e:

 

"Somos todos iguais, braços dados ou não"

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom, sou do Rio de Janeiro da cidade de Niteroi, e estou morando em Manaus a 5 meses, e nunca vi nenhuma tropa de policiais preparados para turistas gringos, na maioria das vezes são despreparados para fornecer uma simples informação tipo ?onde é o ponto turístico tal?, quanto a violência, não é nada de 1000 maravilhas, em 5 meses que estou aqui minha esposa foi assaltada 2 vezes no centro de Manaus por pivetes que sempre estão pelas praças do centro cheirando cola, e não faz muito tempo teve um tiroteio a luz do dia em um assalto a um carro forte, foi encontrado em Maués a maior plantação de Maconha já apreendida pela Policia Federal disputando em tamanho com plantação de guaranás (não sou eu que estou dizendo saiu no jornal) quanto aos índios só os vi vendendo artesanatos nas praças, sem nenhum problema, não há qualidade de vida, a sim padrão de vida, qualidade não, tudo é muito caro, frutas são extremamente caras, quanto e tecnologia, si é tecnologia de ponta nas industrias e firmas e esta tudo ao alcance do consumidor mais a cidade ainda é bastante atrasada, as pessoas em um geral são acolhedoras. Bom essa é a minha visão de quem é de fora e se encontra morando aqui!

Link para o comentário
  • Membros

Ok rocha, concordo com vc cara.. todas as tuas informações estão corretas e concordo com vc, sendo que também sou uma pessoa de fora que mora aqui.

Mas cara, na boa.. vc não gosta de morar aqui (é o que parece) mas creio que apesar de tudo é uma boa cidade para se viver, e nós estamos em um site relacionado a mochilas.. entao se não gosta viaje que será mais proveitoso pra vc.

 

Abraços ^_^

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com o xRodrigox. Sei que Manaus tá longe de ser a cidade maravilhosa, a maioria dos turistas que aqui chegam já tem uma operadora de turismo para acompanha-los, sei que isso não justifica a falta de pontos de apoio aos turistas, mas Manaus se encontra em processo de aprimoramento. Mas veja, estamos no meio da floresta mais cobiçada do planeta, muito verde, comida saudavel e muitas opções de turismo verde. Conheço pessoas que vieram a passeio e trocaram Londres para morarem num flutuante. Acho que Manaus ainda é uma cidade, que apesar da população de quase 2 milhoes de habitantes, com os seus niveis de violência baixo se comparadando com outras cidades do mesmo patamar.

Acredito que aqui seja o melhor lugar do mundo para se viver.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
  • 5 meses depois...

Realmente falar sem conhecer é um tremendo ato de discriminação. Sou paranaense(Londrina), meus pais são de Presidente Prudente-SP e Juazeiro-BA, senti na pele a vida toda o reflexo da discriminação entre Estados.

 

Já morei no Pará(Capanema e Bragança) e sempre que podia viajava a Belém, na qual estive em diferentes épocas e na minha última visita, estava em final de viajem(Santiago a Belém), quase fui raptado por policiais civis em plena rodoviária. Eles estavam sondando pessoas que utilizavam o caixa eletrônico do BRADESCO(agência ao lado da rodoviária)para escolher sua vítima. O que me salvou foi um cartão de um Oficial de Cartório em Belém que eu tinha visitado afim de fazer orçamento do meu trabalho. Eram 3 policiais civis e queriam tirar-me de circulação para assaltar.

 

Nessa mesma viajem tinha estado em Manaus e fui assaltado por 4 caras que ficam na zona franca procurando as próximas vítimas(na época me levaram o equivalente a US$ 1.050,00. Quando falei pro vigia das balsas que ficam perto do quartel do exército(é onde desovam os tuistas assaltados), ele(o vigia) disse que isso acontece várias vezes por dia, aí falei que tava fácil de pegar esses caras, o vigia disse que a polícia estava por dentro do "esquema". Esse tipo de assalto passou até no Jornal Nacional.

 

Quando dirigi a uma Delegacia pra fazer o BO, o delegado disse que turista em Manaus tem que ser assaltado mesmo, que a zona franca estava falida e que a pasta base tinha dominado a cidade.

 

Pois bem, nos meus 24 anos de viajens(a trabalho e turismo), nunca fui roubado em regiões do sul e sudeste e desta vez dei azar no Norte.

 

Quanto a criminalidade e violência, isso é fruto da total falta de controle de natalidade no país e no mundo. A Igreja Católica e políticos tem interesses escusos na proliferação humana. Recomendo a leitura do livro O Papa e o concílio de Rui Barbosa(A Igreja possui no mundo a maior rede de prostituição chamada CASAMENTO).

 

A miscigenação brasileira realmente é magnífica(em alguns aspectos) mas resultou nessa tão famigerada discriminação entre Regiões, Estados, Municípios, bairros e até entre famílias. Recomendo a leitura do livro O Povo brasileiro de Darci Ribeiro.

 

SEM RESSENTIMENTOS!!!

 

Jr.

Assis-SP

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...