Ir para conteúdo

Bolivia,Chile e Peru - Fev 2012 - 29 dias "sozinho", sem carnes,pollos,pescados, inglês e espanhol.


Posts Recomendados

  • Membros

Oi....obrigado querida.

 

Você é uma das pessoas que anotei o nome aqui pra fazer uma menção ao fim do relato, afinal te fiz tanta pergunta imbecil por mensagem privada antes de viajar ne? mas só depois de viajar percebemos que são perguntas bobas rsrs

 

obrigado por tudo de coração...

 

Olá,

 

Parabéns pela trip, o relato esta ótimo.

 

::otemo::::otemo::

 

Maria Emília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

que delicia de relato! deu uma saudadinha de viajar. "Fiz" a Bolivia em jan/2011, fiquei um tempo em Sucre e em Potosi (que amei!), Uyuni, La Paz, Copacabana e Sta Cruz (que detestei rsrs). Peru vai ficar para proxima, achei que merecia uma trip so para ele.

Parabens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

23º DIA – ISLA DEL SOL

 

Acordei feliz da vida e fui comprar um boleto de barco até a Isla del Sol, aqui existem algumas opções, você pode comprar passagem de ida até a parte norte ou sul, ou pode comprar a passagem de ida e volta, onde o barco te deixa na parte norte e você vai caminhando até a parte sul, em todas as opções o barco parte as 8:30, sendo que a volta de quem faz a opção ida e volta é as 16:00hrs.

 

Como eu iria dormir na ilha, eu comprei apenas a passagem de ida até a parte norte, deixei a mochila grande no hotel e levei apenas umas mudas de roupa pra ilha na mochila pequena, acho isso essencial, tinha uma galera carregando mochila cargueira na trilha, mas estavam quase morrendo rs não vejo necessidade.

 

Na agência eu conheci um italiano que veio tirar sarro de mim, porque pedi desconto alegando que era brasileiro e não europeu kkkk Fomos na parte de cima do barco e conheci um casal do Brasil, era a Bianca e o Helder meu xará, encontrar um Helder na Bolivia é coisa de outro mundo mesmo né?rs

 

Então a trupe estava formada, iríamos fazer a trilha de quase 11km da Ilha juntos, O Met “italiano” era uma figura, o cara tem medo de viajar de avião, mas o medo dele é medo de verdade porque ele realmente não viaja, ele veio pra América do sul em novembro em um navio que vem da Europa, esse navio fica fazendo cruzeiros por aqui e retorna em abril pra Europa, então ele vai esperar até o navio voltar, achei interessante tendo em vista que são 3 semanas no mar, com 6 paradas e todas refeições inclusas, é uma boa forma de viajar a Europa também, muitos brasileiros fazem essa viagem trabalhando no navio, depois ainda conhecemos uma americana que já subiu até o Aconcagua.

 

A Isla del Sol é linda, logo de cara na parte norte já encontrei com muitas pessoas acampando na prainha, senti uma tristeza por não ter uma barraca =/. Aqui a água do Titicaca é super verde, meio turquesa, é linda demais, e você vai caminhando e do alto consegue ver paisagens cada vez mais deslumbrantes, queria fazer essa caminhada sozinho, pra junto dessa paisagem pensar mais em coisas que só consigo pensar nesses momentos, mas não havia do que reclamar, o grupo era demais, me diverti muito com eles ouvindo os causos de cada um. A trilha é cansativa mas acredito que qualquer pessoa pode fazer, basta respeitar seus limites parando pra descansar sempre que achar conveniente, não esqueça de levar protetor solar,óculos escuro,uma boa blusa de preferência corta vento e alguns trocados para os pedágios da ilha.

 

Todos iriam voltar a Copacabana, chegamos ao lado sul quase na hora disso acontecer, ainda deu tempo de trocarmos contatos, nos despedimos e fui procurar um hostel, encontrei o Jjacha Inti que fica bem na frente do porto, porém na parte alta, com uma vista linda do lago e restaurante no local, em 2 minutos de conversa baixei o preço de 60 bls, paguei 30bls por um quarto com 3 camas, mas fiquei sozinho, depois paguei mais 10 bls pra ela liberar o banheiro privado do quarto pra mim, porque lá fora estava ventando muitooooooooo.

 

Quando estiver chegando na parte sul vai encontrar muitos hotéis pelo caminho, e vai ficar com vontade de entrar logo em algum, com medo de descer até o porto e não ter mais vagas e depois ter que subir tudo novamente, ai vai da sua preferência, lá embaixo tem muitas opções e o porto fica ao lado, lá em cima a vista é mais bonita e fica pertinho do “centrinho” da ilha.

 

Mais uma vez consegui terminar meu dia presenciando um novo show de cores no céu, mais um por do sol lindo pra coleção, gratidão universo!

 

24º DIA – ISLA X COPACABANA X LA PAZ

 

Os barcos até Copacabana partem as 10:00 ou as 16:00, fui nos das 10am e chegando já comprei passagem pra La Paz em uma agência, iria com bus da Nuevo Continente as 13:30.

 

Almocei e fui buscar minha mochila no hostel, o bus partiu quase as 14:00hrs, e logo chegou em uma cidade as margens do Titicaca onde você tem que descer do bus e atravessar de barca, enquanto o bus atravessa em uma balsa grande, depois cai no sono até chegar em La Paz.

 

La Paz foi construída no meio de falhas geológicas, cercada por montanhas e a cordilheira dos Andes, provavelmente no meio disso tudo a cidade começou a ser construída, porém ela cresceu muito tendo hoje quase 10 milhões de habitantes, sem espaço pra tanta gente as casas começaram a ser construídas pra cima quase chegando no cume das montanhas, torço pra que nunca ocorra um terremoto forte nessa região, pois ela seria totalmente destruída e seria complicado alguém se salvar, a vista de cima da parte de El Alto da a impressão de uma favela gigante, porque quase nenhuma casa esta pintada ou terminada, provavelmente por causa dos impostos mais baixos.

 

Paguei 8bls no taxi do terminal até o Wild Rover, que é super bem localizado ficando a 5 minutos do Plaza Murillo, deixei as coisas no hostel e já fui caminhar pela cidade.

 

O transito realmente é maluco aqui, predomina a lei da busina, tome cuidado ao atravessar as ruas, aos arredores da Plaza Murilo fica o Palácio do Governo, então é comum encontrar policiais nas ruas, mas não são poucos, são grupos de 30,40,50 e em muitas esquinas.

 

Fui atrás de agências pra fazer o Downhill e Chacaltaya, pesquisei muito e até encontrei agências oferecendo o downhill por 250bls, porém não queria economizar aqui, queria ir com a melhor agência, fui então na Xtreme Downhill, me mostraram os equipamentos,camiseta e DVD que ganharia depois e fechei com eles, realmente são de confiança e olhando os outros grupos na estrada, tive certeza que estava com o melhor equipamento.

 

Peguei uma bike com amortecedor apenas dianteiro e paguei 350bls, meu grupo era de 12 pessoas e 10 delas estavam com essa bike, os outros dois pagaram 400bls na com dois amortecedores, mas não vejo necessidade.

 

Já fechei o downhill pro dia seguinte, então dormi cedo pra acordar inteiro, afinal um dia antes tinha caminhado 11 km na altitude de quase 4 mil metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

25º COROICO – DOWNHILL

 

As 7:30am chegou a van no Wild Rover, não tinha brazuca na parada, mas havia de tudo, holandês,americano,dinamarquês,suíço,austríaca e não sei mais o que, éramos 12 pessoas e apenas umas 4 ou 5 falavam espanhol, pelo menos alguém né?

 

Fomos até La Cumbre, onde tomaríamos o café da manha servido pela empresa e começaríamos a descida na parte de asfalto, no total são 63km sendo que 15km devem ser no asfalto e o restante na terra, tenho que achar o voucher pra ver certinho.

 

Um guia sempre puxa a fila e o outro sempre fica no fim da fila, sendo que as vezes ele dispara na frente pra fazer os vídeos e sacar as fotos pro DVD, na parte do asfalto eu estava me sentindo sempre fiquei na cola do guia, sendo segundo ou terceiro, depois eu desencanei de andar rápido e resolvi apenas admirar a paisagem andando no meu ritmo, e que paisagem? Cordilheira,cachoeiras,nevados e etc...

 

Logo chegamos na parte complicada, a estrada realmente é sinistra, existem cruzes de pessoas que morreram por toda ela, não entendo como essa via já foi liberada pra caminhões nas duas mãos, passar de bike é apertado imagina com algum auto, não consigo imaginar alguma estrada mais perigosa do que essa, sua fama é merecida. Porém basta andar no seu ritmo, prestar atenção nas pedras do caminho pra não bater a bike em uma grande, não se distrair tirando fotos enquanto pedala, que você vai chegar ao fim intacto, tenho certeza que quem acaba caindo é porque andou rápido demais, ou porque ficou brincando com a bike ou teve alguma distração, então o segredo é se concentrar e admirar a paisagem, qualquer um pode fazer.

 

No meio do caminho ainda paramos pra fazer um lanche com chocolate, banana e coca cola, no fim chegamos em um lugar onde podemos tomar banho,almoçar e usar a piscina, isso tudo incluso no preço da xtreme.

 

Chegamos em La Paz por volta das 18:00 e fui andar pela cidade, a Calle Llampu é uma loucura, pra comprar mochilas e roupas da The North face, Deuter, Columbia e etc, é um verdadeiro paraíso com os preços, pra se ter idéia, comprei a mochila high sierra Explorer 55 pagando 800 bls, cerca de 115usd, o preço dela aqui no Brasil passa dos 700R$, havia mochilas da deuter por 400bls e anorak da the north face por 230bls, pena que minha grana já estava curta, e ainda iria ao Mercado das Bruxas comprar lembranças pra galera. Fui até a xtreme que como a maioria das agências fica na Calle Sagarnaga, e meu DVD já estava pronto, fechei com eles o passeio de Chacaltaya pro dia seguinte, eles não fazem, mas trabalham com agências que fazem e consegui um bom preço.

 

Se forem na xtreme diga a Roxana e a Silvia que mandei lembranças, conversei com elas a respeito da política do Evo Morales, eu tinha uma visão legal da política dele e achava que ele era mais querido na Bolivia, mera ilusão, elas abriram minha mente rs

 

Bom, infelizmente sem festinhas noturnas em La Paz, apenas o pub do Wild Rover, e cama pra acordar inteiro no dia seguinte.

 

26º LA PAZ – CHACALTAYA

 

A van viria me buscar as 8:00, acordei com muito sono, e eles só chegaram as 9:20 quando quase já estava indo dormir de novo.

 

No caminho até a montanha conseguimos ver Huayna Potosi 6088mts, um dos motivos que tenho pra voltar a La Paz, ainda vou subir, pode anotar ai...

 

Chacaltaya como muitos sabem, é a estação de esqui mais alta do mundo, com 5.300metros, porém com o aquecimento global a neve começou a sumir, e a estação foi então desativada, servindo agora como ponto turístico de La Paz apenas, a beleza da montanha é enorme, e havia bastante neve, aliás no verão tem mais neve que no inverno, ainda subi até o cume que chega a 5.430 metros, começou a nevar e tive um pouco de dificuldade pra voltar, mas nada demais.

 

Quando se paga pra fazer Chacaltaya automaticamente se paga o Vale de la Luna também, mas eu não queria fazer esse, queria andar pela cidade durante o restante do dia, basta falar ao guia que não quer ir, que no retorno ele te deixa no centro por volta das 12:00, e parte com a galera pro Vale de la Luna.

 

Tirei o restante do dia pra caminhar, fazer amizades bolivianas, e conhecer os museus e praças da cidade.

 

27º DIA – LA PAZ – COCHABAMBA

 

Acordei mais tarde e já fui logo fazer o Check-Out, resolvi já partir, com medo de não chegar em Santa Cruz no dia do meu vôo, a passagem La Paz x Santa Cruz custa 170bls e dura 18hrs, optei pelo atalho Cochabamba, pagando 30bls pela Bolivar, em cerca de 6hrs chegamos no Terminal de Cochabamba, e já comprei passagens pra Santa Cruz por 70 bls, pensei em dormir em Cochabamba e visitar o cristo no dia seguinte, mas achei melhor chegar logo em Santa Cruz, até porque estava agora com a grana contada, economizei 70bls nessas passagens.

 

28º DIA – SANTA CRUZ DE LA SIERRA

 

Depois de algumas horas dormindo, cheguei pela manhã em Santa Cruz, o lugar onde tudo começou, procurei um hotel em frente ao terminal e encontrei um bem simples, mas esse bastava pro ultimo dia da trip.

Deixei as coisas lá e percebi que o dia não passaria se eu ficasse dentro do quarto, sai pra caminhar pela cidade, fui andando do terminal até a praça central, fiquei circulando nos arredores, depois sentava na praça, lembrava da viagem, circulava na cidade, sentava na praça, e a hora não passava rs, resolvi ir almoçar no mesmo restaurante que almocei com a galera no primeiro dia da trip, lembrei das nossas primeiras cervejas, primeiros diálogos de verdade, preparação e expectativas da trip, nem parecia que já havia feito um mês, que estava fora de casa a quase 30 dias, passou realmente muito rápido.

 

Olhei umas três vezes as quase 4 mil fotos da minha câmera, usei a internet, fui a um cinema na frente da praça, e por volta das 18hrs eu voltei ao hotel, torcendo pra minhas coisas estarem seguras, e estavam. Meu vôo seria no dia seguinte as 4:40 da manhã, então fui tirar um cochilo e só acordei com o despertador 0:00, nem imaginava que dormiria isso tudo, foi ótimo pro tempo passar sem eu entrar na depre pelo fim da trip.

 

29º DIA – SANTA CRUZ DE LA SIERRA X GUARULHOS

 

O vôo partiu no horário, fizemos a escala em Campo Grande e as 10:00 já estava em Guarulhos, meus pais foram me buscar no aeroporto muito felizes por eu ter sobrevivido, e principalmente por estar de volta, como moro em Guarulhos, em 20 minutos estava em casa.

 

[t3]FIM[/t3]

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CONCLUSÃO

 

Conhecer Bolivia e Peru é como fazer uma viagem no tempo, conhecer a cultura Inca, costumes e danças típicas de cada região, ver pessoas vestidas de uma forma que por aqui seriam mal interpretadas, entrar em contato com a população andando de bus coletivo, comendo comidas tipicas nos mercadões da cidade, fazendo amizades com nativos que falam quechua, tudo isso não é história, é aprendizado.

 

Passei por desertos de areia,sal,oasis,oceanos,lagos,vulcões,lagunas,geisers,reservas ecológicas,neve,cordilheira,ilhas,templos inexplicáveis e por paisagens inesquecíveis.

 

Aprendi que o ser humano é muito mais do que o status, que a humildade e a bondade devem prevalecer antes de tudo, aprendi que o pensamento coletivo tem que vir sempre antes do pensamento individual, que diferentes culturas fazem costumes diferentes, mas que isso não pode ser considerado estranho,tem que ser levado como diversidade cultural e sempre ser respeitado, acredito agora que a Bolivia e o Peru são lugares que todos deveriam conhecer pra se tornarem pessoas melhores.

 

Como eu falei lá encima, algo mudou na minha essência, valorizo mais pequenas coisas, escuto as pessoas com mais atenção, acredito que cada uma tem uma boa história pra contar.

 

Nessa trip eu fui da felicidade a tristeza em cenas de despedida, fui do sorriso as lágrimas ao ver o sol se por, pensei em coisas impensáveis no meu cotidiano, conheci pessoas que jamais vou esquecer e ouvi e vivi histórias que vou contar aos meus netos.

 

Ainda quero largar tudo e viajar o mundo, fugir da minha rotina e criar uma rotina alternativa, mas também quero e vou criar raízes, não tenho mais apenas o que ouvir, também tenho agora o que falar e compartilhar, minha luz se acendeu com energias que jamais pude sentir antes.

 

Gratidão Universo!

 

Um agradecimento especial ao site mochileiros em geral, e Maria Emilia, Lico,Paulo Motta,Leo RJ, Varga,Leo_Thc e companhia limitada, por toda a paciência em me ajudar, nas minhas duvidas em mensagens privadas e nos fóruns que tive pra montar o roteiro.

 

 

ps. postarei mais algumas fotos e ai acaba de verdade ::lol4::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

David,

 

Acho que todo mundo viaja por algum motivo, eu viajei pra tentar me libertar mentalmente da sociedade em que vivo, eu não consegui isso porque tive que voltar, mas eu voltei com novos conceitos e isso faz a gente suportar de uma forma mais feliz.

 

Há pouco tempo postei um topico aqui falando que queria largar tudo, praticar o desapego, pedir as contas, vender o carro, pegar a grana e viajar até a grana acabar, alguns motivos me fizeram desistir disso...Motivos que me levaram a fazer a trip de um mês nas minhas férias, e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida...A minha viagem sempre foi interior, as outras coisas, como lugares e paisagens foram apenas a atmosfera que eu necessitava.

 

obrigado pelas palavras

 

Acho que o mais bacana do seu relato não é ter falado apenas sobre a viagem em si, mas também sobre sua viagem interior.

 

Demais! Parabéns pela trip e por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Helderzito, que maravilha de relato!

Você é muito bom nisso , viu?!

Me peguei várias vezes rindo e vizualizando as suas situações de tão bom que foi o seu relato.Senti muita emoção em tudo que você descreveu. Pode ter certeza que vou acompanhar até o final!!

Parabéns!! e que outras trips como essa venham para nos fazer redescobrir nós mesmo e o mundo lá fora...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

(Com o perdão da palavra) CARALHO brother!

 

É como o David_C falou, o mais instigante foi tu ter falado da tua viagem interior, da busca por si mesmo, e nela encontrar um cara mais leve, tranquilo e mente aberta.

Eu vejo da seguinte forma: existem as pessoas que se acomodam e aceitam uma vida sem muito dinamismo e expectativa, longe de mim julgá-los, porque eles podem ser felizes assim, mas, em contrapartida, existem aqueles que sabem que a vida é muito mais que se programar, seguir uma rotina metódica e aceitar conveniências sociais. São esses que eu chamo de espíritos livres que buscam sempre se renovar enquanto seres humanos, que precisam sair de seus mundos, às vezes, para dar uma olhada de fora e enxergar o que precisa ser mudado e que querem viver suas vida buscando algo além do seu horizonte costumeiro. Ao meu ver, essas pessoas têm muito mais a nos acrescentar e através dessa tua experiência, tu se torna um desses espíritos livres.

Não te conheço, é verdade, mas li teu tópico onde tu falava da angústia que sentia e agora vendo que tu voltou renovado, acredito que não esteja falando nenhuma besteira.

 

Sobre a trip, minha primeira frase diz tudo. Achei muito foda, curti demais mesmo e, como disse antes, vou pegar algumas dicas aqui pra basear a minha trip, que tem a mesma intenção que a tua tinha =D

 

Abraço meu velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...