Ir para conteúdo

1ª vez na Europa - Roma, Florença, Veneza e Paris em Maio/Junho 2012


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Caros colegas,

 

Aqui vos fala um marinheiro de primeira viagem à Europa. Logo, precisamos que avaliem o nosso planejamento e que nos forneçam algumas dicas para os 12 dias que estaremos no velho continente nos meses de maio e junho. Vamos lá!

 

ROTEIRO BÁSICO:

1º dia: ROMA

2º dia: ROMA

3º dia: ROMA

4º dia: FLORENÇA

5º dia: FLORENÇA

6º dia: VENEZA

7º dia: VENEZA

8º dia: PARIS

9º dia: PARIS

10º dia: PARIS

11º dia: PARIS

12º dia: PARIS

 

VIAJANTES e PERFIL:

Eu e minha esposa.

Ambos temos 26 anos. Gostamos de andar e conhecer bem as cidades visitadas. Adoramos tirar fotos, muitas fotos. Curtimos sair, especialmente para lugares com uma boa música e comida.

 

TRANSPORTE

Já estamos com as passagens e de avião e de trem compradas.

Conseguimos um bom preço na parte aérea: R$ 1.942,46 por pessoa para os trechos Brasília-Roma, Veneza-Paris e Paris-Brasília.

Já de trem, faremos Roma-Florença e Florença-Veneza.

Mas e dentro das cidades, o que seria melhor? Alugar um carro? Andar de táxi? Ônibus? Metrô?

 

HOTEIS:

Os hoteis também já estão reservados. Alguém conhece algum deles? A lista é a seguinte:

Roma: Best Western Hotel Canada - Via Vicenza 58, 00185 - Rome

Florença: Perseo Hotel - Via Dei Cerretani 1, Florence

Veneza: Best Western Hotel Bologna - Via Piave 214 Mestre

Paris: Tourisme Hotel - 66 Avenue de la Motte-Picquet 75015 Paris

 

IDIOMA:

Não falamos italiano nem francês. Mas o meu inglês é de um nível intermediário. Será que teremos dificuldades nos restaurantes e pontos turísticos?

 

ATRAÇÕES:

Estamos reunindo informações sobre as principais atrações de cada cidade. Mas, dado o roteiro indicado, o que vocês acham que é viável conhecer?

 

GASTOS:

Estamos pensando em levar €150 por dia para nós dois gastarmos com alimentação, transporte e tickets. Obviamente levaremos cartões de crédito para possíveis emergência e gastos extras.

 

RESTAURANTES:

Não temos frescura com comida. Encaramos fácil os fast-foods da vida. Mas a idéia é comer razoavelmente bem na Europa, até porque a culinária é um dos atrativos da França e da Itália, certo? Não precisamos comer em restaurantes caros todo dia. Mas vez ou outra não é nada mal. Dicas?

 

SEGURO VIAGEM:

Compramos as passagens com o cartão VISA Platinum. Logo, temos direito ao seguro por ele oferecido. Pergunto: ele é suficiente ou é recomendado fazer um outro seguro por fora? Não entendi muito bem esse lance do Tratado de Schengen.

 

Bem, pessoal, é isso. Se puderem opinar, nos ajudarão bastante.

 

Ah, comemoraremos o nosso 2º aniversário de casamento durante a viagem. Nesse dia, estaremos em Florença. Se possível, também indiquem algum bom programa/resturante para comemorarmos a data.

 

Abs a todos!

  • Colaboradores
Postado

Olá Thiago,

 

não vou poder te ajudar muito, pois do seu roteiro só conheço Paris.

 

5 dias na cidade me parece bom, lógico que quanto mais melhor, mas já dá pra conhecer o básico. Eu separei alguns pontos que conheci e tb alguns que gostaria, os com asterisco eu conheço, os demais tenho contade:

 

SACRÉ-COEUR

GALERIES LAFAYETTE (shopping)

NOTRE DAME

PASSEIO (ILE DE LA CITÉ)

PANTHEON

BASTILHA

CENTRE GEORGES POMPIDOU

PRINTEMPS (shopping)

LOUVRE*

JARDINS DES TUILERIES*

PLACE DE LA CONCORDE*

CHAMPS-ELYSEES*

ARCO DO TRIUNFO*

ARCHE DE LA DÉFENSE*

MUSÉE D´ORSAY

GRAND PALAIS

LES INVALIDES*

MUSEU RODIN

TROCADERO

TORRE EIFFEL*

JARDIM DE LUXEMBURGO

CHATEAU DE VERSAILLES

BATEAU MOUCHE (RIO SENA)*

 

Se planejar bem, consegue visitar isso e mais ainda. Esta nessa ordem pq hoje meu eu estaria de viagem pra Paris com família, mas tivemos que adiar, e o roteiro estava pronto. Com isso provavelmente eu tb mude meu roteiro e numero de dias, mas como já estava pronto, era isso que iriamos ver em Paris em 5 noites que ficariamos.

 

Em Paris o melhor mesmo é andar a pé e de metrô, é barato, fácil e prático. Mas o melhor mesmo é caminhar pelas ruas. Pra Verssailles é só pegar o RER (espécie de trem urbano), dizem que não se pode deixar de ir (eu nao fui!).

 

150 euros já tirando a hospedagem? Se for isso está muito bom... aproveita e compra lembrancinhas pra nós! kkk

 

Uma coisa que recomendo é comprar o PASSE MUSEUS por 39 EUROS, dá direito a entrar em algumas atrações e fica mais barato.

Outras visitas TORRE EIFFEL 13,40 Euros + PASSEIO PELO SENA 10,00 Euros por pessoa.

 

Espero que tenha ajudado.

 

Se tiver alguma dúvida em especial avisa.

 

Abraço,

 

Filipe Lyrio

  • Membros
Postado

Filipe, valeu pelas respostas!

 

Vou começar agora mesmo a pensar na melhor logística para conhecer os pontos turísticos que você recomendou.

 

Versailles já era um dos locais que estaria no roteiro. Parece ser incrível!!

 

Este passe de museus que você sugeriu inclui o Louvre? Sobre o Louvre e Versailles, será que vale contratar um guia em português?

 

Em relação aos 150 euros por dia, realmente eles não incluem gastos com hotéis, pois estes já estão pagos. Mas ressalto que esses 150 euros seriam para 2 pessoas, ou seja, eu e minha esposa. Será que dá mesmo?

 

Valeu pela disposição!

 

Abs!

  • Colaboradores
Postado

Oi,

 

olha se não me engano esse passe tem o Louvre, o D´Orsay entre outros... lembro que olhei tudo isso, mas n te garanto agora, só pesquisando. Acho que vale a pena, e depende do numero de dias que você quer tambem.

 

Não acho que precise de guia em português, ao menos no Louvre, tem um livreto na entrada que é grátis...tem em varias linguas, so n tem em portugues, mas tem em espanhol, da pra seguir ele e ver o mais importante. Você vai se cansar antes de conseguir passar por metade das salas...rs então escolha o que quer ver e vai direto.

 

75 euros por pessoa está bom, sempre que vou a Europa eu calculo alimentação por dia em 25 euros... comendo em locais baratos logico. Nessa logica sobram 50 euros para transporte e entradas por pessoa, acho mais que o necessario. Na minha proxima vamos ficar em albergues... previsão de gastos de 70 euros por dia por pessoa... isso pagando hospedagem... Ai so depende mesmo do nivel que vc quer ter, eu já gastei mais, mas tb ja gastei bem menos...rs depende do bolso na época.

  • Membros
Postado (editado)

Fala Thiago:

 

Bem legal o roteiro! Vocês vão curtir demais a viagem!! Só uma pergunta: vão ficar três dias inteiros (sem contar deslocamento) em Roma ou nesses 3 dias estão inclusas a chegada do Brasil e partida para Florença?

Quanto ao deslocamento, em Roma fizemos tudo a pé, mas tem a opção do metrô também. Florença não conheço ainda. Veneza é obrigado fazer tudo a pé e Paris dá pra fazer a pé muita coisa, mas o metrô também tem boas conexões e leva vocês para onde quiserem ir. Quanto ao idioma, acho que não terão maiores problemas na Itália, já que o italiano é uma língua latina e não é tão difícil de compreender. Misture o português com inglês e não terá maiores dificuldades. Dica: pode comprar um livrinho daqueles "Italiano para viagens" para aprender a falar sim, não, esquerda, direta, por favor, bom dia, boa tarde, coisas do gênero... Em Paris não gostam muito de falar inglês. E o francês, apesar de ser uma língua latina também, é dificílimo para compreender. Quando precisar de ajuda, tente começar a frase em francês para depois continuar em inglês, não tivemos problemas assim. Algo do tipo "sivu plé, parle vu anglé?" (essa é a pronúncia, não a grafia e quer dizer por favor, vc fala inglês?). Se ele responder oui (lê-se uí), vc continua em inglês. Acho que com um inglês intermediário dá pra se virar.

Atrações: dá uma olhada no meu relato, coloquei ali o que eu mais gostei das cidades que visitei e o que não valeu à pena.

Quanto aos gastos acho que tá tranquilo. Comida: não tenho nenhum lugar em especial pra indicar, mas comê-se muito bem na Itália (eu achei, tem gente que discorda). Normalmente eu perguntava para o pessoal na rua mesmo onde se comia bem e barato, ou para o pessoal da estadia. Em Paris é caro, comíamos mais MacDonalds, é a opção mais barata pra forrar a pança. :lol: Seguro: recomenda-se fazer um seguro por fora, esse do cartão não cobre muita coisa. Boa viagem e no que eu puder ajudar, tamo aí... Abraço

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Paulo, meu caro!

 

Coincidentemente eu estava lendo o seu relato hoje cedo. Ficou muito bom! Aumentou a vontade de viajar.

 

Em relação à Roma, teremos praticamente 3 dias inteiros na cidade. Chegaremos às 7h10 do dia 26/05. Aí ficaremos por lá também nos dia 27/05 e 28/05. Partiremos para Florença apenas às 8h do dia 29/05. Iremos de trem de alta velocidade!

 

Ah, estou considerando a possibilidade de comprar o Roma Pass. O que você acha?

 

Quanto à Paris, parece mesmo que o melhor é dar preferência às caminhadas e ao metrô.

 

Estive lendo outros fóruns e blogs sobre a Europa e vi alguns relatos de alguns golpes em Paris e batedores de carteira em Roma, muitos na região do Termini, onde ficaremos hospedados. O que você poderia me dizer sobre a segurança nessas cidades? Confesso que fiquei receoso, mas duvido que sejam tão perigosass quanto Brasília (onde moro) ou qualquer outra grande cidade brasileira.

 

Se também puder mandar dicas de restaurantes bacanas, agradeceria demais!

 

Abração!

  • Membros
Postado

Tiago:

 

Que bom que gostou do relato. E que bom que vai ficar três dias inteiros em Roma, dá pra ver bastante coisa! O Roma Pass vale à pena se você utilizar bastante o transporte público. Outra vantagem é que você não fica esperando na fila pro Coliseu (eu fiquei uma meia hora). Agora, em termos de vantagem financeira, acho que não tem muita, já que pro Vaticano não pode ser usado, é mais para museus de Roma mesmo, pro Coliseu e Fórum Romano (não sei se vai visitar algum museu em Roma e tente se informar se ele vale pro Castelo Sant'Angelo, daí já valerá à pena). Ouvi essa história da Termini também, mas fiquei bem próximo dela e não tive problemas. É só se cuidar e não dar bobeira, evite o lugar em altas horas (eu não evitei... kkkkk). De Paris não sei, não tive problema algum, mas cuidado sempre ao entrar/sair das estações de metrô. Putz, não anotei nenhum restaurante em especial. Pergunte pro pessoal de lá mesmo, recebi boas indicações. As indicações do hostel foram "furada", pois normalmente eles tem convênio com os lugares... Em Veneza comê-se muito bem! Abuse dos sorvetes na Italia, são divinos!

  • Membros
Postado

Thiago,

 

Dê uma olhada no meu relato de viagem que está no link abaixo da minha assinatura. Foi uma viagem muito parecida com essa que vc está planejando. Muitas dúvidas são sanadas por lá.

 

Sandro Stéfano.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...