Ir para conteúdo

Como melhorar a barraca em relacao ao vento?


Posts Recomendados

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Meio vaga a pergunta. Qual barraca? Quanto de vento?

Não existe barraca, por melhor que seja, que resista à ventos fortes quando mal armada e em local inadequado. E uma barraquinha de supermercado surpreende quando bem montada e em local próprio.

O principal: ESCOLHA O LUGAR. Analise novamente. Pense. ACHE O MELHOR LUGAR DISPONÍVEL. Procure abrigos naturais. Pedras, arbustos.

Veja a orientação do vento predominante. Eu não gosto de alinhar a porta com o vento, pq qualquer abertura já vira um inferno!

Prefira armações de alumínio, mais resistentes (se bem que podem entortar). Estique bem a barraca, use todos os tensores. Se ela não tiver tensores, improvise: faça uma malha com cordão fino, espécie de rede, bote sobre a barraca e prenda no chão, igual aqueles prendedores de carga para moto. Use os espeques, estique tudo muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nenhuma delas. São barracas voltadas ao camping, muito volumosas e sem estrutura para o que tu pretende. Não são próprias para neve. Patagônia no verão pode dar conta, no inverno não. Andes, nem pensar.

Para estes ambientes, procure coisas específicas. Existem grandes barracas refeitório, com estruturas mais pesadas, para resistir ao vento, e as pequenas tendas dormitório. Dê uma passada no site da Doite e veja material bem mais adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cacius pretendo fazer a viagem na primavera eu falei com duas pessoas que trabalham com Quechua disseram que a T6.2 aguenta os Andes.

No caso de usar uma T6.2 pretendo trocar as varetas e as estacas pela da Manaslu e fechar a parte da frente com uma lona no estilo da parte traseira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Kat!

 

Agora estou imaginando o que anda inventando com aquela história das varetas da Azteq Minipack que perguntou em outro tópico... ::toma::

 

Vi suas dúvidas e assino embaixo do que disse o Cacius. Aguentar até podem (a Quechua T6.2 ou a Hummer) mas dependerá muito das condições metereológicas na região e do local onde ficarão montadas (questão abrigo). Não dá é para confiar num relato de pessoas que para lá foram em épocas favoráveis e não pegaram ventos fortes, por exemplo (pura sorte). Tive amigos que foram para a Patagônia no verão austral e pegaram temporal forte onde mesmo barracas projetadas para alta montanha e bem montadas tiveram problemas. No mesmo acampamento várias barracas mais "fracas" foram arrastadas ou destruídas pela força dos ventos. Os mesmos amigos já haviam relatado que em outras viagens anteriores à mesma região não tinham encontrado ventos fortes. Vai da sorte. Mas não dá para depender exclusivamente dela com este tipo de equipamento e naquelas paragens.

 

Doite não vende oficialmente no Brasil, é uma marca chilena, só encontra nas lojas especializadas no Chile/Argentina. Às vezes aparece alguma usada (ou "muambada") à venda no Mercado Livre ou similares.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Porque uma barraca grande para a Patagônia, vão em quantas pessoas?

Eu acho melhor várias barracas pequenas (2 ou 3 pessoas) do que uma grande. Se forem 6 pessoas duas 3P, ou três 2P. Melhor até de achar lugar os acampamentos.

Quanto mais alta a barraca pior para suportar ventos fortes. As grandes barracas de expedições são bem caras e pesadas, preferível dividir o peso de 2 ou 3 barracas pequenas entre o pessoal.

Tanto a Quechua como a Hummer não foram feitas para aguentar muito vento, elas vão dobrar e quebrar as varetas na primeira tempestade patagônica.

Tá , pode ser que aguente, mas o mais provável é que não. Vai ficar na dúvida, esperando o pior?

Ah! E tente comprar as tendas lá fora, mais barato e maior oferta de produtos de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...