Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

América Central-26 dias mochilando(Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El salvador e Guatemala)


Posts Recomendados

  • Membros

DIA 1(25/02/12) – Cidade do Panamá

 

 

 

Cheguei de viagem cerca das seis da manha. Peguei um taxi para o hotel, o que custou caro(US 25).Coletivos são mais baratos (U$ 16) mas devido ao horário não tinha. No hostel descansei um pouco e depois fui para o terminal para comprar minha passagem para San José.Aprovietei e fui no famoso shopping ALLLBROK MAIL que fica ao lado do terminal. O shopping é enorme, o maior que eu já vi e tem preços interessantes.

Depois peguei um taxi para is ao CANAL DO PANAMÁ.O taxista disse que me levava para outros locais e aceitei.Fui ao canal, fiz todo passeio que durou cerca de 1h 30 min(contando o museu).Depois fui para a costa(n lembro o nome do local mas é bem bonito), lugares para caminhar, muitos restaurantes, bela vista....Por fim fui ao CASCO VIEJO e lá visitei o museu da história do Panamá. Recomendo tanto o casco viejo como o museu. Depois já era tarde, fui descansar no hostel e por lá fiquei, afinal n tinha dormido muito no dia anterior.

 

 

DIA 2(26/02/12)- Cidade do Panamá

 

Neste dia fui primeiro ao multiplaza shopping almoçar( que informaram que era caminho para o PANAMA VIEJO). O shopping fica bem perto da região com vários prédios enormes(os arranhaceus do panamá).Aproveitei e caminhei por lá.Depois finalmente fui ao panamá viejo, visitei o museu(não achei mto interessante) e depois as ruínas(essas sim adorei).

Encontrei um casal de brasileiros lá, que tinham vindo da Guatemala, peguei umas dicas.A noite fiquei pelo hostel mesmo.

 

DIA 3(27/02/12)- Cidade do Panamá

 

Um dia meio que perdido. Deveria ter comprado minha passagem para as 11 da manha, mas já havia marcado para as 23 hrs...Porém devo dizer que 2 dias bem aproveitados são suficientes na capital panamenha, n precisa de mais.

O que fiz de diferente e digno de relato foi visitar o centro da cidade. Embora não turístico, acho que aprendemos mais sobre o país quando vamos aos centros das cidades. O centro se parece muto com qq centro brasileiro.Caótico, cheio de gente e comércio. Mas n achei perigoso, como em todo panamá há vários policiais pela rua. Infelizmente acredito que a polícia proteja com maior intensidade regiões turísiticas e centrais, deixando os reais interessados em seu serviço(os panamenhos) muitas vezes sem ele.

A noite peguei o ônibus da TICABUS rumo a COSTA RICA.

 

 

DIA 4(28/02/12)- San José

 

O dia começou dentro do ônibus.Cerca de 6:30 da manha chegamos a fronteira.Pelos relatos que já havia lido já tinha me preparado mentalmente para esperar cerca de 2 horas para todos os trâmites.No entanto a espera foi MUITO maior que eu poderia imaginar( cerca de 5 horas, com direito a cão farejador, etc).A demora maior foi por conta da saída do Panamá.

Depois o ônibus seguiu rumo a San José.Gostei muito das estradas na Costa Rica, locais bem bonitos e cuidados, muitas montanhas, coqueiros e até arvores parecendo selva. Para mim, a paisagem valeu a viagem.

Cehgando a San José, já há diversos taxistas esperando os passagerios da tibacus( o terminal não é o mesmo que os demais ônibus), peguei um taxi até o hostel.Amei o loca, em que pese não ter festas, o clima é muito familiar parece que estamos em nossa própria casa. Dei uma pequena volta pelo centro da cidade, jantei em um restaurante típico e voltei ao hostel para dormir.No caminho encontrei um gurpo que tinha hondurenhos, salvadorenhos e um nicaragüense, todos muito simpáticos e que me passaram informações de seus países de origem.

 

 

DIA 5(29/02/12) – San José

 

Tirei o dia para conhecer San José. Visitei o Museu Nacional da Costa Rica e gostei muito. Oito dólares , vale a visita. O resto do dia fiquei caminhando pelas ruas centrais. Penso que é uma cidade diferente das demais. Me pareceu estar no passado.Vale a pena conhcê-la mas um dia já é o suficiente para ver o que tem de mais importante. Por isso decidi que no dia seguinte iria para outro local e o escolhido foi Monteverde.

 

DIA 6(01/03/12) - San José- Alajuela- Monteverde

 

 

Pela manha comprei uma passagem para Monteverde. Porém como o ônibus só saia as 14:30(havia perdido o da manha), decidi pegar um ônibus até a cidade de ALAJUELA, pois daria tempo de conhecê-la.A passagem de ônibus custava menos que 1 dolar ,entãoi se n valesse a pena não perderia mto dinheiro.A cidade é mto parecida com San José, se tiver algo melhor pra fazer n recomendo ir até lá, embora n tenha me arrependido tb.

A tarde fui para Monteverde, a viagem em cansou muito, e eu estava um pouco aflito porque pela primeira vez na vida estava indo sem hotel reservado.Cheguei a noite em monteverde, tinha um hostel em frente a estação com quarto privado por 10 dolares, ufa !!!! Descansei o resto da noite pois pretendia conhecer Monteverde no outro dia.

 

 

DIA 7(02/03/12)- Monteverde

 

Este foi um ótimo dia. De manha conversei no hostel e reservei um pacote de 3 programas que queria fazer- CANOPY, CAMINATA NOCTURNA e o BOTE para LA FORTUNA). Todos juntos custaram 87 dolares,Um preço que quebrou um pouco minhas finanças porém devido as oportunidades únicas de fazê-los, não poderia desperdiçar.

Pela manha fiz o Canopy. Experiência imperdível, recomendo a todos.Você faz cerca de 10 canops e depois tem o ‘’superman’’ que vc vai deitado de barriga para baixo sem as mãos segurando em nada rs(é uma sensação única pois vc parece estar voando e ainda por cima no meio de uma linda floresta, sensação formidável, linda), e por fim o Tarzan que você salta de uma altura de 40 metros.Eu sou muito(mas muito) medroso, até agora não seii como consegui ir , mas adorei tudo.Um simpático casal argentino filmou minha queda no Tarzan, ou seja terei esse momento guardado rs.

Depois almocei, descansei e me preparei para a caminhada noturna na selva, que começa ainda no claro umas 6 da tarde.Gostei mto do passeio também, vi animais como uma cobra, um maçado, mas o mais legal foi entrar no meio da noite me uma expedição pela floresta. Me senti em algum progama da Discovery, rs. Depois decidi ficar mais ½ dia em Monteverde para após isso seguir de bote para La Fortuna, o que contarei no próximo dia.

 

DIA 8 (03/03/12) – Monteverde e La Fortuna

 

Neste dia resolvi fazer um passeio por um dos parques nacionais pela manha.O parque tem muita vegetação(porem poucos animais).Pela tarde peguei o bote para LA FORTUNA, a viagem é LINDA, lindos lagos e depois a vista para o vulcão. Custou tudo 25 dolares, recomendo.(e chega mais rápido a La fortuna tb).

Ao chegar a la fortuna, no entendo, os problemas começaram. Primeiro o hostel que tinha reservado disse q n tinha mais vagas, mesmo eu tendo reserva. A cidade estava ltoada, demorei um pouco para conseguir hostel, ao menos consegui um quarto extra, privado por 10 dolares.

Para terminar o dia ruim, meu celular foi furtado, acho que algum hospede do hotel o pegou, como não tenho como provar não pude fazer nada!!!!!1

 

 

DIA 9(04/03/12)- La Fortuna

 

Neste dia acordei bravo com a perda do meu celular. Apesar disso resolvi fazer meus passeios pois ficar bravo de nada ia adiantar. Combinei com o dono do hoetel que queria ver o vulcão arenal pela manha e a tarde ir ao baldi(um hotel com águas termais) para relaxar.

A van veio me buscar pela manha e para minha surpresa me levaram a um parque que não era o do vulcão arenal. Fiquei mais p da vda ainda, perdi mais tempo e dinheiro!!!!!

Depois de fazer o passeio que não queria(a propósito foi mto parecido com o parque que tinha ido no dia anterior), fui de carona no onbius que me levaria a BALDI,e parei no PARQUE NACIONAL DO VULCÃO ARENAL. O vulcão é muito bonito realmente e custa 10 dolares para entrar, recomendo ir, adorei.Depois fui finalmente para BALDI HOT SPRINGS, a entrada custou 30 dolares (com jantar incluso) e mesmo um pouco caro posso dizer que valeu cada centavo.Local lindo, muitas piscinas(muitas mesmo!!!) termais, diversas atividades como toboagua, cachoeira e cadeiras de descanso dentro e fora da piscina.Foi ótimo para recarregar as energias.

No fim das contas esse foi um dia dos extremos, fui passado p trás duas vezes, no entanto visitei dois lugares maravilhosos.Definitivamente n tive sorte em La fortunam mas recomendo ir lá pois há atrações imperdíveis.

 

DIA 10(05/03/12)- Granada

 

Dia de finalmente sair da Costa Rica. De fortuna peguei um taxi(8 dolares) para me levar até o ônibus que ia até a fronteira. Para variar, já que estava sem cel(que fora furtado), pedi pra me despertarem ½ hora antes do taxista chegar e só o fizeram quando o taxista chegou(definitivamente n tive sorte em La fortuna). Sorte que fui precavido com isso e já tinha arrumado tudo.

O ônibus até a fronteira não era dos melhores, e na fronteira precisou pagar 13 dolares para entrar.Lá consegui um ônibus queiria até Manágua mas parava em GRANADA por 10 dolares.Bom ônibus, justo preço. Chegando em Granada fui comer, e conhecer o centro da cidade.A cidade é adorável, com ar antigo mas bem cuidada, enfim adorei.Apenas caminhei pelo centro o resto da noite e deixei para o dia seguinte para ir atrás de algum passeio.

 

 

DIA 11(06/03/12) – Granada

 

Este dia reservei para fazer mais coisas na adorável Granada.

Pela manha caminhei pela cidade e fui ver o lago que cobre a cidade.A vista é linda, caminheir pela reta que circula o rio, muito legal.

Depois do almoço andei mais um pouco e ecansei também pois as 4 da tarde tinha agendado um passeio noturno para o vulcão Masaya.Fiz pela Leo Tour, recomendo mas pechinche pois consegue melhores preços.O passeio foi mto legal, entramos até em uma caverna cheia de morcegos inofensivos .A lava n deu para ver no dia mas senti mta cinza. No passeio conheci 2 irmaos alemães, um homem dos EUA e outro islandês.Depois do passeio fomos todos jantar em um restaurante e ficamos até altas horas conversando.

Por fim não poderia deixar de falar que tomei na praça central tomei um delicioso suco de tamarindo pego com ponche igualzinho se faz no seriado chaves.Me senti em algum lugar do passado, ótima sensação para um viajante, e a propósito o suco era delicioso.

 

DIA 12(07/03/12) – Granada e Isla de Ometepe

 

Acordei neste dia pensando em ir no passeio das isletas. Pela tarde e para Manágua a noite.Entretanto algo inesperado aconteceu.Encontrei os rapazes do EUA e da Islândia que havia conhecido no dia anterior que me disseram que estavam indo pra ilha de ometepe.Eu queria conhecer a ilha mas era mto caro ir sozinho então decidi ir com eles.

Fomos até a ilha, chegando lá é uma cidade mto pequena e parecida com granada então decidimos ir para o outro lado da ilha, fazem um programa mais alternativo.No outro lado é mais deserto ainda, ficamos em um alberg chamado El Caballito Mar.O lugar é lindo, ideal para descansar, adorei o lugar.Passeamos o resto do dia descansando , comendo e ouvindo música com uma linda vista para o lago.Não esperava fazer esse programa diferente mas gostei mto.A comida estava ótima, e a estadia custava 5 dolares a diária.Ótimo dia.

 

DIA 13(08/03/12) Ometepe e Manágua

 

Amanheci na Ilha de Ometepe.Pela manha fiz um ótimo passeio de caiaqui e nadei no lago.A temperatura estava perfeita. Fria o necessário para o calor que fazia. Depois almocei e pegamos um taxi para nos levarmos ao bote.O taxi quebrou no caminho e pegamos carona com um rapaz que passava pela estrada(claro que ele cobrou rs).A vista do bote de volta era linda, podia-se ver os 2 vulcões da ilha, um mais de perto e outro mais longe. Outra coisa que foi magnirico foi ver a parte da lua coberta pelo vulcão.Depois disso de RIVAS dividimos um tazi que deixou o islandês em granada e eu em Manágua.Paguei 50 dolares pelo trajeto mas como o islandês dividiu comigo n saiu caro o trajeto.

Em MANAGUA n tinha reservado hostel, um que o livro indicava ficava perto do terminal ticabus(75 m rs) mas estava cheio então me hospedei em um vizinho do terminal.Não gostei mto do hostel mas como era tarde já , preferi ficar por lá mesmo e dormir.

 

DIA 14(09/03/12) Manágua

 

Reservei o dia para conhecer a capital nicaragüense. A cidade em uma primeira vista, achei mto parecida com a minha (Campinas). Mas depois fui notando como ela é estranha. O centro velho é totalmente abandonado pois foi destruído por um terremoto em 1972 e muita coisa se perdeu.Depois fui ao porto Salvador Allende, um local bonito bonito , que ventava mto, o que foi bom devido ao calro que fazia.

Depois fui para Loma de Tercapa, que é um parque turístico, onde se vê a cidade pelo alto e pode-se fazer canopy. A vista é muito bonita e custa 1 dolar para entrar, vale a pena visitar.

Depois almocei em um dos shoppings da cidade, alias os shoppings m geral são ruins e caros.

Quem me conhece melhor sabe que eu faço coleção de camisas de futebol, então fui atrás da camisa da seleção da Nicarágua, pois nos países que visitei era a mais difícil de encontrar(lá é terra de beseball , e o futebol ainda engatinha...).De fato Fo difícil, nessa aventura peguei 7 taxis (rs) mas como os taxis eram baratos gastei ao td 41 reais somente(pelo tanto que taxi que peguei..... rs), mas enfim achei o que buscava.Pela raridade que é, valeu a pena as busca(inclusive dps q eu a vesti veio um kra q mora em Manágua perguntar onde tinha pois ele nunca tinha visto p vender rsrsrs).

Ah neste dia também havia trocado de hotel, por aquele que me recomendaram antes.Não sou fresco mas sei La n fui com a kra desse hostel mesmo rs.

Por fim deve-se registras outra particularidade de Manágua: a grande maioria das ruas não tem nome!!!!.Para saber onde ir, até mesmo os endereços, colocam um lugar como sendo ponto de referência ex: hispital san Jose, 2 q abajo, 3 la derecha....

Definitivamente MANÁGUA é muito estranha, acredito que um dia seja suficiente para explorá-la mas de curiosidade vale sim a visita.

 

 

DIA 15 (10/03/12) Granada e Leon

 

Neste dia tinha pretendido já ir a Tegucigalpa.

Ocorre que perdi a hora e quando cheguei o ônibus já tinha saído. Por isso decidi então visitar a cidade de LEÓN, tb famosa turisticamente. A cidade tem lá suas casas e ruas bonitinhas, mas sinceramente n achei mta graça, preferi milhões de vezes granada.Depois de dar uma boa andada pelo centro, fiquei algumas horas em uma lan house, precisava me atualiar das noticias, conversas com familiares, etc e depois voltei para Manágua pois no dia seguinte , finalmente iria para Honduras

 

 

DIA 16(11/03/12) Tegucigalpa

 

Finalmente peguei o ônibus para a capital Hondurenha.

Como não tinha passado mto bem a última noite, utilizei a viagem para dormir e n vi o caminho entre os países.

A entrada no país é tranqüila e relativamente rápida(peguei trauma do trecho pan-cri e tive q fazer sozinho o cri- nic), e paga-se 8 dolares por tudo.

Chegando em TEGUCIGALPA me hospedei em um hotel simples a q quadra da TICABUS para ficar mais fácil e fui dormir um pouco pois como n estava mto bem precisava de descanso.

Depois por volta das 3 da tarde fui conhecer o centro , nd demais, mas vale a visita. Fui em um parque ‘’La Leona’’ tem a vista de toda a cidade, de cima, e pude ver um pouco como os hondurenhos passam o tempo livre, gostei.Depois fui jantar no shopping Multiplaza e voltei ao hotel para dormir pois no dia seguinte já mudaria de país novamente.

 

DIA 17 (12/3/12)- San salvador

 

Este dia cedo fui embora para El Salvador. A viagem em si bem tranqüila, nem tivemos que descer do ônibus para os tramites legais.

Em El Salvador se usa dólares, ou seja vida mais fácil, sem troca de dinheiro.

Cheguei ao hostel(Joan´s Hostel), que recomendo a todos.A dona do hostel, Ana é mto simpática e prestativa, e o funcionário rigoberto, embora bem tímido, tb mto simpático.

Depois fui até uma catedral e um shopping perto.Iria encontrar com uma amiga que morá lá porém a mãe dela estava no hospital e deixamos nosso encontro pra o dia seguinte.Jantei em um restaurante grego e voltei ao hostel para descansar pois nas duas últimas noites não dormi direito.Por isso descansei no hotel asisstindo pela BIO CHANEEL a bibiliografia de Roberto Gomes Bolaños o ‘’Chaves’’ que faz enorme sucesso tb por toda América central.

 

DIA 18(13/3/12)- San Salvador

 

Este dia reservei para conhecer San Salvador.A cidade achei bonita, mais desenvolvida que as demais capitais(exceto Cid,panamá tlz).Encontrei minha amiga, e fui almoçar com ela.Depois fui no centro(sem graça) e ao shopping e dps ao monumento Salvador Del Mundo.

Na janta comi uma comida típica de lá que chama Pupulsa, que gostei muito.Já bem a noite voltei ao alberg e fiquei batendo papo com um funcionário de lá e depois com um brasileiro que se hospedou lá(o primeio brasileiro que vi desde o panamá rs).

 

DIA 19(14/03/12)- San Salvador - Antigua

 

Este dia tinha comprado passagem para Guatemala. De manha descansei no hostel e no fim da manha , minha amiga veio se despedir de mim.Em SS n tinha mto mais o q fazer, fiquei com vontade de conhecer a praia de areia negra ‘’La Libertad’’ mas n daria mais tempo.Antes de ir para o terminal ticabus, parei em um shopping que fica grudada em outros dois!!!(um deles me lembro que se chama El gran via).

A viagem foi tranqüila, o oficial da imigração entra no ônibus para fazê-la. Para entrar na Guatemala tivemos que descer porém n demorou mto.Das fronteiras em geral a única realmente chata foi pan-crica.Crica-nic foi ruin p mim pois estava sem a ticabus.

Quem viaja para a Guatemala cuidado pois n há ônibus mto a noite, então quando ia chegar na capital já n tinha mais ônibus para antigua.O motorista da ticabus me arrumou um taxi por 25 dolares, naquela altura do campeonato valeu a pena,Cheguei tarde em Antigua e já fui descansar pois o dia seguinte teria mto o q fazer.

 

 

 

DIA 20(15/03/12)- Chichicastenango

 

Este dia tava meio cansado então dormi um pouco mais.Como era uma quinta-feira resolvi reservar o dia para ir à famosa feira de CHICHICASTENANGO, afinal ela só ocorre de 5as e domingos, achei melhor aproveitar esse dia.

Para ir até lá tem que pegar um ônibus de antigua até chinastemango e depois outro para ‘’Chichi’’.A viagem dura umas 3 horas, Enquanto viajava notei duas coisas:assim como os salvadorenhos, os guatemaltecos foram mto simpáticos, me explicaram sobre o ônibus, uma mulher que iria até ‘chichi’ visitar os sogros disse para eu segui-la.

Outra coisa é a bonita paisagem das estradas, muita montanha, bem legal.

Finalmente cheguei a ‘chichi’ perto da feira.Decidi ir a esta feira pois é um dos “1000 lugares para se conhecer antes de morrer” embora não esperava nada além de artesanatos, que temos aos montes no Brasil.De fato o mercado é isso que descrevi, mas ainda assim recomendo a visita pois o tipo de artesanatos que se vende é totalmente diferente.A cultura maia está mto presente e visível e os preços são altamente negociáveis.(consegui comprar coisas por menos da metade do preço que ofereceram inicialmente).Resolvi deixar minhas compras de presente p lembranças pra Guatemala e não me arrependi pois é o país que as tradições antigas estão mais presentes, que há maior possibilidade trazer algo realmente típico da região.

Outra cuiosidade é que mto perto da feira é possível se ver pessoas fazendo rituais religiosos maias, no meio de uma missa católica pois antes o local era uma igreja maia que fora destruída pelos espanhóis e por isso ambas religiões se sentem no direito de realizar seus cultos no mesmo local. Durante minha estada um guia(sem eu pedir) me acompanhou e foi explicando algumas coisas.No fim ele me pediu uma “gorjeta”, dei 20 quetzais(ele queria 40!!!), cerca de 2,5 dolares rs.

Para voltar para Antígua foi uma aventura e tanto.Voltei em um ônibus(aqueles antigos de escola dos EUA) lotado, até no praticamente inexistente corredor.Engraçado foi o cobrador indo por cima dos encostos dos bancos(Sim é verdade !!!!) para cobrar a passagem, isso jamais vi em qq lotação do abarasil.Como já era tarde n tinha mais ônibus de chinatemango então fiz a tora chichi-encuentros-san Lucas-antigua. De San Lucas para Antigua o último ônibus é as 9 da noite.Mais uma vez quero deixar registrado a atenção que recebi dos passageiros e condutor do ônibus para poder voltar a Antigua.

Finalmente em Antigua n fiz nada além de comer e dormir.

 

DIA 21(16/03/12)- Antigua

 

Reservei esse dia para conhecer Antigua.Cidade bem colonial, as ruas, embora n sejam mto bem sinalizadas, é fácil caminhar pois são tds retas e nomeadas por ordem numérica.

Este dia n tem mto o q contar, só caminhando memso para saber.Há muitas lojas, com mto souvenir maia, mtos hotéis, restaurantes, enfim de tudo. Comi o famoso ‘dulce de anita’, o qual recomendo e de resto n fiz nd que seja tão útil para dizer aqui.Mas recomendo que passem um dia conhecendo Antigua, sem dúvida uma ótima experiência.

 

DIA 22(17/03/12)- Pinajachel- Lago Altitlan

 

Neste dia comprei o passeio para o lago Altitlan.

A van me pegou no hostel, fomos até a cidade de Pinajachel e de lá de lancha andamos pelo lago Altitlan e visitamos 4 pueblos(San Marcos, San Pedro, Santiago e outro que não lembro o nome).

O lago é realmente lindo, vale a viagem ficar olhando suas belas paisagens.O que me chamou mto atenção tb foi uma montanha que tem a o formato da cabeça de uma pessoa deitada.

Já em relação aos pueblos sinceramente não vi nd demais.São cidades pequenas com mtas pessoas tentando ganhar dinheiro seu, até sendo seu guia por 1 hora, e lá tem tudo que já tinha visto em Antigua ou Chichicastenango. Enfim, ouvi relatos de mtas pessoas que vão ao lago, visitam tds 12 pueblos, passam dias por ali.Não achei necessário.O que vale a pena foi o lago em si, esse sim recomendo.

No pueblo de Santiago fui a um restaurante almoçar(aproveitei que tinha um telão passando sevilla x Barcelona, rs), (alias sinto me obrigado a dizer que me impressionou q enorme quantidade de lan houses que vi em cada pueblo), e no restaurante quem me atendeu foi um menino de no máximo 12 anos, com roupa e até gravata de garçom.Sinceramente fiquei triste por ver uma criança trabalhando,e ainda por cima de forma tão profissional.

Voltando para Antígua, comprei meu passeio para o dia seguinte(Vulcão Pacaya) e descobri que estava sem teto(rs) pois minha reserva no hotel tinha acabado(calculo errado de dias rs).Após caminhar um pouco, consegui outro hostel e fui de tuk tuk(uns taxis pequenos, bem típicos e aconselho a tds q forem para Guatemala andar ao menos 1 vez de tuk tuk rsrsrs, especialmente em antigua onde os taxis convencionais são caros) e mudei de hostel.Depois fui descansar e dormir pois acordaria cedo no dia seguinte.

 

 

DIA 23(18/03/12)- Antigua- Pacaya- Cidade Guatemala

 

Neste dia sai bem cedo para fazer o passeio no vulcão PACAYA.Chegando lá você pode escolher subir a pé ou a cavalo(100 qtz). Inicialmente pensei em subir a pé, mas a subida é realmente difícil pois é mto acentuada, então subi de cavalo mesmo. A vista do vulcão é realmente fantástica Val a a pena o passeio. Eles pedem p/ levar comida pois tem um buraco quente que vc pode cozinhá-la, o guia inclusive deu marshemellow para testarmos, ficou bem gostoso.A descida já foi bem mais tranqüila, optei por ir até mesmo.

Voltando a Antigua, almocei na cidade, fui a um museu sem graça na praça principal e vi um desfile religioso na mesma praça, bem interessante.Tinha tb, antes do desfile, uma banda na praça tocando musicas que acredito serem maias, gostei.

Depois segui em um ônibus comum para Guatemala City, cheguei ao hostel já a noite, tempo só de comer alguma cosia e dormir para recarregar energias para o dia seguinte.

 

DIA 24(19/03/12)- Cidade da Guatemala

 

Reservei o dia para conhecer ‘’Guate’’.Fui em um mini tour com o hostel até um mercado na zona 4.Não recomendo.O lugar é horrível, é um mercado igual temos aos montes no Brasil, porém ainda mais feio e sujo.Quando vi que aquilo n era o que esperava, peguei um táxi até a zona 1, centro da cidade.Neste lado sim pude conhecer melhor a cidade.Fui no mercado central, que tem a parte de comida e a de artesanato, a qual gostei mais.Depois visitei o antigo palácio presidencial, prédio lindo(40 qtz), recomendo mto a visita.No mais fiquei caminhando pelas ruas do centro e mais a noite fui para um shopping, que n achei nd demais.

Depois voltei ao hostel, cansado e dormi mesmo sem colocar pijama umas 9 da noite rs!!!!

 

DIA 25(20/03/12)- Cidade da Guatemala

 

Outro dia reservado para conhecer ‘’Guate’’.Como tinha passado mal na noite anterior, fiquei pela manha descansando no alberg.

De tarde resolvi ir onde faltou no dia anterior.Primeiro nos museos da zona 10, são dois que ficam no mesmo lugar(museu ixchel e popol vvh), mto legais ambos, recomendo.

Depois fui visitar a zona 13 e o mercado de artesanias do lado do zoológico(que não visitei pois já era tarde pra isso), mas gostei do mercado, vi alguns souverniers que n tinah visto antes, valeu a pena.Depois fui no parque minerva(zona 2), que é bonitinho até, porém já estava fechado.Depois disso, já a noite, só fui ao shopping miraflores e correntes voltei ao hostel para dormir.

 

 

DIA 26(21/03/12)- Tikal e Flores

 

 

Como último dia de viagem não podia deixar nada que não fosse ótimo para fechá-la com chave de ouro.Então havia comprado passagens aéreas ida e votla no mesmo dia(595 reais), para o aeroporto de Flores, afim de conhecer Tikal.

O vôo é rápido(55 min) e já no aeroporto há vans coletivas que te levam a flores ou a tikal.A de tikal custa 150 qtz (us 20).L[a ia junto um guia e por mais 20 dolares, vc faria a visita guiada.Optei por fazê-la.Não preciso nem dizer o qto é bonito o parque e sensacionais as ruínas.Ao contrário do que li em alguns depoimentos, dentro do parque tem comida para comprar sim(ainda que meros salgadinhos rs),talvez seja algo recente.

Depois de visitar o parque(na vdd o que há de principal nele pois se fosse ver td passaria uns 3 dias rs), dei uma passeada de mais ou menos 1 h 30 min pela cidade de FLORES.A cidade é adorável. Com uma linda vista para o lago de Peten Itza, aonde mtas pesosas nadam( parecia estar gostosa a água) e tb tinha uma feirinha de comidas, tomei um delicioso suco de tamarindo lá.Sinceramente deu vontade de ter passado mais tempo em flores, ter me hospedado lá.Se um dia voltar a Am.Central , certamente o farei e recomendo a tds que o façam(embora eu n tenha feito).

Por fim para me despedir peguei um tuktuk até o aeroporto de flores, aonde escrevi os 3 últimos dias de relatos dessa viagem.

 

DIA 27(22/03/12)

 

Último dia da viagem.Fui cedinho ao aeroporto , o vôo foi da Guatemala, fez conexão no panamá e depois chegou em SP.Fim da viagem maravilhosa.

 

 

Considerações finais:

No geral gostei mto da viagem, mas posso assegurar a vcs que 26 dias para América central é MUITO pouco.Fazendo os cálculos por cima, acho que o tempo ideal pra conhecer é de 50 dias.Ou seja, aconselho pra quem tenha menos tempo(como eu) ou fazer q nem eu(um pouco de cada pais) ou ia somente a uns 3 países e conhece-los melhor.

Há muitos lugares que deixei de ir e que pelo que vi e ouvi falar achei mto interessante, são eles: panamá:San Blas, Bocas Del Toro,

Costa Rica:os parques da costa rica(corcovado, tortuguero), Manuel Antonio,punta arenas...

Nicarágua: corn islands

El salvador: La libertad

Honduras: Bay islands e Copan

Guatemala: Coban e suas imediações como laquin etc...oua té memso os vulcoes de agua e fogo perto de antigua q n fui...

Alem de Belize que n visitei....

N sei dizer se esses luares são melhores ou piores do que os que eu visitei, o q posso dizer é que gostei mto da onde fui,e que ouvi falar mto bem desses q n fui, por isso digo que 50 dias é o ideal

 

Nos lugares que fui colocarei o tempo que julgo necessário ficar para bom aproveitamento

Cid panamá 2 dias

San Jose 1 dia

Alajuela ½ dia

Monteverde 1 dia e ½

La fortuna 1 dia

Granada 2 ou 3 dias

Manágua 1 dia

Ometepe 1 ou 2 dias

Leon ½ dia

Tegucigalpa 1 dia

San salvador 1 dia ou 2

Antigua 4 dias(para fazer os passeios arredores, nem anto antigua em si)

Cid Guatemala 1 ou 2 dias

Chichicastenango 1 dia

Flores- recomendo ficar 1 dia ao menos La

Tikal 1 dia já da pra ver o q tem de melhor

 

 

Moedas: Panamá: tem o Balboa que vale o mesmo que dólar, mas usam sempre o dólar mesmo

Costa Rica: colon(dolar são aceitos mas é bom ter colon)

Nicarágua: Córdobas(tb aceita dolar mas é bom ter)

Honduras: Lampiria(algo assim rs)

El salvador: somente dólar mesmo

Guatemala: quetzal

 

Violência: tive meu celular roubado mas foi bobeira minha no alberg.Nas ruas em si, sendo mto sincero n me senti ameaçado em nenhum momento da cidade, especialmente em áreas centrais e turísticas notei que há grande presença de policiais, sejam eles guardas turísticos ou comuns(e geralmente mto educados diga-se).Achei os países em geral mto seguros, claro que deve ter bairros mais afastados q n sejam tanto e tb n é bom andar a noite por qq lugar, mas posso dizer q me senti mais seguro lá do que no Brasil....violencia n é um problema pra viajar pra America central definitivamente.

 

Pessoas: geralmente acolheadoras, só achei mais metidos os panamenhos, e os mais acolhedores os salvadorenhos e guatemaltecas.

 

Comida: vira-se bem por lá.tem mto arroz e feijão ,carne de monte(embora eu n coma...), tb tem mto restaurante mexicano.e os preços costumam ser bem razoáveis...

 

 

No geral é isso pessoal qualquer dúvida que eu puder ajudar , ou observação respondam o tópico que terei o pazer em ajudar.

De resto recomendo :vá a América central, é uma experiência e tanto a custo em geral baixo para viajar.

 

Quero por fim agradecer as informações que consegui neste site, e a todos que de certa forma me ajudaram a fazer essa fantástica viagem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Colaboradores

Amigo, no meio do ano passado eu fiz boa parte do trajeto que vc acabou de mochilar

 

Infelizmente eu nao consegui achar a da Nicaragua, sou mais louco e só coleciono as camisas 2 de seleçoes... A de El Salvador foi uma luta para conseguir!!!

Sempre estou de tocaia a procura da camisa da Nicaragua em sites. Se um dia quiser vender a sua me avise!!!

 

Parabens pelo mochilao

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

leo m

 

Pois eh a camisa da nicaragua é dificil mesmo.Olhoa só eu achei mtas em camelodramos, mas as oficiais eram dificieis.Inclusive eu tentei ir na federaçao de fut local e lá n tinha....

Em uma loja somente eu achei a camisa, mas n tinha uma lista q tinha visto em videos do youtube,mas na duvida comprei.Encontrei no terminal da ticabus um arbitro e ele me disse que aquela camisa era a antiga(mas ta valendo ne rs).De qq modo eu ,antes de achar essa camisa, tinha comprado uma pirata(uniforme 2), se vc quiser essa pirata ate posso pensar em vender, mas a original jamais pois é uma raridade na minha coleçao..Nossa e vc so coleciona uniforme 2 mesmo?realmente é diferente, eu gosto mto de colecionar camisas de seleçoes mas n me importo se seja o uniforme 1 ou 2, quero memso é ter a maior diversidade de seelçoes possiveis.(El salvador qual [e o uniforme 2?eu comprei a branca mas n sei se era o 1 ou o 2 rs)

 

Fuskinhair

 

obrigado pelo comntario e elogio

eu acompanhei vc falando, por poucos dias n nos encontramos acho q vc chegou uns 3 dias depois de mim.

estou curioso pra ver seu relato, especialmente pq fizemos a viagem em periodos semelhantes.qdo postar me avise que quero ler ok?

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Ola

 

Vou começar minha trip pela Amer Central agora em maio, e aí vão algumas dúvidas...rs...vale a pena msm fazer o Lago Altitlan? tanto o lago quanto o vulcão Pacaya vc contratou um tour...precisa de muita resistencia, algum material tecnico? onde contratou e qto gastou?

e os hostels recomenda pra quem vai sozinho?

 

valeu se puder responder algumas das dúvidas aí já ajuda!

 

gracias

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros
Ola

 

Vou começar minha trip pela Amer Central agora em maio, e aí vão algumas dúvidas...rs...vale a pena msm fazer o Lago Altitlan? tanto o lago quanto o vulcão Pacaya vc contratou um tour...precisa de muita resistencia, algum material tecnico? onde contratou e qto gastou?

e os hostels recomenda pra quem vai sozinho?

 

valeu se puder responder algumas das dúvidas aí já ajuda!

 

gracias

 

Oi lis_pm,

 

estou na Guatemala faz 4 meses, trabalho em um parque-hotel perto a Tikal.

 

Te digo que o Lago vale muito a pena, é muito bonito e algo único, não é fácil encontrar isso. De Antígua é fácil contratar um tour. Acho que são uns 15 dolares a van, e fiquei num lugar chamado Mario's Room, que é bem decente e custou 12 dolares o quarto.

 

O pacaya tem tours que saem de Antigua as 6 da manhã e custam 8 dolares, inclui guia, ida e volta em van. São mais ou menos 2 horas de subida, um pouquinho puxado se vc não tiver nenhum preparo físico, mas dá pra fazer tranquilo. Em 5 horas vc faz tudo, ida em van, subida a pé, descida e volta em van, chega para almoçar em Antigua.

 

Qualquer duvida sobre a Guatemala me avise.

 

Saludos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

oi lis td bem?mas ja t responderam ai quem ta morando na guatemala, deve saber mais q eu rsrsr

mas vou dizer minha opiniao ok

o lago altitlan vale sim mto a pena, ele é lindo a paisagem vale o passeio.os povos q visitam ao lado dele, e mtas pessoas dormem la pra ficar mais tempo, eu sinceramente n achei nd demais.eu fui em 4 dos 12 e sao nd alem e cidades pequenas e sem mto novo pra ver.gostei mesmo foi do lago esse eu recomendo ir..

é fácil achar esse(e qq outro passeio) em antigua, acho q custou coisa de 20 dolares por ai

 

o vulcao pacaya custa isso ai mesmo entre 8 e 12 dolares eu vi...a subida é mto acentuada e demora, eu achei q ia sossegado(nunca precise de auxilio na subida) mas tava difcil viu ai aluguei um cavalo por 10 dolares huahuahuauha ai fica sussa,e pra descer tranquilo

 

qto ao dinheiro em media 1 dolar sao 8 qtz

 

qto aos hostels pode ir tranqula sim.antigua é uma cidade turista e o q mais tem é gente sozinha la

qq outra duvida me fala, se quiser tenho fotos no facebook tb

abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Mauricio!

 

Obrigada pelo relato! Com certeza vai ajudar muita gente!

Uma coisinha, você poderia dizer qual a média de custo diário (em usd ou reais) nos países que você foi? Ou então o custo total da viagem? Não precisa nada muito detalhado! :)

Só pra ter uma idéia mesmo!

 

Abraço!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...