Ir para conteúdo

Extrema/MG - Serra Lopo - Pico Cabras, Pico Flores e Pico Cume Trekking


Posts Recomendados

  • Colaboradores

LEgal, vou mandar um relato desse Trekking na Serra do Lopo, Sábado 31/03/2012

 

20120402005240.jpg

Na foto acima, os Picos e paradas com vistas mais interessantes da Serra Lopo.

 

Sai de São Paulo em direção a Bragança Pta, onde tinha um compromisso na Sexta-Feira a noite, como já estava pela região resolvi fazer na manha do dia seguinte o Trekking na Serra do Lopo. A ideia inicial era atacar a Pedra do Cume e fazer um Rapel na mesma, cerca de 40m. mais meu amigo que viria de São Paulo no Sabado de manha com os equipos acabou por não vir por problemas pessoais e não pode participar.

Passei em Vargem para pegar um amigo e seguimos para Extrema.

 

O caminho é simples para quem sai de São Paulo, Fernão Dias direto até vargem, existem 2 pedágios de R$1,40 até Extrema, chegando na cidade basta seguir as placas indicando Pista de Voo, o acesso é por uma estrada de asfalto que conforme a subida passa a ser de paralelepípedo e após isso terra, qualquer veículo sobe tranquilamente a mesma, apenas tome muito cuidado pois "a estrada" é muito estreita e por ela sobe/desce, alguns trechos não passa nem espremendo 2 carros, mantenha atenção sempre e uma velocidade baixa. ::mmm:

 

No topo, passamos pelas pistas de voo, são 2, 1 de cada lado.

20120402010806.jpg

Pista de Voo asa-Delta

 

 

Seguimos e chegamos nas Torres da Embratel, existe um Estacionamento, onde é possível deixar o veículo, porém evite deixar pertences á vista dentro do mesmo, o local é vazio.

 

Ai começa a caminhada, logo chegarás em um portão a trilha começa a esquerda do mesmo,

 

20120402010612.jpg

Portão - Trilha a esquerda

 

É tranquila, estava um pouco úmida pois havia chovido a noite passada, mais tranquilo, após uma caminhada chegamos na Pedra das Cabras, dessa já é possível visualizar o Pico do Cume o visual é muito show, paramos para tirar umas fotos e seguimos.

 

20120402011128.jpg

Vista da Pedra das Cabras a Direita/Fundo Pico Cume

 

Antes de chegar no Pico das Flores, existe 2 clareiras onde é possível acampar, uma opção para quem não pretende ficar na laje do Pico Flores, pois lá em cima é aberto e Deve ventar muito a noite e um belo Sol de dia.

 

 

20120402011432.jpg

Clareiras antes Pico Flores

 

Alguns metros após a Clareira e estamos no Pico das Flores. Paramos para fazer umas fotos, pois o visual desse pico é mt show..

 

20120402011608.jpg

Vista do Pico das Flores e Pedra do Cume a Direita.

 

Partimos em direção ao Pico do Cume, nosso objetivo final, a trilha inicia-se na direção do mesmo pelo lado direito da pedra, detalhe que existe 2 trilhas, saindo pelo lado direito do Pico das Flores pega-se a trilha da esquerda, essa é a correta para o Pico Cume, não se preocupe, caso erre, a trilha começa a se fechar após alguns metros, volte e pegue a certa.

 

No caminho pasamos por essa pedra, que sirva de direção para quem mesmo sabendo das dicas acima insista na trilha errada. ::carai::

 

20120402012023.jpg

Pedra que segue para o Pico Cume, infelizmente vandalizada ::vapapu::

 

Chegando no Pico do Cume, logo na sua base existe uma fissura como se fosse uma gruta, mais é apenas uma fissura sem graça, não entramos por achar perigoso, muito úmida e aparentava ser bem escorregadia .

 

 

20120402012255.jpg

Fissura Base Pico-Cume

 

 

Então começa uma Escalaminhada, tranquila, não necessita de cordas, porém ira roubar alguns minutos de quem não esta habituado. :D

 

20120402012433.jpg

Escalaminhada-Leve

 

Enfim o Cume.

 

Paramos para apreciar a bela vista, onde pode-se ver a cidade de Joanópolis/SP, Vargem/SP, Bragança/SP e Extrema/MG, alguns vilarejos e ao fundo a Cachoeira dos Pretos situada em Joanópolis/SP

Fizemos um lanche rápido e retornamos, o tempo parecia querer fechar e não queríamos pegar chuva na volta.

 

20120402012948.jpg

Visão do Pico Cume

 

Como o trecho é tranquilo, resolvemos fazer um SpeedCross e aumentar a velocidade, rs

Fizemos em 8min. do Pico Cume até o Pico das Flores e mais 39min até as Torres da Embratel.

 

Apenas tome cuidado pois tem um trecho onde tem um pequeno barranco a sua Direita "volta" onde cair ali não deve ser muito bom, apesar que a trilha é aberta e passa tranquilamente, mais não custa nada tomar cuidado.

Vi uns lixos jogados na trilha, como garrafas 2L e alguns pacotes de bolacha, como sempre levo sacolinhas-plasticas para trilha, recolhi o lixo na volta, muito chato encontrar isso em trilhas, que nos leva a locais incríveis. Faça a sua parte, todos colaborando não pesa pra ninguém.

E leve sempre o seu lixo. ::carai::

 

Apenas para os Alpinistas/Rapeleiros e Escaladores de plantão, que tenham curso e prática na área, o restante não chegue nem perto sem proteção adequada e conhecimento, uma queda ali é fatal, são 40m. ::toma::

É possível Rapelar na Pedra das Flores, 25m porém não encontrei as chapeletes/ "P", mais um amigo falou que existe, no Pico do Cume existem 3 "P" logo na quina e + 1 "P" loga acima da quina, tornando a prática mais segura, em nenhum dos picos existe grampo para Escalar, apenas Rapel e a volta é por trilha. Sei que na Pedra do Guaraíuva existe grampos para escalar, mais ainda não fui até a mesma.

 

De resto, é um trekking mt show que aconselho todos a fazer, é possível iniciar a trilha logo na base da Serra, porém vão preparados pois é uma subida e tanto, algo de 3h a 4h até as torres, vai depender muito do preparo, como estava sem tempo, fizemos a menor.

Das torres até o Pico do Cume, em com um bom ritmo, é possível fazer em 1hr, mais nada de correria, estamos ali para apreciar a paisagem que é mt bonita. Não esqueça suas Câmeras. ::otemo::

É possivel seguir até o Pico do Guaraiúva pela trilha e descer para JOanópolis, transformando essa trilha em uma travessia, é possível que faremos essa travessia em 12-13/05, quem quiser fazer parte é bem vindo, como não a fiz ainda, não falarei sobre.

 

Levem lanches rápidos e água.

 

Mais fotos:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.249707205125791.54916.100002595409024&type=3

 

Vlw Pessoal, e boas Trips... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
\o/

Salese, eu adoro esse cantinho aí, a Serra do Lopo tem um "quê" muito especial pra mim.

 

Legal, Cris, o local é realmente incrível, já marcamos com um grupo maior de fazer novamente esse pico pra Maio, mais dessa vez vamos até o Pico Guaraiuva, com direito a camping no pico das Flores.

 

Não sei se ja faz parte do grupo, caso não entre, sempre combinamos trilhas e trips por lá tb.

http://www.facebook.com/groups/104844486306957/

::otemo::

 

Aproveitar e mandar um vídeozinho do trekking. ::hahaha::

 

 

Vlww Abraços e boas Trips... ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salese, bem legal o roteiro... vai me ajudar bastante visto que estou indo para aqueles lados amanhã...

 

Me diga.. a trilha é tranquila para pessoas mais velhas?... ta bem demarcada?.. após as pedras das flores é só seguir a trilha indicada ?... não tem bifurcações?

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Salese, bem legal o roteiro... vai me ajudar bastante visto que estou indo para aqueles lados amanhã...

 

Me diga.. a trilha é tranquila para pessoas mais velhas?... ta bem demarcada?.. após as pedras das flores é só seguir a trilha indicada ?... não tem bifurcações?

 

abração

 

Ola Adam, cara a trilha tem poucas bifurcações, mas basta seguir sempre em direção ao Pico do Cume que não tem erro, e a maioria das Bifurcações dão no mesmo lugar, muitas delas são simplesmente caminhos alternativos.

 

Apenas fique atento a saída do Pico das Flores,

 

Do p.Flores olhe pro Pico Cume, a saída é a direita da pedra, porém ao descer a pedra, avistara 2 trilhas, pegue a da esquerda, que estara mais aberta. A outra começa aberta, desce um pouco e após isso fica bem fechada e pra ser sincero nao sei onde vai dar.

Após alguns minutos avistara aquela pedra Pixada, utilize-a como referencia.

 

Abraços e boas trips.. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala, Salese! Show o relato.

 

Estive lá, hoje 06/04. Junto com uma galera da própria cidade e de última hora. Fizemos do início da serra até a pista de voôs. Eu, com somente duas trilhas feito com a galera do recente grupo formado em SP. Simplesmente, quase pedi arrego. rs - Muito tenso a subida, dar dois passo em linha reta foi a melhor coisa do mundo. E sem dúvida espero voltar, fazer a pedra das flores e a do cume.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salese, obrigado pelas dicas!!.. Estive lá ontem ... mas não cruzei com o _Umpdy... comecei a trilha, próximo ao portão que da acesso as pousadas... depois da rampa de asa delta... como estava com a familia... demorei 2h até a pedra das flores... paramos numa outra pedra antes também... da pedra das flores até pedra do cume acho que não deu 20 minutos de caminhada, subimos apenas eu e meu pai ao cume as meninas ficaram na pedra das flores... a súbida é super tranquila, tem só um ponto ruim que é logo no primeiro lance de escalaminhada... onde tem uma fenda onde é bem ruim de se apoiar/agarrar... pessoas grandes terão mais facilidade.... enfim ... foi muito legal.. vista muito boa.....

 

Ainda volto la para pernoitar no cume.. vi que tem lugar para umas duas barracas pequenas.....

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Fala, Salese! Show o relato.

 

Estive lá, hoje 06/04. Junto com uma galera da própria cidade e de última hora. Fizemos do início da serra até a pista de voôs. Eu, com somente duas trilhas feito com a galera do recente grupo formado em SP. Simplesmente, quase pedi arrego. rs - Muito tenso a subida, dar dois passo em linha reta foi a melhor coisa do mundo. E sem dúvida espero voltar, fazer a pedra das flores e a do cume.

 

Abraços.

 

Vlw Umpdy, realmente pra subir desde a base é uma bela pernada hein, em qnts horas chegou na pista Asa-Delta?

Qnd resolver voltar da um tok, quero subir por Joanópolis e seguir até pedra das Flores.

 

Abraços e boas trips... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eae Salese.

 

Foram 4h de subida, levando em consideração as paradas e a vez que nos perdemos. Trilha fechou do nada. rs

Como foi de última hora, tava simplesmente perdido. Na quarta decidimos ir, na quinta comprei algumas coisas pra comer e na sexta fomos. Nem tinha noção de como era a trilha. Ainda não tive tempo de conhecer a travessia "teoricamente." Sei que passei por duas bica, mais a pedra do sapo. ::otemo::

 

Início da trilha.

20120410112415.JPG

 

Vista sensacional. (;

20120410112526.JPG

 

Té mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...