Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

LEgal, vou mandar um relato desse Trekking na Serra do Lopo, Sábado 31/03/2012

20120402005240.jpg

Na foto acima, os Picos e paradas com vistas mais interessantes da Serra Lopo.

Sai de São Paulo em direção a Bragança Pta, onde tinha um compromisso na Sexta-Feira a noite, como já estava pela região resolvi fazer na manha do dia seguinte o Trekking na Serra do Lopo. A ideia inicial era atacar a Pedra do Cume e fazer um Rapel na mesma, cerca de 40m. mais meu amigo que viria de São Paulo no Sabado de manha com os equipos acabou por não vir por problemas pessoais e não pode participar.

Passei em Vargem para pegar um amigo e seguimos para Extrema.

O caminho é simples para quem sai de São Paulo, Fernão Dias direto até vargem, existem 2 pedágios de R$1,40 até Extrema, chegando na cidade basta seguir as placas indicando Pista de Voo, o acesso é por uma estrada de asfalto que conforme a subida passa a ser de paralelepípedo e após isso terra, qualquer veículo sobe tranquilamente a mesma, apenas tome muito cuidado pois "a estrada" é muito estreita e por ela sobe/desce, alguns trechos não passa nem espremendo 2 carros, mantenha atenção sempre e uma velocidade baixa. ::mmm:

No topo, passamos pelas pistas de voo, são 2, 1 de cada lado.

20120402010806.jpg

Pista de Voo asa-Delta

Seguimos e chegamos nas Torres da Embratel, existe um Estacionamento, onde é possível deixar o veículo, porém evite deixar pertences á vista dentro do mesmo, o local é vazio.

Ai começa a caminhada, logo chegarás em um portão a trilha começa a esquerda do mesmo,

20120402010612.jpg

Portão - Trilha a esquerda

É tranquila, estava um pouco úmida pois havia chovido a noite passada, mais tranquilo, após uma caminhada chegamos na Pedra das Cabras, dessa já é possível visualizar o Pico do Cume o visual é muito show, paramos para tirar umas fotos e seguimos.

20120402011128.jpg

Vista da Pedra das Cabras a Direita/Fundo Pico Cume

Antes de chegar no Pico das Flores, existe 2 clareiras onde é possível acampar, uma opção para quem não pretende ficar na laje do Pico Flores, pois lá em cima é aberto e Deve ventar muito a noite e um belo Sol de dia.

20120402011432.jpg

Clareiras antes Pico Flores

Alguns metros após a Clareira e estamos no Pico das Flores. Paramos para fazer umas fotos, pois o visual desse pico é mt show..

20120402011608.jpg

Vista do Pico das Flores e Pedra do Cume a Direita.

Partimos em direção ao Pico do Cume, nosso objetivo final, a trilha inicia-se na direção do mesmo pelo lado direito da pedra, detalhe que existe 2 trilhas, saindo pelo lado direito do Pico das Flores pega-se a trilha da esquerda, essa é a correta para o Pico Cume, não se preocupe, caso erre, a trilha começa a se fechar após alguns metros, volte e pegue a certa.

No caminho pasamos por essa pedra, que sirva de direção para quem mesmo sabendo das dicas acima insista na trilha errada. ::carai::

20120402012023.jpg

Pedra que segue para o Pico Cume, infelizmente vandalizada ::vapapu::

Chegando no Pico do Cume, logo na sua base existe uma fissura como se fosse uma gruta, mais é apenas uma fissura sem graça, não entramos por achar perigoso, muito úmida e aparentava ser bem escorregadia .

20120402012255.jpg

Fissura Base Pico-Cume

Então começa uma Escalaminhada, tranquila, não necessita de cordas, porém ira roubar alguns minutos de quem não esta habituado. :D

20120402012433.jpg

Escalaminhada-Leve

Enfim o Cume.

Paramos para apreciar a bela vista, onde pode-se ver a cidade de Joanópolis/SP, Vargem/SP, Bragança/SP e Extrema/MG, alguns vilarejos e ao fundo a Cachoeira dos Pretos situada em Joanópolis/SP

Fizemos um lanche rápido e retornamos, o tempo parecia querer fechar e não queríamos pegar chuva na volta.

20120402012948.jpg

Visão do Pico Cume

Como o trecho é tranquilo, resolvemos fazer um SpeedCross e aumentar a velocidade, rs

Fizemos em 8min. do Pico Cume até o Pico das Flores e mais 39min até as Torres da Embratel.

Apenas tome cuidado pois tem um trecho onde tem um pequeno barranco a sua Direita "volta" onde cair ali não deve ser muito bom, apesar que a trilha é aberta e passa tranquilamente, mais não custa nada tomar cuidado.

Vi uns lixos jogados na trilha, como garrafas 2L e alguns pacotes de bolacha, como sempre levo sacolinhas-plasticas para trilha, recolhi o lixo na volta, muito chato encontrar isso em trilhas, que nos leva a locais incríveis. Faça a sua parte, todos colaborando não pesa pra ninguém.

E leve sempre o seu lixo. ::carai::

Apenas para os Alpinistas/Rapeleiros e Escaladores de plantão, que tenham curso e prática na área, o restante não chegue nem perto sem proteção adequada e conhecimento, uma queda ali é fatal, são 40m. ::toma::

É possível Rapelar na Pedra das Flores, 25m porém não encontrei as chapeletes/ "P", mais um amigo falou que existe, no Pico do Cume existem 3 "P" logo na quina e + 1 "P" loga acima da quina, tornando a prática mais segura, em nenhum dos picos existe grampo para Escalar, apenas Rapel e a volta é por trilha. Sei que na Pedra do Guaraíuva existe grampos para escalar, mais ainda não fui até a mesma.

De resto, é um trekking mt show que aconselho todos a fazer, é possível iniciar a trilha logo na base da Serra, porém vão preparados pois é uma subida e tanto, algo de 3h a 4h até as torres, vai depender muito do preparo, como estava sem tempo, fizemos a menor.

Das torres até o Pico do Cume, em com um bom ritmo, é possível fazer em 1hr, mais nada de correria, estamos ali para apreciar a paisagem que é mt bonita. Não esqueça suas Câmeras. ::otemo::

É possivel seguir até o Pico do Guaraiúva pela trilha e descer para JOanópolis, transformando essa trilha em uma travessia, é possível que faremos essa travessia em 12-13/05, quem quiser fazer parte é bem vindo, como não a fiz ainda, não falarei sobre.

Levem lanches rápidos e água.

Mais fotos:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.249707205125791.54916.100002595409024&type=3

Vlw Pessoal, e boas Trips... ::otemo::

• Colaboradores
Postado (editado)
\o/

Salese, eu adoro esse cantinho aí, a Serra do Lopo tem um "quê" muito especial pra mim.

Legal, Cris, o local é realmente incrível, já marcamos com um grupo maior de fazer novamente esse pico pra Maio, mais dessa vez vamos até o Pico Guaraiuva, com direito a camping no pico das Flores.

Não sei se ja faz parte do grupo, caso não entre, sempre combinamos trilhas e trips por lá tb.

http://www.facebook.com/groups/104844486306957/

::otemo::

Aproveitar e mandar um vídeozinho do trekking. ::hahaha::

Vlww Abraços e boas Trips... ::otemo::

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Salese, bem legal o roteiro... vai me ajudar bastante visto que estou indo para aqueles lados amanhã...

Me diga.. a trilha é tranquila para pessoas mais velhas?... ta bem demarcada?.. após as pedras das flores é só seguir a trilha indicada ?... não tem bifurcações?

abração

• Colaboradores
Postado
Salese, bem legal o roteiro... vai me ajudar bastante visto que estou indo para aqueles lados amanhã...

Me diga.. a trilha é tranquila para pessoas mais velhas?... ta bem demarcada?.. após as pedras das flores é só seguir a trilha indicada ?... não tem bifurcações?

abração

Ola Adam, cara a trilha tem poucas bifurcações, mas basta seguir sempre em direção ao Pico do Cume que não tem erro, e a maioria das Bifurcações dão no mesmo lugar, muitas delas são simplesmente caminhos alternativos.

Apenas fique atento a saída do Pico das Flores,

Do p.Flores olhe pro Pico Cume, a saída é a direita da pedra, porém ao descer a pedra, avistara 2 trilhas, pegue a da esquerda, que estara mais aberta. A outra começa aberta, desce um pouco e após isso fica bem fechada e pra ser sincero nao sei onde vai dar.

Após alguns minutos avistara aquela pedra Pixada, utilize-a como referencia.

Abraços e boas trips.. ::otemo::

• Colaboradores
Postado

Fala, Salese! Show o relato.

Estive lá, hoje 06/04. Junto com uma galera da própria cidade e de última hora. Fizemos do início da serra até a pista de voôs. Eu, com somente duas trilhas feito com a galera do recente grupo formado em SP. Simplesmente, quase pedi arrego. rs - Muito tenso a subida, dar dois passo em linha reta foi a melhor coisa do mundo. E sem dúvida espero voltar, fazer a pedra das flores e a do cume.

Abraços.

• Membros de Honra
Postado

Salese, obrigado pelas dicas!!.. Estive lá ontem ... mas não cruzei com o _Umpdy... comecei a trilha, próximo ao portão que da acesso as pousadas... depois da rampa de asa delta... como estava com a familia... demorei 2h até a pedra das flores... paramos numa outra pedra antes também... da pedra das flores até pedra do cume acho que não deu 20 minutos de caminhada, subimos apenas eu e meu pai ao cume as meninas ficaram na pedra das flores... a súbida é super tranquila, tem só um ponto ruim que é logo no primeiro lance de escalaminhada... onde tem uma fenda onde é bem ruim de se apoiar/agarrar... pessoas grandes terão mais facilidade.... enfim ... foi muito legal.. vista muito boa.....

Ainda volto la para pernoitar no cume.. vi que tem lugar para umas duas barracas pequenas.....

abração

• Colaboradores
Postado
Fala, Salese! Show o relato.

Estive lá, hoje 06/04. Junto com uma galera da própria cidade e de última hora. Fizemos do início da serra até a pista de voôs. Eu, com somente duas trilhas feito com a galera do recente grupo formado em SP. Simplesmente, quase pedi arrego. rs - Muito tenso a subida, dar dois passo em linha reta foi a melhor coisa do mundo. E sem dúvida espero voltar, fazer a pedra das flores e a do cume.

Abraços.

Vlw Umpdy, realmente pra subir desde a base é uma bela pernada hein, em qnts horas chegou na pista Asa-Delta?

Qnd resolver voltar da um tok, quero subir por Joanópolis e seguir até pedra das Flores.

Abraços e boas trips... ::otemo::

• Colaboradores
Postado

Eae Salese.

Foram 4h de subida, levando em consideração as paradas e a vez que nos perdemos. Trilha fechou do nada. rs

Como foi de última hora, tava simplesmente perdido. Na quarta decidimos ir, na quinta comprei algumas coisas pra comer e na sexta fomos. Nem tinha noção de como era a trilha. Ainda não tive tempo de conhecer a travessia "teoricamente." Sei que passei por duas bica, mais a pedra do sapo. ::otemo::

Início da trilha.

20120410112415.JPG

Vista sensacional. (;

20120410112526.JPG

Té mais.

• 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...