Ir para conteúdo

Ilha dos Frades - Ponta de Nossa Senhora


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite!

Sou de Salvador, mas morei muito tempo da minha vida em Madre de Deus, e durante a adolescência fiz vários acampamentos na área.

Conheci a ilha por dentro é de uma beleza deslumbrante eu não conheci lugar mas preservado do que essa ilha, era escolteiro e fiz algumas vezes as trilhas sem problemas. Porém por volta de 2009 algumas pessoas se acharam "donas da ilha", ilha é patrimônio público e a marinha que coordena essa questão, bem eles começaram devagar desmatar dentro da ilha, lembrando que é uma área de mata atlântica que está estritamente proibido desmatar, bem logo apos começaram a agradar o povo com mais um crime ambiental, as pedras a beira mar é berçário de varias espécies por isso é zona de proteção ambiental permanente, mas eles destruiram algumas e fizeram pedras para fazer aquela orla dentro da area preamar que é de domínio público, se não me engano 30 metros a dentro da maré cheia. Como foram esperto essas pessoas deram corda para o povo se enforcar, esse caminho que você fez em maré cheia so pode ser feito por causa dessa orla, só que esqueceram de considerar o espaço do povo a area preamar por toda a ilha existe uma cerca rente a alvenaria dessa orla limitando o povo de usufruir dessa área, para nós campista isso foi um tiro no peito, pois foram colocados polícias militares sem farda armados e com quadriciclos para expulsar todos aqueles que estiverem acampando dentro da área. Levei 20 estudantes de uma instituição pública de ensino superior para essa ilha e fomos expulso do local por um homem armado. Bem existem muitos e muitos crimies ambientais e de outra natureza envolvido nesse empreendimento. São 3 ou 4 fazendas ali dentro uma delas se destaca por ser de Suarez, um emprenteiro que compôs a Odebrech que é casado com uma filha de ACM, por tanto cunhado do atual prefeito de Salvador.

O interessante é que existe um processo contra tudo isso, mas em todos esses anos nunca deram em nada, ministério público sabe acusou a prefeitura de Salvador de negligênciar das licenças ambientais. Vários moradores que procuram se defender dessas pessoas endinheiradas sofreram várias ameaças de morte e já houveram vários processos deles.

Enfim desabafei, é um lugar maravilhoso que tem propaganda na Europa por que eles não querem que nós frequentemos, e o pior que é nosso dinheiro essa porra desse país é muito caro para um estrangeiro botar moral.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá estou querendo ir a ilha dos frades, mais precisamente na praia da ponta, tem alguma pousada por lá. Vi que a travessia por Madre de Deus é melhor, gostei da ideia de ir caminhando até chegar a mesma, outra pergunta tem algum estacionamento em Madre de Deus ?

P.S: será que tem como alguém postar fotos desse barco que faz a travessia, tenho muito medo.

Atenciosamente, 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Acampei em Madre no Reveion 2007-2008, assim que cheguei tinha apenas duas barracas. A terceira foi a minha, fui com uma namorada da época e lá depois de ajudar um rapaz a montar a barraca que ele trouxe pra acampar com esposa, cunhada e 3 filhos não parei mais de ajudar outras pessoas a armar a barraca (no bom sentido) kkkkkkk. No total foram cerca de 43 barracas que ajudei.
O povo vinha me agradecer de todo jeito, trazendo dinheiro, comida, bebida... Enfim, depois daquele reveion perdi a namorada pois ela ficou irritada por ter ajudado tanta gente.

Conheço muito bem aquela ilha, realmente é um paraíso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...