Ir para conteúdo

[Arquivo] Falência da Aerosur


Posts Recomendados

  • Respostas 183
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoas,

como mtas pessoas aqui, eu tb me lasquei com essa história da Aerosur, tinha comprado as passagens em dezembro para julho desse ano, comprei pela decolar.

Só q surpreendentemente eu consegui o cancelamento e reembolso integral, acho q fui uma das primeiras a pedir na decolar e a moça me disse eu teria meu estorno de 30 a 120 dias sem nenhuma multa...

 

só q como estou viajando com mais 8 pessoas, elas tb tentaram cancelar e só mais uma conseguiu o mesmo q eu, os outros foram informados da mesma forma q mta gente citou aqui no tópico...

"que a solicitação seria encaminhada para a Aerosur e q eles entrariam em contato para avisar se o reembolso seria integral ou não, pq como o vôo foi confirmado não haveria motivo para dar reembolso integral, blablabla..."

falei com a decolar sobre alguns amigos meus terem conseguido o reembolso e outros não, e ela disse os critérios de cancelamento não são comparativos, q cada bilhete é um bilhete, e um ter conseguido não quer dizer q outros conseguirão...

::essa::

 

pergunta:

consegui o reembolso, mas será q existe chance deles me darem balão msmo? de não pagarem?

 

é certeza q os vôos de final de semana tão sendo todos cancelados? pq aí valeria a pena para os meus amigos comprarem novas passagens e esperar pelo cancelamento das passagens da aerosur q são de um sábado... já q assim teriam o reembolso integral...

 

vale a pena fazer isso?

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SarahSette... o último voo da Aerosur a decolar de/para o Brasil foi no dia 02 de maio. E internacionalmente o último voo deles foi no dia 03/maio (para B. Aires).

 

Aparentemente os poucos voos que ainda estão decolando são voos domésticos: http://www.sabsa.aero/aeropuerto-el-alto/info-vuelos.aspx?info=t&aeropuerto=2&tipoproc=i

 

Eu particularmente acho que existe grande chance da Aerosur (apesar de vc ter pedido o reembolso, etc.. e tal) simplesmente não pagar. Eu estou na mesma situação. Faz 10 dias que cancelei e pedi o reembolso e até agora nada...

 

Para piorar, nem preciso dizer que a Aerosur praticamente não está mais operando, eles estão sem sistema (como assim ?!) desde o dia 03 ou 04 de maio.

 

Segundo a atendente da Aerosur, que apesar de todos os problemas da empresa ainda está atendendo de forma simpática e cordial, o reembolso acontece assim:

 

1) as devoluções das taxas aeroportuáriass e as comissões dos intermediários é feita de forma "instantânea", coisa de 24 a 48h, sendo lançados como "crédito" na fatura do cartão de crédito (desde que já tenham sido pagas, claro), e;

2) as parcelas já pagas são creditadas dentro de 30 dias;

3) as parcelas restantes devidas no cartão de crédito são estornadas creditando-se o mesmo valor *na própria fatura correspondente*.

 

Não sei se minha resposta ajudou ou apenas piorou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoas,

como mtas pessoas aqui, eu tb me lasquei com essa história da Aerosur, tinha comprado as passagens em dezembro para julho desse ano, comprei pela decolar.

Só q surpreendentemente eu consegui o cancelamento e reembolso integral, acho q fui uma das primeiras a pedir na decolar e a moça me disse eu teria meu estorno de 30 a 120 dias sem nenhuma multa...

 

só q como estou viajando com mais 8 pessoas, elas tb tentaram cancelar e só mais uma conseguiu o mesmo q eu, os outros foram informados da mesma forma q mta gente citou aqui no tópico...

"que a solicitação seria encaminhada para a Aerosur e q eles entrariam em contato para avisar se o reembolso seria integral ou não, pq como o vôo foi confirmado não haveria motivo para dar reembolso integral, blablabla..."

falei com a decolar sobre alguns amigos meus terem conseguido o reembolso e outros não, e ela disse os critérios de cancelamento não são comparativos, q cada bilhete é um bilhete, e um ter conseguido não quer dizer q outros conseguirão...

::essa::

 

pergunta:

consegui o reembolso, mas será q existe chance deles me darem balão msmo? de não pagarem?

 

é certeza q os vôos de final de semana tão sendo todos cancelados? pq aí valeria a pena para os meus amigos comprarem novas passagens e esperar pelo cancelamento das passagens da aerosur q são de um sábado... já q assim teriam o reembolso integral...

 

vale a pena fazer isso?

 

bjs

 

 

SarahSette:

 

Eu já tentei o cancelamento com a decolar e a informação que me passaram foi que o vôo ta confirmado e que a Aerosur está operando normalmente (palhaçada...). Os valor de multa que eles passaram para cancelamento foi U$ 200,00 ( ou seja, meu prejuízo seria minimizado U$ 140,00). Vou tentar o reembolso integral novamente.

 

Ainda não decidi o que vou fazer nem comprei outras passagens!

 

Qual o seu roteiro? Que dia que vcs vão??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outro detalhe pessoal,

 

Eu particularmente acredito que a Aerosur não vai reembolsar, pois, quem deve 10 anos de impostos e tem 15 bilhões de dívidas, não parece ter patrimônio para fazer o reembolso.

Todavia, acredito que a Decolar.com tenha que fazer o reembolso às próprias custas, porque agência e companhia respondem solidariamente, conforme o Código do Consumidor, por terem eles entre si contratos coligados. (desculpem o juridiquês).

 

Há precedentes nesse sentido que foram julgados aqui em São Paulo e outros estados:

 

"INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FIRMADO COM AGÊNCIA DE VIAGENS AQUISIÇÃO DE PACOTE TURÍSTICO DE LUA-DE-MEL INADIMPLEMENTO CONTRATUAL, COM A COMPLETA AUSÊNCIA DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS FATO INCONTROVERSO ADEQUADO JULGAMENTO ANTECIPADO DA AÇAO ART. 330, I, DO CPC - VIAGEM NÃO REALIZADA ANTE A FALÊNCIA DA OPERADORA DE TURISMO LEGITIMIDADE PASSIVA DA AGÊNCIA DE VIAGENS QUE REALIZOU A INTERMEDIAÇÃO NA VENDA DO PACOTE RESPONSABILIDADE OBJETIVA E SOLIDÁRIA NO REGIME DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ART. 14 DENUNCIAÇÃO DA LIDE CORRETAMENTE INDEFERIDA ART. 88 DO CDC FATO DO SERVIÇO REPARAÇÃO DOS DANOS MATERIAIS CONSISTENTES NOS VALORES CUSTEADOS PARA REALIZAÇÃO DA VIAGEM - PRESUMÍVEIS DANOS MORAIS CAUSADOS PELA FRUSTRAÇÃO DE NÃO REALIZAR A VIAGEM DE LUA-DE-MEL DIMINUIÇÃO, PELA METADE, DO VALOR ARBITRADO PARA A REPARAÇÃO DOS DANOS MORAIS ALTERAÇÃO, ADEMAIS, DO TERMO INICIAL DA CORREÇÃO MONETÁRIA, NOS TERMOS DA SÚMULA 362 DO STJ."

 

E outro:

 

"APELAÇÃO CÍVEL - DANOS MATERIAIS E MORAIS - CANCELAMENTO DE VIAGEM ÀS VÉSPERAS DA DATA PROGRAMADA - INADIMPLÊNCIA DA EMPRESA DE TURISMO - RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA ENTRE A EMPRESA QUE VENDE O PACOTE E AQUELA QUE OFERECE O PACOTE - DANOS MATERIAIS E MORAIS CONFIGURADOS - MANUTENÇÃO DO QUANTUM INDENIZATÓRIO - SENTENÇA MANTIDA."

 

Bem, em suma, mesmo que não recebamos da Aerosur (e eu acho muito difícil eles pagarem), ainda assim podemos obter da agência intermediadora.

 

Abraço a todos e boa sorte a nós!

 

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
  • Membros

Olá galera,

 

Primeiramente gostaria de desejar boa sorte a todos que estão nessa situação desagradável. =/

Graças a deus que eu não comprei passagens antecipadas pela Aerosur! Irei para Santa Cruz de la Sierra em Junho de GOL e farei o trecho Santa Cruz de la Sierra x Sucre de avião. A princípio pensei em fazer com a Aerosur, mas apesar de estarem dizendo mil coisas a respeito dos voos internos operantes eu não estou muito confiante a respeito disso, pois a imagem da cia aérea está totalmente denegrida na Bolivia e acompanhar as noticias bolivianas a respeito do assunto é a melhor opção para ficar a par do que realmente está acontecendo com a cia. Na minha opinião qualquer tentativa será dar sorte pro azar!

No início do tópico li a dica dos vôos operados pela BOA e pela TAM Boliviana e acho que sejam uma solução. O problema é que hj tentei entrar no site da BOA para consultar os vôos e o mesmo foi rackeado... =/ ... Até achei que tivesse entrado no site errado, mas depois de muito insistir percebi que de fato o endereço estava correto e realmente rackearam o site deles. Já o site da TAM Boliviana está normal, porém não possui muitas informações a respeito de compras pela net, porém os preços são bem acessíveis.

O conselho que dou para quem for fazer vôos internos e que NÃO comprou passagens ainda é que deixe para comprar pessoalmente nos guichês das cias, pois está tudo muito confuso e inseguro via internet... Por mais que seja arriscado não conseguir passagens para as datas e horários de interesse acredito que esta ainda seja a melhor coisa a se fazer para evitar possíveis contratempos e burocracias ligadas a dinheiro que podem acabar estragando uma viagem.

 

Beijos e Boa Sorte a todos!

 

Obs: Se alguém souber alguma informação a respeito do site da BOA avisa aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
SarahSette... o último voo da Aerosur a decolar de/para o Brasil foi no dia 02 de maio. E internacionalmente o último voo deles foi no dia 03/maio (para B. Aires).

 

Aparentemente os poucos voos que ainda estão decolando são voos domésticos: http://www.sabsa.aero/aeropuerto-el-alto/info-vuelos.aspx?info=t&aeropuerto=2&tipoproc=i

 

Eu particularmente acho que existe grande chance da Aerosur (apesar de vc ter pedido o reembolso, etc.. e tal) simplesmente não pagar. Eu estou na mesma situação. Faz 10 dias que cancelei e pedi o reembolso e até agora nada...

 

Para piorar, nem preciso dizer que a Aerosur praticamente não está mais operando, eles estão sem sistema (como assim ?!) desde o dia 03 ou 04 de maio.

 

Segundo a atendente da Aerosur, que apesar de todos os problemas da empresa ainda está atendendo de forma simpática e cordial, o reembolso acontece assim:

 

1) as devoluções das taxas aeroportuáriass e as comissões dos intermediários é feita de forma "instantânea", coisa de 24 a 48h, sendo lançados como "crédito" na fatura do cartão de crédito (desde que já tenham sido pagas, claro), e;

2) as parcelas já pagas são creditadas dentro de 30 dias;

3) as parcelas restantes devidas no cartão de crédito são estornadas creditando-se o mesmo valor *na própria fatura correspondente*.

 

Não sei se minha resposta ajudou ou apenas piorou....

 

DMARSKI,

num creio nisso, não tava por dentro da situação da companhia... ::ahhhh::

então nem vôos internacionais eles tão fazendo mais...

 

bom então é certeza q o vôo q eu e meus amigos compramos será "oficialmente" cancelado mais perto da data, e eles oferecerão o reembolso integral, o pagamento do mesmo já é outra história...

Sobre os detalhes do reembolso, como eu comprei pela decolar, eles me disseram q o prazo é de 30 a 120 dias e que o valor volta como crédito na fatura do cartão...

como eu cancelei em 22/04, eu só posso esperar pelo estorno a partir do dia 22 desde mês, e eles tem até agosto pra me pagarem... ::grr::

vc comprou diretamente com a Aerosur?

 

bjs

 

SarahSette:

 

Eu já tentei o cancelamento com a decolar e a informação que me passaram foi que o vôo ta confirmado e que a Aerosur está operando normalmente (palhaçada...). Os valor de multa que eles passaram para cancelamento foi U$ 200,00 ( ou seja, meu prejuízo seria minimizado U$ 140,00). Vou tentar o reembolso integral novamente.

 

Ainda não decidi o que vou fazer nem comprei outras passagens!

 

Qual o seu roteiro? Que dia que vcs vão??

 

RCLT,

minha sugestão? acho q vc deveria deixar quieto o cancelamento, tudo indica que seu vôo, o meu vôo e outros mil vôos não sairão, então eles provavelmente entrarão em contato para avisarem do cancelamento e te oferecerão o reembolso integral...

o problema é q se vc deixar pra comprar novas passagens quando vc só tiver certeza do reembolso integral, pode acabar pagando mto caro por ser em cima da hora...

eu vi em algum lugar desse tópico alguém falando sobre isso, no final acho q é o melhor a se fazer

pq se vc cancelar vai sair mais caro por causa das multas, vale a pena correr o risco de perder só o dinheiro q vc já pagou...

 

Meu roteiro? é esse aqui

mochilao-geografia-e-amor-bolivia-peru-e-chile-por-23-dias-t64779.html

 

só q por causa dessa história, as novas passagens q comprei são para Sta Cruz, chegarei lá às 13h do domingo dia 08/07 e pegarei um bus até La Paz chegando na segunda de manhã, volto no dia 02/08 tb por Sta Cruz, vindo do Salar...

 

é gente, boa sorte pra nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Galera!

 

eu estava pensando em pegar o avião de sta cruz para sucre, mas pelo jeito as coisas estão meio confusas né!

será que ainda rola por outra empresa? seria melhor deixar para tentar comprar no dia mesmo? vou estar por lá no dia 07 de julho...

 

abraços!

 

Vai com a BOA (www.boa.bo).

Pelo que eu vi qd estive na Bolivia (jan/2011) os voos da BOA saem no horario, os da Aerosur, ja naquela epoca atrasavam...e muito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É amigos, meu voo estava marcado para domingo agora dia 13/05 e fiquei sabendo ontem disso tudo!

O pior de tudo é que cada vez que eu ligo para decolar recebo uma informação diferente. Eles estão totalmente perdidos e nao conseguem dar nenhuma assistência ao consumidor!

Estou correndo atras de uma plano B para chegar domingo na Bolívia e desejo sorte a todos que estão na mesma situação!

Fujam da Decolar!

 

Ate mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...