Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

8 dias em Foz do Iguaçu e vizinhanças - Parte 2: Puerto Iguazú

Postado
  • Membros

Puerto Iguazú, Argentina (DDI 54 3757)

Como chegar

Puerto Iguazú tem fácil acesso por meio de transporte rodoviário ou aéreo:

• Aeropuerto Internacional Cataratas del Iguazú Major Krawsse (IGR), Ruta Provincial, 101, Missiones, Argentina, 421-996, aeropuerto@aa2000.com.ar, prensa@aa2000.com.ar, http://www.aa2000.com.ar

• Terminal de Omnibus, Av. Córdoba y Av. Misiones, 423-006

Transporte Foz do Iguaçu/Puerto Iguazú:

• Ônibus: se informe sobre o ponto mais próximo do seu hotel para pegar a linha internacional para Puerto Iguazú. É fácil identificar, pois é diferente dos circulares de Foz do Iguaçu. No CIT de Foz, informaram que as empresas Celeste e a Crucero del Norte fazem a linha Foz do Iguaçu-Puerto Iguazú, mas não vi nenhum onibus da Celeste circulando, pelo menos não que tivesse essa identificação. Fomos num ônibus que estava escrito Viaçao Itaipu, pintando sugestivamente com listras horizontais de cor azul, branca, verde e amarela. Se não me engano é da empresa Crucero del Norte e passa de hora em hora. Não sei se o primeiro horario é às 7h ou 8h. São R$ 4,00 ou P$ 8,00 a passagem. Aceitava dólares também, tem tabela com valores nas diferentes moedas aceitas pregada perto do motorista. Entre pesos e reais compensava pagar com pesos, mas a diferença era pequena

• IMPORTANTE: o último horário de Puerto Iguazú para Foz do Iguaçu é às 19h. Se resolver jantar em Puerto Iguazú terá que voltar de táxi

Transporte Puerto Iguazú/Parque Nacional Iguazú:

• Ônibus: na rodoviária de Puerto Iguazú, compre passagens para o El Práctico Cataratas, que é o circular de Puerto Iguazú que vai te levar ao parque, P$ 10,00 a passagem. Não perguntei se aceitava reais, mas um casal brasileiro sem pesos me disse que eles tiveram que pagar R$ 10,00 cada passagem, ou seja, o motorista fez câmbio de R$ 1,00 para P$ 1,00, bem salgado

• Horários de ônibus da rodoviária de Puerto Iguazú ao parque - saída: 7h10, 7h40 ... 18h40, 19h10 / retorno: 7h45, 8h15 ... 19h15, 19h45

Dicas de transporte:

• tem transporte gratuito ao Dutty Free Shop da Argentina. Sai às 18h30 e retorna às 20h30, todos os dias com exceção do domingo, informe-se no seu hotel. Disseram que há possibilidade de pegar o transporte em hotel próximo se o seu não disponibilizar

• tem transporte gratuito ao cassino da Argentina com dois horários, sai às 20h retornando às 22h e sai às 22h retornando à 1h, mas não experimentamos. Recomendaram ir à sexta ou sábado por causa do show de tango. Disseram que são aceitos pesos, reais e dólares. Parece que há transporte para o cassino do Paraguai também, informe-se no seu hotel. Disseram que há possibilidade de pegar o transporte em hotel próximo se o seu não disponibilizar

• disseram que era melhor comprar ida e volta do ônibus El Practico para o parque argentino, pois a volta poderia ficar lotada, mas não faz diferença. No retorno, o motorista vende a passagem normalmente e não checa quem já tem o bilhete. Acho que ninguém fica preso lá, pois uma espécie de fiscal nem deixa o ônibus partir lotado. A partir de uma determinada lotação ele manda o ônibus seguir e não é necessário esperar pelo próximo horário, pois logo em seguida sai outro ônibus do estacionamento ali em frente e termina de pegar os demais passageiros. Não sei se é sempre assim, mas estava muito bom e organizado

• no guichê do El Practico também vende os passeios do Iguazú Jungle. Acho que é o mesmo preço de dentro do parque, mas serve para adiantar e/ou facilitar o troco, principalmente se só tiver nota grande

• disseram que o ônibus do El Pratico vai até o marco de Três Fronteiras Argentino, e de lá é possível ir andando até a feira de acordo com o motorista

Dicas de imigração: aduana argentina

• Na ida, o ônibus para na aduana brasileira, mas os brasileiros não precisam descer. O motorista não espera, ele deixa os passageiros na aduana e segue viagem, mas ele dá um ticket para o embarque gratuito no próximo ônibus

• A próxima parada é na aduana argentina onde todos devem fazer a entrada na Argentina. É fácil, ele para bem frente à porta de entrada da aduana, é só entrar que logo tem a fila, basta esperar a vez e apresentar RG ou passaporte. Parece que aceita CNH também. O funcionário cadastra no sistema e não dá nenhum comprovante. Num dos dias ele perguntou para onde eu ia, na outra vez ele não perguntou nada. É sentido único, então saímos por uma porta mais a frente e o ônibus estava nos esperando. Deu tempo para todos fazerem a imigração, é só não enrolar que dá tempo

• Na volta, o ônibus para na aduana argentina para que todos possam efetuar a saída da Argentina. É tranquilo, do mesmo jeito que foi feita a entrada, basta apresentar um documento

• Normalmente a aduana brasileira não fiscaliza a saída da Argentina/entrada no Brasil

• A Casa de Câmbio Libres fica na aduana argentina. A fila estava enorme, sem chance nenhuma de fazer imigração, câmbio e embarcar no mesmo ônibus. Quem fica para fazer câmbio certamente fica para o próximo ônibus. O motorista não dá o ticket na segunda parada, não sei se você tem que pedir a ele, mas acho que não é necessário, pois todos embarcam pelas portas traseiras e ele não confere quem está subindo, afinal quem chegou até ali com certeza já pagou a sua passagem

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Alguém num desses tópicos (Foz, Puerto ou outro) recente/te fez o parque argentino em uma manhã, mas ela só fez Garganta do Diabo e Circuito Superior, eu acho. Ela foi de táxi ou van de agencia, chegou no parque no horário q tava abrindo, tudo super ajeitado p/ não perder tempo. Dá sim, p/ fazer, mas tem q ser como ela fez, de transporte privativo e priorizando o q vc quer ver.

No primeiro dia eu não gastei o dia todo, quero dizer, não cheguei com o parque abrindo e nem fui embora com o parque fechando, mas levei mais de meio período. Fiz um dia light, pois tinha folga no roteiro p/ voltar o dia seguinte.

Sim, o segundo dia é dispensável. Em 1 dia cheio vc consegue fazer pratica/te tudo, deixando fora apenas o Sendero Macuco, mas não fique triste, pois é apenas uma longa caminhada pela mata e no final há uma queda, mas bem menos expressiva do que as outras. Acho q vc consegue até fazer o Aventura Náutica. Não sei se vc vai ao lado brasileiro tb, vc pode optar pelo passeio de barco em um dos lados.

Teu roteiro ficaria assim:

1) Sendero Verde: Trilha de 600m, 10 a 15min, que liga a Estación Central a Estación Cataratas. A trilha não é nada demais, mas é até mais rápido do q o trem

2) Paseo Superior, passarela com 650m com 6 mirantes oferece vista da ilha e do canion. Curta, mas c/ bons visuais

3) Paseo Inferior: tem escadas, mas é bem legal, no meio do caminho tem o quiosque da agencia Iguazu Jungle p/ fazer o Aventura Náutica. No mesmo local tem o barquinho p/ Isla San Martín, a trilha na ilha é meio cansativa por causa das escadas, mas vale o esforço

4) Garganta del Diablo, passarela longa, vai passando sobre o rio e no final a emoção da garganta

Os itens 2, 3 e 4 não necessária/te precisam ser feitos nessa ordem

boa viagem!

Postado
  • Membros

Ola!

Obrigado pelas respostas! Sim, eu pretendo fazer o passeio de barco e e em outro dia ir ao lado brasileiro. Aproveitando, vc fez os dois passeios (de barco argentino e brasileiro)? Tem algum que recomendaria mais? Assim, talvez eu corte o passeio de barco de um dos lados, se for "mais do mesmo"

Espero conseguir fazer em um dia esses itens que vc listou, e que ainda sobre tem po para um almoço rapido no restaurante do parque. heheh.

Obrigado!

Postado
  • Autor
  • Membros

Só fiz do lado brasileiro. Por quê? Não foi exatamente uma escolha, a gente visitou o lado brasileiro primeiro, vimos as cataratas e sobrou tempo, entao resolvemos fazer o passeio. Até queria fazer do lado argentino, mas achei q era mto parecido com o q a gente já tinha feito.

O passeio no parque no lado brasileiro é bem mais curto. Sobra tempo p/ vc ir ao parque das Aves, por exemplo.

Qto aos 2 passeios de barco, eu particular/te acho besteira fazer os 2, por serem mto parecidos. Na teoria, eu ficaria com o Aventura Nautica do lado argentno, parece ser a melhor escolha custo/beneficio. Achava q tinha postado o comparativo dos passeios aqui, mas foi no topico de Foz e ficou perdido no meio das oturas mesnagens, entao vou tomar a liberdade de repetir aqui.

Postado
  • Autor
  • Membros

valores referentes a fev/2012

Macuco Safári:

Custo: R$ 140,00 / Duração: 1h 45min

Roteiro: 3 km de percurso pela mata em carro elétrico + 600m de caminhada pela trilha ao Salto do Macuco (é opcional, pode-se seguir de carro até o embarcadouro se preferir). Guia bilíngue apresentam a fauna e a flora. Subida pelo cânion do rio Iguaçu em direção à Garganta do Diabo em barcos infláveis bimotores, chegando próximo às Cataratas

Gran Aventura:

Custo: P$ 260,00 / Duração: 1h

Roteiro: Passeio em veículo motorizado por 5,5 km pelo Sendero Yacaratiá, com guia bilíngue. Ao chegar ao Puerto Macuco ocorre o embarque em lanchas para realizar uma navegação de 6 km pelo Rio Iguazú Inferior, atravessando 2 km de águas rápidas até se aproximar dos Saltos Tres Mosqueteros e do Salto San Martín.

Aventura Náutica:

Custo: P$ 125,00 / Duração: 12min

Roteiro: Contempla a parte final do Gran Aventura. O embarque é feito em frente à Isla San Martín e as lanchas seguem até se aproximar do Salto Tres Mosqueteros e do Salto San Martín.

Comparativo:

Gran Aventuraé comparável ao Macuco Safári por incluir selva + barco, é mais barato e parece mais completo por ir tanto ao Salto Tres Mosqueteros como ao Salto San Martín. Não fiz esse passeio e não estive no Puerto Macuco, desconheço como é o acesso ao embarcadouro

Macuco Safári vai apenas ao Salto Tres Mosqueteros. O acesso é fácil tanto à parte terrestre quanto fluvial, dá para levar os avôs e as crianças.

A Aventura Náutica parece ser uma boa relação custo/benefício, pois é bem mais barata. Contempla apenas a parte de barco, mas esta é a parte mais interessante e também vai ao Salto Tres Mosqueteros e ao Salto San Martín. Entretanto, o acesso não é fácil, é necessário caminhar pelo Circuito Inferior, descendo por escadarias e no final descer pelas pedras por uma trilha íngreme até alcançar o embarcadouro. Lembrando que será preciso subir tudo na volta. Pode-se considerar que tudo faz parte do passeio, mas acesso não é bom para os vovôs e as crianças pequenas. É necessário esperar pelo embarque nos degraus, não há nenhum abrigo.

Segurança: ano passado (mar/2011) ocorreu um acidente no lado argentino com 2 vítimas fatais, levantando comentários sobre o lado argentino ser mais perigoso. Porém, pesquisando, levantei mais dois acidentes, ambos no lado brasileiro, um em set/1999 com 7 vítimas fatais e outro em 2007 sem vítimas fatais. Desconheço o registro de outros acidentes e o laudo dos ocorridos, que é o mais importante, saber quais as causas dos acidentes. Em qualquer atividade existe o fator fatalidade, mas também pode ocorrer o fator imprudência/imperícia dos operadores e manutenção incorreta dos equipamentos. Teoricamente, os passeios de ambos os países são prestados por empresas concessionárias que seguem regras da Marinha de cada país.

Particularmente, fiz o passeio Macuco Safári e achei bem tranquilo. Acho que depende de condições climáticas, do volume de águas das cataratas, mas o Salto Tres Mosqueteros não é muito grande e se há muitas pedras nessa parte do rio eu não vi. Em nenhum momento o condutor fez alguma manobra arriscada.

Queria ter feito a Aventura Náutica, mas não o fiz por já ter experimentado o Macuco Safári antes, achei que não valeria à pena por ser uma experiência bastante similar à primeira. O motivo de não tê-lo feito não foi o acidente, se assim fosse, deixaria de fazer o Macuco Safári também. Riscos existem em quaisquer atividades. Alguns afirmam que o lado argentino é mais arriscado, que a área do Salto Martín tem mais pedras. Incontestável é o fato de que o Salto Martín é bem maior do que o Salto Tres Mosqueteros, o que é bem visto por turistas que procuram mais “emoção”.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1108330&tit=Dois-turistas-perdem-a-vida-em-acidente-nas-Cataratas

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/894812-acidente-nas-cataratas-do-iguacu-alerta-para-seguranca.shtml

Postado
  • Autor
  • Membros

to repetindo essa msg aqui, pois ficou perdida no meio das outras respostas de outro tópico.

eu ouvi várias pessoas reclamando da falta d organização do parque argentino, principlamente em relação as partidas do trem.

mas acho q eu tive sorte, pois não tive problemas. Gostei mto do lado argentino, fui mto bem atendida, ganhei 3 mapas super bonitos, completos e até c/ o nomes dos saltos, um deles tinha infos da parte brasileira tb (tenho um fraco por mapas...). Achei bem sinalizado. Usei o trem p/ ir e voltar da Garganta do Diabo, mas foi só chegar à estação q o trem estava saindo. Gostei que o lado argentino oferece bebedouros em vários pontos do parque.

Comparativo: Parque Nacional Iguaçu (BR) x Parque Nacional Iguazú (AR):

Entrada

BR: Aceita vários cartões e moedas

AR: Aceita somente pesos. Dá desconto de 50% no segundo dia consecutivo de visita ao parque

Acesso ao parque

BR: Linha de ônibus Parque Nacional

AR: Linha de ônibus El Práctico Cataratas

Meio de locomoção dentro do parque

BR: Ônibus com ar condicionado, circulam tanto o convencional como o doublé-deck com a parte superior aberta. Disseram que tem partidas regulares a cada 15min

AR: Trem. Achei bem mais charmoso do que o ônibus. Não tive problemas, mas disseram que tem partidas irregulares, algumas vezes vai apenas até a Estação Central e não segue para a Garganta do Diabo e quando vai até lá, sai lotado.

Mapas

BR: Fornece um mapa gratuitamente com informações apenas do lado brasileiro

AR: Consegui obter 3 mapas gratuitamente, dois no Centro de Interpretación e um num posto de informação entre a entrada e a Estação Central. Um dos mapas é completíssimo, além de ter todo o esboço da parte tanto argentina quanto brasileira, ainda vem com informações sobre ambos os parques. Os outros dois mapas apesar de menores têm o nome dos saltos

Sinalização

BR: Bem sinalizado

AR: Bem sinalizado. Alguns trechos da passarela têm mão única, têm sentido correto a ser percorrido

Acessibilidade

BR: Transporte em ônibus, passarelas mais curtas e elevador deixam o parque mais acessível a idosos e portadores de necessidades especiais. Embora as passarelas sejam mais curtas há trechos com escadas

AR: Mapas e placas de sinalização indicam quais percursos são adaptados a cadeirantes. Algumas passarelas são longas e de difícil acesso por terem muitas escadarias

Elevador panorâmico

BR: Sim

AR: Não

Passarelas

BR: São 1200m de passarelas que oferecem bela vista panorâmica do conjunto geral. Apenas a Passarela da Garganta do Diabo molha, é bom ir com capa.

AR:São 4 conjuntos de passarelas. O Paseo Superior tem 650m de extensão com 6 mirantes. O Paseo Inferior tem 1700m de extensão com 8 mirantes. A passarela da Isla San Martín tem uma escadaria de 172 degraus e uma trilha que leva a 2 mirantes. A passarela da Garganta del Diablo tem 2.080m (ida e volta) e 3 mirantes em forma de leque

Trilhas/outras atividades gratuitas

BR: Parece que tem um Centro de Visitantes, mas nem aparece no mapa fornecido. Não visitei.

AR: - Centro de Interpretación Yvyrá Retá

- Trilhas: Sendero Verde e Sendero Macuco

- Isla San Martín (travessia de barco gratuita)

Opções de passeios (pagos à parte)

BR: A agência Macuco Sáfari oferece diversos passeios. Um dos mais famosos é o Macuco Safári. Há também Trilha do Poço Preto, Trilha das Bananeiras, Floating, Passeio do Porto Canoas, Linha Martins, Bird Watching, Rafting, Arvorismo, Tirolesa, Escalada em Muro, Rapel

AR: A agência Iguazu Jungle oferece passeios como Gran Aventura, Aventura Náutica e Paseo Ecológico

Infraestrutura

BR: Tem boa infraestrutura com balcão de informações, lojas, restaurantes, lanchonetes, transporte, etc.

AR: Tem boa infraestrutura com balcão de informações, lojas, restaurantes, lanchonetes, transporte, etc. Conta com bebedouros espalhados pelo parque e máquina de água quente para o chimarrão.

Restaurante

BR: Porto Canoas, R$ 43,00 por pessoa. Achei o buffet fraco pelo preço, poderia ser melhor tanto em variedade como em qualidade. Estava lotado e tinha poucos funcionários. Relação custo/benefício do restaurante é ruim, pois pelo preço deveria ser mais caprichado em tudo. O único ponto positivo é a bela vista para o rio, que nem é crédito do restaurante

AR: La Selva. Não comi lá, mas pelo panfleto parecia bom e é bem mais barato que no lado brasileiro, são P$ 60,00 (R$ 24,00) o buffet por pessoa

Lanchonetes

BR: Diversas

AR: Diversas, aproveite o Havanna Café, é o único na região

Lojas

BR: Várias lojas de souvenir. Preços são caros

AR: Várias lojas de souvenir. Preços são caros

Postado
  • Membros

Nossa! Obrigado por esse comparativo, dá uma bela facilitada pra ler as informações!

Agora tá dando mais vontade de conhecer essas cataratas! rs

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

nossa que relato perfeito!

lembrando disso, bati uma foto la na janela do hostel che lagarto, na av brasil....boto pra compartlhar com os amigos aqui...

PUERTOPANORAMACHELAGA.jpg

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

oi Naomi, estou com algumas dúvidas bem básicas, agora já dentro do parque.

- dá pra ir andando da Estacion Central até a Estacion Cataratas, ou tem que pegar algum transporte inteno ?

- É na estacion Cataratas que pega o trem que vai até a estacion garganta correto ?

- Voltando da garganta, entendo que o trem te deixa na estacion cataratas de novo, como faço para ir ao local de onde saem o circuitos inferior e superior ?

- estes circuitos (superior e inferior) saem do mesmo local ?

- Onde compro o ticket para o Aventura Nautica ? Posso comprar perto de onde saem os barcos, que pelo que entendi saem do mesmo local (ou perto) de onde saem os barcos para Isla San Martin ?

vou tentar seguir a sua dica de fazer primeiro o circuito inferior ( incluindo a trilha na Isla San Martin e a Aventura Nautica), depois o circuito superior, e por último a garganta.

obrigado !

Celso

Postado
  • Autor
  • Membros
oi Naomi, estou com algumas dúvidas bem básicas, agora já dentro do parque.

- dá pra ir andando da Estacion Central até a Estacion Cataratas, ou tem que pegar algum transporte inteno ?

o transporte interno no parque é o trem.

se quiser pode ir de trem, dá p/ ir andando tb, pegue o Sendero Verde, facinho d achar. Diz o folder do parque q são 600m. Fazem propaganda q é trilha, permitindo observar aves, animais e a vegetação, mas é uma caminho todo calçado, passa por dentro de vegetação sim, mas se ver alguem bicho, deve ser quati. Aliás cuidado c/ eles. Não sao agressivos, mas sao mto abusados, curiosos e "ladroes". Dependendo do horario e do movimento d gente, disseram q é + rapido ir a pé, do q esperar o trem

- É na estacion Cataratas que pega o trem que vai até a estacion garganta correto ?

é sempre o mesmo trem. ele sai da Estación Central, passa na Estación Cataratas e vai p/ a Estación Garganta del Diablo, q é o final, daí retorna. Entretatno disseram q dependendo do horario, o trem para na Estación Cataratas e nao prossegue p/ a Garganta. Aí vc teria q esperar o proximo horario p/ a Garganta. Eu nao tive problemas, mas já ouvi relatos d q o trem demorou.

- Voltando da garganta, entendo que o trem te deixa na estacion cataratas de novo, como faço para ir ao local de onde saem o circuitos inferior e superior ?

- estes circuitos (superior e inferior) saem do mesmo local ?

Voltando da Garganta, vc pode descer na Est. Cataratas ou seguir até Est. Central se já for embora. Se for fazer os circuitos inferior e superior, vc desce na Est. Cataratas, é d lá q saem os circuitos. É tudo sinalizado, o parque distribui mapas, mas se tiver duvidas, basta perguntar. Tem infraestrutra ali na Est. Cataratas. Tem mapas na internet, coloquei os links em 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p716893

- Onde compro o ticket para o Aventura Nautica ? Posso comprar perto de onde saem os barcos, que pelo que entendi saem do mesmo local (ou perto) de onde saem os barcos para Isla San Martin ?

Se nao me engano pode comprar até na rodoviaria de Puerto. Acho q é o mesmo preço em todos os lugares. Logo na entrada do parque tem o quiosque da empresa, acho q fica já dentro do parque no caminho até a Est. Central. Lá vc pode comprar o Aventura Nautica ou o Gran Aventura. Se nao me engano o Garn AVentura sai d lá mesmo, pois sai de condução pela estrada. Agora p/ vc fazer o Aventura Nautica, vc tem q ir andando pelo Circuito Inferior até a beira do rio, de onde sai o barco. Tenho quse certeza q ali no Circuito Inferior, onde tem o acesso p/ o passeio, tem outro quiosque da empresa vendendo o ticket, mas é melhor comprar antes, pois vai q vc anda um bocado e qdo chega lá o quiosque tá fechado?! Eu coloquei explicaçoes do passeio em 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p704805 e

8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p704812

coloquei um comprativo dos passeios em 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p729795

Sim, a travessia da Isla sai ali do lado, p/ essa travessia vc nao paga nada (já tá incluso na entrada do parque)

vou tentar seguir a sua dica de fazer primeiro o circuito inferior ( incluindo a trilha na Isla San Martin e a Aventura Nautica), depois o circuito superior, e por último a garganta.

na verdade nao sei se a ordem influencia mto. tem gente q prefer ir direto p/ as Garganta se o horario do trem segui p/ lá, considernado q nem todo horario vai p/ a Garganta. Considere q: o circuito inferior e a Isla saõ mais cansativos por causa das subidas, o Aventura Nautica molha (leve roupa adicional, chinelo), a Garganta costuma molhar tb, acho q depende da direção do vento e da qtidade d água, eu fui d capa. Capa nao vai adiantar mto no Aventura Nautica, a menos q seja um do tipo poncho e vc tome mto cuidado, mesmo assim nao garanto, eu consegui sair quase seca do Macuco SAfari, mas dizem q do lado argentino é mais emocionante, c/ + água. Essas são as dicas essenciais, mas tem mais dicas espalhadas pelo meu relato

obrigado !

Celso

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.