Ir para conteúdo

Conflitos e bloqueios nas estradas


Posts Recomendados

  • Respostas 183
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

ATENÇÃO MOCHILEIROS !!!

 

Galera, segue um post de uma mochileira que chegou de Uyuni e postou o seguinte:

 

"Ola pessoal,

 

Eu estive em Uyuni durante os bloqueios. Na verdade saimos do Brasil sem saber disso tudo. Por isso, antes de ir a Bolivia onde "todo es posible, nada seguro" tem que se informar sim...

 

Os caminhos de TODO o departamento de Potosi foram bloqueados pouco a pouco. Dentro do Salar rebeldes ja bloqueavam tbém todas as saidas seguras do deserto (tem algum as camadas onde carros podem ser engulidos inteiros pelo rio que passa por baixo do salar).

 

Para ir tivemos que mudar todo o roteiro indo para La Paz, Oruro e pegando um busao que fazia um desvio medonho de 16 horas para chegar em Uyuni.

 

Quando voltamos desse passeio maravilhoso (é um outro planeta) bolivianos nos disseram que mesmo os desvios estavam bloqueados, que ja nao tinha mais gasolina em Uyuni, que rebeldes estavam dentro do Salar e que uma guerra civil iria estourar, pois em potosi nao havia mais comida nem remedios.

 

Nos ficamos com muito medo, mas alugamos com 3 gringas um jipe para passar os bloqueios pelo meio do Salar. Deu que pagamos uma fortuna, demos de cara com rebeldes com dinamites nas maos, fazendo estourar longe para termos ainda mais medo. Como estavamos em 10 jipes, dois conseguiram passar, (o nosso e um outro) e os outros ficaram nas maos dos rebeldes e outros encallhados (metade Sal, metade agua). Foi uma fuga mesmo, tivemos que correr deles, enganalos com manobras de jipe, uma miseria! Isso foi no dia 10 de agosto 2010. Eles estavam muito furiosos e poderiam ir além do que imaginavamos. é muito, muito perigoso mesmo. A viagem acabou sendo pura emocao, parecia um filme.

 

Mas o melhor mesmo é ir para esse Santuario em paz, com seguranco e paz de espirito para contemplar as magnificas paisagens desse pais lindo que é a Bolivia.

 

Pesquisem sempre antes de ir, e se puderem, adiem a viagem. agora NAo da mesmo.

 

Hasta luego,

 

Franciele"

 

Então pessoal, vamos ficar atentos para quem deseja ir a Uyuni ou já está com passagem comprada para não entrar numa enrascada, pois afirmo à vocês que essa região da Bolívia por ser tb muito pobre, é rica em conflitos e isso para eles entram com vida e morte....

 

Sugestão minha que ta´mbém estive lá a poucos meses, se a situação ainda continuar, ADIEM a trip, é o melhor a se fazer..... outras oportunidades surgirão gente e o deserto sem dúvida eh MAGNIFICO!!!!

 

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O que reporta a mídia boliviana é que já acabou a greve e as estradas estão desbloqueadas. Por enquanto, dá pra fazer, mas ninguém sabe se não pode estourar algo novamente de repente. Um dos problemas que desatou o conflito foi a disputa por uma jazida de calcário na fronteira de Potosí com Oruro que os dois departamentos dizem ser sua. Depois que os potosinos começaram a se manifestar, os orureños ameaçaram fazer o mesmo e ainda não fizeram, mas depois de acabada a guerra começaram a especular com que fariam manifestações pra pedir não sei que coisas lá, então pode ser que de repente aconteça isso. Uyuni fica em Potosí, mas Oruro está entre La Paz e Uyuni, então poderia atrapalhar um pouco a rota se acontecesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Galera,

 

Concordo com FIVETECh. É perigosíssimo ir pra lá agora e tiro por base só o relato de pessoas que já voltaram.

 

O lugar realmente é fantástico, mas é punk. O que quero dizer é: mesmo indo em dias de "calmaria" é muito comum encontrar motoristas embriagados, um pneu furar, o jipe atolar, quebrar... são imprevistos que podem acontecer, mas são "relevantes" levando-se em consideração o estado atual do lugar.

 

Quando estive lá, o nosso motorista entrou em coma alcóolico, a bateria do jipe estava arriada e nós ficamos ilhados no hotel de sal. Quando o motosita "sarou" do porre, acordou todo agressivo. NAda tínhamos a fazer senão infelizmente esperar a boa vontade do cara. É como já foi dito, pra eles, é tudo ou nada. Pouco se importam com os turistas. Estávamos nas mãos do cara. Ou era com ele que sairiamos dali, ou a pé, voltando pra Uyuni.

 

Cuidado.

 

beijãozão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá pessoal!

alguem tem alguma informação mais atualizada sobre a viabilidade de chegar a uyuni por sucre/potosi???

seria de extrema utilidade para os mochileiros que estao partindo pra bolivia e nao sabem se arriscam ou não tentar chegar ao salar...

venho acompanhando alguns jornais bolivianos e eles meio que estao deixando de lado o problema de potosi... assim, nao sei se é pq a situação regularizou ou ainda continua dificil e o povo nao esta dando a minima... hehehe

 

 

a ultima noticia de alguem q tivemos lá foi do dia 10/08 e era a pior possivel...

estou nas ultimas para mudar meu roteiro...

 

socorro, galera!!! ::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Já normalizou. Se você estivesse na Bolívia hoje, chegaria ao Salar sem o menor problema. Se você vai daqui a um mês, nunca se sabe o que pode acontecer até lá, mas a tendência é que em Potosí esse tipo de mobilização não volte a acontecer no futuro próximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Galera, só uma dica que sempre me deram desde meu início de mochileiro..... NUNCA se apegue ao seu roteiro..... tudo pode acontecer e querendo ou nao devemos estar meio preparados para tais situações que são COMUNS nestes países.

Lembrem-se que BOLIVIA e PERU são países meio desorganizados, aliás, fui generoso em dizer meio, são TOTALMENTE DESORGANIZADOS..... mas voltando ao assunto, podem ir sim se já estiver normalizado, mas todo cuidado é pouco. Lembrem-se tb, estarão em um deserto, que já é diferente de estarem no Brasil ou em uma cidadezinha de seu estado acampaando e tals fazendo uma trilha ou viagem de jeep, eh muito diferente pessoal! Não quero que ninguém se assuste, mas é assim mesmo que acontece. Os relatos do pessoal que já foram, "Daliana" e "Gabriela Talamo" dá p/ se ter noção do que acontece....

 

Meu motorista do Jeep era gente fina de mais, novo e descolado, muito atencioso com a gente e no final demos uma gorjeta p ele de 100 BOL, nunca vi uma pessoa abrir um sorriso tão grande..... mas ele foi ótimo. Chama-se PEDRO da agencia WARA WARA...tenho o contato deles em casa e se qlguém quiser eu mando. A dona da agencia chama-se MARA fica na avenida onde tem os monumentos, em frente ao monumento que tem um homem e uma bigorna, ou um carirnho de trem antigasso numa porta de ferro em meio a umas escadarias na entrada.... tem erro não gente, ela me fez o passeio de 3 dias com passagem de retorno a La Paz direto no dia da volta do Salar por 100 doletas.

 

Façam seus roteiros com planos A, B, C e até D se puderem, eu fiz isso mas acabou que consegui fazer tudo que tinha planejado. Inclusive quando estive lá em Uyuni, tivemos alguns probleminhas na volta quando passamos em San Cristobal, uma mineradora na pacata cidadela de San Cristobal quase chegando em Uyuni no retorno do tour do Salar.

 

Outra dica: Entrem em contato o máximo de vezes que puderem e não se cansem de fazer contato com o pessoal das agencias de lá, apesar de somente querer o nosso dindin, alguns são bem sensatos e realistas quanto ai perigo. Façam mesmo vários contatos e com várias aegncias. Vale a pena para qver tb quem tá mesmo querendo passar a perna na gente.

 

Precisando de infos estamos aí...

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal duas perguntas.

 

Ta perigoso mesmo ir pro Uyuni agora?

 

E algume sabe me dizer se dá pra comprar o passeio de 3 dias na parte da manha do dia da partida. Qual o preço e a que horas saem os carros?

 

Valeu.

 

Jorge.

 

1. Sobre a primeira pergunta, acho que está bem normalizado agora, pelas informações que andam circulando no site.

2. Eu não lhe recomendo deixar para o dia da viagem. Os carros passam no hotel a partir das 7h30, para partir efetivamente às 8h. E as agências só abrem bem mais tarde, tipo a partir das 9h. Ou seja, deixe PELO MENOS para o dia anterior, pois é muito arriscado, inclusive, não ter vaga etc. Faça com relativa antecedência. Deixar pra manhã do dia da partida não me parece boa ideia.

 

Sucesso.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...