Ir para conteúdo

Fogareiros... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Uma sugestão/pergunta:

Um fogareiro a álcool não funcionaria com aqueles alcool em gel que vende em lojas de apetrechos para fundi??? Creio que se isso for possível esse me parece um combustível ideal pra ser transportado [:)] o que acham?

 

 

 

Postado por williantg em 15/12/2004 : 13:56:45

 

Uma coisa que me ocorreu agora foi a possibilidade de usar fogareiros elétricos.... alguém já experimentou essa alternativa? Eu tenho um em casa e funciona bem mas não sei se no vento ele se portaria com igual eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu comprei um Crampon Tech e achei espetacular. Uso com benzina e depois de algumas bombeadas fica como um lança-chamas. Fervo água em menos de 10 minutos. Nervoso!

Na época da compra estava em dúvida entre este estilo de fogareiro (com benzina/gasolina) e os de cartuchos de gás (tipo tekgás na Nautika). Optei pelo Crampon pela facilidade de se conseguir combustível e pela benzina, que quando dentro do recipiente do fogareiro, parece ser bem mais confiável do que um daqueles cartuchos de butano. Sei lá, eu tenho receio com botijões de gás de qualquer espécie...

O problema do Crampon é o preço, uns 200 e tantos pilas. Paguei R$290 na BigWall aqui em Porto Alegre. Fiz besteira, já que pelo próprio site da Trilhas e Rumos (importadora do fogareiro) ele está por R$230,00 se não me engano.

Agora se eu tivesse realmente uma grana pra "queimar", seria com um daqueles fogareiros MSR. Ao meu ver, parecem ainda mais seguros que o Crampon, já que o cilindro com o combustível fica longe do queimador.

 

 

Postado por rferraz em 15/12/2004 : 16:08:51

 

Já ia esquecendo... Tem os fogareiros Primus também, mesmo esquema dos MSR. O preço das duas marcas é quase o mesmo. Lá fora sai por uns USD 70.00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi gente,

Eu nao entendo nada de fogareiro.

Li esse topico aki e fiquei com duvidas.

Qual o melhor fogareiro q nao seja tao caro e nao seja a alcool, tipo eu pretendo gastar no maximo 50 reais? Pelo o q eu vi aki, os fogareiros de alcool demoram mais tempo pra cozinhar qualquer coisa.

Eu queria saber mais sobre os da coleman q o Nilton e Lole e Junior tem. Quais sao os modelos e alguem sabe onde vende??

Existe algum fogareiro q possa se usar benzina ou gas? Ou os q podem usar benzina, nao podem usar gas?

Benzina eh mais seguro de carregar do q gas? Eu nao entendo nada disso.

 

 

 

Postado por Humilde em 08/01/2005 : 18:53:31id="red">

 

Alguem conhece esse fogareiro da Coleman:

Fogareiro Compact - Coleman

 

Material: Aço/latão/ABS

Com mangueira e registro.

Utiliza botija de gás de 2 Kg não inclusa

 

Ele eh bom??

Eh vendido na www.planetacamping.com.br

So pode usar botijao de gas nele? Nao pode usar cartucho nao?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Existe basicamente 3 tipos de fogareiros,vamos as pecularidades de cada um:

 

-Fogareiro à gás Butano/Propano:

Exemplos:Nautika Nomad/Azteq Innova/Coleman.

Prós:Fácil de usar,possui regulagem da chama e tb não precisa esquentar o sistema para ter o máximo de potência calórica,preço inicial,chama com boa potência calórica,duração do refil +

ou - 1Hr) permitindo assim,cozimentos longos,e seguro,desde que transportado de maneira correta.

Contras:Passível a vazamentos,possibilidade da perda do refil se não rosquear direito o kit fogareiro/refil,custo do refil não ser baixo,gera lixo(refil),necessidade de ter que acabar um refil para usar outro.

Recomendação de uso:Campings estruturado e pescaria.Camping selvagem,desde que leve 2 refil.

 

-Fogareiro à álcool(Espiriteira):

Exemplos:Trilhas e rumos,Montana e Trangia.

Prós:Prático e super-compacto,chama com bom poder calórico,praticamente infalível,custo do combustível,preço,seguro,desde que o combustível seja transportado no recipiente correto,não necessita de manutenção.

Contras:Demora cerca de 6~8minutos para esquentar o sistema e se estiver ventando forte,demorará mais ,mesmo com aparador de vento,apenas para pequenos cozimentos,devido a necessidade de esquentar o sistema novamente qdo acabar o álcool do reservatório(cerca de 18min).Não permite regulagem da chama

Recomendação de uso:Camping estruturado e selvagem,pescaria.

 

Fogareiro multi-combustível(benzina/querosene/gasolina):

Exemplos:Toda linha de alta montanha da MSR,Primus,Brunton,Crampon Tech,Optimus.

Prós:Fogareiros de alta potência calórica(ferve 1 Lt de água em 5 min),seguro e compacto,multi-combustível,permite cozimentos longos.Praticamente infalível.

Contras:Preço exorbitante,manutenção cara(qdo precisar,o que é difícil)alto preço do combustível(benzina),ignição inicial e regulagem da chama complicada.

Recomendação de uso:Alta montanha camping estruturado e selvagem.

 

Dicas:

 

Jamais use o fogareiro dentro da barraca,e se tiver que fazê-lo,use no avanço da barraca.

Faça uma vistoria/limpeza toda vez que voltar de viagem.

Nos fogareiros à álcool,apenas utilize álcool etílico 92ºGL.Jamais use o álcool gel(42º GL).

Nos fogareiros multi-combustível,use preferencialmente Benzina branca,devido a pureza deste produto.

 

 

Por enquanto é só,dúvidas é só postar!

 

Falow

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Fala-Serio [:)]

Tirou mtas das minhas duvidas!!!

Mas tipo nao existe nenhum tipo de fogao a base de benzina q seja barata nao?? Da pra achar fogao a base de benzina por 50 reais?? Qto custa benzina e da pra usar por qto tempo?? O q eh mais barato comparativamente, benzina ou gas??

E os fogoes q dizem q funcionam a base de botijao de gas, sera q eu posso usar esses refis q tem gas?? Ou eh so o botijao de gas mesmo??

 

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Qta dúvida,mas vamos lá!

 

-Fogareiro à benzina é caro para nós,meros mortais brazucas!Nos EUA custa o modelo básico da MSR,U$60,00,ou R$168,00.Este preço é mais alto doa outros ,pois o funcionamento é bem diferente dos demais.O combustível(benzina/querosene/gasolina) é pressurizado dentro de uma garrafa(que tb serve para transportar)de aço por uma bomba.Desta garrafa,através de uma válvula,sai a mangueira de metal que vai transportar o combustível até o fogareiro.Nesta passagem a benzina já chega quase liquefeita,e qdo se esquenta o sistema,ela acaba se tornando um gás de alta potencia calórica.Fogareiro multi-combustível a R$50,00,nem na China vc vai encontrar!O litro da Benzina custa em torno de R$8,00 e ferve cerca de 40 Litros de água.Em termos de custo /benefício, o fogareiro a gás é mais barato.Fogareiro multi-combustível é só para vai para alta montanha ou está podendo($$$).

 

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Pessoal, tenho um MSR 600 há dez anos... e nunca me deixou na mão!!!Tive problemas com os de botijões devido a baixas temperaturas, << 5 graus C (Por aki em Sta. Catarina mesmo)

O uso do fogareiro MSR/PRIMUS é bom pela fato de ser fácil encontrar o combustível, o que me aconteceu em uma viagem ao Chile que era díficil encontrar querosene, teve que ser gasolina/benzina.

Como sempre viajei de bicicleta, armazenar este tipo de fogareiro sempre foi mais seguro. Mas como segurança, também levo um pequeno fogareiro que funciona com álcool, muito bom para o desespero quando se está com frio e fome.

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pela ajuda Fala-Serio e jcvalenti. [:)]

Acho q o jeito vai ser comprar um fogaozinho a gas mesmo.

Tipo, eu nao acampo mto, so em periodo de ferias e o fogaozinho seria uma opcao, ja q mtas vezes os campings estao lotados e eh quase impossivel usar o fogao e tb pra quando eu nao for ficar em camping e precisar cozinhar.

E os fogoes q dizem q funcionam a base de botijao de gas, sera q eu posso usar esses refis (cartuchos) q tem gas?? Ou eh so o botijao de gas mesmo??

Qual eh o melhor cartucho custo/beneficio a se trocar??

Qual eh o melhor fogaozinho custo/benefico a se comprar? Tipo na faixa de 50 reais.

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

Como irá acampar em área com estrutura, é uma boa escolha os fogareiros com botijão (Náutica, Coleman). Dê preferência à aqueles que tem o acendedor junto, e vá em alguns mercados de tua região e veja quais refis eles estão vendendo, e compre o sistema mais popular, assim não correrá o risco de comprar um fogareiro que o refil se vende somente em lojas especializadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...