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paulorco

Berlim - Transporte Público - Guia de Informações

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Quando estava para ir a Berlim e estava pesquisando, vi que as informações sobre o assunto estão espalhadas nos tópicos. Depois de ir lá e entender melhor as coisas, resolvi dar uma resumida em tudo. Apresento aqui uma pequena consolidação de informações sobre como usar o transporte público em Berlim, que é eficiente e fácil de utilizar, desde que saibam algumas coisas de antemão. Dividirei as informações em tópicos.

 

Sistema de transporte

 

Berlim possui um sistema totalmente integrado: ônibus, trens e bondes utilizam os mesmos bilhetes e pode-se usar o bilhete para conjugar os meios necessários para se chegar mais rápido ao destino desejado. O sistema dispõe das seguintes opções:

 

- Bus: são os ônibus convencionais.

- Tram: bondes elétricos que correm sobre trilhos nas ruas ou nos canteiros centrais. Linhas identificadas por M1, M2, etc ou por números.

- U-Bahn: o metrô de Berlin. Trens predominantemente subterrâneos, com alguns trechos elevados. As linhas são denominadas U1, U2, etc.

- S-Bahn: são os trens de superfície. Linhas identificadas por S1, S2, etc.

 

Os três primeiros sistemas acima são operados pela BVG, empresa de transporte de Berlim e são reconhecíveis pela cor amarela dos veículos. O S-Bahn são trens bicolores e pertencem à Deutsche Bahn (DB) que também opera os trens entre as cidades da Alemanha e para países próximos.

 

Bilhetes

 

Em geral, não haverá bilheterias nas estações para se comprar bilhetes, os quais deverão ser comprados em máquinas automáticas com moedas, notas ou mesmo cartão, a depender do tipo de máquina instalado num ponto. As máquinas possuem opção de se escolher informações em outros idiomas como inglês ou espanhol.

 

Existem bilhetes para uma viagem, uma semana, um mês, etc. Sempre compensará mais comprar o bilhete que valerá pelo número de dias em que se estará na cidade. Se for ficar pouco tempo, existe a opção de comprar quatro viagens por um preço menor que a soma de quatro bilhetes comprados avulsos.

 

Os bilhetes possuem zonas de validade: A, B e C. A maioria das atrações está na zona A. Existem bilhetes AB, BC e ABC. Caso compre um bilhete AB que valha por mais dias e se queira ir até a C, poderá ser comprado um bilhete de extensão que permitirá uma viagem para a zona C. Se usar o bilhete de extensão, ele deverá ser portado junto com o bilhete inicial.

 

Validação dos bilhetes

 

Os bilhetes devem ser validados apenas uma vez antes do primeiro uso, a máquina de validação marcará a hora do primeiro embarque quando começa a contar o prazo de validade do bilhete. Durante a validade do bilhete, poderão ser usados tantos transportes quanto se queira, dentro da zona do bilhete. Depois de validado, o bilhete de uma viagem vale por duas horas.

 

As máquinas de validar ficam no trajeto entre o terminal de vendas e a plataforma de embarque nos casos de S/U-Bahn ou dentro dos carros no caso de ônibus e tram. Jamais entre num trem de S/U-Bahn com o bilhete a ser utilizado sem validar. Se o tram ou ônibus for o primeiro transporte a ser usado, a validação será dentro do carro.

 

A cultura alemã parte do princípio de que os cidadãos agem com correção, por isso, as estações não possuem catracas e o acesso é livre às plataformas. O controle se dá por fiscais da empresa que passam pedindo os bilhetes dos passageiros. Eles podem ou não passar e esperam fechar as portas para começar os trabalhos de verificar se os bilhetes ainda estão válidos. Os fiscais também passam no ônibus e no tram. Se não estiver com um bilhete dentro do prazo de validade, não dá para comprar/validar depois, terá que pagar na hora uma multa em espécie.

 

 

S/U Bahn

 

Algumas linhas correm no mesmo trilho em alguns trechos. Numa estação onde isso ocorre, painéis informarão o número da linha e o destino do próximo trem. As estações principais possuem várias plataformas de S e terá que se procurar a plataforma certa na qual passa a linha desejada.

 

Como não há uma área “paga” com acesso controlado, algumas estações S+U não possuem continuidade física, você terá que passar pela via pública para trocar de sistema. Caso esteja na rua procurando a estação, olhe qual sistema é acessado pela entrada. A identificação é fácil com um U ou S garrafais nas entradas.

 

Tram/Bus

 

Para usar um desses sistemas, consulte um mapa das linhas, é fácil obter nos serviços de informação turística ou consultando o mapa que fica nas paradas. Chegando numa parada haverá informações sobre o horário da linha. Os horários são cumpridos.

 

As paradas são identificadas por nomes e painéis nos veículos informam qual será a próxima.

 

Linha 100 e Linha 200

 

São as linhas de ônibus destinadas aos turistas e passam pelos principais pontos de interesse como Portão de Brandenburgo, Tiergarten, Unter den Linden, Parlamento e Coluna da Vitória. É uma alternativa barata àqueles ônibus de dois andares sem teto, pois passam basicamente nos mesmos lugares.

 

Linha TXL

 

Não tem estação de trem ou metrô no aeroporto de Tegel, para sair de lá deve se pegar a linha TXL de ônibus que sai do aeroporto e vai até à Alexandrepplatz, passando pela Hauptbanhof (Estação Principal de Trens). É uma linha regular da cidade e, por isso, o bilhete custa o mesmo preço de uma viagem comum (2,30 euros). Como é parte regular do sistema, depois de descer do ônibus, ainda se pode pegar o S, U, Tram ou outro ônibus para o destino final. Gasta uns 20 minutos de Tegel até o ponto final na Alexanderplatz.

 

Algumas regras de conduta e observações práticas

 

- linhas secundárias de S-Bahn recebem um 5 adicional na identificação: a linha S75 é um ramal da Linha S7.

- entrar com bagagem ou bicicletas apenas nos vagões cuja porta apresente símbolo que permita isso.

- dentro do vagão, se dirigir com a bagagem/bicicleta para o canto apropriado do vagão.

- caso use mala: muitas estações não possuem elevador nem escada rolante.

- nas noites de sexta e sábado são disponibilizados trens de madrugada.

 

Fontes

 

BVG (U-Bahn, tram e bus): http://www.bvg.de/index.php/en/index.html

Deutsche Bahn (S- bahn): http://www.s-bahn-berlin.de/lang/englisch

Mapas do sistema: http://www.bvg.de/index.php/en/17099/name/Network+Map.html

Download direto mapa S+U Bahn PDF: http://www.bvg.de/index.php/en/binaries/asset/download/58161/file/1-1

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Oi, Paulo,

 

Esse teu mini guia vai ser muito útil para minha próxima viagem, quando irei à Berlim, entre outras cidades.

 

Gostaria de saber se tem como achar algum mapa que tenha indicado quais são as estações de U-Bahn ou S-Bahn que tenham escadas rolantes ou elevadores, pois a inteção é fazer os deslocamentos do Aeroporto ao Hotel e depois do Hotel até a Hauptbahnhof de transporte público.

 

Outra coisa, os vagões destinados a passageiros com malas tem assentos ou a gente tem de ficar de pé? hehehe

 

Abs,

 

Cris

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Oi,

 

editei o post e inseri no final um link para download direto do mapa S+U em PDF. As estações acessíveis possuem um símbolo com um elevadorzinho ao lado do nome da estação.

 

Os vagões para quem está com mala/bicicleta possuem bancos sim. A diferença é que em um dos cantos existe um espaço para onde se dirigir com esse tipo de material, para não atrapalhar a passagem das pessoas.

 

Abç,

Paulo

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Muito legal seu miniguia!!

 

Queria destacar um link interessante, que está presente no site da BVG, sobre o Berlin WelcomeCard (que você citou em cima). Dá direito a transporte imilitado por 48h, 72h ou até mesmo 5 dias! Além disto, dá descontos em diversos lugares turísticos e restaurantes. Os preços variam vão de € 17,90 à € 35,90. A depender do quanto de tempo você quer de passagem limitada e as zonas que quer contemplar (ex.: AB ou ABC). Há também um card destes para museus. Com um valor único (e com desconto) é possível visitar um circuito de museus.

http://www.bvg.de/index.php/en/17179/name/Berlin+WelcomeCard.html

 

Abraço!

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Tem que ressaltar que a operação noturna possui algumas diferenças em relação a operação plena. Algumas linhas de S e U funcionam parcialmente e outras não funcionam. No mapa existe um sol e uma lua mostrando as diferenças entre as operações.

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