Ir para conteúdo

EuroTrip Setembro LISBOA/PARIS/LONDRES/AMSTERDAM/MUNIQUE/ROMA


Posts Recomendados

  • Membros

Olá todos!

 

Sou novo no mochileiros.com e como muitos estou planejando a minha EUROTRIP.

O fórum sem dúvida foi muito útil nesse processo, com seus muitos posts e planilhas disponibilizadas pelos usuários. Parabéns. ::otemo::

 

Bom, depois de muito ler e pesquisar cheguei a um roteiro e gostaria de submeter a apreciação de quem estiver a fim de opinar.

PERÍODO: SETEMBRO

PORTO ALEGRE>>>LISBOA (TAP – DIRETO) 3 NOITES

LISBOA>>>PARIS (LOW-COST A DEFINIR) 5 NOITES

PARIS>>>LONDRES (TREM) 4 NOITES

LONDRES>>>AMSTERDAM (TREM) 4 NOITES

AMSTERDAM>>>MUNIQUE (TREM) 3 NOITES

MUNIQUE>>>ROMA (TREM) 5 NOITES

ROMA>>>PORTO ALEGRE (TAP COM CONEXÃO EM LISBOA)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ida e volta, estou entre TAP e AIR FRANCE, embora a TAP seja direto na ida e Air France teria de fazer conexão no RIO.

Lisboa a Paris optei pelas CIA LOW-COST AÉREA (diferença muito grande no valor em comparação com o trem)

Demais trechos (A PRINCIPIO) farei de trem com trechos avulsos e viagens noturnas (qundo possível).

Simulei diversas cotações na Europe Rail e a primeira vista parecia mais barato do que um global pass (tenho mais de 26 então achei um pouco salgado!).

No entanto um global pass saver p/ 2 pessoas está em US$765 (R$1530 com cotação média de US$2,00) “choose 10 days within 2 months”... se esse passe me dá 10 dias quaisquer de uso num período de 2 meses o preço até que compensa (é isso mesmo? 10 dias quaisquer no periodo de 2 meses??? ou interpretei mal??)... mas também não vi nenhuma informação se ele é válido para viagens noturnas (alguém sabe?)

Pergunta: alguém sabe se todos os trens noturnos exigem reserva?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTIMATIVA DE GASTOS:

R$1800 em hospedagem (média dos 3 mais bem ranqueados no hostelworld.com em cada destino e de acordo com o nº de noites)

R$2500 ida e volta aérea TAP bilhete com destinos múltiplos

R$ 130 Cia Low-cost (baseado na estatística do site easyjet)

R$750 em trens baseado em buscas pela pelo raileurope.com (sem taxas de reservas) triangulando preços e cotando sempre a opção mais barata.

R$4120 entre VTM e euro espécie (cotação em 2,54 60 euros/dia)

Notem que separei a hospedagem dos gastos diários...

Tudo foi calculado com euro a 2,54 (média meio grotesca da viariação da moeda durante maio)

>>> isto é apenas um esboço que pude fazer baseado em estatística dos sites de busca...

Mas o fato é que pelo que vi passará fácil do R$10.000

E vi muita gente falando em 6mil... 7mil... e que 10mil é um exagero... para +-25 dias... etc.

Pretendo sim ficar nos hostels em quartos compartilhados... andar bastante a pé/metro/ônibus... não tenho nada contra fast food e cozinhar qlqr coisa no hostel (pelo contrário)...

Mas mesmo assim já quebrei a cabeça e não vejo esse valor mudando muito... ao menos não vejo mudando pra baixo!

Dicas seriam muito bem vindas!!!

Tão logo outras dúvidas vão surgindo vou postando.

VLW!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Fábio,

 

Sabia que voce optar pela TAP, você pode incluir a passagem Lisboa - Paris como um dos trechos da passagem intercontinental? Eu moro em Porto Alegre e já fiz isso duas vezes (e semana passada, comprei mais uma terceira passagem para fevereiro 2013, no mesmo valor que você cotou inicialmente), sem custo adicional muito alto (às vezes, nem tem diferença no preço da passagem). Com isso, você enconomiza o valor da passagem low cost Lisboa-Paris e ainda fica sem se preopcupar com a bagagem nesse trecho interno, pois se todos os teus trechos da TAP forem vinculados, (isso é, comprados e emitidos na mesma reserva), a bagagem permitida vai ser sempre a mesma, independentememnte do voo ser intercontinental ou entre países da Europa (o que no caso da TAP é uma vantagem, pois uma passagem assim permite 2 malas despachadas de 32 kg, se o primeiro voo tiver origem no Brasil).

 

Você pode fazer essa simulação acessando a opção "multicity" no site da TAP. Mesmo que você fique os 3 dias iniciais em Lisboa, você vai poder continuar a viagem de Lisboa até Paris e depois fazer mais uma continuação nos trechos Roma - Lisboa e Lisboa - Porto Alegre.

 

Ficaria assim:

 

1º Trecho: Porto Alegre - Lisboa (dia x)

2º Trecho: Lisboa - Paris (dia y)

3º Trecho: Roma - Lisboa (dia z)

4º Trecho: Lisboa - Porto Alegre (dia z + 1)

 

Te aconselho fortemente a voltar a Lisboa um dia antes do voo de volta a Porto Alegre, nem que você tenha de dormir num hotel simplório perto do aeroporto, porque esse voo Lisboa - Porto Alegre sai às 9h40 da manhã e se você escolher voltar de Roma (ou de qualquer outra cidade da Europa) no mesmo dia para Lisboa, corre o sério risco de haver algum atraso, pois o primeiro voo que vem de Roma a Lisboa sai do Fiumicino tipo 6h, 7h da manhã, e chega em Lisboa quase em cima da hora do embarque para o voo Lisboa - Porto Alegre. Se o voo Roma - Lisboa atrasar, você está ferrado ...rss O tempo de conexão é super apertado. As companhias sempre dizem que dá tempo, mas eu sempre prefiro dar um tempo mais largo porque sempre pode haver algum atraso (atrasos não ocorrem só no Brasil).

 

Eu sempre faço assim e economizo pelo menos um trecho de low cost, com todos os seus encargos extras....

 

Mas em relação a Londres - Amsterdã, acho que não tem trem, não.. Pelo menos não tem trem direito. Você teria de pegar o Eurostar e fazer Londres - Bruxelas e depois o Thalys para Bruxelas - Amsterda. E o Eurostar é um dos trens mais caros que tem. Nesse caso, talvez um voo Low Cost Londres - Amsterdã seria mais eficiente e mais barato. Tente pela EasyJet, eu recomendo.

 

E sobre os trens, tem sido dito quase à exaustão aqui nese site que sai muito mais em conta comprar os tickets de trem avulos ponto a ponto diretamente pelos sites on-line das ferrovias de cada país do que comprar esses passes da RailEurope. Isso sem contar que parece que para conseguir a reserva do trem com esses passes é uma lenda (a pessoa acha que compra o passe e pode ir entrando no trem que quiser, na hora que quiser, lá na Europa. Não, quando chega lá, tem de fazer a reserva, até para o trem noturno, e ainda paga uma taxa extra por isso!) E ainda mais agravante, se não me engano, nem mesmo o Global Pass inlcui o trecho Paris - Londres no Eurostar. O Eurostar está fora dos passes, se não me engano (alguém pode me corrigir aí).

 

Nao sei se tem rota direta de Amsterdã para Munique ou de Munique para Roma. Esses trechos, é quase certo, são com conexões. Dá uma conferida nos timetables da RailEurope. Aí você entra no site direto das companhias (tipo a Deutsche Bahn da Alemanha) e procura o trecho que você viu no timetable da RailEurope. Você vai ver que é bem mais barato. Nos sites das companhias, compre com 3 meses de antecedência para ter os melhores descontos.

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
  • Membros

OI CRISKEUNE,

Muito boa sua dica a respeito do trecho Lisboa>>Paris!! ::otemo::

Eu tinha visto a opção do terceiro trajeto no site quando fiz a simulação, mas por desconhecer essa facilidade acabei ignorando!

E com essa opção que você mencionou me polpa do esforço de voar com as low-cost (que pelos relatos que li aqui tem opiniões bem divididas... rsrsrs).

Quanto a conexão da volta... na simulação em vários sites (TAP, decolar, viajanet... etc) eles apontam uma conexão de 20h (o que me fez pensar na air France, que teria conexão de 3 ou 4h não lembro bem)... eu sairia de Roma e ficaria 20h perambulando em Lisboa louco pra ir pra casa hehe... mas faz parte....

E quanto ao trem Londres> Amsterdam... sim, não tem direto pelo que vi e a conexão é exata mente essa que você mencionou... o mesmo acontece com Amsterdam>Munique ... a conexão nesse caso seria em Dusseldorf...

Quanto ao passe já tinha duvida desde o começo, me pareceu que com um pouco de pesquisa e flexibilidade poderia conseguir um oferta boa... e sim pelo que li a Eurostar não participa do passe é sempre a parte seus trechos...

Vou seguir sua sugestão e checar esses trechos com conexão direto nos sites das companhias... qualquer redução de custo é bem vinda hahaha ::otemo::

 

::cool:::'> dicas valiosas... brigadão...

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pra variar, assino embaixo de tudo que disse a Cris. Essa dica do stopover grátis em Lisboa é ótima, eu mesmo fiz isso na minha viagem, pois Lisboa inicialmente não estava nos planos. E essa de voltar a Lisboa um dia antes é boa também, pois é muito cansativo emendar um vôo no outro. Já com relação a atrasos eu não acredito que haja problemas, pois a conexão é feita pela mesma empresa, eles é que assumem a responsabilidade de atrasos.

 

Londres-Amsterdam não tem trem direto, a ideia do vôo lowcost é uma boa. E quanto aos passes, só valeriam a pena se você andasse muito de trem em poucos dias. Mas mesmo nesse caso tem alguma coisa de errado, pois a pessoa passa mais tempo num trem do que viajando.

 

Sua estimativa de gastos diários está realista, dá pra ter alguma folga e ir nas atrações pagas sem se preocupar. Talvez até sobre um pouco se você comer bastante em fast foods. Só acho que você deveria colocar o euro a 2,70. Hoje o euro "turismo" está a 2,63 e a tendência é subir, pelo que temos visto. E deveria incluir o custo de transfer entre estação de trem/aeroporto e hostel, que pode ser desde um simples busão até um taxi caríssimo, tem que pesquisar o melhor meio pra cada caso. Por fim, inclua o valor do seguro saúde.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Hmmm vou considerar ir de avião então entre Londres/Amsterdam....

Alguém sabe se essa conexão entre trens é algo complicado... como funciona?

 

É e quanto as atrações pagas estou estudando os passes de museus.... a primeira parecem fáceis de adiquirir...

 

Quanto a cotação... pelo que tenho acompanhado de 5 em 5 dias mais ou menos a cotação máxima que vi foi de 2,60... ontem por ex fechou em 2,50...

mas claro câmbio não tem muito o que fazer além de pagar o que eles no mandam rsrsrsrsrsr

 

O seguro saúde pelo que vi existe um infinida de ofertas por ai.... acredito que deve dar algum trabalho avaliar qual seria o melhor custo/benefício....

alguém recomenda alguma empresa que já trabalhou?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fabio, a cotação que você tem acompanhado é a do euro "comercial". Quando for na casa de câmbio, vão te vender o euro "turismo", que é bem mais caro. Veja só, por exemplo:

 

http://www.foxcambio.com.br/

 

Euro tá a 2,65. E essa casa de câmbio eu considero boa referência, pois tem agências em vários estados do Brasil e as cotações estão na média das outras.

 

Quanto às conexões de trem, o problema é tempo e dinheiro perdidos. Sem falar que às vezes o tempo de conexão é muito curto e a pessoa meio que se perde tentando sair de um trem pra outro. Nada absurdo, eu mesmo já peguei várias, mas nesse caso o avião pode ser mais jogo.

 

Quanto a passes de museu, estude bem quais atrações pretende visitar. Em Londres por exemplo você pode ir pra muita coisa boa de graça. E outra, determinados passes só valem a pena se você visitar muitos museus e você tem que avaliar se é assim que você quer investir seu tempo. Enfim, tudo se resume a fazer as contas caso a caso.

 

Quanto ao seguro, além da sugestão dada pelo Adriano, você tem que garimpar no tópico específico sobre quem realmente usou o seguro. Eu por exemplo já fiz com a TAP e com a Mondial e não precisei usar em nenhuma das vezes, então não tenho como afirmar se é bom.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Fabio, tudo bem?

 

Vou fazer um roteiro muito parecido com o seu em agosto com meu namorado.

Voce ja fechou os lugares onde vai ficar? Tem como me passar?

Estamos com difculdades de fechar albergues/hotel em Londres.. Pois vai estar bem no periodo de olimpiadas e está muito cheio e caro!

Se puder, me passe a relação por favor...

 

Obrigada!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...