Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá galera mochileira, estava observando e vi que o fórum de RR está meio parado, resolvi tentar dar uma movimentada no fórum.

 

Notei que não há nada sobre a Serra do Tapequém, fiz uma breve pesquisa e encontrei isso:

 

"A serra do Tepequém é uma serra localizada no município brasileiro de Amajari, em Roraima.[1] Lá está a Vila do Paiva e a Vila Cabo Sobral. O Tepequém é visto como ponto de alto potencial turístico.

A Serra do Tepequém está a 210Km da Capital Boa Vista em Roraima, e a estrada de asfalto e ótima sinalização vai até a Vila do Paiva (vila principal da Serra).

A Serra do Tepequém foi radicalmente modificada devido a intensa e descontrolada exploração de Diamantes,um exemplo disto é a cachoeira do Funil que adquiriu esta forma após inúmeras explosões de dinamites feitas por garimpeiros.

Os atrativos turísticos da região são: Cachoeiras do Paiva, Barata, Sobral, Funil, Laje Preta e Laje Verde (descoberta recentemente), Platô (ponto mais alto do Tepequém), Paraíso das Araras, Enseada da Anta (uma área conservada onde pode-se observar facilmente vários animais, aves e insetos), caminho da Pedra Sabão (local que os moradores retiram a pedra sabão para a criação de peças artesanais), a vila do Cabo Sobral (um ponto alto do turismo, onde são encontradas casas antigas e resquicios do garimpo que foi praticado no Tepequém) e as grunas ou grutas subterrâneas.

Existem hoje, quatro restaurantes que servem café da manhã, almoço e janta, Restaurante da Helena, Restaurante da Irmã Regina, do Restaurante Sr. Godim e o Restaurante da Pousada PSJ.

Várias pousadas e áreas de camping são encontradas na subida da Serra (Estância Ecológica do SESC) e na própria Vila do Paiva (Pousada Tepequém, outras pousadas menores e várias áreas de camping).

As atividades que podem ser desenvolvidas são: Trekking (caminhada), eco-bike, rapel, tomar banho em cachoeiras, observação de aves (diurno e noturno), trilhas de moto e 4x4, observação da flora (orquídeas de várias cores e tamanhos), animais e insetos, entrar em grunas e desvendar novos locais.

Na Região, além de muito verde, também se encontram muitas cachoeiras para banhos relaxantes.

A energia elétrica na Serra do Tepequém era fornecida por meio de um gerador, que só funcionava das 7 às 21 horas, hoje tem a distribuição de energia por meio de um gerador maior e com funcionamento 24H.

Em seu ponto mais alto, o Platô da Serra do Tepequém chega a 1022m de altitude.

A economia e basicamente através do turismo e do artesanato."

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Tepequ%C3%A9m acessado em 13/06/2012

 

Fica o pedido, a quem já foi, de nos lucidar sobre esse recanto quase esquecido do Brasil!!!

 

 

 

 

20120613125221.JPG

20120613125328.JPG

20120613125746.JPG

20120613125840.JPG

 

Fonte das imagens: http://lugaresdaterra.blogspot.com.br/2012/02/serra-do-tepequem-roraima-br.html acessado em 13/06/2012

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...

  • Colaboradores

A Serra do Tepequém é um lugar imperdível pra quem vem aqui por Roraima!

 

Tem umas cachoeiras bem legais, a trilha pro platô, a própria vila do paiva... vale a pena mesmo passar por lá, e 2 dias são suficientes pra conhecer bem o lugar. O acesso está bem fácil a partir de Boa Vista, a estrada foi toda asfaltada. Antes era preciso caminhar uns 30 minutos pra chegar até as cachoeiras, agora dá pra ir de carro até bem próximo. Eu preferia antes, agora com essas facilidades, o lugar ficou mais movimentado, mas vale mesmo a pena a visita.

 

Fazendo uma propaganda, a Pousada PSJ é do meu cunhado, então caso alguém vá por lá, fala comigo que tento conseguir um descontinho hahaha

 

Aí mais algumas fotos:

 

tepequem-cachoeira-do-paiva-foto-gilvan-costa.jpg

 

31736938.jpg

 

Serra2Bdo2BTepequ25C325A9m2B2528122529.JPG

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Boa iniciativa vinicios, ja pesquisei muito sobre esse região que pretendo conhecer em breve.

 

sempre que da eu tento atualizar alguma coisa aqui do norte do brasil.

 

Pois é, Psoares, faça chuva ou sol, em dezembro eu estarei por lá. Postarei assim que possível mais infos e quando retornar, o relato da viagem! ::otemo::

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Colaboradores
O Jay, estou pensando em ir com alguns amigos em dezembro, é uma época boa?

Abraço

 

Cara, dezembro é uma boa sim... muita gente daqui é de fora, então acaba viajando nessa época pra visitar família e coisa do tipo, ou férias mesmo, então a cidade fica mais vazia, e acaba não indo tanta gente lá pro Tepequém. Mas se puder evitar as semanas de feriados é melhor!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Aos colegas que já rodaram Roraima, tenho essa dúvida... Tepequem ou Serra Grande?? Ou ambas??

 

Terei 6 dias em Roraima aguardando amigos que chegarão, para juntos, irmos para o Mte Roraima. Prefiro aproveitar esses dias pra conhecer essas duas regiões do estado, e queria a opinião de vcs.

 

a) Tepequem + Gran Sabana

b) Serra Grande + Gran Sabana

c) Tepequem+Serra Grande na pauleira, rsrs

 

Valeu e abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

Amigos, estou indo em fevereiro, antes de ir pro Mte Roraima.

Estou com dificuldades em montar a logística, pois não consigo descobrir empresas de ônibus que fazem a linha B.Vista-Amajari.

Têm informações pra me passar?

 

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...