Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Barracas LIGHTWAVE

Postado
  • Membros

Como minha mulher foi para a Escócia, encomendei-lhe uma Lightwave T0 Trek.

O Ogum havia recomendado a marca. Um dos sonhos de consumo dele é a Lightwave T0 Ultra XT (considerada uma das 10 melhores barracas do mundo pelo Cris Townsend). Porém o objeto de desejo dele custa 350 Libras Esterlinas. A minha, sem o material top de linha e sem o vestíbulo estendido tinha custo de 165 Libras e cabia no meu bolso. O vestíbulo estendido (XT) tb é ideal para clima bem rigoroso dos países nórdicos e para a Patagônia (vc tem mais espaço para cozinhar quando o bicho tá pegando do lado de fora).

Descobri que a principal diferença de peso, entre os modelos trek e ultra, está nas varetas, nos espeques e cordas. A redução significa quase uma Libra por grama economizada (diferença de 160 gramas). O material da ultra é o Nylon 6.6, muito resistente e leve, mas o material da Trek é o silnylon, também excelente.

É uma barraca tipo Túnel, 4 estações, solo, para 1,5 pessoas (um adulto e uma criança – eu considerei isto na hora de comprar), ou dois adultos muito enamorados. Tem teto e sobreteto e pesa apenas 1.610 gramas (pouco para uma 4 estações).

É projetada para clima frio. Vc nota que o sobreteto vai até quase o chão ou toca o chão. O teto tem pouca tela de mesh. Apenas o suficiente para promover uma ventilação que tire a condensação. Ambos (teto e sobreteto) são feitos de silnylon, um material levíssimo, impermeável e muito resistente.

O acabamento é excelente. Cada detalhe é pensado para a resistência da barraca frente a ventos fortes. A Lightwave é uma pequena firma inglesa fundada por uma alpinista que faz barracas de grande reputação.

O primeiro uso foi final de semana passado no topo do Pico das Almas (Rio de Contas/BA), a 1.958 metros. São Pedro exagerou no teste. Ventos com rajadas de 40 a 60 Km por hora. Nuvens passando a toda (fiquei dentro das nuvens) e garoa. Devido ao pequeno espaço disponível para armar a barraca, no pico (muito empedrado) não coloquei a barraca na posição ideal diante do vento (a traseira deve ficar alinhada com o vento, no máximo 30º de diferença). Para piorar, pouco antes de escurecer, o vento mudou de E-SE para SE-S e ficou mais forte, o que me obrigou a reposicionar a barraca. A túnel é muito estável se estiver bem ancorada e alinhada com o vento. As pedras não permitiam alinhar bem com o vento. Fiquei uns 45º com o vento. Nas rajadas mais fortes, a barraca chacoalhava toda, e panejava. No meio da noite tive que botar um protetor auricular para poder dormir, tal o barulho que fazia o panejar. Mas dormi tranqüilo porque sabia que a barraca agüentaria.

Levei 1 X 0 para montar a barraca. Mas era a 1ª vez e estou mal acostumado (só tinha barracas de um só teto, bem mais fáceis de armar).

Passei uns cordoletes para prender a barraca melhor. Velcros bem posicionados ligam direto a fixação do cordolete às varetas de alumínio, assegurando grande resistência estrutural.

Os espeques são impressionantes. Nunca vi igual. Leves, de alumínio, mas formando uma estaca quadrada. No solo pedregoso sentava a bota em cima para vencer a resistência das pedras e ela conseguia entrar sem dobrar. Vá fazer isto com um espeque normal!!!

Achei que nesta época do ano, outubro, no interior da Bahia, mesmo a quase 2.000 m, não sentiria frio dentro de uma tenda 4 estações. Levei apenas um saco de dormir microlite 600 da Curtlo, com temperatura de conforto de . No início da noite foi dormir com uma camisa de algodão e cueca. Durante a noite a temperatura caiu para 10 a 12 º C (sem considerar o fator vento). Tive de vestir calças e agasalho. Dentro ficou entre 14-15º C. Imaginem se estivesse com uma 3 estações. Passaria o maior perrengue de frio, pois elas são muito ventiladas.

O vestíbulo, embora não muito espaçoso, permite cozinhar tranqüilo com um fogareiro a gás. Para um de benzina acho temerário. A altura, cerca de 1 metro, é maravilhosa. Eu tenho 1,85 e sentei com conforto, sem ficar acocorado.

O cumprimento foi o exato para me esticar. Porém com o farfalhar da barraca diante do vento, a dianteira da tenda (onde fica a porta) tocava na minha cabeça, durante o sono, de cumprido. De lado, sem problema. Ela é espaçosa e permite guardar dentro a mochila e outras coisas. No vestíbulo, só deixei o material de cozinha e as botas. De manhã cedo, o que ficou fora no vestíbulo, estava todo recoberto por uma areia bem fina, que foi arrastada pelo vento.

O silnylon (não sei se porque é novo), permite que a areia fina grude nele mais facilmente que o nylon normal.

Embora eu a tenha comprado para os Andes e Patagônia, dá para usá-la aqui, especialmente em travessias nas montanhas. Não presta muito para praias e calor, a não ser que vc não tenha mosquitos e possa deixar o vestíbulo e a porta abertos.

Para montanhas, o ideal é que vc tenha espaço para alinhá-la com o vento. Neste sentido, uma geodésica, bem mais pesada, leva vantagem. Vc não tem tanta preocupação quanto a posição (só não deixar a porta diante do vento) e usa menos espeques (com a t0 são 12 espeques).

Próximas férias, na Patagônia, espero poder passar-lhes novas boas impressões. As primeiras foram excelentes.

Das 4 barracas que até hj possuí (uma T&R, uma Lafuma e uma Doite) esta é, disparada, a melhor.

Peter

• Respostas 92
  • Visualizações 32.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Estive no começo de fevereiro na Chapada para um trekking fácil, pela estrada velha do Garimpo, que liga Lençóis a Andaraí. Fui de Lençóis até a Foz do Rio Garapa e voltei no dia seguinte. Acampei as margens deste rio. Levei a Lightwave t0 Trek para testar o que é usar uma 4 estações no verão baiano.

Em Lençóis, antes e depois da caminhada, dormi no camping Lumiar, um bonito camping dentro da cidade (R$ 15/pessoa).

É possível usar a barraca. Porém tive de dormir nu ou de cueca, pois senão ia suar. O saco de dormir virou colchão. Mas reparem que sou mais friorento que calorento. E tive de deixar o vestíbulo aberto para facilitar a ventilação. A privacidade é poupada, pois a tela é só na metade superior da porta da tenda. Mesmo chovendo, possivelmente podemos manter o vestíbulo aberto, salvo se houver chuva de rajada.

A temperatura externa caiu durante a noite para 23 a 24 ºC e dentro da barraca ficava entre 27 e 28,5 ºC, uns 4ºde diferença.

O ideal é não fazer muito movimento na tenda e entrar com o corpo frio (depois de um banho) ou deitar 1ºno chão sem isolante, para esfriar o corpo.

Não teve condensação no interior da barraca.

Na última noite, já de volta a Lençóis, no camping Lumiar, tive de usar o saco de dormir porque o céu noturno ficou sem nuvens e, em conseqüência, esfriou bem.

Dá para dormir deitado nos dois sentidos da barraca, pois a parte traseira também acomoda bem a cabeça.

Dificilmente alguém conseguiria dormir dentro da barraca de dia, pois fez muito calor. Não era o meu caso, passo o dia caminhando e, normalmente, só a uso pela noite.

Agora já consigo armar a barraca com facilidade. Levei entre 7 a 10 minutos para armar. É tudo questão de jeito e prática.

Ao desarmar a barraca no dia seguinte percebi que dois cupins-de-gramado soldados estavam mordendo o chão da barraca. Possivelmente armei a barraca em cima de uma das entradas do cupinzeiro, no gramado. Quem conhece a mordida destes cupins sabe como dói e que corta a pele da sola do pé fazendo sangrar. São mandíbulas tão poderosas que parecem tesouras. Enxotei os cupins e verifiquei preocupado o tecido para ver se tinham furado o chão da barraca, mas parece que resistiu bem.

Segue uma foto da tenda no camping.

Postado
  • Membros

pelo jeito tá usando bastante, hein, peter!

tira uma foto com um calor de rachar e manda lá pra eles, quem sabe n~~ao colocam no site? hehehe

Postado
  • Membros

Bacana! Tira uma foto depois dela sem o sobreteto para gente dar uma olhada.

Postado
  • Autor
  • Membros

Boa idéia Ogum! Uma hora vou selecionar uma foto com uma bonita paisagem brasileira no fundo e mandar para eles. Mas não com calor de rachar porque se eu for aparecer na foto vai ser todo suado ou pelado!

Batata: a proxima vez que armar a barraca vou tirar uma foto antes de colocar o sobreteto e postar. Ultimamente tenho deixado os velcros que prendem a parte interna ao sobreteto, assim armo tudo junto. Mas é só separar tirando o velcro que aí monto primeiro o teto. Como aqui normalmento não temos ventos muito fortes não há necessidade de usar estes velcros que prendem o teto/sobreteto as varetas dando maior resistencia estrutural.

Abs, Peter

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

A idéia é postar as minhas experiências e impressões da Ligthwave t0 trek em diferentes situações e condições, até que eu esgote todos os cenários (ventos fortes, chuva torrencial, tipos de terreno, calor...) dando uma idéia geral da barraca.

Estive em Lençóis nos dias 21 e 22 de março, para visitar a cachoeira do rio das Lajes e a do Mixila, duas áreas não tão conhecidas da Chapada Diamantina. Levei novamente a t0 trek.

Para pernoite montei a tenda na toca do rio das Lajes (lindo local), debaixo de um lajeado usado como casa por um garimpeiro. Não peguei chuva, mas pude testar a montagem da

barraca em cima de laje de pedra, onde é impossível usar espeques.

Uma tenda do tipo geodésica ou semigeodésica é fácil montar em terreno pedregoso. Ela é auto-portante e não necessita espeques. Se não houver vento não precisa de mais nada. Com vento, um macete é botar pedras nos cantos, no interior da barraca.

Já no tipo túnel, caso da trek, a montagem sem espeques precisa de criatividade. Ela não fica de pé sozinha.

Consegui montá-la com certa facilidade usando os cordoletes que vem com ela (2 na dianteira e 2 na traseira). Amarrei-os a saliências nas rochas e num arbusto. Pedras foram usadas para tensionar a barraca, puxando-a na frente e atrás, com o uso dos curtos cordoletes que são usados normalmente com os espeques. A tenda ficou firme. Possivelmente não ficaria de pé diante de ventos muito fortes, mas lá no abrigo da toca não havia este problema. Não precisei montar o vestíbulo.

Não senti calor durante a noite.Mas comecei dormindo apenas de cueca, sem saco de dormir. À medida que a noite esfriava, tive de me meter no saco. Não houve condensação.Tranqüilo usar esta 4estações aqui na Chapada.

O amigo que estava em outra barraca achou que poderiam caber dois na trek.

Na pressa de armar a tenda, acabei por não tirar a foto apenas do teto (sem o sobreteto). E debaixo do lajeado sequer necessitava do sobreteto! Fico ainda devendo a foto para o Batata.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_9059_DSC03924_1.jpg

Peter

Postado
  • Membros

ótimo, dá pra ter uma boa ideia de como fica! gostei!

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu Ogum!

Vc deveria também postar fotos/impressões da sua barraca no tópico Manaslu. Seria legal uma foto dela no pico Paraná!

Peter

Postado
  • Membros

Legal a solução do bastão na frente.

Postado
  • Autor
  • Membros

Batata: bastão na trilha é que nem bombril: mil e uma utilidades. Ainda vou dispensar a barraca e levar só um toldo/poncho, cordoletes e espeques e usar os bastões para sustentar o toldo. Mas ainda não cheguei neste nível de lightweight!

Pena que quebrei um dos bastões nesta caminhada (veja o relato).

Abs, Peter

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.