Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia, Chile e Peru - 30 dias inesquecíveis

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Hola chicos de Brasil!!!

Vou relatar minha experiência nesse tradicional mochilão entre Bolívia Chile e Peru que aconteceu entre os dias 01 e 30 de junho. Lembrando que o fato de ser comum, de forma alguma faz com que seja uma viagem "mais ou menos", aliás eu diria que se o que te falta é um incentivo, nem leia este relato, pegue sua mochila e vá. Eu garanto que será a melhor experiência da sua vida :!::!::!: No entanto devo lembrar que o fim da viagem é muito difícil, bate uma deprê enorme na hora de voltar, mas vale a pena! :D

Fiquei cerca de 6 meses planejando essa viagem que por sinal conheci por meio do mochileiros.com, praticamente todas as informações que colhi foram daqui então o mínimo que poderia fazer é um relato como forma de agradecimento e quem sabe como incentivo a outras pessoas também fazerem esse mochilão.

Foi minha primeira viagem internacional e foram 30 dias sensacionais. Desertos de areia, de sal, montanhas nevadas, mata, grandes cidades, pequenas cidades, cidades perdidas etc. O ganho é enorme, cultural, visual, social e álcoolicamente falando. heheheh. Em 30 dias conheci pessoas maravilhosas, fiz diversos amigos, sim, amigos e não colegas, no mundo inteiro.

É uma viagem onde é possível conhecer lugares incríveis, festejar muito e refletir sobre a vida (a minha com certeza ganhou um rumo diferente). Passei por alguns apuros durante a viagem mas não tem como fugir dos imprevistos.

Vou tentar detalhar bastante mas não adianta, muitas informações se perdem no meio do caminho mas não tem problema, quando está lá as coisas acontecem bem naturalmente.

Vamos ao que interessa :!::!::!:

Antes de tudo vou deixar um vídeo que dá uma boa ideia do que foi esta viagem

bcp.png.ad76138c011229f9ad0816beca808562.png

O roteiro

O roteiro final foi o seguinte:

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

San Pedro de Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nazca

Paracas

Huacachina

Cusco (com Salkantay)

La paz

Santa Cruz de la Sierra

As únicas diferenças do roteiro original foram a inclusão de Nazca e a exclusão de Copacabana devido a acontecimentos no meio da viagem

Para a galera ter uma noção melhor da localização das cidades, vou colocar o roteiro que eu fiz no Tripline antes de viajar. No final as anotações nesse roteiro não bateram totalmente com o que aconteceu então é só pra ter uma ideia mesmo(eu editei para excluir Copacabana e incluir Nazca).

20121005003113.jpg

Gastos

Passagens Guarulhos x Santa Cruz: R$ 447,00 ida e volta pela Gol. Comprei com 2 meses de antecedência mas pelo que vi esse é o preço normal.

Passagem Santa Cruz x Sucre: US$ 57,00 pela BOA http://www.boa.bo/brasil/inicio (comprei pela internet no cartão de crédito, rápido e sem problemas)

Levei comigo em dinheiro R$ 2000,00 e US$ 600,00 (cerca de R$ 3200,00) e sobrou mesmo depois de comprar alguns presentes. Exageramos principalmente com comida no Peru (que é ótima) a ponto de desperdiçar e posso dizer que se você for mais controlado, dá pra fazer com pouco menos de 3000,00 tranquilamente.

Pra quem não quis calcular, o gasto total foi de R$ 3700,00 aproximadamente

OBS: não tenho nenhuma planilha de gastos, não fiz e acho que não fez falta em nenhum momento, muitos gastos estão detalhados no meio do relato, acho que o importante é saber mais ou menos quanto dinheiro precisa no total e o valor de alguns passeios mais caros ou de transporte em alguns trechos mas não tem por que saber quanto custa um pirulito na banquinha de doces em frente ao terminal de ônibus de Sucre por exemplo. ::tchann::

DICAS

- Primeira e mais importante, se você vai viajar nos próximos meses NÃO compre passagens pela Aerosur, a empresa está em situação crítica, ainda não se sabe se vai falir mas para se ter uma ideia, no aeroporto de Viru Viru não há ninguém nem mesmo atendendo nos balcões da companhia mesmo assim o site e diversas agências de viagens continuam vendendo suas passagens. Fique esperto, não compre. Dois amigos que estavam comigo compraram e se deram mal, também encontramos outras pessoas na mesma situação.

- Não quis apostar em VTM e coisas do tipo pois já vi varias pessoas tendo problemas como maquinas engolindo ou dificuldade em achar lugares pra gastar, então resolvi ficar só com o moneybelt (R$19,90 na Decathlon ::cool:::'> ), ficava 99% do tempo comigo, pode ser arriscado mas não tive problemas.

- O trecho Santa Cruz x Sucre decidi fazer de avião pois dizem que não é muito bom fazer de ônibus devido às condições da rodovia, além de levar cerca de 17 horas, portanto como o preço indo de avião é bem acessível, eu recomendo afinal você também não perde um dia de viagem.

- Provavelmente só mudaria uma coisa na viagem toda e deixo aqui a dica: leve dólar, se puder, tudo em dólar. Resolvi levar real e realmente não há problemas em fazer troca, ele é aceito em casas de câmbio em quase todas as cidades mas eu perdi dinheiro sempre. Vou exemplificar. Comprei meus dólares na semana da viagem (brasileiro deixa tudo pra última hora né heheh) e paguei R$ 2.10 no câmbio e por exemplo na Bolívia no aeroporto Viru Viru o câmbio era o seguinte:

Real: 3,00 bolivianos

Dólar: 6,84 bolivianos

Então vamos lá, calculadora em mãos, rssss. Com R$ 2,10 eu compraria 6,30 bolivianos, mas com os mesmos R$2,10 eu compraria US$ 1,00 e trocaria ele por 6,84 bolivianos e estamos falando de dinheiro para um mês todo, no final esses centavos fazem muita diferença. Com a moedas dos 3 países isso acontecia, a única diferença era quanto dinheiro eu perdia ::putz:: as vezes mais, as vezes menos por isso hoje eu digo leve dólar

Preparativos

Posso dizer que pra algumas coisas sou meio despreocupado mesmo, a única coisa que fiz basicamente foi definir o roteiro e ir. Mesmo indo em alta temporada(para o Peru pelo menos devido ao Inti Raymi) não reservei nada, hostel, passeios, nada e digo que podem fazer da mesma forma sem medo pois por mais incrível que pareça, reservando algumas coisas com antecedência você pode pagar mais caro.

Como não tinha nenhum amigo que podia ir junto no mesmo período me programei psicologicamente para ir e ficar sozinho. Santa ingenuidade :!::!::!: Se você quiser ficar sozinho nessa viagem tem que fazer um esforço enorme pra isso (e mesmo assim acho difícil conseguir :D ) mas eu não sabia disso então comecei a procurar pessoas aqui mesmo no mochileiros que fossem fazer a viagem nessa época. Troquei mensagens com várias pessoas e montei um grupo no Facebook porém a maioria das pessoas não ia na mesma data então acabamos usando mais pra trocar informações porém um deles, o Thiago iria na mesma data que eu juntamente com o Rogi e até o Salar de Uyuni nosso roteiro era o mesmo. Depois viemos a descobrir que nosso voo era o mesmo saindo de Guarulhos. Pronto, já não estava mais sozinho e nem tinha saído do Brasil.

Conheci também Fernando e Beatriz que estavam em outro grupo com 90% do roteiro igual ao meu porém eles iriam sair de SP um dia depois de mim. Como haveria essa diferença de um dia, pelos meus cálculos, não conseguiríamos nos encontrar no começo da viagem então decidi não me comprometer a fazer parte do grupo mas mantive contato planejando me encontrar com eles em Uyuni ou Atacama. Minha ideia o tempo todo foi me preparar para estar sozinho e se algo diferente acontecesse seria lucro, mas se eu planejasse estar acompanhado o tempo todo e não conseguisse isso, seria bem pior.

Tive problemas com o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela mas vou contar no relato.

No começo estava em dúvidas se começava o roteiro por La Paz para comprar roupas por lá pois não tinha nada para aguentar o frio do Salar mas desisti da ideia e comecei por santa cruz mesmo então fui na Decathlon ver se achava algo que desse pra usar por lá a um preço aceitável. Encontrei na seção de Snowboard uma jaqueta em promoção, me pareceu boa. Comprei ela, uma calça underwear por 39,90, o moneybelt e só, rssss (lembra q sou meio relaxado? heheh).

O resto foram roupas comuns, jeans, camisetas dry fit, umas de algodão,blusas leves, nada demais!

Mochila foi uma de 55L se não me engano. Aconselho uma de 65 pelo menos principalmente se for mulher pois tem algumas tranqueiras a mais hehehe mas somente por praticidade pois a minha serviu bem. Mas se você for daqueles que gosta de comprar bastante coisa no caminho como lembranças e etc, lembre-se que terá que guardar em algum lugar. ::otemo::

DICAS

- Nessas horas tem gente que acha que até a escova de dente tem que ser adaptada para mochileiros e eu sou prova viva de que não é bem assim. Claro que isso é uma opinião bem pessoal mas só digo que não é essencial ok? ::cool:::'>

Nem mesmo bota eu usei. Fui com um tênis Olympikus velho com um ano de uso (e olha que eu fiz a Salkantay hehe) e não me arrependo.

1° dia - Guarulhos x Santa Cruz de La Sierra

Acho que nem preciso dizer o tamanho da ansiedade nesse dia né? rsss. Acordei cedo e fui no Instituto Emílio Ribas que fica relativamente perto de casa, pois lá conforme consta no site da Anvisa, emite o Certificado Internacional de Vacinação para a febre amarela que (teoricamente) é exigido nesses países. Bom, chegando lá descobri que eles realmente emitem o certificado mas APENAS se você tomar a vacina lá ( o mesmo acontece com todos os outros postos credenciados que estão na lista do site da ANVISA) e eu já havia tomado a vacina 2 anos antes portanto o que eu deveria fazer seria me dirigir a um posto da própria ANVISA e não um posto credenciado. OBS: Essa informação consta em letras minúsculas na lista da ANVISA e eu é claro, não vi.Lá no instituto a mulher me disse que não havia problemas pois o posto da anvisa funcionava 24H no aeroporto de guarulhos pois era internacional e bla bla bla, só o de Congonhas que fechava as 17H. Pedi pra usar o telefone dela pra ligar na ANVISA e confirmar somente por precaução, ela até deixou mas quem disse que funcionou? provavelmente o número estava errado. Ela falou mais algumas vezes, eu acabei me convencendo e pensei "saio mais cedo de casa, passo na ANVISA no aeroporto e tá tudo tranquilo". Hehehehe você acha que deu certo??? Continue lendo.

Meu voo era as 22:00, saí mais cedo de casa mas tranquilo pois a ANVISA funcionava 24H então teria tempo de sobra :? . Busão, metrô, adrenalina a mil. Cheguei no aeroporto as 18:45 e me dirigi ao balcão de informações perguntando onde era a ANVISA, nisso a mocinha vira e manda na lata: "você quer pegar o certificado agora? A ANVISA fechou às 18:00 mas vai la e vê se tem alguém". Hahah nessa hora só pensei: "Fod*u" mas mesmo assim foi la e adivinhem......estava aberta??? Claro que não. Voltei ao balcão e perguntei pra moça se era realmente obrigatório o certificado, ela não tinha certeza mas ligou pra alguém que disse enfaticamente "sim é obrigatório". Hehhe eu estava rindo pra não chorar, já pensei que teria remarcar minha viagem e estava pensando nos transtornos.

Passados uns 5 minutos de reflexão pensei: "já estou aqui mesmo, vou arriscar, tenho minha carteira de vacinação brasileira, com isso mais uma boa conversa ou quem sabe no máximo um "cafezinho" eu consigo passar", no máximo eu seria deportado acusado de tentar subornar um oficial hahah, mas eu estava de férias, viajando....... que se dane.

Enrolei um bom tempo no aeroporto, fui fazer o check-in com medo de me pedirem o certificado, vi que tudo estava transcorrendo bem e então no final perguntei pra moça da GOL e ela me disse que dificilmente pedem mas lá na Bolívia então ja me senti mais aliviado, pelo menos do Brasil eu iria conseguir sair hehehe. Enrolei mais um pouco e quando deu a hora fui pra sala de embarque. Resolvi então enviar uma mensagem para o Thiago e ele me disse que estava tomando uma no bar do aeroporto mas como eu ja estava na sala de embarque não pude me juntar a eles, fiquei então namorando as coisas no Duty Free (a primeira vez lá você nunca esquece hehehe). Pouco antes de embarcar só ouvi um "eaee", eram Thiago e Rogi.

Conversamos um pouco e de cara vi que eles eram super gente boa então iríamos nos dar bem.

Como eu havia dito, nosso roteiro era o mesmo até Uyuni. No primeiro dia chegaríamos em santa cruz às 1:20 da manha e teríamos o voo pra Sucre por volta das 9:00, a única diferença é que eu iria de BOA e eles compraram passagens da AEROSUR (pois é eles se deram mal).

Nosso voo saiu no horário em Guarulhos, fizemos a escala em Campo Grande e então consegui sentar mais próximo deles no avião para conversarmos. Nisso eles já estava conversando com um senhor boliviano gente boa que nos deu algumas dicas do que fazer em Santa Cruz.

Chegamos em Santa Cruz e a felicidade era facilmente perceptível mesmo antes dos tramites aduaneiros. Era o começo da tão sonhada viagem, o primeiro dos 30 dias o primeiro carimbo no passaporte (no meu caso), sensação muito boa.

Preenchemos e entregamos os formulários, eu ainda com medo de ser questionado a respeito da carteira de vacinação mas no final deu tudo certo. Passamos pela "inspeção" de bagagem e estávamos liberados. Oficialmente em território boliviano, e livres.

20120716222451.JPG

Rafael, Rogi e Thiago. Estava apenas começando.

20120716222744.JPG

Agora não tem volta.

Ok, eram 1:30 da manhã e nosso voo para Sucre só iria partir as 09:00. O que fazer então? dormir no segundo andar como a galera faz? Tá de sacanagem né? heheheh. Conforme preciosas informações colhidas durante o voo com nosso colega boliviano, resolvemos explorar a noite boliviana hehehe. Antes de tudo fomos guardar nossas mochilas no aeroporto mesmo, por um período maior que duas horas paga-se 50 bolivianos e foi o que pagamos mas as mochilas dos 3 couberam em apenas um armário então estava tranquilo. Os armários não tinham cadeado e eu tinha que deixar meu moneybelt lá pois estava com o dinheiro da viagem toda e não iria andar por ai com tudo mas ficava um tiozinho tomando conta da sala com os armários e controlando quem colocava e retirava as coisas então resolvi arriscar afinal não havia muito o que fazer. Se precisar, a casa de câmbio do aeroporto está aberta nesse horário e no dia estava coma cotação que mostrei no começo do tópico.

Antes de tudo fomos ao balcão da Aerosur para ver se Thiago e Rogi teriam algum problema e descobrimos que não havia nenhum funcionário da Aerosur no aeroporto, ou seja eles estavam ferrados. Encontramos um jovem casal brasileiro com o mesmo problema. A saída? Comprar outra passagem.

Livres de mochilas tomamos um táxi até o centro de santa cruz. Custava 60 bolivianos mas chorando ficou por 50. Dica: se não sabe pechinchar já vá praticando, rssss, será muito útil.

Fomos até uma praça que não sei o nome mas tinha uma baladinha nela que se chama Buffalo (ou algum outro bicho grande ::lol4:: não lembro bem). Até que tinha um bom movimento na praça (não fomos na balada) e logo que chegamos fomos tomar nossa primeira Paceña. Eu não sou de beber cerveja, não gosto mas isso mudou bastante nessa viagem hehehe. Comprávamos as primeiras latinhas logo ao chegar na praça e já fomos abordados, isso mesmo abordados por duas simpáticas bolivianas. Descobri que brasileiro tem cara de brasileiro e é facilmente reconhecido por lá, segundo elas, rsss. Conversamos, bebemos, papo vai papo vem e demos um perdido nas duas, ou elas deram na gente, tb não lembro hehehe.

20120716224539.JPG

As primeiras Paceñas e as primeiras experiências sociais na Bolívia!! :D

20120716224752.JPG

Viva a Paceña!!!

Fomos então dar uma volta pela rua e então reparei um grupinho passando e uma menina estava olhando e rindo então pensei: "será q to cagado?" hehehe mas continuamos andando, voltamos pra onde estávamos na praça e vi que essa menina estava lá com suas outras amigas, mais uma vez fomos intimados (acho que isso acontece bastante por lá hehehhe) e então conhecemos Karmiña, Paola e Yoseli com quem conversamos e bebemos a noite toda. Acabamos descobrindo que os brasileiros tem muita fama por lá segundo elas. Algumas acham uma fama boa, outras, ruim. :twisted:

durante a noite conhecemos outras pessoas também, como a maioria ali estava borracho, se enturmar era muito fácil. Tinha um boliviano que parecia falar chinês, ninguém entendia o que ele falava, rssss.

Ficamos em frente essa balada e do lado de fora pudemos perceber que na praça estava melhor que lá dentro. Aliás não pudemos deixar de nos emocionar quando mesmo da rua ouvimos tocando Kaoma lá dentro heheheh. Mas para ter certeza se valia a pena entrar ou não conversamos com o cara da porta da balada e usei a velha tática do "deixa um de nós entrar pra ver como está lá dentro e ele volta pra falar". Foi então que o Thiago entrou e realmente percebemos que estava melhor lá fora.

Ficamos até umas 6 da manha e garanto que foi ótimo, muito melhor que dormir em aeroporto no nosso caso, deu pra beber bastante, conhecer pessoas legais e já sentir o clima da Bolívia e da viagem..........

Se você for chegar nesse voo da madrugada e vai em clima de curtição eu aconselho bastante ir pra praça no centro, agora se for num clima mais light, melhor o segundo andar do aeroporto mesmo ou alguma outra coisa.

20120716230412.JPG

Paola, Rafael, Yoseli, Karmiña, Thiago e Rogi

20120716230750.JPG

O boliviano que falava chinês! Borracho! hehehe

20120716232920.JPG

O clima era esse :D.

Quando foi umas 6 da manhã nos despedimos de nossas novas amigas, trocamos contatos e voltamos para o aeroporto pois o Thiago e o Rogi ainda tinham que resolver a questão da passagem para Sucre afinal haviam comprado na Aerosur. Pagamos mais 50 bolivianos no táxi para a volta.

20120716231042.JPG

A despedida

Chegamos no aeroporto e fomos verificar nas companhias BOA e TAM preços e disponibilidades para Sucre. Se não me engano na BOA não tinha então os dois compraram outra passagem na TAM.

OBS: não é a mesma TAM que temos aqui, essa é Transporte Aéreo Militar mas pelo que vi, parece ser confiável.

Eles compraram as passagens por algo em torno de 60 ou 70 dólares para a mesma manhã porém havia um detalhe, o voo não sairia de Viru Viru e sim do outro aeroporto, o El Trompillo, então fiquem espertos ao comprar na TAM pois tem que ir ao outro aeroporto. Em frente ao Viru Viru sai um busão que custa meio caro (não tenho certeza mas acho que uns 100 bolivianos para o outro aeroporto). Comemos um lanche no Subway, conversamos um pouco, pegamos as malas e fizemos nossa programação para nos encontrarmos em Sucre.

O voo de Thiago e Rogi chegaria cerca de 1 hora e meia antes do meu pois eu teria uma conexão em Cochabamba então combinamos de eles darem um role pela cidade e nos encontraríamos no terminal de onibus de Sucre pois já partiríamos para Potosi. Será que deu certo???????

20120716232225.JPG

Aeroporto Viru Viru

Continua....

Editado por Visitante

• Respostas 605
  • Visualizações 158.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• 3° Dia: Sucre x Potosi x Uyuni   Acordei por volta de 8 da manhã e fui tomar café no próprio hotel. Barriga cheia, tinha então que passar o tempo pois minha mochila estava prevista para chegar entre

• 2° dia - Santa Cruz x Sucre Tecnicamente a primeira madrugada já fazia parte do segundo dia mas vamos deixar como está, ok? Eram 7 da manhã, Thiago e Rogi já haviam saído no ônibus para o outro ae

• Oi emília, obrigado!!! legal que está gostando!! então nessa praça tem duas baladas e uma delas eu vi aqui e é Buffalo mesmo, a outra deve ser essa cine center então. não lembro hehehe!

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

20° Dia - Salkantay

Acordamos cedo com o chá de coca na barraca mais uma vez, arrumamos tudo, tomamos café etc etc. Antes de sair, o guia pede pra gente recolher um trocado de todos os participantes (não é obrigatório) para dar uma gorjeta para o pessoal que cuida das mulas pois eles iriam retornar hoje. Nesse dia, tudo que estava nas mulas, seguiria num carro. Cada um contribuiu com o que pôde, juntamos tudo, o guia fez uma apresentação do pessoal, entregamos o dinheiro e pronto. Saímos por volta de 7:30 e assim como no dia anterior não teríamos mais subidas, talvez uma ou outra, mas pequenas, nada comparado com o que passamos.

20120920141521.JPG

20120920141609.jpg

20120920141639.jpg

20120920141723.jpg

Aqui não tem muito o que falar, é uma longa caminhada com paisagens bem bonitas. Teve uma hora que paramos para descansar num lugar que vendia umas frutas chamadas granadilla (sei lá se escreve assim) ela é parente do maracujá, quase igual só que muito doce, bem gostosa vale a pena provar, pagamos 2 soles por 4 frutas. Ainda ficamos brincando com uns cachorros por lá. :D

20120920142021.jpg

Andamos mais um pouco e chegamos num pequeno vilarejo onde iríamos almoçar. Nesse lugar há banheiro caso alguém precise mas lembre sempre de levar papel higiênico com você pois não vai ter em nenhum dos acampamentos, só pra comprar. Almoçamos e descansamos um pouco.

20120920142412.jpg

Nesse dia a caminhada termina por aqui. Seguiríamos à tarde para o vilarejo (povoado, cidade, sei lá) de Santa Teresa onde fica o acampamento mas iríamos de carro. Segundo o guia me disse, os 85 Km desse trekking incluem somente o trecho que vamos caminhando, essa parte que seguimos de carro não conta. Chegamos cedo no acampamento, diria que umas 15:00 e isso acontece pois nesse dia temos a opção de ir para os banhos termais. No começo a gente não tinha certeza se iria, vimos umas fotos do lugar e eu particularmente não achei interessante e também já tinha ido nas termais do Salar mas no final das contas resolvi dar uma chance. O passeio custa 15 soles, nem todos foram, somente eu, Pablo, Saulo, Jerusa, Paty e Eva . Minha opinião é a seguinte: "Imperdível". São piscinas artificiais porém com uma água que vem direto da montanha e que por alguma razão é quente. São três piscinas, cada uma um pouco mais quente que a outra. ::otemo:: Só pelo fato de entrar naquela água depois de 3 dias caminhando ja valia a pena, sem falar que a vista do lugar é muito legal tb, fica bem ao lado do rio, dava vontade de ficar ali o dia todo. Outra coisa legal é que as piscinas foram construída de forma que a água sai delas por alguns canos formando uns chuveiros bem de frente pro rio, são uns 6 um do lado do outro então pra quem tem medo de água fria, problema resolvido (no acampamento desse dia também é possível tomar anho quente pagando 5 soles, mas compensa muito mais vir até aqui por 15 ::otemo:: ).

Ficamos em torno de 2 horas ali, relaxando e conversando na piscina, foi aí que conhecemos melhor a Elizabeth do outro grupo que se juntou a nós.

20120920144417.jpg

20120929144314.jpg

20120929144346.jpg

20120929144414.jpg

Estávamos voltando para o acampamento na van e tive a deliciosa oportunidade de ouvir "ai se eu te pego" numa versão peruana. Ô desgraça aquilo. :cry:

Chegamos no acampamento, nos juntamos aos outros e fomos comer. Essa seria a última noite comendo com os cozinheiros da agência então eles capricharam, a comida estava muito boa e abundante. ::otemo::

20120920151558.jpg

Depois de comer, como sempre, Manolo veio nos explicar como seria o próximo dia, teria mais umas 4 ou 5 horas de caminhada pela manhã mas mais uma vez quem não quisesse andar tinha uma alternativa, poderiam seguir na van que nos troxe até o acampamento. O guia insistia que o caminho era feio, que não tinha nada demais e que a gente não deveria ir andando, a maioria foi na dele e topou a van mas eu e a Tcheca resolvemos ir andando (eu tava curtindo aquilo huhu, paguei pra andar, ia andar :D ). Manolo fez uma cara de quem não curtiu mas não teve jeito, estávamos decididos.

Essa noite ainda prometia pois sabe o que tinha?? Festaaa!! huhu ::hahaha:: . Depois de comer, o pessoal fez uma fogueira e lá tem um "bar" onde dá pra comprar umas bebidas. Vinho, pisco sour etc etc aí, tinha música lá também então era a receita para o sucesso né (ou para o desastre). O povo comprou e misturou umas coisas lá, parecia vinagre hehehe mas com tanta gente passando sede nesse mundo não podíamos desperdiçar ::otemo::. A festa nesse dia é bem perigosa pois como eu disse o trekking ainda nao acabou, ainda tínhamos que acordar cedo no dia seguinte. É claro que não são todos que ficam até tarde ou que enchem a cara mas o meu lugar estava garantido lá na bagunça. Enfim entre todos os "acontecimentos" bons :twisted: e ruins dessa noite, os que não podem passar em branco são o guia do outro grupo passando carregado por uma moça no começo da madrugada, carregado mesmo, literalmente hehe e o nosso guia Manolo borraaaacho mas muito borracho, somente alguns presenciaram a cena. Foi engraçado os poucos sobreviventes dançando em volta da fogueira com uma jarra de "vinagre" hehehhehe. Como já estava tarde fui pra barraca mas não deu pra dormir então acabei voltando e fiquei com saulo e mais 3 gringas na fogueira conversando até bater o sono. Estava mal hehehe.

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros
E ai cara blz?? Muito foda o seu relato!! Ainda não li tudo...

Eu estava pensando em ir, mas depois que comecei a ler o seu ralato, to decidido a ir, só que pelo Acre e vou "descendo"...

Queria saber que tipo de roupa vc levou para o frio? Aqui em Salvador não faz muito frio, então minha pricipal preocupação é essa, qualquer friozinho estão todos "morrendo" (rs) e otra coisa, li que é bom levar uma saco de dormir para o frio, nas viagens e para higiene mesmo, principalmente no Salar é preciso saco de dormir, devido as condições de higiene, já que as roupas de cama, parecem que quase nunca foram lavadas...

Posso te adicionar no face?

Abração!

Cara eu só levei uma jaqueta boa que comprei na parte de snowboard de uma loja de esportes e uma blusa mais leve pro dia a dia mas ó, eu até que aguento bem o frio. Com relação à higiene dos lugares, eu não creio que nenhum deles esteja em dia não viu, não acho que lavam a roupa de cama a cada troca de hóspede, seja no salar, seja nos albergues. mas ai vai de cada um, eu arrisquei e estou aqui vivo heheh. Só vi uma pessoa usando saco de dormir na cama no salar e foi a suiça que estava com agente, de resto, nos 30 dias não vi ninguem fazendo isso. A parte de que a roupa de cama não aguenta o frio, eu acho que é mito, dá numa boa e to aqui pra provar mas com relação a higiene vai de cada um mas posso garantir que ninguem se preocupa muito com isso nao.

pode adicionar sim.

É nois! rs se eu for lembrando te falo! Só era legal acrescentar sobre a vive tour :)

Bju

Vive tour???? nao lembro disso nao!

Postado
  • Membros
Então Mathola,

Eu tava pensando em fazer o Roteiro Tbm, começando Por La Paz, mas desisti.

Iria encarecer a viagem em alguns pontos, e pra mim ficou meio confuso.

Vou fazer o Clássico mesmo. Melhor Custo-Benefício

Fica a Dica !

Grande Mauro!!

Vc acha que encarece a viagem? Eu to querendo fazer esse roteiro:

20120923014916.jpg

Mas depois de SPA eu não sei ainda, queria voltar pelo Paraguay, mas tenho quase 100% de certeza que gastarei muito mais, por Santa Cruz de La Sierra eu posso voltar de trem ou de avião e acho que será imensamente mais rapido e barato do que voltar pelo Paraguay...

Tenho 32 dias, o que vc acha? Vai ser corrido, ta para fazer tranquilo, sobra tempo?

Quero fazer a trilha Inca, aliás quero não, sonho em fazer a trilha Inca... Passar uns 5 dias em SPA os 3 dias do Salar do Uyuni, tomar coragem para o El Misti, mas não sei se vou encarar ::mmm: ... As demais cidades são rápidas.

Na sua viagem, qual será seu roteiro e quanto vc gastará mais ou menos, pelo que vi vc fez uma planilha de gastos, eu vi de ousado! Ainda to no 13º dia! ::lol4::

Abração

Fala Mathola, Seguinte cara,

Eu tava pensando em começar por La Paz pela minha irmã, e por precisar comprar algumas coisas lá pra viagem, mas agora decidi ir lá rapidinho,e depois começar a viagem por uyuni.

Agora vou te contar meu roteiro

Vou sair de Corumba, pegando o trem da morte para Sta. Cruz e de lá para La Paz. Chegando em la paz, vou comprar coisas que preciso(roupa de frio,óculos, cantil, etc). E já saio de lá direto para Uyuni. De lá , faço o salar e vou para SPA, e vou subindo, exatamente como o roteiro no nosso querido Sorrent aqui !!! Gasto de uns U$ 1.300 Dolares. Da Uma Olhada no Tópico aqui.

Seguinte,

já que tu tem que começar por Rio Branco,

tu poderia fazer

Cusco > Ica(Ai vai para Huacachina e Paracas)

Nasca > Arequipa

Arequipa > Puno

Puno > Copacabana(não esta no seu roteiro, mas a galera fala muito de lá, vale a pena ir)

Copacabana > La Paz

La Paz > Uyuni

Uyuni > Potosí

Potosí > Sucre

Sucre > St. Cruz ( ai , ou vai embora de avião , ou pega o trem pra corumba !)

Ficaria Assim 598d9fb024b0f_Capturasdetela.jpg.fc512c5e5baf77067be87fe6f7b740a5.jpg

Ai Tu não ficaria voltando Muito !! Acho que ia ficar mais Viável e com certeza ia gastar menos, por não passar pelo Chile.

Se quiser Ir para o Chile, em SPA, por exemplo, ai tu pega o Transfer do Salar e fica em SPA. Ai tu pode voltar para a Bolivia, ou ir para o Paraguay, como queria.

Mas se tu Quiser ir para o paragua, tem que pesquisar, eu sei que vai ser Longe , e tu vai gastar né !!!

Postado
  • Membros

Mauro!

Vlw pelas dicas e vou fazer assim, tinha pensado neste roteiro, mas acho que meu google mapas estava de mau humor neste dia, pois não fez este roteiro, de Nazca ele queria voltar até a "metade" do caminho ate Cusco, enfim... Farei assim, mas Sucre e Potosi achei meio sem graça e depois que o Sorrent no seu relato escreveu que lá a coisa é "feia" :shock:, em Potosi, eu tirei as duas do meu roteiro, vc acha interessante mesmo visita-las? Ou vc colocou só de passagem para a viagem não ficar tão longa...

Abraço!

Então Cara, Eu coloquei Potosí e Sucre no caso de tu querer Voltar para Sta. Cruz mesmo, de passagem.

O Sorrent falou o que aconteceu com ele quando tava indo pra Potosí, é bom tomar cuidado, so que ja vi relatos de outras pessoas falando de boa de lá. Mas , eu iria fazer a mesma coisa

que o sorrent. Nao curto Turismo daquele jeito tbm, e to de boa de ir pra lá !! Mas gosto é meu, e tbm do Sorrent . Cada um tem o seu !

Mas , falando com Sorrent sobre Sucre, ele falou que curtiu Sucre. Ai Vai de vc, se o tempo nao tiver apertado,ja que vai ser no Final da sua Viagem ! ::otemo::

Outra coisa, se tu quiser ir pro paragua , para comprar Muamba(gíria de paranaense, quando vai pra la comprar coisas) , ja ouvi um amigo meu que foi pra La Paz , e falou que la é mais barato que paraguay !! Ja fui pra lá, e lá é barato , mas se for do jeito que meu amigo comentou, La Paz vale muito a pena. !

Postado
  • Membros

Entendi...Vou falar isso com meus amigos, eles que estão mais querendo ir para o PY...

E quanto ao seu custo da viagem, vc incluiu os equipamentos que ira comprar ou os equipamentos são a parte? Como falei minha preocupação é fio... Aqui em Salvador agora ta um sol de RACHAR, e então se para vc´s é -20, pra mim será -40 ::lol4:: ... E comprei uma jaqueta, numa loja de surfista dessas 3x1 com um preção(R$120,00), cheguei lá perguntando se tinha algo para -20º, e de acordo com o vendedor a mesma é para temperaturas muito baixas, e como em Salvador é sol a vida toda, ficaram encalhadas, se vende uma ou outra quando alguém viaja para o exterior, então decidiram fazer uma promoção para vender todas...

Se eu te mostrasse umas fotos vc me daria a sua opinião, pq com certeza, vc entende mais de frio do que eu! ::lol3::

Então Cara, Difícil Dizer, mas acredito que não vai fazer tanto frio assim não, a gente ta indo No verão. Não precisa da blusa de frio do Jaspion tbm né ! ::lol4::

Esse valor é o da Viagem, nao inclui nada pessoal ! é o valor da alimentação , hospedagem, passeios e passagens !!

Mas , sinceramente acho que nao vai estar tão frio assim não. Sou meio suspeito de falar, por que so paranaense, e tenho uma boa tolerancia ao frio !

Por exemplo, aqui ta 18 Graus e to Sem camiseta ! Sua tolerancia deve ser menor né !! A média de lá é uns 20º . Que que tu acha ? Cara, leva essa blusa de frio, chegando la em cusco, se tu sentir muito , compra lá mesmo. Lá tbm é barato, não é tao caro nao !!

Postado
  • Membros

Entendi...Vou falar isso com meus amigos, eles que estão mais querendo ir para o PY...

E quanto ao seu custo da viagem, vc incluiu os equipamentos que ira comprar ou os equipamentos são a parte? Como falei minha preocupação é fio... Aqui em Salvador agora ta um sol de RACHAR, e então se para vc´s é -20, pra mim será -40 ::lol4:: ... E comprei uma jaqueta, numa loja de surfista dessas 3x1 com um preção(R$120,00), cheguei lá perguntando se tinha algo para -20º, e de acordo com o vendedor a mesma é para temperaturas muito baixas, e como em Salvador é sol a vida toda, ficaram encalhadas, se vende uma ou outra quando alguém viaja para o exterior, então decidiram fazer uma promoção para vender todas...

Se eu te mostrasse umas fotos vc me daria a sua opinião, pq com certeza, vc entende mais de frio do que eu! ::lol3::

Então Cara, Difícil Dizer, mas acredito que não vai fazer tanto frio assim não, a gente ta indo No verão. Não precisa da blusa de frio do Jaspion tbm né ! ::lol4::

Esse valor é o da Viagem, nao inclui nada pessoal ! é o valor da alimentação , hospedagem, passeios e passagens !!

Mas , sinceramente acho que nao vai estar tão frio assim não. Sou meio suspeito de falar, por que so paranaense, e tenho uma boa tolerancia ao frio !

Por exemplo, aqui ta 18 Graus e to Sem camiseta ! Sua tolerancia deve ser menor né !! A média de lá é uns 20º . Que que tu acha ? Cara, leva essa blusa de frio, chegando la em cusco, se tu sentir muito , compra lá mesmo. Lá tbm é barato, não é tao caro nao !!

Blz então!! Jaspion.. Essa foi boa! ::lol4::

Levarei essa jaqueta mesmo então e problema aparentemente resolvido com relação ao frio, 20º aqui nem no ar condicionado!! Rsrs...

Vou levar uns R$3.000,00, mas todo mês gastarei R$500,00 para comprar U$, é melhor, pq eu não invento de gastar em outra coisa e no mês da viagem ter que tirar tudo de uma vez...

E vc acha que a trilha Inca será difícil de fazer? Pq pelo visto o único passeio que é difícil de se conseguir é esse e eu sonho em fazer a trilha inca... Eu to querendo ir em março, comecei a programar a viagem agora (nota-se :D ), não vou reservar nada, vou comprar tudo la na hora...

Cara, até onde eu sei , tem que comprar aqui a trilha inca. Ela tem um numero de pessoas por dia, então tem que comprar com antecedencia !!! Eu provavelmente vou fazer a Trilha Salkantay, que o Sorrent ta descrevendo. Essa é mais sussa de se marcar, e dizem que é Muito boa Tbm !!! ehehe

Postado
  • Membros
Vou procurar para ver como é o processo... Mas se tiver que ser por alguma agencia daqui, eu vou desistir, pq dever querer até a minha jaqueta... KKK

O Mais simple acho que é uns 300 Dólares, esse passeio é bem carinho !! Mas Dizem que vale cada centavo. Meu irmão fez, e curtiu demais !

Postado
  • Membros
Vou procurar para ver como é o processo... Mas se tiver que ser por alguma agencia daqui, eu vou desistir, pq dever querer até a minha jaqueta... KKK

O Mais simple acho que é uns 300 Dólares, esse passeio é bem carinho !! Mas Dizem que vale cada centavo. Meu irmão fez, e curtiu demais !

Não não... Com certeza, isso eu sei que vale muito a pena, pago ainda feliz, mas digo que por agencia aqui, lá custa $300 eles cobram $600, ganham em cima de tudo...

Comprei um guia da América do Sul, para mochileiros mesmo, muito bom, tem tudo, preço e endereço de hostel, valor de passagens... Vou me basear por ele tbm...

E o que vc vai levar de roupa? Sua mochila qual é? Pq eu tenho uma aicontact 45+10 e uma act lite 50+10 da deuter, to querendo levar a act lite que é mais leve...

Eu to querendo levar um jeans, umas 7 camisetas, 4 bermudas(tactel), 1 jaqueta, gorro, cachecol, luva, 8 pares de meia, 6 cuecas, 1 calça daquelas que viram bermudas, algodão praticamente nada, acho que só... Vou com minha trilogia III, mas to pensando em levar um tênis tbm, fora, óculos, protetor, câmera...

Cara, eu to levando a minha Quechua Symbium 70l(Decatlhon), coisa linda, acabei de comprar !! hehe ! Vou tbm Levar 1 Jeans , Um calça leve(aqueles de Corrida, nao sei o nome), algumas camisetas, uma ou duas bermudas, por que na verdade não tenho(perdi uns 25 kilos nesses ultimos meses, então to sem roupa), essas coisas !! Comprei a 1 mes uma Bota FORCLAZ 100(Decatlhon(muito boa)) e vou levar um tenis meu da Nike que uso pra correr !!!ÓCulos vou comprar ainda, e camera tenho a minha cyber shot !

Acho que não precisa exagerar nos preparativos, é uma viagem de mochila, então tem que ter pouco peso e praticidade !! Claro, minha opinião ! ::otemo::::hahaha::

Postado
  • Membros

Eu tava lendo e toquerendo levar muita coisa, camisas de malha fria e bermuda de tactel da pra lavar no chuveiro e rapidinho elas secam :D ... E como ja li lavanderia não será problema, não preciso levar tannnta coisa, tenho óculos mas tem que ser algo especial? Mas isso eu sei, mas como não vamos andar muito com elas não acho que seja tanto problema levar um pouquinho a mais, mas como sempre faço trekking e ja estou no costume de andar muito com mochila nas costas e levar somente o necessário e com pouco peso, minha mochila mesmo a act lite tem 1.5kg...

Mas me fala uma coisa esse meu roteiro,não vai ficar apertado não, eu to achando que não vai dar os 32 dias...

Pq em Cusco será no minimo 6 dias, Uyuni 3 dias, Atacama uns 5 dias... só ai são 14 dias.

O que vc Acha?

Pensa no seguinte, quanto tempo pretender ficar em cada cidade. Depois procura se informar quanto tempo demora de uma cidade a outra.

Ai tu vai ter o tempo Total !! ::otemo::

Postado
  • Membros

Eae Sorrent

Muito Bom mesmo seu relato, com o pessoal

adicionando as historias ainda que tavam com você bom pra caralho

foda que hoje eu fiquei o dia inteiro no trampo lendo ele e

não consegui fazer nada terminei de ler agora

hahahahahauahuahuaauahuahau

Vo fazer esse mesmo roteiro que você em jan. 2013

daqui alguns meses ta ajudando muito tiro varias duvidas da hora

so queria pergunta uma coisa tem uma galera falando que machu picchu

vai fecha agora em janeiro e ta tendo que antecipa com três meses antecedência

a visita ai não sei se é lenda ou não, não vi nada aqui no forum pelo menos. Você falo que pra

fazer o Salkantay é de boa da pra compra na hora. Se ta sabendo de alguma coisa recomenda compra com

antecedência ??

abrass

valewwww

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.