Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos no Peru


masi

Posts Recomendados

  • Membros
Amigos, boa tarde!

 

Já peço desculpas antecipadas caso meu questionamento seja impertinente (ou exista tópico que trate do assunto).

Sou novo no fórum, apesar de sempre tê-lo consultado em minhas viagens por aí.

Enfim, serei objetivo:

 

Viajo ao Peru em outubro de 2013 e estou realmente em dúvidas de como fazer em relação à moeda, conversão, cartão de crédito.

Eu não tenho medo em andar com grandes quantias em espécie (apesar de concordar com o risco caso algo aconteça). Estive pesquisando e constatei que é muito difícil encontrar NOVO SOL para comprar em casas de cambio no Brasil. Por isso gostaria de pedir alguma dica para os que já conhecem a terra dos Incas:

 

• É possível trocar reais por nuevo soles? NÃO É POSSIVEL

 

• O ideal é levar mesmo dolares para fazer o cambio pela moeda peruana? (não queria perder duas vezes, com a taxa de compra do dolar e depois com a taxa de compra do nuevo sole) COMPRE DOLARES E TROQUE EM UM CAMBIO NA PRAÇA DAS ARMAS, NO AEROPORTO NAO VALE A PENA. É A MELHOR OPÇÃO. RECOMENDO LER O TÓPICO QUE POSSUI DIVERSAS INFORMAÇÕES

 

• Qual a aceitação dos cartão de crédito VISA e MASTERCARD em Lima e Cusco? ELES SÃO BEM ACEITOS, MAS É MELHOR PAGAR NO DEBITO OU FAZER UM VISA TRAVEL POR CAUSA DA TAXA DO IOF E VARIAÇÃO DO DOLAR

 

• Alguma sugestão e/ou orientação adicional?

 

Agradeço imensamente a ajuda de quem puder responder.

Um grande abraço e boa viagem à todos!! ::cool:::'>

 

ESTOU INDO AGORA EM OUTUBRO TAMBÉM! ESPERO TER AJUDADO! ( E QUE O DOLAR BAIXE)

 

ABS

 

Tô indo em Outubro tb (invasão brazuca nesse mês pelo jeito rs), a minha ideia inicial era levar poucos dólares (para emergências) e sacar dinheiro lá (no débito) com cartão BB, com aquela autorização especial e tudo mais. Porém, como o dólar tá lá em cima, eu inverti os papéis, o dólar vai ser a minha moeda principal (isso será vantajoso pq eu já tenho dólar e não vou precisar comprar). Mesmo assim acho que o melhor é levar dólar msm. Dá uma lida no tópico e faça as contas, a moeda tá desvalorizada lá tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depois de infinitas contas acabei levando tudo em dolares.

 

converti a 2,61 no aerporto

2,74 em Urubamba

..... Acima de 2,70 em Aguas calientes

2,65 na Rodoviaria de Cusco(Teve um louco que ofereceu 2,50)

 

fui fazendo câmbio somente para o que necessitva. Estando em Urubamba, Ollantaytambo ou Aguas Callientes a oferta de câmbio é farta.

 

Fiz uma despesa no visa sem problema. Mas envolve IOF.

 

Com relação a segurança levo sempre uma bolsa com elástico na cintura e bolsa dentro de minha sunga. Fica quase impossível ser percebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Alectus.

 

Levei:

2500 dólares

500 reias

 

Voltei:

1800 dólares

520 reias (conversões)

210 soles (que acabei perdendo).

 

Leve em consideração de aluguei um carro por 100 dolares para um tour em Yungas e Coroico, torrei 100 dolares em lembranças para a familia e perdi um 80 dolares em dinheiro peruano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
• É possível trocar reais por nuevo soles?

 

Sim! Mas não é tão fácil quanto dólar ou euro. Em Cusco, na av. El Sol, achei um lugar que trocava a 1,11. E Em Arequipa achei um por 1,15. Na fronteira do Acre/Peru foi o melhor lugar, por 1,20.

 

• O ideal é levar mesmo dolares para fazer o cambio pela moeda peruana? (não queria perder duas vezes, com a taxa de compra do dolar e depois com a taxa de compra do nuevo sole)

 

Sim! Pelo menos quando eu fui (agosto) eu fiz a conta e mesmo fazendo 2 conversões, ficou mais em conta. Não sei agora com o dólar mais alto ainda!

 

Fora isso, só tenho a dizer que... se eu fosse de novo, levaria todo o dinheiro em espécie. Não seria muito mesmo ::lol3:: então é fácil de guardar, achei bem seguro lá. Levei um pouco em espécie e um pouco no VTM, que só prestou pra eu ter gasto com taxa no caixa eletrônico ¬¬ (sei que tem um caixa que não cobra taxa de saque mas eu não queria perder tempo procurando lá).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma coisa que vocês devem saber:

 

Passei a vida toda tirando extrato de meu cartão de crédito que me dava direito a sacar no exterior uma determinada quantia. Por ocasião de minha viagem liguei para a operadora e descobri que o que eu realmente poderia sacar era menos dos 20% do valor que o extrato mostrava. De que adianta levar um cartão de crédito que tem um limite pequeno em dinheiro?

 

Outra coisa. Comprei as passagens da Peru Rail e Machu Picchu com o cartão de crédito, mas não consegui comprar as passagens de trem de Oruro para Tupiza, porque não havia habilito para gastos no exterior. Então se você vai viajar:

 

a) Verifique com sua operadora o disponível real para compras e saques no exterior

b) habilite o cartão operações nos países que você ira visitar

c) Despesas no exterior incidem IOF.

 

Hilário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...