Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Receitas Mochileiras

Postado
  • Membros

Ae galera gostaria de receber sugestões de pratos variados feitos em fogareiro, quem não gosta de miojo tem q se virar, eu na minha ultima aventura levei arroz em saquinhos e linguiça defumada mais uma farofa Yoki, não foi uma ótima idéia mas foi o que pensei, pois nao como miojo, mas demora um pouco pra cozinhar o arroz então é necessário um tapa vento, e o meu fogareiro nao tinha.

Qualquer sugestão de comida ai, vai ajudar muita gente!!

A idéia do arroz é só pra quem não come miojo mesmo, pois é dificil cozinhar por completo num fogareiro.

• Respostas 193
  • Visualizações 102.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• E aí blz? Se vc nao curte miojos, entao também nao gosta de todo tipo de macarrao, nao é? Eu sei q vai parecer um pouco estranho, mas uma sugestao é vc levar tomates, batatas, mandiocas, cenouras e

• Eu costumo levar um provolone pra picar e jogar no macarrão depois de pronto, o rovolone não estraga,é fácil de transportar não fica com muito cheiro (contanto que vc empacote bem) e provolone com sal

• Minha próxima saída será com uma mudança substancial na minha alimentação, cortei completamente carboidratos e açúcar, e quase completamente os industrializados. Pensando aqui nas opções...

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

luciano, a berkka liofoods faz umas, mas ainda não experimentei.

tem gente que é gourmet de trilha, precisa ficar lá cozinhando, cozinhando, cozinhando.... eu, por mim, nem cozinhava nada. não faço questão de lazagna ao pesto com caldo de lagosta e jabuticaba na trilha. pra falar a verdade, até como bem menos.

marcel, essas comidas da swift seria até melhores se existissem em porçoes individuais. 300 g. de molho a á bolognesa é muito pr auma refeição só. em todo caso, são minha opção, junto com o atum em sachet, pra invrementar o miojo. pq miojo é ruim, mas tem carboidrato e cozinha muito rápido, portanto gasta pouco combustível.

meu, vou perguntar de novo e geral: alguém sabe onde se copra ração militar aqui no brasil? não acho nem a pau!

Postado
  • Membros

Primeiro

comer muita barra de cereal, principalmente as q tem chocolate tb - elas tem muitos nutrientes essenciais para o organismo e realmente te nutrem...

para comida é facil....vá em qualquer pão de açucar.... tem uma variação muito grande de alimentos acondicionados em sacos plásticos..e são pra todo gosto.... no caso...eu gosto de miojo....são leves pra n ocupam mais espaço do q um Sopão dakeles q servem até 6 pessoas (isso q ta no pacote...pra mim só da 3 porções..rs como mtooo)

nessas comidas prontas, você acha arroz (demra mto pra cozir) feijão no vacuo, sopas em geral, legumes...procure sempre coisas q não vão ocupar tanto espaço na mochila e nao pesem demais tb....... e ahh principalmente q n estraguem com facilidade...

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

tmb gostaria de saber onde comprar isso? tava procurando na net mas naum achei esse forum, já fui militar e a ração do EB é otima, mas naum emcontro algo similar pra comprar em lugar nenhum, alguem aí conhece algum site que venda???

Postado
  • Membros

Uma boa que sempre levo é a lentilha. Junto levo uma garrafinha pequena. Encho ela com água e coloco dentro um punhado de lentilha crua.

Saio pra trilha e ao final do dia ela está bem amolecida, economizando tempo e gás.

Depois é só misturar com purê em pó, legumes, miojo, etc

Abraços

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Tem links bem interessantes sobre o assunto, ensinando a fazer os desidratades e defumadores em:

http://www.respostatecnica.org.br

Que é o site do serviço brasileiro de respostas técnicas, um serviço gratuito do ministério de ciência e tecnologia.

Entrem na busca e digitem "defumador" ou "defumação", os arquivos estãrão lá a partir do dia 21/08/08...

Eu tinha me proposto a mandar por mail... mas tá ficando trabalhoso demais, pq recebo muitos e-mails!

Tem respostas lá sobre construção de defumadores de várias formas... Latão, manilha, etc...

Se tiverem dúvida sobre a produção de qualquer outra coisa, basta se cadastrar e postar a pergunta que quiser...

Se quiserem procurar o desidratador, digitem "secador solar" na busca.

Boa sorte!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
galera, eu costumo antes de viajar passar numa distribuidora de produtos integrais que vende varias especiarias a granel tais como:

farinha de soja

germe de trigo

gergelim

castanha de caju em po

aveia

castanha do para

fibra de trigo

lentilha

rapadura com amendoim

frutas secas

farelo de milho

embalo bem e maloco na mochila! De manha preparo um mingau grosso que ainda sobra para um lanche no meio da caminhada... no almoço aquele arroz com lentilha e gergelim!

Achei bem interessante a dica!

Eu costumo fazer o miojo c/ proteina de soja e/ou com aveia grossa!

É uam viaração interesante, e não precisa cozinhar (nada alem do tempo de cozimento do miojo, q ja é super rapido)

Frutas secas e nozes em geral tb vão bem, seja a hr q for! E não tem embalagem considerável, nao precisa de cozimento e dura bastante tempo!

Editado por Visitante

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

olá mochileiros

gostaria de saber se rola eu fazer fogo com lenha ou coisa do tipo e eu vi q lá é proibido este tipo de coisa mas eu to sem grana e ñ to com grana sobrando para comer em restaurante e nem tenho fogareiro

obrigado

Postado
  • Membros
olá mochileiros

gostaria de saber se rola eu fazer fogo com lenha ou coisa do tipo e eu vi q lá é proibido este tipo de coisa mas eu to sem grana e ñ to com grana sobrando para comer em restaurante e nem tenho fogareiro

obrigado

Vc mesmo pode fazer seu fogareiro. Como?

Aqui espiriteiras-fogareiros-a-alcool-t12994.html muitas dicas de como fazer seu fogareiro a álcool.

É mais barato e simples do que vc imagina. Fogueira é furada.

Postado
  • Autor
  • Membros

Vinicius, também concordo com o Batata.

Procure nunca fazer uso de fogueira.

Além de ser anti-ético, em muitos parques nacionais e estaduais é totalmente proibido e se te pegarem fazendo fogueira, vão te dar uma multa bem pesada.

Compre um fogareiro ou uma espiriteira mesmo ou faça alguma artesanal.

É bem mais ecológico e vc tá respeitando a natureza.

Abcs

Postado
  • Membros

vinícius,

cozinhar em fogueira é um saco. além dos problemas ambientais já citados, é um saco, pq é muito pouco prático.

espiriteiras funcionam bem desde que a intenção seja aquecer uma água prum café. ou fazer um miojão ou sopa pronta. tem um zilhão de receitas aqui no mochileiros, no fórum das espiriteiras. eu costumo ficar fazendo espiriteiras. é divertido...

se for cozinhar por mais tempo, ou se usa fogareiro a gás, ou a combustível líquido, ou a lenha.

fazer um fogareiro a lenha é bico, e sai de graça. basta usar uma lata de leite ninho com os buracos nos lugares certos. tem receitas nos links acima. inclusive é um modo de vc carregar pouco peso. pois o combustível está na natrueza. é muuuuuuuuuuito mais prático do que cozinhar numa fogueira. explico:

1. na fogueira é difícil apoiar a panela, no fogareiro a lenha a panela vai em cima dele.

2. na fogueira via mais lenha. no fogareiro alenha dá pra cozinhar só com folhas até.

3. na fogueira o vento atrapalha, no fogareiro a lenha, ele ajuda.

4. fogueira é mais difícil de acender.

5. fogareiro a lenha não precisa de solo seco.

6. fogareiro a lenha não queima o chão e nem há risco de se perder o controle e tacar fogo na floresta inteira.

vc tem opções que vão do de graça a alguns bons dólares.... alguns são bem simples, outros têm até ventiladores a pilha. uns são uns trambolhos, outros são colapsíveis, desmontáveis. tem de lata, de aço, de inox e até de titânio!

um link pra vc dar uma olhada nos modelos, na sfotos. e se arranhar o inglês, tb tem um zilhão de informações:

http://zenstoves.net/Wood.htm

inté!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.