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Um mochileiro no Caminho de Santiago - 33dias de SJPP na França até Finisterre na Espanha c/gastos


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26/05/2012 - Nono dia:

Viloria de la Rioja > Villafranca Montes de Oca

 

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Hoje acordei tarde, perto das 6:30, disparadamente a melhor noite de todas. Acacio tinha saido cedo e a Orieta nos preparou o cafe da manha. Hmm cafe que nao é de maquina expressa,faz muita diferença, muito bom.

 

Nos despedimos e segui o meu caminho. O trajeto hoje era curto, perto dos 22km, estava ventando frio e o sol nem castigou muito. Me perdi do Vitor, deve ter ficado uns dois vilarejos antes do que eu fiquei, Villafranca. No albergue conheci um alemão que falava um pouco de ingles, um basco e duas catalanas a Anna e a Laura que estão fazendo o caminho para a Operaçâo Biquini. O que é caminhar no sol para ganhar uma cor para o verão. O basco era uma figura, fez 19x o caminho, se intitulava el loco e tambem tomei 3 garrafas de vinho com o carioca, Mario. Muito gente boa tambem.

 

Agora estao todos dormindo e eu sozinho aqui escrevendo. Vamos descansar

Observações By Raffa: Todos os finais de dia nos Refugios são bem legais, você cozinha junto com outros peregrinos, sempre tem um sozinho como você que um simples convite para comer juntos fará os dois felizes. Ah aproveite o vinho, mesmo aquele barato de 1.50 euros é muito bom.

 

Gastos

Albergue 6euros

Comida 13euros

 

Vilória de La Rioja a Villafranca Montes de Orca - 22km

 

Perfil da etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151035587394812.456062.576754811&type=3

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27/05/2012 - Décimo Dia:

Villafranca montes de oca > Olmos de Atapuerca

 

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Hoje acordei com a movimentação dos peregrinos por volta das 5:30. Comi um lanche de presunto e as 6 e pouquinho ja estava subindo e caminhando. Aqui na Espanha, tem um presunto(jámon) muito bom, o Serrano, ele não precisa de refrigeração como o cocido, então é muito bom para levar para caminhar.

 

Vi o sol nascer novamente, muito bom. De manhã tem feito friozinho, mas eu não consigo caminhar com a blusa, meus manguitos cairam bem.

 

O caminho foi tranquilo, passei por bastante arvores e cheguei cedo em Atapuerca. Esperei os brasileiros Firmino (Gaucho) e o Mario e decidimos ficar em Olmos. A cidade fica após de uma bela subida e desvia do Caminho, cerca de 1,7km. Como o trecho do dia seguinte seria menor escolhemos essa cidade. Chegando na cidade, parecia fantasma, nao achamos o albergue e encontramos uma bar, Meson de los Hidalgos, ali a Silvia nos disse que o albergue estava fechado e sem agua quente, falamos que nao nos importávamos e ficamos ali sem pagar nada. Eu como vim do Pantano só lavei a roupa, banho frio nem pensar. Depois fomos ao restaurante, comi macarrao, pimentão recheado e flan.

 

Depois o dia todo na frente co albergue, o bom que apesar de nao ter uma alma viva ali, tinha wi fi gratuita. A noite ainda voltei para o bar e tomei umas cervejas com o Mario, o dono Julio foi bem simpático depois que soube que eramos brasileiros e pagou uma rodada. A noite fazia bem frio e o gaúcho nos trancou do lado de fora, ainda bem que conseguimos acorda-lo

 

Fui capotar as 22:30

Observações by Raffa: Em Atapuerca tem um parque arqueológico, vale a visita, eu vacilei e não fui. Olmos só recomendo se você está muito atrasado, porque a outra cidade tem poucas vagas nos refugios. Talvez compense ficar em Atapuerca.

 

Gastos

Albergue 0

Comida e cerveja 18

 

Villafranca até Olmos de Atapuerca 25km

Detalhes da etapa By Manoel de Brasilia

 

O trecho de aclive mais significativo começa na saída do povoado de Atapuerca até o Alto de Atapuerca (2,3 km). Os trechos de declives são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são as áreas de bosques entre San Juan de Ortega e Agés, e o trecho de aclive por caminhos pedregosos circundando o polígono militar, na direção de Alto de Atapuerca. Após a cruz de madeira do Alto de Atapuerca, voce pode ir a direita para Olmos ou continuar o caminho.

 

Perfil da etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151035617299812.456065.576754811&type=3

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28/05/2012 - Décimo primeiro dia:

Olmos de Atapuerca > Burgos

 

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Apesar de estarmos so em 4, acordei com o Firmino mexendo nas coisas as 5h. Como o percurso era curto hoje(perto dos padrões do Caminho), nem fiz desayuno. Voltamos a subir a serra de atapuerca e retornamos ao caminho.

 

A trilha foi bem fácil depois, só descida e reta acompanhando uma estrada. Passamos por outros 3 povoados e num deles fizemos o desayuno com bocadillho e cafe. Retornando a caminhar, metade do tempo fizemos na entrada para Burgos. Aproveitei e troquei uma cedula de 500euros. Amigos, nunca peguem uma nota dessa. todos se espantam com ela.

 

Para chegar ao albergue atravessa a cidade toda, cheguei perto das 11, ainda esperei uma hora para abrir. O albergue é um dos maiores e com uma bela estrutura. Revi muitas pessoas. Depois de lavar roupa, tomar banho, eu e o Mario fomos na pizzaria Dominos. Pizza gigante para nos e que sustentou o dia todo.

 

Fui conhecer a Catedral, umas das mais lindas que eu ja vi, principalmente por fora. Depois parei um pouco na praça, fiz compras, internet e conversei com os brasileiros, que aqui eramos uns 9. Estou com uma forte dor na canela, tomei um antiinflamatorio, vamos ver se melhora amanha. Agora to aqui esperando apagar a luz e escrevendo.

 

Observações by Raffa:

Burgos e sua Catedral é fantástica. Vale a visita.

As dores no meu tornozelo começaram a ficar fortes. Não dei muita bola, mas sempre temos que dar ouvidos ao nosso corpo

 

Gastos

Albergue 5euros

Desayuno 3,20euros

Almoço 10euros

Supermercado 5euros

Lava roupa 3,50euros

Choco, 0,80euros

Internet 2,50euros

 

Detalhes da etapa by Manoel de Brasília

Olmos de Atapuerca a Burgos 18km

Após a cruz de madeira do Alto de Atapuerca seguir na direção de Villaval. Sem entrar em Villaval seguir por estrada a Cardeñuela-Riopico e Orbaneja-Riopico. Após Orbaneja-Riopico e cruzamento da autovia surgem duas opções: Seguir em frente por estrada asfaltada que leva direto a Villafría de Burgos, e depois pela Zona Industrial até Burgos. A outra opção e atualmente a melhor é dobrar à esquerda passar em frente ao novo condomínio unifamiliar(área do antigo quartel), e seguir por um novo caminho de terra que contorna as ampliações do Aeroporto de Burgos e prossegue a Castañares. Em Castañares entrar pela N-120 em Burgos. Após o cruzamento da N-120 com a ponte sobre a via férrea pegar à esquerda uma rua que leva ao Paseo do rio Arlanzón. A sinalização do caminho manda seguir em frente, mas o caminho alternativo as margens do rio Arlanzón leva direto ao Arco de Santa Maria no centro de Burgos sem passar pelo movimento intenso e complicado da cidade.

 

Perfil da etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

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29/05/2012 - Décimo segundo dia:

Burgos > Hontanas

 

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Hoje acordei por volta das 5:30, tentei ficar na cama, mas o movimento e barulho não deixam. O albergue só abriu as 6:40, o que fez o pessoal sair meio que todos juntos. Demorou bastante para sair da zona urbana de Burgos, depois a caminhada foi tranquilo. Passei por dois povoados, minha canela voltou a ter dores muitos fortes, tive que usar meu bastão e diminuir o ritmo.

 

Peguei um longo trecho que você não vê o final, só campo de um lado e campo do outro lado, para ajudar o sol castigou tambem.

 

Vi a placa de Hontanas, faltavam 500m mas nao dava para ver a cidade, quando vi a ponta da igreja fiquei muitooo feliz, o sol castigava e as dores na canela tambem. A cidade de Hontanas é minúscula, tem 45 habitantes,fiz amizade coma hospitaleira, a Araceli e uma cubana que odeia o Fidel, esqueci o nome.

 

Encontrei o portugues Vitor e fui entrando no albergue municipal, banho tomado,roupa lavada e sentei na mesa emfrente ao albergue. Logo chegou o carioca Mario e tomamos varias cervejas com direito a porção de salame e azeitona. Depois chegou um caminhão de Carneceria que vende carnes, aproveitei comprei carne moida, o Mario comprou o macarrao, alho, cebola, queijo e o vinho e fui fazer o almojanta. destrui.

 

O Vitor continuou o caminho, vai ficar num refugio paroquial km a frente

 

Com o Mario estou em casa, ele também curti um cervejinha, um vinho e ficar conversando. Poucos pessoas que vi em Burgos, vi aqui em Hontanas, tanto que o beliche é só meu. Hoje estou meio alegre, foram varias cervas e duas garrafas de vinho, vou dormir mais cedo, o tornozelo ainda continua doendo.

 

Observações by Raffa: Recomendo Hontanas, povoado pequeno, você conversa com os poucos moradores, não tem muitos peregrinos, experiencia muito boa. As dores continuaram :(

 

Gastos

Albergue 5 euros

Comidas 7,50euros

Bebidas 5 euros

 

Detalhes da etapa by manoel de brasilia

Burgos a Hontanas - 31km

Os trechos de aclives mais significativos são da saída de Rabé de Las Calzadas até o Alto de Hormaza (4,5 km). Os trechos de declives mais significativos são do Alto de Hormaza até Hornillos Del Camino (2,4 km). Os pontos mais relevantes da etapa são os cuidados com a sinalização na saída de Burgos na região de Villabilla de Burgos e Tardajos. Após Tardajos o caminho de terra foi melhorado e terminou a dificuldade existente na época das chuvas.

Hornillos Del Camino a Castrojeriz (19,5 Km)

Os trechos de aclives mais significativos são de Hornillos Del Camino até a região de Arroyo Sambol (6,9 km).

 

Perfil da etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

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30/05/2012 - Décimo Terceiro dia:

Hontanas > Boadilla del Camino

 

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Acordei meio que tarde, depois das 6. Hoje o desayuno foi só um cafe com leite. O caminho mais uma vez foi entre plantações de trigo, cevadas e muitas flores.

 

Assim que cheguei no povoado de Castrojeriz nao aguentava a dores na canela direita. O Mario me deu um sublingual para aliviar todo tipo de dor. Melhorou bastante, porem logo depois de uma longa subida, na hora de descer começou as dores novamente. Fui me arrastando por 15 km e para ajudar, o sol castigou bastante. Quando cheguei foi um alivio bem grande, consegui gelo, tomei banho e me sentei na grama. A dor passou na hora,um italiano me arrumou voltaren, porem so fui tomar depois do jantar.

 

A tarde foi praticamente fazendo nada, so tomando cerveja, deitado na grama e ouvindo musica. O jantar foi por volta das 7h, italianos, frances, alemãs, americano e eu na mesa. Comida muito boa. Mal terminei de jantar, tomei um antiinflamatorio. A perna ta bem inchada. Sera que amanha vou conseguir andar? To aqui sentado na grama, ouvindo musica e vendo o sol se por atras da igreja.

 

Observações by Raffa: Em San Anton você tem opção de hospedagem, tambem vale a pena. Esse trecho tem campos com amapolas e que são muitos bonitos. Aqui você já está respirando o Camino, pensa nos amigos e em várias histórias. Ouvi música, viaja, voa...Bem que podia voar, tem um morrinho bem chato para subir com o sol. Mas não se preocupe, se você já andou 13 dias, vai devagar que voce consegue. Cuidado com a descida, bem íngrime.

 

Gastos

Albergue 6

Alimentacao 9

Cervejas 5

 

Detalhes da etapa by Manoel de Brasília

Hontanas a Boadilla del Camino - 28km

Os trechos de declives mais significativos são das ruínas de San Miguel até proximidades de Castrojeriz (4,9 km). Os pontos mais relevantes da etapa são: As trilhas da região de Hornillos del Camino ao albergue de Arrroyo Sambol que apesar da ausência de bosques transmite uma paz interior muito grande. As trilhas de Hontanas com mau tempo podem complicar um pouco o caminhar. O caminho as ruínas de San Miguel e Convento de San Antón nas proximidades de Castrojeriz são os pontos relevantes da etapa.

O trecho de aclive mais significativo é da saída de Castrojeriz até o marco geodésico da Colina de Mostelares (3,1 km). O trecho de declive mais significativo é após a ultrapassagem da Colina de Mostelares (1,4 km) e o restante dos 7 km por descidas suaves. A Colina de Mostelares e a Ermita Albergue de San Nicolas nas proximidades da puente Fitero (Itero Del Castillo) são os pontos relevantes da etapa. Foram iniciados trabalhos de asfaltamento na região de Boadilla Del Camino

 

Perfil da etapa em: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

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31/05/2012 Décimo Quarto dia:

Boadilla del Camino > Cárrion de Los Condes

 

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Nesse dia acordei preocupado. Meu tornozelo ainda estava muito inchado mesmo tomando antiinflamatório. Vi um lindo sol nascendo e o Camino segue o Canal de Castilha. Se estivesse o sol do dia anterior, eu pulava fácil.

 

Saindo do canal de Castilha, você caminha paralelo a estrada e parece que ela não tem fim. Fui bem lento com a ajuda do meu bastão. Encontrei com o Mário, tambem vinha lento porcausa da perna.

 

Uma máquina de refrigerante parecia um oásis, parei por um bom tempo do lado dela, tirei minhas botas e descansei.

 

Chegando em Carríon de Los Condes, fui ao Albergue Espirito Santo, bem grande, limpo e arejado e com cozinha e Wi Fi

 

Fiz compras com o Adriano, outro brasileiro e o Mário e fizemos uma bela macarronada.

 

Dormi com um sentimento ruim, pois estava preocupado com minha perna, dois dias tomando antinflamatorio e nenhuma melhora. Se amanhecesse ruim, não seguiria.

 

Observações by Raffa:

Foi um dia de preocupações e orações. Fiquei altas horas no Albergue Espirito Santo de frente a uma imagem de Nossa Senhora. Tambem pedi ao Camino para que minha perna melhorasse.

 

 

Detalhes da Etapa by Manoel de Brasília

Boadilla del Camino a Carrion de Los Condes (27km)

 

Os trechos são suaves e sem dificuldade. O próximo povoado após Frómista é Población de Campos. Na entrada do povoado siga em frente e atravesse a ponte, e logo em seguida aparecerá o andadero de Revenga de Campos. Não há necessidade de passar em Villovieco. A monotonia dos andaderos ao lado da estrada e a passagem pelo povoado de Villalcázar de Sirga são os pontos relevantes da etapa.

 

 

Perfil da Etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037704459812.456310.576754811&type=3

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01/06/2012 a 07/06/2012

Parado em Cárrion de Los Condes e Madrid.

 

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É minha perna não desinchou. Fiquei um dia inteiro parado em Carrion de Los Condes e a perna não melhorou. unica coisa boa nesse dia foi rever os amigos espanhóis. Essa hora Vitor, Mário e Adriano estavam bem longe e a Tríssia nem sei aonde.

 

Entrei em contato com meu seguro viagem (Mondial) e me informaram que eu podia pagar o atendimento médico no posto da cidade e depois receberia o reembolso. Eu achei melhor ir em um hospital maior e não pagar. Entao combinei com a minha amiga Suzana de Madrid e fui para la. Sai no final da tarde para Leon e depois para Madrir. Bus de Madrid parecia com atendimento em avião e vazio. Cheguei a noite no hospital Moncloa e minha ficha já estava toda preparada. Demorou bastante para ser atendido (como aqui). A médica era bem simpática até falar que era Argentina, ai fiquei com medo (hahaha). brincadeira. Bom, sei que ela me disse que eu tinha que fazer o exame de ultrasson. Não era erisipela (já tive) e no exame de sangue deu um sinalzinho de trombose. Sem ultrasson não podia ter certeza, porem me deu um remédio para isso e um antiinflamatorio e uma meia. Já era sexta para sabado uma da manhã. Voltamos de taxi para a casa da Su, tudo por conta do seguro.

 

Sabado a perna ja amanheceu um pouco desinchada (era o terceiro dia parado) coloquei a meia e fomos para uma feira chamada Bollywood. Com danças e comidas típicas da Índia. Muito legal.

 

A noite fiquei sossegado e domingo fui no Parque e Templo debod, que são as fotos a seguir.

 

Na segunda de manhã voltei ao hospital. Meus papéis já estavam todos prontos e fui fazer o ultrasson. Na mesma hora já recebi um positivo falando que não tinha nada de grave. Voltei na doutora e ela ao rever o exame me falou que não tinha nada de grave que era um grande esforço mecanico. deu mais uns dias de descanso. (fiquei mais 3 em madrid).

 

Nos dias seguintes, resolvi descansar em vez de ficar andando por pontos turisticos, fui em algumas lojas, lan houses e restaurantes.

 

No dia 7/6 sai de Madrid para Carrion de Los Condes. Aonde eu tinha parado. sai de Madrid por volta das 7am. Peguei o metro e fui tranquilo até a estação de autobuses em Av. de America. Sai as 8h para Burgos e depois as 11:30 para Carrion.

 

Cheguei por volta das 13h. A cidade estava bem mais vazia perto dos dois ultimos dias que eu fiquei. Fui para o mesmo albergue, fiz o check in e fui caminhar. Passei por uma floricultura e tive a vontade de comprar um ramo de flores. Fiquei esperando e conversando com a mãe da moça que fazia os arranjos. Em pouco tempo sai com elas.

 

Voltei ao albergue e entreguei para a freira, ela ficou bem feliz e eu também. pedi para ela colocar na imagem da Nossa Senhora.

 

Depois fiquei enrolando, fui fazer compras no mercado, almocei e ainda escrevi esse relato.

 

A ansiedade toma conta, porém dessa vez quero fazer bem devagar.

 

Os gastos em Madrid não anotei.

 

Bus 35 euros

albergue 5 euros

supermercado 6 euros

flores 10 euros

 

Fotos desses dias: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037775744812.456317.576754811&type=3

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08/06/2012 - Décimo quinto dia:

Cárrion de los Condes > Terradillos de los Templários

 

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Hoje acordei duas vezes antes das 6am. Já tinha pessoas se arrumando.

 

Arrumei minha mochila, escovei os dentes e desci para a cozinha. Fiz meu cheesburguer, tem alguns dias tenho comprado sempre 2, custa 2 euros, mais barato que comprar pão presunto e queijo e gostoso. Estava bem frio. Essa parte do Caminho é cruel, o próximo povoado só esta a 17km. A perna não estava sentido nada, porém ainda sinto um enjoo e um mau estar. Não sei o que é.

 

O Caminho foi uma reta bem longa, chegando em Calzadilla, vi que me sentia bem para caminhar até o próximo povoado que era Ledigos e estava q 6km. Nesse trecho passou um cara correndo com a mochila por mim. Cada peregrino com sua loucura, pensei.

 

Em Lédigos, resolvi seguir a rua principal, a maioria virou nas setas que apontam para um bar, dito e feito, aquele era um desvio deito pelo dono do bar. Acho que passei todos, pois até Terradillos, mais 3km, não vi ninguem, só o cara que passa correndo.

 

Em Terradillos de los templários tem um refugio logo na entrada, quis arriscar no próximo, acho que me ferrei, aqui é o mais caro de que já fiquei.

 

O tempo melhorou, o sol queima e não conheço ninguem aqui. O jantar comi sopa de feijão (feijão inteiro). Hoje conheci de vista o italiano Alfonso e a francesa Megy.

 

Estou esperando o sol se por, mas o sono esta vencendo.

 

Observações By Raffa: Só siga de Carrion se voce esta muito bem, pois o próximo povoado está a 17km. Tem uma tenda que serve desayuno logo depois da saída de Carrion. O primeiro albergue de Terradilos me pareceu muito bom, só é um pouco afastado, mas mesmo assim, eu ficaria na próxima.

 

Gastos

Supermercado 3.60 euros

Cervejas 3 euros

Jantar 9 euros

 

Detalhes da Etapa

Carrion de Los Condes a Terradillos de Los Templários - 26.6km

By manoel de brasília

Os trechos de aclives e declives são suaves e sem dificuldades. Jamais esqueça a provisão de água e lanche, pois não existem pontos de apoio. A Passagem pelo Monastério e Museu de San Zoilo na saída de Carrión de Los Condes, e os longos e retilíneos caminhos através campos desertos até Calzadilla de La Cueza são os pontos relevantes da etapa. Foram iniciados trabalhos para asfaltamento até Calzadilla de La Cueza.

Os trechos de aclives e declives são suaves e sem muita dificuldade. Na saída de Calzadilla de La Cueza existem três opções a seguir. A menor e mais cômoda são os novos andaderos ora à direita, ora à esquerda da rodovia, que levam a Sahagún. A monotonia dos longos andaderos, e a falta de bares para um lanche são os pontos relevantes da etapa.

 

 

 

Perfil da etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

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09/06/2012 - Décimo sexto dia:

Terradillos de Los Templários > El Burgo Raneiro

 

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Por mais que eu tente dormir até mais tarde, impossível. Os peregrinos começam a se ajeitar por volta das 5am. Eu iria acordar as 6h, porém 5:40 já estava de pé. Mesma arrumação e movimentação diária. Ainda peguei um café na máquina e tinha um pacotinho de pistache abandonado, peguei para mim. Caiu bem de desayuno.

 

O Camino segue por plantações e paralela a estrada. Hoje foi praticamente um passeio no parque. Minha intenção era andar 24km até Bercianos, mas a perna não estava doendo e resolvi andar mais 8km até EL Burgo Raneiro. Sai as 7:20 e cheguei por volta das 13:30.

 

Ainda parei em Bercianos e comi uma tortilla junto com um japones. O Albergue de El Burgo Raneiro é bem simples, mas a hospitaleira é bem simpática, não tem cozinha, só um micro ondas, o banheiro tem uma banheira e o quarto parece de hospital com as camas verdes.

 

Fui ao mercado, comprei um pão gigante, latinhas de atum e milho, foi meu almoço. Lavei roupa, tomei banho e ainda atendi uns peregrinos que chegavam ao albergue ( a dona tinha saído).

Depois ainda deu tempo de ver a Eurocopa e uma cervejinha no bar ao lado.

 

Acabou que ficou só eu e o José no quarto coletivo.

 

Observações by Raffa: El burgo Raneiro não tem nada, talvez compense parar em outro povoado. Como não levei anotação de nada, fiquei por aqui, bom que foi tranquilo.

 

Detalhes da Etapa:

Terradillo de los Templários a El Burgo Raneiro - 30.8km

By Manoel de Brasília

A monotonia dos longos andaderos, e a falta de bares para um lanche são os pontos relevantes da etapa.

Na saída de Sahagún cruzar ponte sobre rio Cea, e seguir por andadero (4 kms) ao lado da estrada. Ao término do andadero muita atenção. Cruzar estrada na altura do viaduto que vai a Calzada Del Coto, uma variante do caminho. Ficar atento a um marco branco com a Cruz do peregrino no local que inicia o andadero de El Burgo Ranero. Os trechos de aclives e declives são suaves e sem muita dificuldade. A monotonia de longos andaderos sem nenhuma sombra e as árvores plantadas de 9 em 9 metros ao longo do caminho que por enquanto não proporcionam áreas sombreadas são os pontos relevantes da etapa. Possui também muitas áreas de descanso ao longo do caminho.

 

 

Perfil da Etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037794934812.456319.576754811&type=3

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10/06/2012 - Décimo Sétimo dia:

El Burgo Raneiro > Leon

 

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Hoje acordei tranquilo, só estávamos eu e o José no quarto que eram para 9 pessoas. Rolou de acender a luz do quarto, um luxo no Camino.

 

Sai estava bem frio, não tinha tomado nada. Muitos poucos peregrinos, caminho fácil, paralela a estrada.

 

Parei em um povoado para fazer o desayuno. Conheci um japones. O legal que você acaba conversando meio inglês, meio espanhol e meio sei lá o que e todos se entendem.

 

Durante o Caminho avistei o Alfonso e a Megy, começou a garoar, parei para por a capa na mochila. A chuva não durou muito.

 

Depois de Arcahueja, o vento deu o super ar da graça, uma ventania como nunca tinha visto. Eu parecia um bebado andando na madrugada. Tambem aumentou o desgaste físico para a subida que vinha a frente.

 

Em um povoado chamado Valdefresno, parei e fiz um lanche. Foi ai que começou surgir peregrinos. Depois de comer, a energia se renova e segui rumo a Leon. Sol e Vento.

 

Em Leon escolhi o albergue da juventude, de fora parece feio, mas por dentro bem organizado, porém os peregrinos não ficam ali, é mais para turistas. Esse dia comecei a amizade com Alfonso, José e Megy. Almoçamos juntos e ainda assistimos o jogo EspanhaxItalia 1x1.

 

Depois passeamos pela cidade, a Megy já morou em Leon e fomos dormir já era tarde.

 

Gastos

Albergue 5 euros

Almoço + Cerva 10 euros

Jantar 8 euros

Desayuno 4 euros

Cafe 1 euro

 

Observações By Raffa: Leon é muito bonita. O albergue que ficamos é muito bom, porém recomendo ficar no Monastério, é próximo a plaza e tem muito mais espirito peregrino que o da juventude.

 

Detalhes da Etapa

El Burgo Raneiro a Leon - 40.4km

By Manoel de Brasília

Na saída de de El Burgo Ranero retornamos ao andadero das árvores de 9 em 9 metros. Os trechos de aclives de declives não apresentam grandes dificuldades. A monotonia dos andaderos com pouca sombra, e os caminhos retilíneos solitários são os pontos relevantes da etapa.

Os trechos de aclives são médios com destaque para o Alto Del Portillo na entrada da cidade de León. A etapa não apresenta declives importantes. O convívio do peregrino com o tráfego da movimentada estrada N-601, e a passagem do caminho no centro da cidade de León são os pontos relevantes da etapa. Preste atenção a sinalização na rotatória de entrada em León. Uma ponte azul cruza a autovia e leva o peregrino para o lado esquerdo da rodovia evitando o longo desvio para quem segue à direita.

 

Perfil da Etapa: http://images.raffasp.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/T-RnnAooCyAAAEqO5t41/Etapas%20caminho%20frances.pdf?key=raffasp:journal:53&nmid=580767816

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037815759812.456325.576754811&type=3

Editado por Visitante
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