Ir para conteúdo

Ilha de Superaguí


rodrigoschemes

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O trecho de Mata Atlântica localizado entre os Estados do Paraná e de São Paulo é uma das regiões de onde a riqueza biológica encanta pesquisadores e turistas. O Parque Nacional do Superagüí, localizado no município de Guaraqueçaba, é tido como um dos ecossistemas costeiros mais importantes do país,servindo como criadouro natural de aves, moluscos e peixes.

 

É formado pelas ilhas das Peças e do Superagüi, constituídas de formações costeiras arenosas, forradas por mata atlântica, restingas e manguezais. Está integrado ao complexo biológico formado pelas cidades paulistas de Cananéia e Iguape e a paranaense Paranaguá, região conhecida como Lagamar.

 

O Parque foi criado em 1989 atendendo ao pedido de grupos ambientalistas, que desejavam preservar os recursos naturais de ecossistemas costeiros. No caso do Parque Nacional do Superagüí, seus recursos são base de sustento de várias comunidades de pescadores, que vivem dentro e nos seus entornos.

 

Entre as aves destacam-se algumas espécies ameaçadas de extinção, como o aracuã, a saracura e o papagaio chauá, o colhereiro, o tiê-sangue e os tangarás. Os mamíferos são representados pelas pacas, veados, cutias, bugios, jaguatiricas e onça-parda. O mico-leão-da-cara-preta, descoberto na região em meados da década de 90, é uma espécie típica da região. Também podem ser encontrados animais peçonhentos como cobra coral e jararacas.

 

A vegetação do Parque é caracterizada por formações típicas da Mata Atlântica. Há duas espécies de manguezais (mangue-vermelho e mangue-branco), além de uma grande diversidade de espécies de orquídeas. Entre as árvores de maior porte estão as maçarandubas e figueiras.

 

Atrações

A maior atração do Parque Nacional do Superagüí é a Praia Deserta, com 38 Km de areias claras, que podem ser apreciadas em caminhadas a pé. Ao entardecer, aproveite para apreciar a revoada dos papagaios-da-cara-roxa, na Ilha do Pinheiro.

 

 

Golfinhos são outros dos animais que sempre visitam a região. A melhor maneira de observá-los é contornando a ilha de caiaque ou canoa.

 

Localização e acesso

O Parque fica no município de Guaraqueçaba (PR). O acesso é feito pela rodovia BR-227, a partir de Curitiba, até o município de Antonina. Depois se segue pelas PR-440 e PR-405 até a cidade de Guaraqueçaba, percorrendo-se um total de 180 Km. A partir de Guaraqueçaba o acesso à unidade só pode ser realizado através de embarcações. Outra opção é seguir pela BR-227 até o município de Paranaguá e de lá por via marítima até o Parque.

 

Outras Informações

Área: 21.400 ha

Temperatura média anual : Entre 23 e 25 graus

Mais informações : F: (41) 3482-1262

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Fala Dore, onde vc quer chegar andando até Cananéia ou Marujá?

 

Para um fds é bem puxado chegar até Cananéia devido a distancia, não sei se vc vai andar os 38km do Superagui, mas na Ilha do Cardoso, vc vai andar uns 16km da ponta até Marujá e depois mais uns 16 km de Marujá até o Pereque q fica próximo à Cananeia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Estou planejando uma cicloviagem de guaraqueçaba a Cananéia passando pela ilha de Superagui e Ilha do cardoso. Mas preciso de ajuda:

Existem barcos para fazer todas as travessias?

Superagui -> Ilha do Cardoso

Ilha do Cardoso -> Cananéia?

Nestas ilhas existem estradas ou na própria areia existem regiões firmes o bastante para pedalar?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí cara.. dá pra fazer um cicloturismo sim. Só que na Ilha do Cardoso é melhor vc pegar barco desde Marujá p/ Cananéia, ir até Pereque com a bike deve ser muito complicado.

 

Sobre a areia é bem dura, muito boa pra pedalar, inclusive eu e minha namorada pedalamos do Marujá até a divisa com Superagui e tinha uns pescadores p/ atravessar, mas era Carnaval.. não sei como fica em outras épocas do ano mas é provável que sempre tenha alguém por lá pois tem uma comunidade de pescadores no local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

É a primeira vez que tô indo...

Então infos básicas...

Tem camping? 4 reais mesmo?

Dá pra fazer altas trilhas a pé?

É bom levar uma mala pra guardar o lixo? fiquei sabendo que lá não tem coleta... aí era bom pra voltar com tudo de lixo numa mala mesmo...

Autorização não precisa mesmo?

Quanto tá a passagem de barco de paranagua até lá?

No mais,

é "só" isso hehehe...

Valeu pela atenção ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Ilha de Superaguí

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...