Ir para conteúdo

Tanzânia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Marcela, obrigado por me responder.

 

Estarei em Nairobi no mês de julho. Minha ídeia ínicial era de lá fazer o Masai Mara, retornar a Nairobi e seguir para Zanzibar pela low cost fly540.

Mas estive lendo que é mais seguro fazer safari na Tanzania, e que Sarengeti apesar de similar, seria melhor que o Masai Mara.

 

Dessa forma pretendo pegar um shuttle de Nairobi até Arusha, e lá encontrar uma empresa para realizar o safari. Depois do safari, seguir para Zanzibar.

 

Eu quero conhecer o Serengeti National park e Ngorongoro crater. Pensei em gastar dois dias e uma noite, mas pelo que vi não é possível pois Serengeti é mais afastado e então só havarão tours de 3 dias no mínimo para este passeio.

 

Todos são muito caros. Eu anotei mais de 40 indicações de empreasas em diversos foruns pela internet que fazem os safaris partindo de Arusha, mas acredito que escolhendo pelo valor o barato pode sair caro.

 

Com isso, tenho algumas dúvidas.

 

1) Com qual empresa você fez o seu safari, e quanto pagou? Vale mesmo a pena pagar tanto pelos safaris? Você viu algum trecho dispensavel do passeio?

 

2) As malas ficam na agência, ou vão com você no safari?

 

3) Será que realmente não existe um passeio de uma noite e dois dias para Seregeti e Ngorongoro apenas? Além do tempo, acredito que seria mais em conta. Como disse acima, parece que não há essa passeio em apenas 2 dias.

 

4) Li relatos de que Arusha não é uma cidade tão segura. Como foi sua estadia la?

 

5) Você também sabe me dizer se existe tour para o kilimanjaro apenas até o pé do vulcão? Não pretendo subir, mas gostaria de ir até lá.

 

6) Já ouviu falar do Lake Natron? Sabe me dizer se há passeios para lá?

 

7) Nos safaris, é mesmo seguro passar a noite em barracas?

 

Bom, vou continuar por aqui pesquisando, no que puder me ajudar vou ser muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não fiz o Masai Mara, por isso não posso te ajudar. Mas o cenário do Amboseli é totalmente diferente do Serengeti nessa época do ano. Recomendo que faça os dois!

 

O safari que fiz no Quênia foi junto ao meu mestrado. Mas não achei nem um pouco inseguro. O parque Amboseli é lindo e muuito verde, diferente do que você vai ver na Tanzânia. No primeiro dia dormi em barracas no Game Scout Camp. Leve roupa de frio pois à noite faz um frio giganteeeesco!

 

Na Tanzânia fui nos dois: Serengeti e Ngorongoro e vale muuuito a pena ir nos dois.

De Arusha até Ngorongoro é mais ou menos 3 horas. E depois mais algumas horas para o Serengeti (não me recordo bem, pois o meu guia teve problemas com um cartão e ficamos hoooras esperando).

 

Fiquei hospedada no Lodge Mapito, que é excelente e no dia seguinte no Lodge Ikoma, um pouco pior, mas ainda assim bom!

Eu passei 2 dias e meio no Serengeti. Minha irmã, que não liga muito para animais, achou repetitivo. Para ela, 1 dia seria suficiente. Eu poderia ter ficado mais!

 

No dia seguinte acordamos bem cedinho para ir ao Ngorongoro. A cratera é maravilhosa, a vegetação é totalmente diferente do Serengeti, com algumas áreas de floresta e outras alagadas. Eu fiquei um dia e foi mais que o suficiente. Muitos guias dizem que meio dia é suficiente, caso você esteja sem tempo.

 

No dia seguinte fui ao Lake Natron. É legal ver a diferença entre a vegetação e tem também o vulcão no caminho, no qual os Masaai acreditam que o Deus deles vive nessa montanha. Fui a uma cachoeira bem gostosa de água bem quente la perto e fomos visitar uma boma ("casa" dos maasai). Acabou que eu nem cheguei a ver o lago, o que me deixou irritada com a companhia que escolhi.

 

Vou colocar aqui o meu roteiro e preço. Como eu estava na Tanzânia há muito tempo, eu tive a oportunidade de procurar as companhias e comparar preços. Do Brasil, eles cobram muuuito mais caro do que se vc fizer de la.

 

Eu fiz o meu safari pela Mabri Safari Adventures, que fica em Usa River, comunidade próxima à Arusha. Tive alguns probleminhas que foram resolvidos. Mas acredito que teria com qualquer companhia.

 

Fiquei 3 dias em Zanzibar, no hotel Tembo (excelente).

No dia 4 foi praticamente só de viagem. De Zanzibar para Dar es Salaam e depois para Arusha. Ai fiz esse caminho pelo Serengeti (3 dias), Ngorongoro (1 dia) Lake NAtron (1 dia)e no último dia fomos em uma vila chamada Mto Wa Mbu (que pode ser cortado do roteiro)(1 dia).

 

Roteiro dos Safaris:

15.07.2014 5 After breakfast, you will be picked up with your driver with lunchboxes you will drive to Serengeti NP. Game drive enroute. You will then continue to Ikoma Safari Camp.

 

16.07.2014 6 Today you will do full game drive in Serengeti NP, you will have picnic lunch. Late afternoon continue to Robanda Tented Camp for dinner and Overnight.

 

17.07.2014 7 Today it’s another full day game drive in Serengeti, and late afternoon continue to Robanda Tented Camp. Night Game drive. Robanda Safari Camp

 

18.07.2014 8 After early breakfast, you will continue to Ngorongoro Crater for game drive, later on you will drive to Endoro Lodge for dinner and overnight. Endoro Lodge

 

19.07.2014 9 After breakfast, you will drive to Lake Natron, The drive to Lake Natron takes around three hours from Mto wa Mbu (beside Lake Manyara). It is hot but with the Rift Valley rising up on your left hand side, the landscape is increasingly dramatic. You will soon focus on the scenery: looking around, the views are spectacular. Drive deeper, and green vegetation gives way to a sparse, dusty landscape. Only the occasional Maasai homestead now dots the landscape. you will do walking and visit waterfalls, you will experience Maasai way of living around Natron. Late afternoon you will drive to NSYA Lodge.

 

20.07.2014 10 After breakfast you will continue to Mto wa Mmbu village, it is a village close to Lake Manyara NP, here you will do cultural tour with our guide Emanuel, you will visit different families and see their daily lives, you will then visit Maasai families and later on for a nice African delicious lunch. Later you will drive back to Arusha and to Natron Hotel.

 

21.07.2014 10 Today you will have own activities ( Maasai Market) Natron Hotel

 

22.07.2014 11 Own Program, later on driver will bring you to the Airport. Breakfast

 

Price for 3 person $5335

 

Included:

1. All Park Fees

2. Accommodation

3. Experienced Driver guide

4. Water Bottle 1.5 ltr per day

5. Vehicle four wheel drive with open roof

 

 

 

Not Included:

1. Tip for your Driver Guide

2. Alcohol and soft drinks while in the Lodges.

 

 

Ah, esqueci de falar que fiz um safari noturno no Serengeti e foi TOP!!!

O preço que paguei foi U$5335 para 3 pessoas (acho que só não estava incluído os voos). Mas foram 11 dias, incluindo os 3 em Zanzibar e todos os outros de Safari, etc. Só que esse preço foi em 2014. Mas foi muuuito mais barato do que o que o pessoal normalmente pagava.

 

Um passeio que eu suuuuuuper recomendo e que só descobri que existia pois "morei" em Usa River por 1 mês foi pro Moji Chemka, uma piscina natural de água quente, no meio do nada!!!! É simplesmente maravilhoso!

 

Também fui ao Kilimanjaro. Primeiro em uma cachoeira (congelante, não vale a pena), depois visitamos a tribo Wachagga, em Marangu. É legal para ver a diferença de cultura entre os Wachagga e Maasai.

 

Então, respondendo suas perguntas:

 

1 - Fiz o safari com a Mabri e cooooom certeza vale a pena pagar mto pelos safaris. É uma experiência única. Sobre os trechos dispensáveis, acho que já falei, né?

 

2- Vale a pena fazer uma mala pequena. Eu levei um mochilão, e ela ia sempre conosco nos safaris.

 

3- Eu acho que você consegue sim fazer Serengeti em 1 dia e meio e Ngorongoro em meio dia. O meu passeio eu fiz da forma que eu quis. Eu escolhi cada detalhe, inclusive onde eu queria passar, atividades que queria fazer, etc. É você que vai fazer o seu roteiro.

 

4- Eu morei 1 mês em Usa River, uma cidadezinha perto de Arusha e fui algumas vezes para Arusha. Não é a mais segura do mundo, mas também não me senti insegura não. Aconselho a não ficar passeando ao entardecer e à noite. Mas eu peguei um taxi em Usa River e fui a uma festa em Arusha, que super recomendo. Pode ir lá para jantar e ficar até o amanhecer. Chama Via Via. É legal, pois estrangeiros e locais se misturam. Bem interessante.

 

 

5- Existe sim o tour pro kilimanjaro, como o que eu fiz.

 

6- Eu queria muito ter ido até lá, mas acho que não é um passeio normal, e o meu guia não nos levou até o lago, mas bem perto. Fiquei chateada, mas fazer o que?

 

7- É super seguro passar a noite em barracas. Pelo menos nos que eu fiquei, me senti muito segura. Sempre tem alguns maasai com armas rondando as tendas, para caso apareça algum animal perigoso.

 

 

Acho que é isso. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu só estive na Tanzânia. Estou indo pro Quênia semana que vem , e talvez consiga conhecer o Masai Mara. Se der tempo de fazer o safari volto aqui pra te contar rs!

 

É um pouco difícil responder perguntas sobre "valer a pena" e sobre lugar melhor ou pior, isso é muito pessoal, depende muito do gosto, da experiencia, e da expectativa de cada um. Alguns aspectos dependem até da sua sorte! Mas vou tentar te ajudar, vamos lá.

O preço dos safaris varia muito mesmo, mas de um modo geral o que dita as diferenças tão discrepantes são os tipos de acomodação /conforto. Acampamento é a versão mais barata. Tented camp tem um preço intermediário. Lodges são caríssimos.

A forma mais barata é chegar em Arusha, percorrer as agências fazendo orçamento, e entrar num grupo com outras pessoas no mesmo carro. Mas pra isso vc precisa ter uma certa flexibilidade, não pode ter os dias muito contados. Fechar antecipadamente pela internet costuma sair mais caro.

O Serengeti é enooormeee! Fiquei 2 dias inteiros e ficaria mais um. Depende do seu objetivo, se quiser acompanhar a grande migração por exemplo 2 dias acho pouco. Eu vi um pedacinho e já tive que voltar. Pro Ngorongoro 1 dia achei suficiente.

 

Respondendo às perguntas:

 

1) Fiz pela Active Tanzania. Foi 700usd (em 2013) por pessoa em carro privativo (só eu e meu marido), hospedagem em tented camp (que nós achamos um luxo, super confortável), café e jantar no camping e almoço era um lunch box (normalmente vinha uma banana, um frango frito, uma samosa ou um bolinho, e um suco de caixinha). Foram 4 dias 1 no Lake Manyara, 2 no Serengeti, 1 no Ngorongoro.

Valeu cada centavo! O Serengeti é sensacional, me senti dentro da NatGeo Wild!

 

2) Levamos só 1 mochilão e 1 mochila de ataque cada um, foram com a gente o tempo todo. Mas acredito que se vc tiver uma mala que não vai usar a agência deve guardar pra vc.

 

3) Deve ter como fazer mas seria um roteiro personalizado pra vc, portanto mais caro. Eu não faria, acho que ficaria muito corrido.

 

4) Tb ouvimos dizer isso. Não sei dizer pois ficamos lá praticamente só pra dormir na primeira e na última noite. Foi tranquilo. Mas foi recomendado não sairmos sozinhos a noite. Obedecemos!

 

5) Não sei dizer.

 

6) Com certeza tem passeio pra lá. Não sei dizer detalhes, nunca pesquisei.

 

7) Sim, achei super seguro. Prepare- se para ouvir os barulhos da savana a noite toda: rugidos, relinchos, hienas, etc.

 

Bom, acho que é isso. Qq dúvida pode perguntar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal!

 

Vamos para a Tanzânia em Fevereiro 2017! Já temos tudo muito organizado mas estamos na dúvida em voar de dar/Kili pela FastJet! Lemos muitas criticas negativas relativamente a atrasos e coisas do género. alguém já voo com a FastJet?

Obrigadaaaaa!

eu nem voei ainda e já tive decepções. comprei um voo com essa fastJet de joanesburgo pra Zanzibar em novembro e eles me mandaram email ontem avisando o cancelamento do voo. e nem ai pro meu prejuízo... so disseram que iam ressarcir a grana mas nada de providenciar outro voo.

não arrisque. compre com grandes cias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde caros viajantes

Ando por aqui a organizar a minha viagem Tanzânia/Zanzibar em Dezembro deste ano,dois adultos e uma criança de 8 anos.

Li todos os comentários e não li nenhum sobre levar crianças.

O que acham,para fazer um safari de 3 dias,se se faz bem,sendo criança?

muito obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá amigos,

 

Estou indo para Zanzibar em julho, e até então me protegerei com o bom e velho repelente. Será que estou abusando da sorte?

 

Tenho receio de tomar o remédio e ter efeitos colaterais ao ponto de não aproveitar bem a viagem.

 

O que me sugerem? Como fizeram por lá?

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...