Ir para conteúdo

Bósnia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 7 meses depois...
  • Membros

Vendo que o tópico estava desatualizado, resolvi atualizá-lo.

O ponto mais importante e que merece atualização é que cidadãos brasileiros NÃO MAIS precisam de visto de ingresso para a Bósnia, desde a última visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, sua Excelência Celso Amorim esteve em visita no país balcânico, em janeiro de 2009.

Essa nova orientação vale também para Montenegro (Crna Gora).

Sendo assim, o "estresse" que havia para os peregrinos irem a Medjugorje, situada na Herzegovina já não existe mais, mesmo porque a grande maioria dos brasileiros que tinham o santuário como destino ía sem o visto, mesmo porque a embaixada mais próxima do Brasil era em Buenos Aires.

O interessante é que cidadãos bósnios ainda necessitam de visto para ingressar no Brasil.

 

Mais informações em:

http://www.vlada.cg.yu/eng/mininos/vijesti.php?akcija=vijesti&id=4326 (Lista de países isentos de visto para a Macedônia)

http://www.ambasadabrazila.org.yu/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=10&Itemid=64&lang=SR (embaixada do Brasil em Belgrado)

http://www.mfa.gov.ba/ (Ministérios das Relações Exteriores da Bósnia, clicar em visas)

 

срећан пут!!!

(boa viagem)

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
  • 4 meses depois...
  • Membros

20091010142405.jpg

Nao sei se ajuda, mas estou aqui na Bosnia, em Zenica ha 2 meses e nao eh preciso visto nem carta para vir para ca. Qualquer pessoa pode ficar aqui por ate 3 meses sem necessidade de visto, mas eh necessario comparecer ao departamento de estrangeiros para se registrar. Eh um pais incrivel e esta cidade aonde vivo eh linda. Temos aqui mais 10 brasileiros. Eh muito, muito simples. Ameeeeiiii !!!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Colaboradores

Fala galera....

estive na bosnia ano passado, fiquei 40 dias lá e posso dizer a voces com toda a certeza que nos brasileiros NAO PRECISAMOS DE VISTO.

Fiz um estagio em banjaluka e ja tinha ficado sabendo que la nao precisava mas nao conseguia achar em lugar nenhum alguma coisa que me confirmasse, foi quando eu entrei em contato com a embaixada da bosnia nos EUA e o proprio embaixador me mandou um email confirmando. Se quiserem eu mando o endereço de email e a resposta do embaixador. Cheguei em sarajevu, olharam meu passaporte e entrei sem stress. Durante a minha estadia ainda viajei para a croacia e na volta de novo nao tive problemas para entrar. O que acontece é que este é um acordo diplomatico entre os dois paises bem recente, desde dezembro de 2009, entao pouca gente ainda sabe, mas ao entrar eles olham os paises que nao precisam de visto e liberam na hora. Uma outra coisa que gera confusao é que para os cidadaos bosnios precisa de visto para entrar no brasil, isso é devido a um acordo unilateral. mas fiquem tranquilos galera. O país é lindo, seguro, só nao tem tanta infraestrutura turistica, mas vale a pena.

Quem precisar de dicas e contatos falem comigo, pois rodei o pais inteiro e conheç muitas pessoas la que podem dar qualquer suporte.

abraço

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

20100823211455.JPG

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros

Estou indo mês que vem pro leste europeu e tava pensando em incluir Sarajevo no roteiro. É tranquilo descer via Split-Dubrovnik e pegar um busão pra Sarajevo ou recomendam uma volta pra Zagreb pra pegar um voo ou estradas principais?

 

Outra coisa que eu não vi em guia nenhum é pra saber sobre a guerra, se eles mantém algum memorial, se não acham essa uma questão tabu, etc. Longe de ser fã de guerras, mas acho que elas geram histórias geniais e/ou assutadoras. Sou fã do Joe Sacco e acho que os dois dos melhores livros que o cara escreveu são justamente sobre as pessoas envolvidas nesse conflito, Gorazde e Uma História de Sarajevo. Tenho muita curiosidade pra conhecer esses lugares por já conhecer as histórias que se passaram nele.

 

Aí pergunto também se é tranquilo ir pra Gorazde, se dá pra arranjar um guia confiável viagem, enfim ,se eu não estou tendo uma idéia de jerico em querer fazer isso. Porque a hora de me avisarem pra não ir é essa, se ninguém souber eu vou e conto como acabou sendo, hehe

 

Abraços e obrigado por qualquer ajuda.

Link para o comentário
  • Membros

Deixando um pouco de informação útil no tópico, encontrei o site de uma agência de turismo Centrolines que vende passagem de diversas empresas de ônibus que vão ou vem para Bósnia. O site está escrito todo em Sérvio Croata, então vcs provavelmente iam apanhar bastante até chegar nessa página de viagens internacionais

http://www.centrolines.ba/loc/template.wbsp?wbf_p_id=2

 

e nessa pra viagens dentro da Bósnia:

http://www.centrolines.ba/loc/template.wbsp?wbf_p_id=4&tl=federalne

 

em caso de dúvidas botar o trecho no tradutor on-line sérvio-português e seja o que deus quiser:

http://translate.google.com.br/#sr|pt|

 

Aviões são consideravelmente caros com exceção da ponte aérea com Zagreb. Para voar para Sarajevo paga-se quase o mesmo preço na passagem só de ida que para ida-volta.

 

Com essas rotas deu pra eu pular de vez Zagreb, vou pra Split, Hvar e Dubrovinik, de lá para Sarajevo e mais algum lugar que eu improvisar na hora. Vai ser massa, galera! :D

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

E ae cara,

é o seguinte, voltei agora há pouco do leste europeu, e viajar pela Bósnia é mt tranquilo. Transportes é mt fácil de conseguir, e tu consegue as informações que precisar no hostel que estiver. Por falar nisso, fiquei em um mt bom que chama Residence Hostel. Donos simpáticos,super bem localizado, preço bom, com café da manhã. o site é www.residencerooms.ba .

se quiser mais alguma informação é só falar.

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros

Prezada Prezados Cinthia e Rafael

 

Como vão ? Tudo bem ?

Por favor, pretendo ir para Zenica, atraves do aeroporto de Sarajevo. Essa

é minha primeira vez para Bosnia. Por gentileza, poderia responder algumas

dúvidas minhas.

 

1- Que dinheiro é usado aí ! Qual a cotação ! Eu levando dolar ou euro, é

aceite normalmente ou é proibido, como no Brasil !

2- Cartoes de credito são aceites normalmente !

3- Quanto custa o trajeto do aeroporto de sarajevo ate Zenica !

4- Você teve que aprender o croata para se comunicar ou tem outra lingua

que o pessoal dai fala !

5- Existe transporte publico ! Quanto custa ! Taxi é barato ou caro !

6- O visto para brasileiro já é dado no aeroporto !

 

Por enquanto são essas perguntas e peço humildimente que responda. Grato.

Hassan Taha - e-mail h.a.hat@hotmail.com

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...