Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Altitude para fogareiro Náutika Apolo.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pessoal, em muitos lugares vejo falando que um fogareiro a gás não é confiável em grandes altitudes, mas alguém sabe falar uma altura limite de confiança para um Apolo da Náutika?

Tenho um apolo e pouca experiência.

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros
Pessoal, em muitos lugares vejo falando que um fogareiro a gás não é confiável em grandes altitudes, mas alguém sabe falar uma altura limite de confiança para um Apolo da Náutika?

Tenho um apolo e pouca experiência.

Meio atrasado, mas... haha

Pedro, quanto a ser um fogareiro de determinada marca não é o principal, mas sim o tipo de combustível utilizado. Eu tenho um Apolo também, é um excelente fogareiro. Mas como os demais fogareiros a gás, em altitudes acima de 6.000m eles costumam falhar pela baixa oxigenação (em geral, gás em temperaturas abaixo dos -20° também não consegue manter a intensidade do fogo).

Mas qual é a tua idéia de utilização? Pretendia fazer montanhismo mesmo? Imagino que a não ser que pretendas subir o Aconcágua ou alguma outra montanha de respeito, o fogareiro deve servir.

Postado
  • Membros

Nao tem nada haver com a altitude...

Nao e a diminuicao de comburente (oxigenio) que provoca a menor eficacia de fogareiros a gás se fosse nao importaria o combustivel todos seriam de má qualidade.

O que ocorre e que todos os fogareiros usuais aramezenam o combustivel em forma LIQUIDA mas queimam GAS sejam os fogareiros a gas liquefeito como o nautika, a espiriteira a alcool, sejam os multi fuel com benzina, querosene, diesele outros...

A diferença esta na forma que o liquido e transformado em gas, na espiriteira e nos multifuel a transformacao e ATIVA eles usam o calor da combustao inicial para ferver o liquido, transforma-lo em gas e pressurizar ele; nos fogareiros de gas liquefeito isto depende da ebulicao PASSIVA do combustivel.

Quando um liquido entra em embulicao ele absorve calor e a reação via de regra e homeotermica ou seja se da na mesma temperatura. Assim quanto menor a temperatura de ebulicao do gas mais ele consegue absorver o calor do ambiente e mais eficaz e a reação. Quando a temperatura de ebulicao do gas e alta ela pode se igualar a temperatura ambiente e nao gerar volume da gas suficiente para uma queima adequada.

O problema fica em qual gas e usado, temo tres opcoes do melhor para o pior propano, isobutano e butano.

O propano e o melhor por ter a temperatura de ebulicao em menos 42 graus, ou seja na pratica e quase impossivel estar usando o fogareiro a esta temperatura ou proxima.

O isobutano se torna a segunda melhor opção com temperatura de ebulição de menos 11 graus, porem ele ja sofre muito quando usado em temperaturas abaixo de 5 graus positivos perdendo a eficacia e perdendo muito mais quando abaixo de 0 graus.

O butano e o pior com ebulição de menos meio grau, ele ja perde eficacia com 15 graus...

Quando a temperatura e muito baixa existem dois tipos de forma de compensar isso:

uso de preaquecedores como os do multifuel assim ele aquece com a propria chama o gas e melhora o rendimento, esse e um otimo exemplo:

http://www.trailspace.com/gear/primus/gravity-mf/

Outra estrategia e usar calor residual, o calor da chama e panela refletem diretamente para o bujao fazendo com que melhore a ebulicao, a MSR e a Jetboil usam o sistema.

http://www.casadepedra.com.br/prod/2326/fogareiro-jetboil-zip.aspx

Independente do sistema os bujões com propano serão melhores que o de isobutano e estes melhores que de butano.

Uma forma de contornar isso e o uso de misturas de gases como os cartuchos Tekgas que antes usavam 30 propano e 70% de isobutano, hoje pioraram com 25% e 75%.

Na pratica qualquer mistura com mais de 50% de butano fica muito ruim abaixo de 15 graus, chama fraca demorando muito para ferver mesmo pequenas quantidades de agua. Ja as misturas de isobutano e propano servem em qualquer lugar do brasil e podem sofrer em temperaturas menores caso não usem calor residual ou preaquecedores...

Eu acho que o ganho nos fogareiros de maior eficacia vale muito a pena... Meu jetboil ferve em 2 minutos e 15 segundos 800ml de água a zero graus... Para quem ta na montanha morrendo de fome querendo comer algo quente e descansar isso e inestimável...

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Muito boa a explicação do amigo Bullseye...

não tenho esse conhecimento técnico todo que o amigo comentou, mas tenho a experiência pratica de montanha.

Sou morador do sul o Brasil, e escalador de Alta Montanha, portanto já utilizei fogareiros dos dois tipos em situações de temperatura semelhante em altitudes diferentes.

E como o amigo comentou, a temperatura ambiente é o que mais influencia no desempenho desses equipamentos. Mas a altitude também afeta os dois tipos, porém os de combustível liquido tem menor perda de desempenho, sem duvida.

a 5000m

com +- 0ºC

ferver 1l agua

Multi fuel com gasolina = +- 7 min

Fogareiro cartucho Tekgas= +- 18 min

Rendimento:

Cartucho tekgas= +- 5 miojos

800ml de gasolina= ja cozinhei por 5 dias

2 cafés por dia (2l)

3 refeições diárias, variando entre sopas não industrializadas, arroz comun e integral, macarrão comun, legumes etc...

tempo aproximado por preparo de refeição 30 min

Assim dá pra ter uma base, do custo beneficio....

Abração

Postado
  • Membros

Renato mas que tipo de fogareiro usou com o gás? Eu uso meu jetboil e meu dragon fly sem grandes diferenças ate 3900mts e sao similares obviamente o dragon fly com benzina e o mais quente sempre mas a diferenca não e significante para ferver 600ml de água. O Dragon usei a quase 5000 mas o jetboil não subi tanto.

O modo de queima do gás altera muito a eficácia.

Postado
  • Membros

Olá, o Pedro havia perguntado sobre o Fogareiro APOLO DA NAUTYKA, eu tenho um Msr-pocketrocket Ultralight, a gás.

Em uma escalada na Cordilheira Real Bo encontrei um escoteiro de SC que estava acampando perto dos glaciares a +- 4.100m, e ele acabou subindo conosco até o Campo Alto Rocca do Potossy, a 5.130m de altitude, ele estava usando um fogareiro creio que um Guepardo, com cartucho Tekgas Nautika que é o utilizado nos Apolo.

Em 4000 ele cozinhou tranquilo, mas a 5130 não teve o mesmo sucesso. demorou mais de 15 min pra começar dar sinal de ebulição em 1l de agua. Desistimos e acabamos preparando toda comida em meu Booster, funcionando com gasolina boliviana.

Eu sempre carrego meu MSR pocketrocket para montanha, mas como um Backup do Booster, pois seu desempenho é bem inferior em grande altitude. neste dia liguei o MSR só por curiosidade e percebi que perde muito para o fogareiro a gasolina.

Você mencionou o Jetboil, que imagino seja bem melhor que um Apolo ou mesmo o MSR a gás.

pois o fabricante da Jetboil afirma que este aproveita cerca de 75% da energia do combustível contra menos de 45% nos fogareiros a gás comuns.

então imagino que seja bom mesmo na altitude...eu particularmente não tenho experiência com o Jetboil, o que vejo sempre em alta montanha é o pessoal usando MSR de modelos variados funcionando com benzina.

comparando:

JETBOIL: +- R$ 550,00

NAUTIKA APOLO: +- R$ 90,00

Voltando a pergunta original do Pedro:

CREIO QUE 4.000 m de altitude seria o máximo para o NAUTYKA APOLO com eficiência.

Espero ter ajudado

Um Grande Abraço a todos!!!

Postado
  • Membros

Isso q eu imavinei. Os fogareiros a gas sem uso do calor residual ou de pré aquecedor perdem muita eficiência com frio e altitude. Mas a altitude influencia menos q a temperatura. Lembra quantos graus fzia?

Postado
  • Membros

Na real a gente cozinhou só dentro dos abrigos, qua são umas casinhas. A temperatura tanto no abrigo de 4000 como no de 5130 ficava oscilando em torno de 1 e 5ºC (medidos com o termômetro/altímetro fora do pulso).

o multifuel se saiu bem a 5000, mas o APOLO se passasse alguém rápido perto ele apagava até ...

é isso ai... Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.