Ir para conteúdo

Altitude para fogareiro Náutika Apolo.


Posts Recomendados

  • 8 meses depois...
  • Membros
Pessoal, em muitos lugares vejo falando que um fogareiro a gás não é confiável em grandes altitudes, mas alguém sabe falar uma altura limite de confiança para um Apolo da Náutika?

Tenho um apolo e pouca experiência.

 

Meio atrasado, mas... haha

 

Pedro, quanto a ser um fogareiro de determinada marca não é o principal, mas sim o tipo de combustível utilizado. Eu tenho um Apolo também, é um excelente fogareiro. Mas como os demais fogareiros a gás, em altitudes acima de 6.000m eles costumam falhar pela baixa oxigenação (em geral, gás em temperaturas abaixo dos -20° também não consegue manter a intensidade do fogo).

Mas qual é a tua idéia de utilização? Pretendia fazer montanhismo mesmo? Imagino que a não ser que pretendas subir o Aconcágua ou alguma outra montanha de respeito, o fogareiro deve servir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nao tem nada haver com a altitude...

 

Nao e a diminuicao de comburente (oxigenio) que provoca a menor eficacia de fogareiros a gás se fosse nao importaria o combustivel todos seriam de má qualidade.

 

O que ocorre e que todos os fogareiros usuais aramezenam o combustivel em forma LIQUIDA mas queimam GAS sejam os fogareiros a gas liquefeito como o nautika, a espiriteira a alcool, sejam os multi fuel com benzina, querosene, diesele outros...

 

A diferença esta na forma que o liquido e transformado em gas, na espiriteira e nos multifuel a transformacao e ATIVA eles usam o calor da combustao inicial para ferver o liquido, transforma-lo em gas e pressurizar ele; nos fogareiros de gas liquefeito isto depende da ebulicao PASSIVA do combustivel.

 

Quando um liquido entra em embulicao ele absorve calor e a reação via de regra e homeotermica ou seja se da na mesma temperatura. Assim quanto menor a temperatura de ebulicao do gas mais ele consegue absorver o calor do ambiente e mais eficaz e a reação. Quando a temperatura de ebulicao do gas e alta ela pode se igualar a temperatura ambiente e nao gerar volume da gas suficiente para uma queima adequada.

 

O problema fica em qual gas e usado, temo tres opcoes do melhor para o pior propano, isobutano e butano.

 

O propano e o melhor por ter a temperatura de ebulicao em menos 42 graus, ou seja na pratica e quase impossivel estar usando o fogareiro a esta temperatura ou proxima.

 

O isobutano se torna a segunda melhor opção com temperatura de ebulição de menos 11 graus, porem ele ja sofre muito quando usado em temperaturas abaixo de 5 graus positivos perdendo a eficacia e perdendo muito mais quando abaixo de 0 graus.

 

O butano e o pior com ebulição de menos meio grau, ele ja perde eficacia com 15 graus...

 

Quando a temperatura e muito baixa existem dois tipos de forma de compensar isso:

 

uso de preaquecedores como os do multifuel assim ele aquece com a propria chama o gas e melhora o rendimento, esse e um otimo exemplo:

http://www.trailspace.com/gear/primus/gravity-mf/

 

Outra estrategia e usar calor residual, o calor da chama e panela refletem diretamente para o bujao fazendo com que melhore a ebulicao, a MSR e a Jetboil usam o sistema.

 

http://www.casadepedra.com.br/prod/2326/fogareiro-jetboil-zip.aspx

 

Independente do sistema os bujões com propano serão melhores que o de isobutano e estes melhores que de butano.

 

Uma forma de contornar isso e o uso de misturas de gases como os cartuchos Tekgas que antes usavam 30 propano e 70% de isobutano, hoje pioraram com 25% e 75%.

 

Na pratica qualquer mistura com mais de 50% de butano fica muito ruim abaixo de 15 graus, chama fraca demorando muito para ferver mesmo pequenas quantidades de agua. Ja as misturas de isobutano e propano servem em qualquer lugar do brasil e podem sofrer em temperaturas menores caso não usem calor residual ou preaquecedores...

 

Eu acho que o ganho nos fogareiros de maior eficacia vale muito a pena... Meu jetboil ferve em 2 minutos e 15 segundos 800ml de água a zero graus... Para quem ta na montanha morrendo de fome querendo comer algo quente e descansar isso e inestimável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Muito boa a explicação do amigo Bullseye...

 

não tenho esse conhecimento técnico todo que o amigo comentou, mas tenho a experiência pratica de montanha.

 

Sou morador do sul o Brasil, e escalador de Alta Montanha, portanto já utilizei fogareiros dos dois tipos em situações de temperatura semelhante em altitudes diferentes.

 

E como o amigo comentou, a temperatura ambiente é o que mais influencia no desempenho desses equipamentos. Mas a altitude também afeta os dois tipos, porém os de combustível liquido tem menor perda de desempenho, sem duvida.

 

a 5000m

com +- 0ºC

ferver 1l agua

 

Multi fuel com gasolina = +- 7 min

Fogareiro cartucho Tekgas= +- 18 min

 

Rendimento:

 

Cartucho tekgas= +- 5 miojos

 

800ml de gasolina= ja cozinhei por 5 dias

 

2 cafés por dia (2l)

3 refeições diárias, variando entre sopas não industrializadas, arroz comun e integral, macarrão comun, legumes etc...

tempo aproximado por preparo de refeição 30 min

 

Assim dá pra ter uma base, do custo beneficio....

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato mas que tipo de fogareiro usou com o gás? Eu uso meu jetboil e meu dragon fly sem grandes diferenças ate 3900mts e sao similares obviamente o dragon fly com benzina e o mais quente sempre mas a diferenca não e significante para ferver 600ml de água. O Dragon usei a quase 5000 mas o jetboil não subi tanto.

 

O modo de queima do gás altera muito a eficácia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, o Pedro havia perguntado sobre o Fogareiro APOLO DA NAUTYKA, eu tenho um Msr-pocketrocket Ultralight, a gás.

Em uma escalada na Cordilheira Real Bo encontrei um escoteiro de SC que estava acampando perto dos glaciares a +- 4.100m, e ele acabou subindo conosco até o Campo Alto Rocca do Potossy, a 5.130m de altitude, ele estava usando um fogareiro creio que um Guepardo, com cartucho Tekgas Nautika que é o utilizado nos Apolo.

 

Em 4000 ele cozinhou tranquilo, mas a 5130 não teve o mesmo sucesso. demorou mais de 15 min pra começar dar sinal de ebulição em 1l de agua. Desistimos e acabamos preparando toda comida em meu Booster, funcionando com gasolina boliviana.

 

Eu sempre carrego meu MSR pocketrocket para montanha, mas como um Backup do Booster, pois seu desempenho é bem inferior em grande altitude. neste dia liguei o MSR só por curiosidade e percebi que perde muito para o fogareiro a gasolina.

 

Você mencionou o Jetboil, que imagino seja bem melhor que um Apolo ou mesmo o MSR a gás.

 

pois o fabricante da Jetboil afirma que este aproveita cerca de 75% da energia do combustível contra menos de 45% nos fogareiros a gás comuns.

 

então imagino que seja bom mesmo na altitude...eu particularmente não tenho experiência com o Jetboil, o que vejo sempre em alta montanha é o pessoal usando MSR de modelos variados funcionando com benzina.

 

comparando:

JETBOIL: +- R$ 550,00

NAUTIKA APOLO: +- R$ 90,00

 

Voltando a pergunta original do Pedro:

 

CREIO QUE 4.000 m de altitude seria o máximo para o NAUTYKA APOLO com eficiência.

 

Espero ter ajudado

Um Grande Abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na real a gente cozinhou só dentro dos abrigos, qua são umas casinhas. A temperatura tanto no abrigo de 4000 como no de 5130 ficava oscilando em torno de 1 e 5ºC (medidos com o termômetro/altímetro fora do pulso).

 

o multifuel se saiu bem a 5000, mas o APOLO se passasse alguém rápido perto ele apagava até ...

 

é isso ai... Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...