Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estou montando um roteiro de viagem para mim e minha esposa. Pensei em gastar um pouco mais para dar um maior de conforto para minha esposa (talvez isso inclua pagar mais em hospedagem, alimentação, etc). Depois de planejar roteiro, estudar hospedagens e valores de passagens de voo/trem, cheguei ao valor de 16mil toda a brincadeira... Fiquei satisfeito com o custo/bemeficio que estudei :)

Pretendo passar 26 dias viajando pela Europa e montei o roteiro abaixo. Gostaria de saber a opinião de vocês.

 

Uma coisa que me deixou meio apreensivo seria quantos dias passar em cada lugar sem virar correria. Como sou marinheiro de primeira viagem não sei absolutamente nada sobre os transtornos de transporte, locomoção entre os países que pretendo visitar. Procurei tentar ganhar com voos logo de manhanzinha para ter o restante do dia livre na cidade em que chegar...

Bom, pode parecer um pouco pretensioso a quantidade de lugares que pus nesse roteiro. Estou aberto a sugestões ::mmm:

 

Dia 1 - SÃO PAULO - LISBOA

Dia 2 - LISBOA (Praticamente descansando da viagem)

Dia 3 - LISBOA

Dia 4 - LISBOA - BARCELONA

Dia 5 - BARCELONA

Dia 6 - BARCELONA - ROMA

Dia 7 - ROMA

Dia 8 - ROMA (Bate-Volta Vaticano)

Dia 9 - ROMA - FLORENÇA

Dia 10 - FLORENÇA

Dia 11 - FLORENÇA - VENEZA

Dia 12 - VENEZA

Dia 13 - VENEZA - VARSÓVIA

Dia 14 - VARSÓVIA

Dia 15 - VARSÓVIA (Bate-Volta Auschwitz - Ainda não tenho ideia de como chegar lá... pesquisando...)

Dia 16 - VARSÓVIA - BERLIM

Dia 17 - BERLIM

Dia 18 - BERLIM - HAMBURGO

Dia 19 - HAMBURGO

Dia 20 - HAMBURGO - PARIS

Dia 21 - PARIS

Dia 22 - PARIS (Bate-Volta Bruges)

Dia 23 - PARIS - LONDRES

Dia 24 - LONDRES

Dia 25 - LONDRES

Dia 26 - LONDRES - LISBOA / LISBOA - SÃO PAULO

 

O que acharam?

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi,

 

como você mesmo disse não querer fazer nada correndo, será necessário escolher menos cidades. Tem lugares onde só passa um dia "aproveitável" já que o dia de ir de uma cidade a outra acaba que não é aproveitado nem na origem e nem no destino. Voo de manhã cedinho mais atrapalha que ajuda: ter que acordar muito cedo para chegar ao aeroporto apenas aumenta o cansaço e se chega quebrado no destino, acaba que a gente vai pro quarto tirar o atraso do sono em vez de aproveitar a cidade. Trocar de cidade a cada dois dias é cansativo, oneroso e resulta em uma viagem onde metade do tempo seria gasto indo para algum lugar. O ideal é gastar o seu tempo estando em algum lugar.

 

O seu tempo disponível total é razoável e pode comportar um bom roteiro. Barcelona, Londres, Paris, Berlim e Roma merecem uma visita mais demorada. Se escolhesse só três delas, já encheriam seus 26 dias. Para não correr, será melhor escolher um canto específico da Europa. Seu roteiro vai do Reino Unido à Polônia e isso é muito chão para percorrer em menos de um mês. É possível fazer isso, mas possível nem sempre é viável, pois nenhuma cidade terá a atenção adequada. Prefira escolher ir só para leste ou oeste. Ir e vir nessa direção implica em ir e vir no fuso horário, o que acaba com a qualidade do sono e os planos de pegar voo cedo e conseguir chegar disposto para conhecer alguma coisa no destino.

 

Como pensou em Auschwitz, deduzo que tem interesse na Segunda Guerra. Sendo assim, Berlim está realmente subdimensionada em seu roteiro. Lembre que, em última análise, Berlim é a síntese do conflito e até hoje sofre suas consequências. Ainda na Alemanha, Hamburgo fica quase lá na Dinamarca e representa um desvio enorme na sua rota Berlim-Paris.

 

Bate-volta em Brugges se faz de Bruxelas. De Paris não rola pois tem que fazer baldeação em Bruxelas e o tempo mínimo que se gastará nisso para ir e voltar será de cinco horas. Bate-volta de Paris é para Versailles, Giverny, cidades onde se pode ir com uma horinha de trem. Mas o tempo em Paris está bem reduzido e mal dá para conhecer por lá, só indico bate-volta se tiver mais tempo para conhecer Paris propriamente dita.

 

Faltou você falar em que época iria, isso fará toda diferença ao estabelecer o roteiro.

Link para o comentário
  • Membros

Paulo,

 

Primeiramente, muito obrigado pela resposta. É uma luz para um começo de um longo caminho de planejamento...

 

Eu pretendo ir entre 15/fev e 10/mar e meu maior medo é passar muito frio nessa época.

Sobre a WWII, vc acertou em cheio. Sou aficionado por ela e gostaria muito de conhecer Auschwitz.

 

Bom, vou tentar repensar meu roteiro para incluir menos translados. E já de cara cortar Portugal já que todos os voos que vi daqui pra lá sempre quicam em outro país antes de cair lá =(

 

Muito obrigado novamente.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Você postou na seção de roteiro dos Estados Unidos. Entre em contato com um editor (nomes em verde) para mover seu tópico para os roteiros da Europa. Lá você terá maior visibilidade e isso ajuda na organização do forum.

 

Olha cara, esse valor foi mais ou menos o que eu gastei em 28 dias de viagem com o euro bem mais baixo e pesquisando bem para economizar. Assim como você, quis dar um pouco de conforto para minha esposa (até mesmo porque era lua de mel, hehe) e só fiquei em hoteis com quartos e banheiro privativo. Você vai ter que se dedicar para manter a viagem dentro do orçamento e isso inclui refletir sobre o número de deslocamentos, que é um fator que pesa muito nos custos. Acredito que de qualquer maneira você vai fazer isso após o conselho do Paulo quanto a viagem estar corrida demais.

 

Auschwitz se faz como bate e volta a partir da Cracóvia. É Varsóvia mesmo que você quer conhecer ? Pois normalmente quando se visita apenas uma cidade na Polônia, Cracóvia costuma ser de longe a primeira opção. De qualquer modo, acho que a Polônia está muito fora de mão comparando com o resto da viagem e seria boa candidata para sair do roteiro, a menos que seja inadiável na sua opinião.

 

Acho que até 2h30 por trecho de trem ainda está razoável para uma daytrip, se a cidade visitada for pequena. No caso de Bruges, vejo muita gente fazendo o bate e volta a partir de Paris e ficando satisfeito. Mas se você mantiver Londres e Paris no roteiro, o mais indicado seria fazer Brugge como parte de um stopover. Você sai de Londres bem cedo direto para Brugge comprando o ticket com a opção "any belgium station" na Eurostar. Deixa a mala na estação. Aí pega o trem de 20h para Paris. Ou então fique logo uma noite em Brugge e na manhã seguinte você segue para Paris, embora eu ache que via de regra deslocamentos noturnos são mais eficientes para o roteiro.

 

Enfim, isso tudo considerando que você mudaria o roteiro e deixaria bem mais tempo em Paris e Londres, ou ir a Brugge ficaria inviável. Falo sobre isso num dos links da minha assinatura, dê uma olhada. Veja também o de custos.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Marcos, obrigado pela resposta.

Sobre a localização do post, se eu não estou enganado, está aberto em Página Principal ‹ Serviços ao Viajante ‹ Roteiros de Viagem ‹ Europa - Roteiros de Viagem

Mas como sou novo no fórum posso estar falando besteira =p

 

Eu segui a opinião do Paulo e mudei um pouco o roteiro. Meu principal medo agora é a questão de clima. Como é essa época (meio de fev à meio de mar) no oeste europeu?

 

Bom, segue meu novo roterio! Novamente, aberto a novas sugestões =]

 

Dia 1 - SÃO PAULO - BARCELONA

Dia 2 - BARCELONA

Dia 3 - BARCELONA

Dia 4 - BARCELONA - ROMA

Dia 5 - ROMA

Dia 6 - ROMA (Bate-Volta Vaticano)

Dia 7 - ROMA

Dia 8 - ROMA

Dia 9 - ROMA - FLORENÇA (Comprando ticket da Eurostar pelo país da Itália)

Dia 10 - FLORENÇA (bate-volta Piza)

Dia 11 - FLORENÇA - VENEZA

Dia 12 - VENEZA

Dia 13 - VENEZA (Pensando em Verona, alguma cidade perto...)

Dia 14 - VENEZA - BERLIM

Dia 15 - BERLIM

Dia 16 - BERLIM

Dia 17 - BERLIM

Dia 18 - BERLIM - BRUXELAS (Pensando seriamente em pegar trem, e eu tenho uma ideia que vai ser longe. Trajeto vale a pena?)

Dia 19 - BRUXELAS (Bate-volta Brugges)

Dia 20 - BRUXELAS - PARIS

Dia 21 - PARIS

Dia 22 - PARIS

Dia 23 - PARIS

Dia 24 - PARIS - LONDRES

Dia 25 - LONDRES

Dia 26 - LONDRES

Dia 26 - LONDRES

Dia 28 - LONDRES - SÃO PAULO

 

Acabou esticando pra 28 dias =S

Bom, aí depende do valor. Acho que a parte mais tensa vai ser a procura por hoteis. Já me falaram que Paris é faca no peito do cidadão pra hospedagem =S

 

Valeu novamente pela ajuda galera =]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Alguém já moveu o tópico para os roteiros da Europa, pois conferi duas vezes antes de avisar e estava nos Estados Unidos. Mas era só um toque, não um puxão de orelha.

 

Seu roteiro continua corrido, me parece legal só em Roma. E assim mesmo dependendo do que você quiser ver por lá.

 

Quanto ao clima, vai pegar inverno rigoroso e dias curtos.

 

Uma observação, pesquise se você não irá a Veneza justamente no carnaval. Isso significa hospedagens muito mais disputadas e caras. Outra coisa que você tem que ver é se não é a época das cheias, que de cabeça não me recordo quando é.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Achei que está apertado na Itália em Florença e Veneza. Se fizer day trip para Verona e Pisa, vai sobrar só um dia para estar nas cidades base.

 

Com relação a Berlim, já tinha opinado antes, a cidade merece mais tempo, especialmente para quem se interessa no tema da Segunda Guerra.

 

Berlim-Bruxelas de trem são umas sete horas, mas acho que a opção pelo trem vai depender do valor. Se achar preço promocional ficaria em uns €50 por pessoa. Com o preço cheio, a Deutsche Bahn está cobrando na faixa de €130, por pessoa, o que daria para comprar passagem aérea para os dois: €45 por cabeça, na Easyjet, já incluído nisso a bagagem.

 

Optando pelo trem atente para as conexões: tem opção de 2 até 6,7 baldeações. Na Alemanha é tudo cronometrado, então pode acontecer de ter baldeação com intervalo de dois minutos entre os trens. Ainda com relação a isso: trens da Alemanha, em geral não param na Estação Central de Bruxelas e vocês teriam que fazer uma baldeação urbana, trocando de trem já dentro de Bruxelas para chegar na Estação Central. Dessa baldeação não vai ter como fugir.

Link para o comentário
  • Membros

Só para reiterar os amigos... Achei o roteiro muito bom agora, mas vai ser corrido e cansativo...

Me parece um roteiro jovem de mochilão, se fosse o caso eu diria para ir sem medo, porem sendo casal e algo romantico não sei dizer.

 

O pior que ficou algo dificil de mudar, né? Eu sofreria para tirar algum desses lugares.

Uma opinião pessoal é brugges, se um dia eu for com minha mulher pela europa, vou leva-la lá... lugar muito romantico e bonito...

abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...