Ir para conteúdo

Balcãs(Macedônia/Sérvia/Montenegro/Croácia/Bósnia/Eslovênia/Albânia) out 2012. Dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Há ônibus do Marco Polo para a cidade, se não me engano é um laranja. Veja se essa informação não está no Guia de Informações de Veneza.

 

Quanto às demais perguntas, não sei ajudar. Essa região não é muito popular aqui no forum, recomendo que vocÊ abra também um tópico no Tripadvisor. Chances maiores de resposta.

Link para o comentário
  • Membros

Luciano,

 

Tô organizando uma viagem pra Macedônia também.

 

Eu acho que fica corrido Skopje e Ohrid em dois dias, mesmo pra um bate-volta, visto que a viagem de ônibus de uma pra outra demora 3 horas.

 

Eu ainda não fui lá, só tô me baseando no que estou pesquisando também.

 

Mais informações em: http://www.ohrid.com/transportation.html

 

Abs!

Link para o comentário
  • Membros

Boa noite Luciano,

 

Respostas às suas perguntas:

1- Tenho quase 100% de certezas que sim, pois há autocarros que saem de vários pontos da região para o aeroporto de Treviso e vice versa. Penso queessa informação será fácil de encontrar no google. Aconselho a não ir muito cedo para o aeroporto de Treviso pois é extremamente pequeno, parece um terminal de autocarros de uma cidade pequena. Há 6 anos quando lá estive apenas tinha uma tabacaria, nem uma loja tinha. É apenas um barracão onde se faz o check-in...

 

2- Skopje é uma cidade pequena, não há muito para ver para além da Carsija (lê-se Tcharchia) que é o antigo bazar otomano e umas praças principais. Tem pouco para ver mas bastante interessante na minha opinião. Ohrid é uma pequena cidade à beira de um lago com nome igual. Tem umas vistas excelente e é património da humanidade. Vale a pena correr para ir lá.

 

3- Belgrado é uma cidade grande mas a parte mais turística está toda concentrada num espaço relativamente pequeno. É uma cidade mais para disfrutar que para ver, não espere monumentos como se estivesse na Europa Ocidental. É uma cidade com uma vida nocturna bastante potente. Em 7 horas recomendo uma visita à fortaleza Kalamegdan, rua pedonal Knez Mihajlova e Trg (praça) Republike e Terazija. Fica tudo a seguir umas às outras. Se quiser ter uma pequena noção dos bombardeamentos da OTAN em 1999 peça a um taxista que passe pelos edificios que ainda se encontram por reconstruir que também ficam perto do centro.

 

4-Budva é no Montenegro. Recomendo alugar um carro para poder sacar mais proveito a esses 3 dias. A não perder a cidade património da Humanidade de Kotor, uma fotografia na "quase ilha" de Sveti Stefan e percorrer algumas das praias da região como Gerceg Novi, etc. O interior do país é composto por montanhas, mosteiros encravados nas suas encostas e paisagens, talvez valha a pena.

 

5-Os horários de autocarros de kotor para Dubrovnik podem ser algo dificil de encontrar na net, sobretudo porque muitas páginas são antigas e apenas têm versão em sérvio. Nada como ter paciência e usar o tradutor do google. Mas alerto para a demora da viagem (4 horas) e a redução de horários por já não estarmos no verão.

 

6- idem. mas tenho a certeza que há. também há agências de viagens ou hoteis que organizam viagens de um dia de ida e volta de dubrovnik para mostar, se bem que a si só lhe interessa a ida pelo que vejo.

 

7- sim, é bastante perto.

 

8- os comboios nesta zona da europa são bastante lentos e na minha opinião pouco fiáveis. de qualquer forma não deve haver problema. por precaução vigile sempre as suas malas e pertences de maior valor como passaporte, telemóvel, carteira, etc tenha sempre consigo.

 

9- Zagreb também se vê em apenas algumas horas, num dia não vai ter problemas para explorar a cidade e ainda relaxar numa esplanada.

 

10- infelizmente os horários do comboio de Ljubljana para Veneza foram sendo reduzidos ao longo dos últimos anos de 3 comboios diários para zero. Tem que ir de autocarro ou autocarro até Trieste e depois comboio até Veneza.

A cidade de Ljubljana é bem pequena mas o centro é muito bonito e charmoso. Sem dúvida uma agradável surpresa. Não perca a vista do castelo nem uma visita ao lago Bled, um sítio fantástico, lindíssimo a apenas uns 60 km de Ljubljana. Outro sítio a não perder é o castelo de Postojna (esqueça as grutas, são iguais em todo o lado) também bastante perto de Ljubljana mas no sentido contrário a Bled.

 

Resumindo, os Balcãs e neste caso concreto a ex-Jugoslávia é uma zona mais para disfrutar da paisagem e de pequenas coisas do que ver grandes cidades ou grandes monumentos. Apreciar as diferenças culturais, étnicas e religiosas que se encontram nesta região e às vezes num só país ou cidade não tem preço nem igual em Portugal ou no Brasil. Ouvir o chamamento de uma mesquita e ao lado uma igreja ortodoxa ou católica é algo que dificilmente pode ser feito noutro ponto da europa. Apreciar o ritmo de vida das suas gentes ainda longe da europa de massas uma sorte. Fale com as pessoas, elas gostam de falar com estrangeiros porque em muitas dessas paragens é raro alguém de fora passar por ali. Disfrute da gastronomia. Prove um burek e cevapcici por toda a região. Peça pastrmalia e uviac (lê-se uviatse) na Macedónia. Prove as cervejas típicas de cada país e a Rakia, a "cachaça" de toda a região.

 

Haveria muito mais para contar mas assim também perderia o gosto pela descoberta!

As pessoas são extremamente simpáticas e amáveis pela região e apesar de tudo o que se diz é bastante seguro (só recomendo algum cuidado no comboio).

 

Boa sorte!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Luciano,

 

Struga não tem nada para ver, é uma cidade pequeníssima. As outras cidades não visitei mas pelo tamanho e proximidade suponho que seja mais do mesmo (nada). Visitei sim o outro lado do lago, a aldeia de Trpejca que embora viesse no guia Lonely Planet não tinha muito para ver e o mosteiro ortodoxo de Sveti Naum que fica a apenas algumas centenas de metros da fronteira com a Albânia mas não cheguei a passar para o outro lado.

 

Aproveito para dizer que me enganei no ponto 4. O nome da cidade é Herceg Novi.

 

No ponto 3, sobre Belgrado esqueci-me de recomendar também uma visita à igreja Sveti Sava, um enorme templo ortodoxo. Fica perto do centro mas talvez seja melhor aproveitar a boleia do táxi após ver os edifícios bombardeados.

 

Cumprimentos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...