Ir para conteúdo

24 dias na Tailândia (com uma passadinha em Siem Reap, Camdodja) - Nov/Dez 2012


Mindo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Depois de alguns meses de planejamento, minha viagem está quase completa. Voltei a usar o mochileiros.com (não frequentava desde minha aventura pela Bolívia e Perú em 2004!). Foram muitas pesquisas, muitas mudanças de roteiro, muitas ligações pra empresas aéreas, e-mails pra o outro lado do mundo, encheção de saco dos concierges da Visa e Mastercad (uma mão na roda, se alguém quiser dicas sobre isso, dá uma olhada em http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=250&t=2418) e até "discussões acaloradas" com minha esposa. Ônus (ou bônus) de sermos viajantes independentes. rsrsrs

 

Gostaria que a turma desse uma olhada nesta versão "semi"-final do nosso roteiro. Não incluí abaixo - pois o tópico é sobre a Ásia - mas vamos ficar três dias na ida em Cappadocia (Turquia) e três dias na volta em Istanbul (Turquia). Pra dar uma quebrada nas quase 30 horas de viagem desde/para Salvador. :wink:

 

Três pontos que gostaria de chamar a atenção e que interferiram muito no meu roteiro, principalmente nos primeiros dias:

 

1) Não encontrei no Mochileiros.com ou em qualquer outro site em português informações sobre o Loy Krathong (ou Loi Krathong -> http://en.wikipedia.org/wiki/Loi_Krathong), um festival que ocorre anualmente na noite de lua cheia do 12º mês do calendário lunar Tailandes (http://en.wikipedia.org/wiki/Thai_lunar_calendar), que normalmente cai em novembro no nosso calendário ocidental. O festival começou originalmente em Sukhotai, mas hoje é celebrado em diversas cidades da Tailândia, como também em partes do Laos e da Burma. Inicialmente, iria para a Full Moon Party em Koh Phangan, mas quando descobri sobre o festival (Tripadvisor) mudei todo o meu roteiro.

 

Basicamente, o Loy Krathong é um festival onde os Tailandeses prestam homenagem à deusa das águas (como um bom baiano que sou, pra mim parece a festa de Yemanjá. rsrs). Loy significa algo como "flutuar" e Krathong é um barco feito da casca da bananeira. Neste barquinho, eles colocam velas e incenso e flutuam o barco em qualquer rio, lago, córrego, etc... Não parece mesmo a festa de Yemanjá? hehehe

 

 

2) Tampoco encontrei informações no Mochileiros.com ou em qualquer outro site em português sobre o Yee Peng (ou Yi Peng), um festival do antigo reino de Lanna (norte da Tailândia). Os festivais ocorrem mais ou menos na mesma época. Não entendi direito pois as diversas fontes diferem neste ponto, mas parece que o Yee Peng é na verdade uma semana antes do Loy Krathong. Todavia, nos últimos anos tem sido comemorado na mesma época. Devido a uma diferença entre o antigo calendário Lanna e o calendário Thai, o Yee Peng acontece na lua cheia do 2º mês do calendário Lanna ("Yi" significa segundo e "Peng" mês, na língua Lanna). Isso tudo, segundo o wikipedia. rsrs

 

O Yee Peng é um pouco diferente do Loy Krathong. Eles soltam inúmeros "balões" no ar. Uma imagem fala mais do que mil palavras, não é mesmo? Segue a imagem abaixo:

 

220px-Yi_peng_sky_lantern_festival_San_Sai_Thailand.jpg

 

3) Anualmente acontece também o "River Kwai Bridge Week" (Semana da ponte do Rio Kwai), evento que relembra a história da construção da ponte, além de proporcionar diversos shows folclóricos, pirotécnicos, áudio-visuais, etc...

 

 

A idéia incial era fazer também Laos e Vietnam, mas não gosto daquelas viagens tipo "se hoje é quinta-feira, então aqui deve ser Bangkok...". Já achei que ficou um pouco corrido tirando os dois países, mas, paciência. Serei "obrigado" a voltar à região em outro momento da minha vida. rsrs

 

Sem mais delongas, segue meu roteiro abaixo. Grato pelas críticas/sugestões.

 

01º DIA - 27-nov - SUKHOTAI - Chegada em Bangkok (BKK) às 9:45, saída para Phitsanulok de avião pelo aeroporto de Don Mueang (DMK) às 14:00 e depois busão até Sukhotai. Alguém sabe se é sussa esse transaldo de um aeroporto pro outro? Será que dá tempo tranquilamente?

 

02º DIA - 28-nov - SUKHOTAI - Dia livre em Sukohotai, visita às ruinas. Loy Krathong Festival à noite.

 

03º DIA - 29-nov - CHIANG MAI - Manhã livre em Sukhotai, busão até Chiang Mai. Se der, ainda curtimos o finalzinho do Loy Krathong por lá.

 

04º DIA - 30-nov - CHIANG MAI - Manhã livre, pensei em conhecer a fazenda de orquídeas (Sainamphung Orchid Farm). À noite, Yee Peng Lanna International Festival (http://yeepenglanna.net/)

 

05º DIA - 01-dez - CHIANG MAI - Dia livre, talvez dar um passeio de elefante.

 

06º DIA - 02-dez - CHIANG MAI - Dia livre, talvez fazer um dos famosos cursos de culinária de Chiang Mai.

 

07º DIA - 03-dez - CHIANG MAI - Dia livre, trem noturno para Ayutthaya.

 

08º DIA - 04-dez - AYUTTHAYA - Dia livre. Sugestões? Trem no final do dia para Bangkok e pernoite por lá.

 

09º DIA - 05-dez - KACHANABURI - Saída bem cedo para Kachanaburi. Festejos do River Kwai Bridge Week. Sugestões?

 

10º DIA - 06-dez - KACHANABURI - Dia livre (sugestões), retorno à noite para Bangkok. Pernoite por lá.

 

11º DIA - 07-dez - SIEM REAP - Saída bem cedo de Bangkok rumo à Aranyaprathet -> Poipet -> Siem Reap. Vamos viajar via terra e cruzar a fronteira segundo as instruções do "The Man in Seat Sixty-One" (http://www.seat61.com). Alguma informação adicional? E sobre o visto, dá pra tirar na hora? Alguém já tirou online?

 

12º DIA - 08-dez - SIEM REAP - Angkor Wat

 

13º DIA - 09-dez - SIEM REAP - Angkor Wat

 

14º DIA - 10-dez - SIEM REAP - Angkor Wat

 

A partir daqui, tá rolando uma dúvida gigantesca do que fazer. É quase certo que eliminarei Phnom Phnem do roteiro, pra dar mais tempo de curtir as ilhas ao sul da Tailândia... mas nada certo ainda. Provavelmente seria isso:

 

15º DIA - 11-dez - BANGKOK - Saída bem cedo de Siem Reap rumo à Poipet -> Aranyaprathet -> Bangkok. Vamos viajar via terra e cruzar a fronteira segundo as instruções do "The Man in Seat Sixty-One" (http://www.seat61.com)

 

16º DIA - 12-dez - BANGKOK - Dia Livre. Sugestões?

 

17º DIA - 13-dez - BANGKOK - Dia Livre. Sugestões?

 

18º DIA - 14-dez - BANGKOK - Dia Livre. Sugestões? Trem noturno + ferry até Koh Tao ou alguma outra ilha (Koh Samui, Koh Phangan ou até do outro lado, Koh Phi Phi). De novo, sugestões? rsrsrs

 

19º DIA - 15-dez - KOH TAO - Curso de Mergulho (motivo de uma das "discussões acaloradas" com minha esposa. rsrs). Koh Tao é considerada uma das mecas do mergulho mundial e um dos lugares mais baratos do mundo para tirar o PADI (tipo uma carteirinha de mergulhador...)

 

20º DIA - 16-dez - KOH TAO - Curso de Mergulho

 

21º DIA - 17-dez - KOH TAO - Curso de Mergulho

 

22º DIA - 18-dez - KOH TAO - Curso de Mergulho. Ferry + trem noturno para Bangkok.

 

23º DIA - 19-dez - BANGKOK - Dia Livre. Sugestões?

 

24º DIA - 20-dez - ISTANBUL - Vôo de Bangkok para Istanbul.

 

 

Bom pessoal, é isso. Fico grato pela paciência de quem leu tudo e mais grato ainda por quem puder dividir um pouco da sua experiência. Prometo registrar o máximo possível em fotos e relatos, principalmente sobre o Loy Krathong e Yee Peng (que parece nunca ter sido discutido por aqui).

 

Abraços,

 

Mindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, cara, tudo certo?

 

Antes de qualquer outra coisa, acho que o seu post ficou super legal, principalmente a introdução sobre os festivais. São informações que eu, pessoalmente, não conhecia e que não tinha encontrado anteriormente, não só aqui no Mochileiros como também em qualquer outro lugar no internet. Achei super interessante e passou a constar da minha lista de futuros destinos e atrações!

 

Em relação ao seu roteiro, acho que está bem legal e (muito importante) não está corrido. Você vai aproveitar bastante o período de festivais que você descreveu e ter uma experiência completa da Tailândia - com uma passada em Siem Reap de lambuja (que é incrível e vale muito a pena). O triste é que você não vai conhecer Phnom Penh, que eu gostei muito e sempre recomendo aqui no fórum (já que é uma cidade que não goza de muito prestígio junto aos viajantes). Mas se você for acrescentar mais uma cidade, o seu roteiro vai ficar corrido, realmente.

 

Você poderia ganhar um tempo optando por voar de Bangkok a Siem Reap e retornar também por avião. Mas isso seria um custo muito (muito!) maior, que pode ou não valer a pena - dependendo do seu orçamento, estilo de viagem, etc. Caso opte pelo vôo, aí seria possível acrescentar a capital cambojana no seu roteiro.

 

O visto para o Camboja você pode conseguir na fronteira, sem maiores problemas. Só não esqueça de levar o dinheiro para o pagamento do visto em dólares, e trocado - para evitar problemas com o troco ou com o câmbio. O visto custa oficialmente 20 dólares (foi o que eu paguei), mas é comum exigirem mais nos postos de fronteira. Então, fique atento!

 

Bangkok é uma cidade com muitas atrações, e você terá 3 dias bem cheios por lá. Para saber o que fazer e ver na cidade, em detalhes, vá ao site Wikitravel, que é um site muito útil para esse tipo de informação. Ou então use um guia Lonely Planet, que é excelente e muito útil.

 

As demais cidades do seu roteiro, eu não tive a oportunidade de conhecer. Mas, a princípio, acho que os dias em cada lugar estão adequados. E acho que essa sua viagem vai ser show!

 

Qualquer outra dúvida, é só escrever que (se eu puder) será um prazer ajudar!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Mindo, sensacional seu roteiro brother! Se eu tivesse férias esse mês, com certeza embarcaria nessa!

Putz, esse Yi Peng deve ser a coisa mais incrivel do mundo ao vivo! Ja consta na minha lista do que visitar futuramente. Não conhecia!

Pretendo fazer sudeste asiático logo após meu mochilão pra Venezuela e Colombia, que farei agora em Janeiro.

Se Deus quiser e o bolso permitir, setembro de 2013 ou janeiro de 2014 estarei em terras orientais! shaushhus

Vou acompanhar seu topico. Quando voltar, por favor nos conte como foi! o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa Luiz, valeu cara!

 

Pois é, cogitei em alguns momentos fazer o vôo BKK x REP, mas o custo não compensa... vamos pegar um pouquinho de aventura então, né??? r :mrgreen:

 

Acabei achando um bom tópico sobre essa viagem cruzando a fronteira, aqui mesmo: relato-e-passo-a-passo-da-minha-travessia-bangkok-tailandia-siem-reap-camboja-por-terra-t68167.html

 

Mindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Mindo, sensacional seu roteiro brother! Se eu tivesse férias esse mês, com certeza embarcaria nessa!

Putz, esse Yi Peng deve ser a coisa mais incrivel do mundo ao vivo! Ja consta na minha lista do que visitar futuramente. Não conhecia!

Pretendo fazer sudeste asiático logo após meu mochilão pra Venezuela e Colombia, que farei agora em Janeiro.

Se Deus quiser e o bolso permitir, setembro de 2013 ou janeiro de 2014 estarei em terras orientais! shaushhus

Vou acompanhar seu topico. Quando voltar, por favor nos conte como foi! o/

 

Não se preocupe Verner. Farei de tudo para registrar ao menos esses dois festivais nos mínimos detalhes.

Aproveitando, conheço um pouco a Colômbia. Se precisar de algum toque, me avisa.

 

E na Venezuela, se puder, vai conhecer o "Salto del Angel". É a cachoeira mais alta do mundo e esta na MINHA lista do que visitar futuramente. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Achoq seu roteiro esta muito bom Mindo.

Já tinha ouvido falar destes festivais, mas a epoca q fui não coincidia com nenhum deles. Acho que vc vai aproveitar bem sua viagem por la!

Como disse o Luiz, Bkk tem muita coisa pra se ver. Uma pena q vc não vai a Phnon Pehn, achei a cidade interessante pra se conhecer, eu diria q é lá onde a historia pesa, ver o santuario para as vitimas do Khmer vermelho emociona.

Koh Tao é legal para o curso de mergulho. Geralmente vc compra o curso e eles dão a estadia de graça. ::hãã2:: Mas é geralmente uma hospedagem bem simplezinha. Se quiser algo melhor vc pode pagar a diferença, q as vezes vale a pena. A ilha tem alguns restaurantes charmosinhos, um pouco distante do centro principal, mas dá pra dar uma caminhada.

Eu não posso dizer sobre a qualidade do curso, pq não fiz, mas na epoca um amigo meu fez e gostou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
(...) Não se preocupe Verner. Farei de tudo para registrar ao menos esses dois festivais nos mínimos detalhes.

Aproveitando, conheço um pouco a Colômbia. Se precisar de algum toque, me avisa.

 

E na Venezuela, se puder, vai conhecer o "Salto del Angel". É a cachoeira mais alta do mundo e esta na MINHA lista do que visitar futuramente. ::otemo::

 

Com certeza! Vamos trocar informações sobre a Colombia então! To acertando os ultimos detalhes sobre a Venezuela e assim que começar eu te contacto, tudo bem?!

 

O Salto não tá nos meus planos pra agora, em razão do preço (ta mais caro 3 dias la que 8 dias no Monte Roraima).

Se eu nao tivesse planos de passar mais de um mes viajando, eu iria. Lá é lindo demais! Mas deixarei pra uma outra oportinidade.

Eu farei agora Monte Roraima/Los Roques (ou Morrocoy e Chichiriviche), Maracaibo ai sigo pra colombia: Cartagena/Medellin/Bucaramanga.. dai volto por Mérida (região andina da Venezuela) e termino em Caracas apenas pra pegar meu voo de volta. A colombia não tava nos planos, dei um jeito de fazer um circulo e nao repetir destinos e voltar por Caracas ahsaushu

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Achoq seu roteiro esta muito bom Mindo.

Já tinha ouvido falar destes festivais, mas a epoca q fui não coincidia com nenhum deles. Acho que vc vai aproveitar bem sua viagem por la!

Como disse o Luiz, Bkk tem muita coisa pra se ver. Uma pena q vc não vai a Phnon Pehn, achei a cidade interessante pra se conhecer, eu diria q é lá onde a historia pesa, ver o santuario para as vitimas do Khmer vermelho emociona.

Koh Tao é legal para o curso de mergulho. Geralmente vc compra o curso e eles dão a estadia de graça. ::hãã2:: Mas é geralmente uma hospedagem bem simplezinha. Se quiser algo melhor vc pode pagar a diferença, q as vezes vale a pena. A ilha tem alguns restaurantes charmosinhos, um pouco distante do centro principal, mas dá pra dar uma caminhada.

Eu não posso dizer sobre a qualidade do curso, pq não fiz, mas na epoca um amigo meu fez e gostou.

 

Heka, mas a ilha em si (Koh Tao), é legal?

 

Minha esposa tem pavor a mergulhar, ela tem um medo/respeito do mar que passa um pouco do normal, e não quer fazer o curso de jeito nenhum. Eu não quero forçar nada, naturalmente, mas ainda vou tentar convence-la.

 

Mas, você acha que dá pra ela curtir a ilha mesmo sem fazer o curso? Ou seria melhor ir para alguma outra ilha? Não quero muita muvuca não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mindo,

Eu fui pra Koh Tao acompanhar meu amigo. Eu não fiz o curso. Enquanto ele fazia os mergulhos eu ficava no hotel tomando sol ou caminhando pela ilha, vendo as lojinhas, vendo a vida passar rsrs. Dá pra caminhar na praia, mas tem muitas pedras lá, as praias não são as melhores. Eu não sei como é o estilo da sua esposa, se é muito ativa. Se for, talvez ela fique entediada. Como eu já estava há vários meses viajando de mochilão parar alguns dias sem fazer nada foi um bom descanso. :)

A ilha é si é ajeitada, tem seu charme em estilo rustico, mas tem muitos bares, restaurantes e até boate. Muitos gringos vão pra lá fazer mergulho. Eu gostei da atmosfera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...