Ir para conteúdo

AJUDA - Planejamento 1º Mochilão - 13 países em 34 dias sera que da? (Abril/Maio 2013)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Galera,

 

Estarei fazendo o meu primeiro mochilão e depois de ler muitos relatos, gostaria de tirar algumas dúvidas para definir o meu roteiro principalmente na questão dos dias em cada cidade pois não estou seguro quanto a isso, rss.

Quero conhecer o máximo de cidades/países possíveis mas aproveitar o melhor de cada uma delas sem deixar nada IMPERDÍVEL escapar.

 

Como só tenho 34 dias para conhecer muitos destinos, preciso de vcs pra saber o que devo alterar para aproveitar o melhor de cada cidade. Com certeza terei de alterar alguns lugares e talvez excluir uma ou outra cidade do roteiro para ter mais tempo em determinado lugar que seja mais interessante.

 

Vou com três amigos e queremos conhecer os TRADICIONAIS pontos turísticos das cidades e pegar algumas baladas/jogos de futebol se possível. Vamos com o espirito de mochileiro na raça e disposição de acordar cedo e bater perna durante todo o dia!

 

QUEREMOS CONHECER O DIFERENTE, portante Zoologicos, Aquarios e até alguns museus eu dispensaria para não perder tempo com nada e aproveitar ao máximo tudo de melhor... Algumas cidades como Budapeste, Bruges e o Vaticano apenas passaríamos por serem locais interessantes e estarem no caminho!

 

Quanto ao transporte, pretendo comprar o passe de trem e quando possível viajar pela noite p/ não perder tempo!

 

Minhas principais dúvidas são:

 

1) Os dias planejados em cada cidade são suficiente para se conhecer os melhores pontos turísticos sem deixar nada imperdível escapar?

2) Vale a pena deixar de ficar mais tempo em algumas cidades para poder aproveitar que é caminho e conhecer outros cidades em bate-volta ou apenas um dia?

 

PLANEJAMENTO:

 

PARIS - 05 dias

LONDRES - 04 dias

BRUXELAS OU BRUGES? - 1/2 dia (Bate Volta de Amsterdam)

AMSTERDAM - 02 dias e 1/2

BERLIN - 03 dias

PRAGA - 02 dias

BUDAPESTE - 01 dia (Tirei um dia de Praga para conhecer Budapeste)

ATENAS - 02 dias (Tirei um dia de Atenas para ter mais tempo em istambul)

ISTAMBUL - 04 dias

ROMA - 02 dias e 1/2

VATICANO - 1/2 dia (Bate Volta)

IBIZA - 02 dias

BARCELONA - 03 dias

LISBOA - 02 dias (Tirei um dia de Ibiza e um dia de Barcelona para conhecer Lisboa)

 

DIA DATA DESTINO

01 09/04, terça Rio-Paris

02 10/04, quarta Paris

03 11/04, quinta Londres

04 12/04, sexta Londres

05 13/04, sábado Londres

06 14/04, domingo Londres

07 15/04, segunda Bruges ou Bruxellas / Amsterdam

08 16/04, terça Amsterdam

09 17/04, quarta Amsterdam

10 18/04, quinta Berlin

11 19/04, sexta Berlin

12 20/04, sábado Berlin

13 21/04, domingo Praga

14 22/04, segunda Praga

15 23/04, terça Budapeste

16 24/04, quarta Atenas

17 25/04, quinta Atenas

18 26/04, sexta Istambul

19 27/04, sábado Istambul

20 28/04, domingo Istambul

21 29/04, segunda Istambul

22 30/04, terça Roma

23 01/05, quarta Roma

24 02/05, quinta Vaticano /Roma

25 03/05, sexta Barcelona

26 04/05, sábado Barcelona

27 05/05, domingo Barcelona

28 06/05, segunda Ibiza

29 07/05, terça Ibiza

30 08/05, quarta Lisboa

31 09/05, quinta Lisboa

32 10/05, sexta Paris

33 11/05, sábado Paris

34 12/05, domingo Paris

35 13/05, segunda Paris-Rio

 

 

Muito obrigado a todos pela atenção e paciência, espero que possam me ajudar! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sempre aparece alguém, é que você postou numa madrugada, no meio de um feriadão. Daqui a pouco outros postarão.

 

Tenha em mente que vocÊ quer aquilo que todos querem - conhecer o imperdível e o máximo de lugares possíveis. Quer balada, turismo e futebol e se diz disposto a acordar cedo e andar o dia todo. Isso tudo passando quase todas as noites sem dormir, seja por conta das "baladas", seja pelos deslocamentos noturnos que se dispôs a fazer.

 

Por que eu digo isso ? Porque na teoria todo mundo acha isso possível, todos se acham especiais e bem dispostos. Na prática, as coisas são diferentes e você é obrigado a fazer escolhas, ou as circunstâncias farão escolhas por você - frequentemente, as melhores opções acabam não sendo realizadas por diversos motivos. Vou deixar o roteiro da Joyce aqui pra você ter uma noção de como as coisas acontecem na prática:

 

1-motorhome-1-trailer-6-pessoas-2-fridas-em-perrengues-pela-europa-t72401.html

 

Dito isso, você tem 14 destinos em 34 dias, sendo que provavelmente não excluiu os dias de chegada e de saída. Dá uma média de pouco mais de 2 dias para cada lugar, sendo que muitas das cidades são das maiores da Europa, espalhadas pelos 4 extremos da Europa mais turística. Enorme perda de tempo e dinheiro, na minha opinião, metade da sua viagem será só para contar como foi conhecer diversos aeroportos e trens noturnos na Europa.

 

Se quer um conselho, corte esse roteiro praticamente pela metade, agrupando geograficamente os destinos. Nada de sul, leste, oeste e norte ao mesmo tempo.

 

Sendo um pouco mais direto, normalmente quem aparece com um roteiro assim está tão empolgado que não consegue encarar a frustração de ser obrigado a fazer cortes em nada. Ou seja, as pessoas querem validação, apoio. Isso você não vai encontrar de ninguém que tenha feito uma viagem minimamente razoável. Portanto, se for para fazer esse roteiro aí, ou tirar só 2 ou 3 cidades, só me resta desejar boa viagem.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros

Seguinte irmão, acho muita coisa pra pouco tempo mas isso vai de cada um. Ano passado fiz um mochilão pela Europa e fiquei exatos 34 dias.

Procurei fazer o roteiro em sentido horário. Meu roteiro foi o seguinte. Lisboa / Paris / Londres / Bruxelas / Amsterdam / Berlim / Praga / Veneza / Milão / Geneve / Annecy / Chamonix / Lyon / Lisboa

 

Eu particularmente tiraria deste roteiro que vc fez Budapeste, Istambul e Atenas e adicionaria Veneza reorganizando o trajeto em sentido horario. Tipo de Praga voaria para Veneza e de Veneza seguiria de trem para Roma passando 1 dia em Milão (que da pra conhecer a Catedral Duomo e o Castello Sforzes) 2 dias em Florença e ainda encaixaria uma passadinha em Pisa pra conhecer a Torre.

Ficaria uns 4 dias em Roma (no minimo) e voaria para Lisboa (curti dmais) seguiria para Madri, Barcelona finalizando em Paris.

 

Mas isso são só opiniões, a decisão é sua, se eu puder ajudar em algo, estou por aqui.

Valew....

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, Márcio. Eu entendo essa empolgação, pois as pessoas que não têm prática realmente querem conhecer tudo. E é frustrante ver que isso não é possível, então rola aquela tentativa insistente de colocar o maior número de destinos possível. Pura ilusão, é o que a gente tenta ensinar.

 

Muita gente acha que dá para fazer mais coisas, mas a verdade é que só quem pesquisou e descobriu que há outras alternativas igualmente viáveis é que percebe que esse pinga-pinga por toda a Europa não tem bom benefício para o alto custo. Eu compartilho isso com os outros porque são coisas que eu gostaria de saber quando viajei. Fiz apenas 3 países em 28 dias, sendo 1 deles um mero stop-over e ainda assim acho que poderia tê-los explorado melhor.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Dario,

 

Acabei de voltar de um mochilão de 30 dias pela Europa e posso afirmar que esse seu roteiro é um tanto quanto insano. São muitos países, pouco tempo e creio que você não aproveitará quase nada em cada lugar. Creio que se esqueceu do tempo de locomoção entre um lugar e outro e que poderá ocorrer imprevistos (sim, acontece muito e esteja preparado para isso). Não queira conhecer a Europa de uma vez só, é impossível. Escolha alguns países e aproveite ao máximo.

 

Eu não sei se sua intenção é visitar apenas os pontos turísticos mais aclamados, se gosta de museus, pubs e etc, mas posso te dizer que: Londres e Paris são repletos de museus e transbordam cultura. Tenha em mente que poderá haver muitas outras pessoas querendo ver as mesmo coisas, ou seja, grandes filas e isso levará tempo. Há muito o que se visitar (muito mesmo) e creio que essas grandes capitais merecem, no mínimo, uma semana para cada no seu roteiro. Bruxelas merece mais do que um bate e volta. É uma cidade encantadora, há muito o que se ver. Separe um dia para ir à Brugges ou faça um bate e volta até Louvain-la-Neuve, onde está localizado o Museu do criador do Tintin, o Hergè.

Separe um 4 dias para Amsterdam e inclua um bate e volta até Haia. Para Berlim, sugiro 5 dias, há muitos lugares para desbravar. Aproveite 1 dia e vá até Oranienburg e conheça o campo de concentração de Sachsenhausen. E Praga 2 dias? Você perderá quase uma manhã inteira em trânsito entre Berlim-Praga-Hostel. Separe 3 dias para Praga, ande tranquilamente pela Charles Bridge e se perca entre fotos e apresentações musicais. Vá visitar o Castelo de Praga.

 

Pode ficar tranquilo que você voltará à Europa antes mesmo que imagine e aí poderá visitar os outros lugares.

 

Espero ter ajudado ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...