Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia - Coração aberto e pé na estrada ! Sozinha, 30 dias - out e nov 2012

Postado
  • Membros

Meus planos começaram em março de 2012, li muitos relatos no mochileiros, aprendi e me diverti muito com eles. Fiz planos, mudei de última hora e no meio da viagem mudei mais ainda... mas me ajudaram muito me dando suporte com informações e previsões de custos, no fim deu tudo certo.

No inicio eu iria acompanhada com um amigo, este desistiu, pensei em ir sozinha, apareceu outro amigo que também desistiu, assim viajei comigo, sem combinar de encontrar ninguém e sem saber falar espanhol, muito menos, o inglês. Aos meus amigos e familiares preocupados com essa situação, pedia que rezassem para que eu encontrasse muitas pessoas boas pelo caminho. E assim foi.

Durante um mês, entre outubro e novembro de 2012, percorri a Bolívia conhecendo lugares incríveis e tendo uma experiência maravilhosa.

Meus planos incluíam o Peru e a famosa Machu Picchu, porém, deixei-os para uma breve oportunidade e me limitei na Bolívia percorrendo sem pressa, e digo, um mês foi pouco, deixei lugares incríveis sem conhecer, mas trouxe muitas experiências de todos que fiquei.

Nesse relato espero poder contribuir de alguma forma, mas cada viagem é uma viagem, cada pessoa é uma pessoa, o que pode ser bom para um pode ser ruim para outro, relato é relato, vivência é vivência. Todo meu incentivo para que conheçam essa terra maravilhosa, coração aberto e pé na estrada!

CUSTOS

R$ 2.700,00 – sem choro, divididos em mochilas e cartão Cash Passport da Mastercard.

* No final de cada dia colocarei os custos, tem alguns dias que tem falhas :roll: mas dá para ter uma base ::otemo::.

19 de outubro de 2012 – Saída de São Paulo com destino a Puerto Quijarro - BO

Saí de São Paulo às 16h, no famoso ônibus andorinha, com destino a Puerto Quijarro, divisa Brasil / Bolivia. Decidi ir de ônibus por vários motivos, não ter que comprar ida e volta, deixar para ultima hora e estar cara a passagem de avião, entre outros, enfim, estava preparada para encarar as 22h de viagem e bater meu recorde horas / ônibus.

A viagem foi uma experiência bem interessante, só havia bolivianos, dois ingleses e eu brasileira. Era o meu primeiro contato com a realidade Boliviana e eu ainda nem havia saído do Brasil. Conversei com muita gente, entendendo um pouco sobre a situação deles no Brasil e sobre a política boliviana. Ainda fui treinando meu péssimo portunhol e aprendendo algumas palavras, a maioria era ao menos familiarizada com o português.

CUSTOS

R$ 270,00 - Passagem de ônibus – Viação Andorinha – Barra Funda / SP x Divisa BR / BO

R$ ? - Águas durante a viagem, valores Rodoserv Brasil, comprei muitas guloseimas para a viagem antes da partida.

20 de outubro de 2012 – Puerto Quijarro

Chegamos em Quijarro quase 15h, o ônibus atravessou a fronteira, que já estava fechada* e parou na frente da viação andorinha de Quijarro, calor de 40°C, poeira faroeste e a maior muvuca, a galera gritando táxi e câmbio, interessante.

Troquei um pouco de dinheiro que tinha separado, só para segurar até outro dia. Nisso, os ingleses do ônibus apareceram, mais perdidos que eu e fomos obrigados pelas circunstancias a nos comunicar, foi ótimo, pois nos ajudamos, fomos para a pousada (que tinha uma indicação perto da estação de trem), rachamos o táxi, a hospedagem e muitas risadas. Fazia uns 40°C, e tomamos nossas primeiras cervejas bolivianas, muito boas por sinal e entendemos na mesa do boteco que a gente, sem falar a mesma língua, nos entendíamos e seguiríamos juntos até Santa Cruz de La Sierra, onde eles parariam e eu seguiria para Sucre.

* Quem for de ônibus ou avião até Corumbá, atentar-se para os horários da fronteira, fins de semana e feriados, e diferenças no fuso horário das fronteiras. É necessário dar saída na fronteira do Brasil para depois dar entrada na Bolívia.

CUSTOS

Bs. 06 – Táxi divido por três 20 bs no total (fronteira x ao alojamento na frente da estação ferroviária).

Bs. 50 – Alimentação

Bs. 50 – Alojiamento Cochabamba (Quarto compartilhado para 3 pessoas, simples, em frente a estação ferroviária, ficamos sem pensar muito só por que era perto da estação)

21 de outubro de 2012 – Puerto Quijarro

Logo cedo fomos para a fronteira, legalizamos nossa saída do Brasil e entrada na Bolívia (nesta recebemos um comprovante de entrada que grampeei no passaporte de tanto que falaram que não podia perder).

Depois fomos caminhando até a estação, é meio longe e estava muito calor, mas valeu a pena, paramos em botecos, lojinhas, restaurantes, tudo muito diferente da nossa realidade. Meu celular tim, pegava perfeitamente lá e entendendo que eu estava no Brasil, liguei para várias pessoas a 25 centavos a ligação.

Compramos nossa passagem* para o famoso trem que liga Quijarro a Santa Cruz, sairia as 16h, categoria super pulmam, mesmo sabendo que essa categoria está longe de trem da morte, sendo relativamente confortável. O legal é que é diferente de ônibus, tem um restaurante que não tem muitas opções mas já dá para sair esticar as pernas e tomar alguma coisa, pode fumar entre um vagão e outro, conheci umas pessoas no saculejo entre vagões, divertido. Me pareceu muito seguro, tem policiais que circulam e diversos funcionários.

* Só se vende passagens no dia. Com a estrada que liga Quijarro x Santa Cruz pavimentada, aumentou a quantidade e a qualidade dos ônibus (mais baratos que o trem), fazendo com que muitas pessoas façam esse trecho de ônibus. Vi a empresa vendendo passagens até o horário de saída do trem, parece que tem sido assim.

CUSTOS

Bs. 127,00 – Passagem para o trem Quijarro x Santa Cruz – Expresso Oriental – Categoria Super Pulman

Bs. 10,00 – Porta bagagem do trem (as malas que não cabem junto de você tem que “despachar” essa é a taxa disso, depois vi que cabia minha mala caberia sim e que nem precisaria pagar isso)

Bs. 10,00 – Gatorade

Bs. 20,00 – Almoço

Editado por Visitante

• Respostas 77
  • Visualizações 18.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Muito bom o relato, principalmente pela escolha de ficar apenas na Bolivia, cada um com seu gosto mas pra mim conhecer 4 países em 30 dias não é viagem, é maratona.

Postado
  • Autor
  • Membros

Por nada M Hoffman, precisando estou aqui :)

Muito obrigada Márcio / SP, interessante a ideia de 4 países em 30 dias = maratona rs rs, concordo.

Postado
  • Membros

Excelente relato, estive em Uyuni na época do inverno e devo ir em Julho. Desta vez vou seguir rumo à Lima e vou usar parte do teu roteiro. Abç.

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Muito bom o seu relato, gostei de mais. E ainda peguei mais dicas de lugares que eu não conhecia em Copacabana.

Moro em Corumbá, e sempre que posso viajo para Santa Cruz. E sempre vou a Puerto Quijarro,e Puerto Suarez comer no mirante ou ir fazer compras, hehehe.

Santa Cruz é muito legal, eu gosto muito das baladas de lá. E dos passeios também. La Paz é muito bonita, mesmo as casas não tendo reboco, mas o conjunto fica lindo, né. Fiquei no Hotel Torino também, e fiquei muito amigo da Basilia, tinha ela no facebook, mas desativei. E em Copacabana também fiquei no mesmo hotel que você, e acredita que o senhora que cuidava a noite nos mandou chegar as 00 noite? kkkkkkkkkkkk, muita sacanagem.

Postado
  • Membros

MARAVILHOSO o relato. Super detalhado e ilustrado!! Deve ter dado um trabalhão!!!!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Muito bom o seu relato, gostei de mais. E ainda peguei mais dicas de lugares que eu não conhecia em Copacabana.

Moro em Corumbá, e sempre que posso viajo para Santa Cruz. E sempre vou a Puerto Quijarro,e Puerto Suarez comer no mirante ou ir fazer compras, hehehe.

Santa Cruz é muito legal, eu gosto muito das baladas de lá. E dos passeios também. La Paz é muito bonita, mesmo as casas não tendo reboco, mas o conjunto fica lindo, né. Fiquei no Hotel Torino também, e fiquei muito amigo da Basilia, tinha ela no facebook, mas desativei. E em Copacabana também fiquei no mesmo hotel que você, e acredita que o senhora que cuidava a noite nos mandou chegar as 00 noite? kkkkkkkkkkkk, muita sacanagem.

Que legal ! Eu preciso conhecer melhor Sta Cruz e suas baladas, na próxima eu fico mais por lá ::otemo::

Depois posta dicas para sair por lá !

Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros
MARAVILHOSO o relato. Super detalhado e ilustrado!! Deve ter dado um trabalhão!!!!

Obrigada Yurinoue ! Tentei detalhar bastante, por que foram os detalhes dos relatos aqui no mochileiros que me ajudaram de montão na viagem ;)

quanto ao trabalho, até que não deu tanto, rs rs, fui anotando tudo no caminho, a Bolívia inspira bastante a gente né? rs

Abraço ::otemo::

• 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.