Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

21 dias em SC - Parte 3: Urubici

Postado
  • Membros

Como eu gosto muito de escrever, o que era para ser um relato acaba virando um "guia". Entretanto como a maioria ou não tem tempo ou não tem paciência para tanto, vou colocar um índice aqui e assim cada um vai direto a parte que lhe interessa ;)

Índice

A cidade

Como chegar

Quando ir

Onde ir

Trilhas:

Onde ficar

Onde comer

Dicas (Contatos úteis, Postos de Informações Turísticas, Links úteis, Receptivos Turísticos e Dicas)

Sugestão de roteiros

Relato de viagem

Mapas

Editado por Visitante

• Respostas 37
  • Visualizações 17.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Naomi!

Seu relato-guia ficou muito bom!

Realmente andar naquela região sem carro é bem complicado. De bike (quem pedala bem) pode ser uma opção interessante fora do inverno.

Parece que o seu perfil de viagem não é de trekkings, então me permita fazer um aparte, complementando a questão das trilhas que você citou por alto:

A região de Urubici (Municípios de Anitápolis, Bom Retiro, Grão-Pará e Bom Jardim da Serra) é um dos paraísos para o trekking selvagem. Existem diversos roteiros de trekking e travessias consolidados na região. Além dos roteiros e trilhas citados (Trilhas da Pedra Furada, Corvo Branco, Nascentes do Pelotas, Cânion Espraiado e Cânion das Laranjeiras - via de regra todas no sistema "bate-volta" de 1 dia), há os percursos com acampamento de 1 a 3 noites, entre os quais pode-se citar os clássicos como a Travessia do Campo dos Padres, Travessia dos Campos de Santa Bárbara, Travessia Morro da Igreja - Cânion Laranjeiras ou até o Rio do Rastro (estas duas últimas cortando áreas do PN São Joaquim - exigindo autorização prévia, como citou a Naomi, ou a condução por guias). Sugiro a quem quiser explorar este tipo de roteiro se informar com o Sérgio (Graxaim), companheiro que participa aqui no Mochileiros.com também e está sempre disposto a ajudar.

Tomo a liberdade de citar alguns links, aqui mesmo do Mochileiros.com sobre essas possibilidades:

trekking-pelos-penhascos-e-platos-da-serra-geral-sc-t31366.html#p340153

travessia-pelos-platos-da-serra-geral-sc-t74524.html#p766694

serra-geral-travessia-morro-da-igreja-canion-laranjeiras-t71696-30.html#p739200

Se pesquisarem encontrarão ainda mais possibilidades.

Abraços!

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Getulio,

obrigada por completar as infos!

eu curto trilhas, mas no esquema bate-e-volta. Acho meio complicado ter q carregar "onde dormir" e o "q comer", então acabo deixando as travessias de fora.

essa viagem foi uma das que a gente mais fez trilhas. Fiz algumas em Floripa e algumas entre praias de Garopaba.

Acho q daria p/ ficar 1 mes explorando cada localidade e ainda ia faltar tempo, mas como as férias não sao são ilimitadas, tive q fazer uma seleção do q ver e fazer.

Teve o problema d transporte tb. Outro fator é q as trilhas nao são sinalizadas, então p/ quem vai pela primeira vez, fica dificil ir s/ guia. Então custos com transporte e guia são fatores limitadores tb.

mas adorei a regiao. Já conhecia Cambará do Sul e são 2 belezas diferentes, q se completam.

[]s

Postado
  • Membros

Olá Naomi!

Oi Getulio,

obrigada por completar as infos!

eu curto trilhas, mas no esquema bate-e-volta. Acho meio complicado ter q carregar "onde dormir" e o "q comer", então acabo deixando as travessias de fora.

essa viagem foi uma das que a gente mais fez trilhas. Fiz algumas em Floripa e algumas entre praias de Garopaba.

[...]

Que nada, obrigado você pelo guia.

Bacana demais! Realmente suas férias foram bem movimentadas! Ainda estou lendo as outras duas partes. Tem muita coisa mesmo para ver e fazer em SC, ia precisar de uns 2 anos em férias (se não mais) por lá para esgotar tudo... :mrgreen:

[...] Já conhecia Cambará do Sul e são 2 belezas diferentes, q se completam.

[]s

Numa próxima pernada de férias pelo sul cogite conhecer também a região de São José dos Ausentes (RS). Se possível hospedando-se nas antigas fazendas. Irá completar a trilogia...

Abraço!

Postado
  • Membros

Ficou muito bacana o guia! Apesar de já ter ido pra essa região algumas vezes sempre a falta de tempo impediu conhecer essas trilhas e travessias, como também não é a primeira vez que vejo o pessoal falando bem dessa Graxaim nessas férias de fim de ano vou me lançar!

Gostei mesmo Naomi!

Postado
  • Autor
  • Membros
Ficou muito bacana o guia! Apesar de já ter ido pra essa região algumas vezes sempre a falta de tempo impediu conhecer essas trilhas e travessias, como também não é a primeira vez que vejo o pessoal falando bem dessa Graxaim nessas férias de fim de ano vou me lançar!

Gostei mesmo Naomi!

olá,

obrigada.

as trilhas são mto bonitas, tem mtos visuais legais, vale mto a pena.

O Sergio da Graxaim é mto profissional. O Dani da Terras do Sul é uma figura, mto divertido! Não fiz passeio c/ o Iran, pois precisava d transporte, ele q me indicou o Sérgio, mas o Iran tb me pareceu mto profissional.

tem mto o q fazer lá, vale a pena passar vários dias lá. Ajuda se tiver carro.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Naomi

Muito legais as infos que postou! Foram muito úteis para a viagem que fiz com uns amigos, onde passamos o Reveillon deste ano.

Somente complementando as infos, para quem vai de carro, os acessos para Urubici seriam estes - no caso de quem sai de São Paulo, por exemplo:

De São Paulo, ir pela Regis Bittencourt, e ao se aproximar de Curitiba, pegar acesso da BR-101.[linkbox]http://goo.gl/maps/RP9oD[/linkbox]

Entrar na cidade de Tubarão em SC, e pegar acesso para cidade Gravatal, continuar até cidade Braço do Norte.

Pegar acesso para SC-439, passando por Grão Pará. Continuando começa a Serra do Corvo Branco - famosa estrada para Urubici.

Outra alternativa é ir pela Serra do Rio do Rastro, que cai na cidade de Bom Jardim da Serra e logo há um mirante. [linkbox]http://goo.gl/maps/lpXdz[/linkbox]

Até Tubarão o caminho é o mesmo, pegar acesso para Gravatal, continuar até cidade Braço do Norte.

Pegar acesso para SC-438, passando por São Ludgero, Orleans, Lauro Muller, de onde começa a estrada tortuosa.

Também há opção para evitar o litoral Catarinense.[linkbox]http://goo.gl/maps/xjZSx[/linkbox]

De São Paulo, ir pela Regis Bittencourt, que após passar Curitiba, vira SC 116.

Ir até a cidade de Lages, pegar a 282 sentido Bocaina do Sul e pegar a SC-430, chegando em Urubici.

Outra alternativa é via Floripa [linkbox]http://goo.gl/maps/B0ni4[/linkbox]

Uma boa pedida é na ida a Urubici pegar a estrada do Corvo Branco e voltar pelo Rio do Rastro, ou vice-versa.

Assim você poupa tempo e combustível, pois essas 2 estradas fazem parte das "atrações" locais e alguém desavisado pode só vir a descobrir chegando em Urubici por outra rota.

Com relação a hospedagem, ficamos no Chalés do Vale Santa Ana, a uns 2km do Centro, que só é recomendável para quem tem carro, pois fica no início de uma zona rural, bem próximo ao acesso da fazenda onde fica a parte inferior da Cascata do Avencal. É próximo à estrada asfaltada, porém tem que se pegar um bom trecho em estrada de terra, ficaria distante para se ir a pé até o centro. O casal proprietário é uma graça. Os dois são super atenciosos e o atendimento bem acolhedor. Só dentro do chale, é preciso tomar cuidado, pode ter aranhas (que são comuns na região), então deixar os calçados com o bocal virado para baixo, e não andar descalço. Os chalés são praticamente novos, dá gosto, bem arrumadinho, bem acabado com colchão térmico e roupa de cama e toalhas primeira.

A título de informação, no reveillon foi difícil reservar o jantar, então na parte da manhã compramos itens para fazer churrasco no chalé (pedimos emprestado uma churrasqueira portátil). Pois nenhum restaurante serviria jantar naquela noite, pois os funcionários se recusam a trabalhar para poder festejar com a família. Então na cidade a única opção era participar de uma festa comunitária com banda sertaneja, se não me engano, em que serviriam algo, porém não estávamos muito a fim.

Seriam esses itens que poderia complementar, de resto está tudo em seus posts.

bjs

Mel

Postado
  • Autor
  • Membros

Mel, mto obrigada pela complementaçao. mto util p/ quem vai d carro.

eu fui d bus e, como já disse, fica + difícil p/ fazer os passeios. Q bom q vc pôde passar pela serra do rio do rastro, dizem q é linda, mas eu nao passei por lá, pois fomos d bus.

boas viagens!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pela postagem!

Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre Urubici, e suas informações foram de grande ajuda!

Postado
  • Membros

olá nnaomi,

estava lendo o seu relato, e foi o mais completo que encontrei para viagem em curto período.

mas a minha duvida ainda permaneceu, pois assim como vc eu não irei de carro, logo dependerei da estrutura da cidade.

os passeios que vc fez, é melhor via agencias de turismo ou compensa talvez aluga um carro para fazer os passeios?, pois verifiquei o valor da locação de um veículo, e a diária sai por volta de umas 80 pila.

no seu relato, quais foram mais ou menos os valores das diárias?, no Park Hotel, verifiquei que é o local mais barato, 120 pila.

pretendo ir para Urubuci na semana do dia 15/07. logo, essas essas informações iriam me ajudar bastante...rsrsrs

obrigado

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.