Ir para conteúdo

Combustível para Fogareiros


Posts Recomendados

  • Membros

O botijão vazio pesa 2 kg. Cheio pesa mais ou menos 5 kg. Se transportado na mochila incomoda muito, machuca as costas e danifica a mochila. E você não iria aguentar o peso da carga toda, visto que além do botijão você levaria alimentos e roupas.

Este botijão não se usa mais em camping. E é proibido transportá-lo em ônibus e trem.

Existem fogareiros a gás portáteis, compactos que são vendidos em lojas especializadas em equipamentos para pesca, camping e náutica. Estes fogareiros usam cartucho de gás, descartáveis. Eu uso um cartucho para cada dois dias, quando estou só, para fazer café de manhã e à tarde, e cozinhar arros duas vezes por dia e feijão uma vez por dia.

Eu faço a conta de quantos dias vou ficar acampado para saber quantos cartuchos de gás tenho que levar, e acrescento dois de reserva, por segurança, caso eu me perca no mato, ou quando ocorre desmoronamento de encosta ou cheia no rio, impossibilitando a travessia; então pode ser que seja necessário ficar mais tempo, um, dois ou três dias.

Vá à uma destas lojas, consulte qual o melhor e mais prático modelo para você. Eu te recomendo das marcas Eurocamping e Coleman Stove 100. O Eurocamp é melhor, por ter a base feita de aço; da coleman a base é de plástico, mas de boa qualidade.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Compro benzina em lojas que vendem metérias-prima para sapateiro. A benzina é vendida con nomes comerciais: BENZOLIMPA, da marca BERTONCINI; e UNALIMP da marca UNA. Um litro custa entre R$ 9,00 à R$ 10,00 apenas. Na farmácia um litro de benzina custa R$ 25,00

Pergunte aos sapateiros sobre os endereços destas lojas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, a benzina pode ser transportada em garrafa plástica, tipo pet, bem fechada?

A garrafa do fogareiro de combustível líquido é feita de aluminio. É o mesmo tipo de garrafa esportiva para água; e a rosca do gargalo é da mesma medida. Você pode usar desta garrafa esportiva, de aluminio, para transportar benzina..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu disse que não recomendo o uso de fogareiro dentro da barraca porque têm pessoas que não tem noção do risco. E por isso não toma medidas preventivas.

Eu, algumas vezes, eu uso fogareiro dentro da barraca em dias de muito frio ou muita chuva, para cozinhar. Na maioria das vezes eu evito essa prática. Melhor é usar capa de guarda-chuva para fazer um tendinha sobre o fogareiro e a panela em tempo de chuva ou pequena lona. Para armar use um graveto de 1 metro no centro da capa, na vertical, fincado no chão, e amarre as laterais com barbante de modo que a cobertura fique esticada. Funciona bem com abrigo, uma mini cozinha. Faça defronte e o mais próximo possível da barraca.

Eu levo na mochila capa de guarda-chuva (sem a armação).

Quanto ao uso de fogareiro dentro da barraca , há que ter muito cuidado para o fogo não derreter a lona da barraca, evitando a proximidade do mesmo. Mantenha-o no centro da barraca.

O inconveniente é que o interior da barraca fica superaquecido.

Se for fazer fritura tem que tampar muito bem frigideira, senão espirra óleo em tudo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olás

Veneráveis Mochileiros,

 

Como sempre, estou aprendendo muito neste tópico também ;) .

Vou arriscar-me a dar algumas opiniões, baseado no meu uso de fogareiro multi-fuel (combustível líquido) foto:01 598dadfe8c3ef_msrfogareiroIMG_7893.JPG.3bae30a0edbade087890c98880059574.JPG. Concordo que o uso de fogareiro (ou qualquer tipo de fogo ( por exemplo : vela)) deve ser evitado DENTRO da barraca. Os fogareiros multi-fuel (combustível líquido) costumam derramar combustível e soltar labaredas altas no inicio de funcionamento (pré-aquecimento). A base do fogareiro também esquenta podendo derreter o chão da barraca. O fogareiro multi fuel dentro de barraca, ou mesmo no avancê (vestíbulo, varandinha coberta) é perigoso. O nylon da barraca é inflamável (mesmo as que possuem tratamento que (apenas) retarda a propagação das chamas). Mesmo derretido o nylon continua pegando fogo ( exemplo: nylon pega fogo derrete, pinga sobre a pele e continua pegando fogo), ou seja a barraca pegando fogo com você dentro é algo muito perigoso. Em situações especiais , as pessoas até cozinham dentro da barraca, MAS (sempre o mas) com cuidados redodrados (triplicados, quadruplicados, ... :) ).

:shock: NÃO é minha intenção ficar "botando medo" nem fazer "guerra psicológica" :shock: ! , mas é preciso ter plena consciência dos perigos .

O nylon das roupas (japonas, calças), também pode ser inflamável e causar queimaduras graves.

 

-----------------------------------

Além da sugestão do Nilton Martz (a capa de guarda chuva) sugiro o uso daqueles corta-ventos (ex: foto 02 598dadfe8fd0d_protetor_ventosku_243692_1.jpg.64a4431eb74cce80fa001bf8a082e053.jpg) e a própria panela sobre o fogo do fogareiro. Caso a chuva seja moderada o fogo estará protegido da chuva . Vai demorar mais por causa da perda de calor pela chuva, mas vai funcionar.

-----------------------------------

 

Alguns dados sobre o meu uso de fogareiro multi-fuel :

 

Fogareiro MSR XGK II multi-fuel com garrafa de combustível de 11oz (325ml) foto02

 

Consumo da Benzina* utilizada: +- 160ml (1/2 garrafa) total de 6 litros de água fervidos

Tempo: 10min para ferver 1l

obs: a comida era liofilisada : 1litro para duas refeições .

 

Já usei essa MSR XGK II com gasolina aditivada , mas estou em dúvida pois parece que o fabricante cita: " Se for utilizar gasolina, utilize "low graded fuel" MSR não recomenda o uso de "premium gas" porque os aditivos prejudicam seu fogareiro ("additive are hard on your stove") " [

MSR Stove Pump Maintenance] ,2012. Aos 05:09 min] . Perguntas: A nossa gasolina aditivada de posto é mesma coisa que o "premium gas" citado no vídeo ? Alguém tem uma explicação técnica por que os aditivos da "premium gas" podem comprometer o fogareiro ? "Low graded fuel" é o mesmo que nossa gasolina comum de posto (com alcool e tudo) ?

Com gasolina funciona, mas eu precisava limpar/desentupir no segundo dia de campo. Já a benzina, de boa qualidade, é muito eficiente (calor gerado) e limpa, gerando pouquíssima fuligem.

--------------- ------------

 

Tanto a benzina, quanto a gasolina (e os outros combustíveis recomendados para os fogareiros multi-fuel) são bastante voláteis (passam do líquido para gasoso a temperaturas baixas ), aliás é essa característica que permite o fogareiro funcionar (pelo mesmo motivo APENAS álcool pode ser usado nas espiriteiras). Então tome cuidado quando for abrir e manusear a garrafas de combustível e o fogareiro. Lembre-se que esse vapor é inflamável .

 

É proibido (e perigoso) transportar líquido inflamável em avião e em alguns transportes coletivos (apesar ser raro alguém verificar no ônibus) .

 

--------------- ------------

 

Boas caminhadas, nadadas, pedaladas e tudo mais

 

------------------------

 

Referências:

 

MSR Stove Pump Maintenance ,2012. Disponível em :

MSR Stove Pump Maintenance ,2012

aos 5:09 min

 

------------------------------

 

 

*Benzina

composição: misturas de hidrocarbonetos, constituidos de 5 a 9 atomos de carbono. Contém n maximo 0.1 % de benzeno

(hexano ONU 1208)

 

Em Curitiba PR lojas

Quimidrol 1l R$20,00 quimidrol.com.br

Farmanilquima http://www.farmanilquima.com.br/home/index.php

cloroquimica http://www.cloroquimica.com.br/site/

------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, a benzina pode ser transportada em garrafa plástica, tipo pet, bem fechada?

A garrafa de fogareiro multi combustível é de aluminio. É o mesmo tipo e modelo das garrafas esportivas de alumínio vendidas em grandes supermercados, bicicletarias, lohas de artigos esportivos, e outras lojas. Essa garrafa é encontrada em todos os lugares. Você pode comprar duas destas garrafas para transportar benzina extra..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais uma vez posto aqui sobre onde comprar benzina.

É vendida com nome comercial:

BENZOLIMPA, da marca BERTONCINI

UNALIMP, da marca UNA

É encontrada em lojas que vendem matérias-prima para sapateiros. Se não souber onde tem una destas lojas, pergunte ao sapateiro sobre o endereço detas lojas.

É benzina de exelente qualidade; 1 litro custa entre oito e dez reais.

Tem galão com três, cinco e dezoito litros.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Nilton esta 100% correto a benzina e fácil de comprar e de longe o MELHOR combustível... Zero de fuligem, zero de entupimentos, zero de aborrecimentos...

 

Para ser mais limpa ainda e só usar a técnica do álcool para acendimento... Aliás melhor técnica para acender um fogareiro multifuel sempre será essa... Ja usei em todos os MSRs e primus e funciona muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu uso benzina no fogareiro multi fuel e no lampião (de pressão) Coleman. Recomendo a todos utilizar deste modelo de lampião, pois que a luz é forte e consome pouco combustivel.

Aqui em São Paulo vende este modelo de lampião, em uma loja de artigos para camping e aventura, vendido por R$ 200,00

No site http://www.mercadolivre.com.br também vende deste modelo de lampião (novo), mas não é Coleman. É fabricado na Índia; de exelente qualidade, todo cromado. Custa entre 200 e 300 reais. Não compre lampião usado neste site, por ser vendido como raridade, chegando a custar mais do que um novo; e quase todos não funcionam, e muitos faltam peça(s).

 

Pesquise por: Lampião de pressão

ou

Lampião a querosene de pressão(mas jamais use querosene: entope). Use somente benzina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Pessoal eu tenho um Omni fuel e já usei de tudo, sempre preferi a benzina mas devido ao preço e dificuldade pra compra atualmente tenho usado só o querosene que é muito seguro pra transporte e com uma chama mais quente que a maioria dos combustíveis, nunca tive problemas com entupimento, usando o bico apropriado e fazendo pré aquecimento fica tudo uma maravilha. Usem querosene comprado em posto , o melhor pra mim é o da lata petrobras.

Já usei muita gasolina podium, sem problemas.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...