Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Combustível para Fogareiros

Postado
  • Membros

BENZINA:

A benzina nos fogareiros tem prós e contras. As desvantagens são: ela é mais cara (aqui em Salvador está R$ 7,00/litro) que o querosene e o álcool e é muito inflamável e volátil. Além disso, queima “invisível”, ou seja, vc não enxerga as labaredas. Em resumo, requer mais cuidados que os cartuchos de gás, a gasolina, o querosene e o álcool. Mas suas vantagens são muitas:

1) Tem o mais alto poder calórico (mais energia por grama) o que significa que vc carrega menos peso de combustível para determinada necessidade, e cozinha, ferve água e derrete gelo mais rápido.

2) Como é muito volátil precisa de menos prime (aquecimento inicial do fogareiro para vaporizar o combustível).

3) Não deixa cheiro na queima, como o querosene.

4) Se estiver puro é muito mais limpo que a gasolina e o querosene, obstruindo muito menos o bico do queimador (mais confiável). Só não supera a confiabilidade de um bom fogareiro a gás em baixa altitude.

5) Trabalha bem em altas altitudes (depende do modelo do fogareiro).

Tenho dois fogareiros: o MSR Whisperlite (só trabalha com benzina) e o Optimus Nova (multifuel). Em ambos só uso a benzina. Apenas tive problema uma vez, mas era falha do fogareiro. Acabei tendo de fazer uma fogueira para o jantar e como demorou para o fogo pegar resolvi jogar um pouco de benzina na fogueira. Que besteira! O bicho é tão inflamável que praticamente “pulou” em chamas quase atingindo o saco da barraca. Sorte que não houve danos. Ficou a lição: muito cuidado se for tentar acender uma fogueira com benzina. Li alguns casos de problemas com fogareiro no vestíbulo da barraca e sempre estavam usando a benzina. Se vc tiver uma barraca com vestíbulo pequeno, vá de fogareiro a gás! Alias, é totalmente desaconselhável usar um fogareiro dentro da barraca. Só uso em caso do "pau tá quebrando" lá fora. Em todo o caso, garanta ventilação suficiente para não ter problemas de intoxicação pelos gases da queima.

A benzina é encontrada nas casas de produtos químicos. Na Argentina eles chamam de solvente e vc encontra nas “ferreterias” e “pinturarias” e em algumas casas de material outdoor. Nos países de língua inglesa ela é conhecida como white gas.

Tanto aqui como na Argentina vc deve tomar cuidado com a qualidade da benzina. Existem algumas de péssima qualidade, com impurezas ou misturadas. O que eu aprendi para selecionar a benzina é o seguinte:

- Não compre benzina muito barata. É que nem gasolina muito barata. Vc pode ter certeza que é adulterada.

- Veja se a benzina é incolor e não tem material em suspensão. Deve ter o aspecto de água pura.

- Cheire: a benzina tem um cheiro característico. Se vc sentir um cheiro que lembra o querosene não compre - ela é impura. O cheiro da benzina é agradável, viciante!

- Tape a boca da garrafa aberta com a palma de sua mão e emborque. Desvire a garrafa e observe a palma da mão: a benzina vai evaporar muito rapidamente, sem resíduos e sem deixar óleo ou gordura em sua mão. Não faça esta experiência com cigarro na boca ou chamas nas proximidades.

Com alguns cuidados a benzina vai se tornar o seu combustível de eleição, especialmente em trekkings longos ou em climas frios. E sai bem mais barato que os cartuchos de gás. Acho que no final sai também bem mais barato que o querosene devido aos problemas de manutenção nos fogareiros quando usamos este combustível. Gasolina só em última escolha, pois os aditivos acabam com o fogareiro.

Peter

• Respostas 160
  • Visualizações 81.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

peter,

respeitosamente, discordo de vc... benzina é o nome comercial de um solvente cuja base é benzeno... benzina é pelo menos 95-98% benzeno.

num cai nessa de wikipédia não que o artigo tá cheio de absurdos... http://pt.wikipedia.org/wiki/Benzina

nào posso garantir que continue sendo assim(afinal, comercialMENTE falando... tem muita farsa no mercado), mas benzina sempre foi e sempre vai ser benzeno!

a grande sacada de usar um hidrocarboneto aromático como combustível é que a estrutura ressonante armazena MUITA energia, e toda ela é liberada na queima... é por isso que ela é o combustível de escolha: muita energia em pouco volume ::otemo::

mais energia que benzina só se vc usar uma garrafa de benzina pré-pressurizada com etino, hehehe... trem bão pra mandar campo base pelos ares!

Postado
  • Autor
  • Membros

Samuel:

Posso estar enganado, mas do tempo que trabalhava como engº químico, benzina (white gas) era uma fração de hidrocarbonetos leves, tanto que alguns o chamam de nafta leve. Na fração pesada da nafta está o benzeno, mas não tem a volatilidade do white gas. Que eu saiba white gas (EUA) é o mesmo que benzina.

Embora, de fato a wikipedia tem algumas info. incorretas muitas são confiáveis:

Shellite (Australia), also known as white gas (North America), white spirit (outside the UK) or Coleman fuel, is a white liquid with a hydrocarbon odour. Shellite has a freeze point lower than −30 °C (−22 °F), and a boiling point of 47 °C (117 °F). The composition of shellite is 95% paraffins and naphthenes, less than 5% aromatic hydrocarbons and less than 0.5% benzene.

Fico preocupado com esta info. que benzina=benzeno porque benzeno é carcinogênico e eu não gostaria de ter isto estocado em casa, como de fato tenho. Acho que jamais comercializariam benzina como combustível de fogareiro se houvesse tanto risco a saúde como é o caso do benzeno.

Abs, peter

Postado
  • Membros

peter,

eu me rendo! fica difícil argumentar com um engenheiro, hahaha!!!

falando seriamente, acho que o problema é outro...

na lígua inglesa, "benzine" é exatamente o que vc descreve... já "benzyne" é o que eu descrevo...

como não tínhamos "Y" na língua portuguesa, suponho que o termo "benzina" tenha sido usado indistintamente pras duas substâncias - hidrocarbonetos alifáticos leves (aqui eu uso como éter de petróleo) e pra benzeno comercial. daí a confusão.

não vi no site da msr nenhuma referência à benzine ou benzyne como combustível, apenas "white gas" (=benzine), o que me leva a crer que vc está, sim, correto.

todavia, mesmo a nossa gasolina contém uma fração bastante significativa de aromáticos, e portanto, a não ser que se use um "varsol" ou outro solvente alifático leve, vc tá queimando aromáticos ainda, hehehe...

eu já usei benzeno PA num fogareiro e o troço é MUUUUITO melhor que outros combustíveis (exeto éter sulfúrico ::love:: )... tudo por conta desse lance de ter muita energia amarzenada no anel aromático (só perde pra benzina pressurizada com etino). e como eu acredito que um combustível altamente energético é melhor, por render energia por volume...

bão, mas fica a advertência: benzeno é cancerígeno, tolueno é tóxico... use por sua conta e risco ::tchann::

(eu usarei... ::otemo:: )

Postado
  • Membros

Gente, pra não acharem que o Samuel é doido (pelo menos MAIS doido que o nível daqui), o cara não é um mero "experimentador". É profissional do ramo que envolve experiêcias....

Mas então, Magrão e Peter, e o tolueno? (vcs ficam desfilando sapiência e não respondem pro tosco aqui) hahahahaha

Postado
  • Membros

cacius,

deve sim funcionar, e muito bem... todavia, depois dos alertas do peter, eu não me sinto confortável pra recomendar expressamente. apenas pra usar, por minha conta e risco, no MEU futuro fogareiro hehehe...

se te resta a mínima dúvida ou insegurança, NÃO use, pricipalmente em uma espiriteira, hehehe...

ah, e obrigado pelas considerções quanto à minha sanidada mental, hahahahaha!!!! ::lol4::::lol4::::lol4::

Postado
  • Membros

Sanidade mental? Pára, tu é dos meus.. nosso caso é de INsanidade.

E nas espiriteiras, só álcool mesmo. E pendendo pra álcool de cozinha...

Diz aí, Petro-Tere em julho? Pode levar espiriteira la? hehehehe

Postado
  • Autor
  • Membros

Prezados:

De fato há sites onde o pessoal fala benzina=benzeno. O problema é que benzina é um nome comercial, não um nome científico e assim outros eventualmente podem apropriá-lo para descrever outro produto.

No Santo Google, usando "benzina retificada", descobrimos que o nº CAS (nº de referência internacional) da benzina é 64742-49-0. Consultando este nº CAS, vemos que corresponde a uma mistura de hidocarbonetos leves, normalmente hexanos e heptanos.

Acho que vale a pena usar o benzeno ou tolueno só se for muito mais barato que a benzina e em local aberto. Se a queima for incompleta, podemos acabar cheirando vapores de benzeno. Isto se agrava se estivermos cozinhando dentro da barraca devido a chuva. E na manipulação as vezes deixamos cair algo na pele, o que é ruim no caso do benzeno.

Abraços, peter

Postado
  • Membros

pessoal,

essa conversa tá muito interessante, mas como profissional da área de saúde só posso dizer que o benzeno é altamente cancerígeno, incluisve na época de faculdade manipulávamos ela na capela ( era usada pra fixar lãminas de parasitologia),

mas como proprietário de um fogareiro multicombustível digo que não tenho coragem de colocar solvente nele, acho que poderia causar desgaste excessivo dos componentes,

como já defendi em vários posts anteriores sou fiel defensor do querosene, seguro, limpo ( quando bem regulado), e muito barato, encontrado em qualquer lugar.... e ainda nunca tive problemas com entupimento, basta uma boa manutenção preventiva.

abração

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Se o fogareiro é MSR, botem a velha e boa Querô nele! Os MSR são dificeis de engripar e alem disso muito faceis de se limpar, portanto, não arrisquem, Querô no bichinho, facil de se encontrar e barato! ::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.