Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Peru, Bolívia e Chile - Roteiro Jun-Jul/2013 - 39 dias

Postado
  • Membros

Olá, pessoal! Depois de ler muita coisa aqui no mochileiros, em diversos outros sites e alguns livros, esbocei meu roteiro para uma viagem de 39 dias, em junho/julho de 2013.

A viagem teria um ritmo mais calmo no sentido que eu quero conhecer tudo muito bem, sem essa de deixar de ver coisas importantes ou deixar pra uma próxima visita à cidade.

Também queria curtir bem as noites das cidades e separei uns hostels que acho que proporcionariam uma diversãozinha. hehehe

coloquei valores aproximados e arredondei alguns valores, mas por favor me avisem se eu estiver viajando muito. hahaha

Os principais trechos eu faria de avião e o restante de ônibus. Falando em ônibus, tive bastante difuculdade para encontrar uma estimativa de preço para alguns trechos da viagem. Ainda nao terminei de botar no papel todos os passeios, mas quando terminar voltarei pra aperriar os que já foram para saber direitinho dos preços.

O roteiro ficou:

Recife - Lima (avião)

Lima - Cusco (avião)

Cusco - Arequipa (ônibus)

Arequipa - Puno => Copa (ônibus)

Copacabana - La Paz (ônibus)

La Paz - Uyuni (ônibus)

San Pedro de Atacama - Calama (ônibus)

Calama - Santiago (avião)

Santiago - Recife (avião)

Saindo de Recife no dia 21/06/2013 e voltando no dia 29/07/2013.

 

 

Conto com a ajuda de todos e agradeço desde já! :)

 

* Uma coisa que tem me deixado muito em dúvida também é a Salkantay. fico me perguntando até que ponto seria válido fazer essa trilha visto que ela leva bastante tempo. Me empolguei bastante lendo sobre ela em outros relatos e o visual é de tirar o fôlego, mas ainda me pego pensando se vale a pena mesmo. Digamos, o que eu deixaria de ver em cusco é compensado durante a trilha? Não sou muito uma pessoa de trilhas e nunca fiz nenhuma, mas a Salkantay despertou minha curiosidade. Fora a praticidade de já incluir a pernoite em AC, ingressos pra MC e tal.

A trilha inca, mesmo sendo mais comum e curta, seria uma opção mais ou menos à altura?

Alguém que fez poderia me dar um parecer? hehe obrigada

 

*Ah, uma dúvida em relação ao passeio pras islas flotantes... digamos que tudo corra como o "planejado" e eu chegue em puno no meio da tarde, ainda sairiam passeios pras islas a essa hora? to meio perdida nesse ponto... pq dormir em puno tá toalmente fora de cogitação, mas também não dá pra deixar de fazer o passeio pras islas dos uros, né?

 

* O downhill na death road eu definitivamente gostaria de fazer com a Xtreme, mas muita gente relata que confunde as agências (pois parece haver duas xtreme ou algo do tipo). como evitar essa confusão?

Editado por Visitante

  • Respostas 88
  • Visualizações 13.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Rafaela, vc fez planilha de custos??

Pode dividir com a gente?

 

Estou querendo fazer o seguinte roteiro em Jul com uma amiga:

Santa Cruz - La Paz - Copacabana - Puno - Cusco - MP - Águas Callientes.

 

Estamos vendo a possibilidade de inserir o Salar de Uyuni no trajeto, só não sabemos qual a melhor forma de chegar lá. Na verdade, quando penso nos lugares que terei que deixar de ir como Ica, Nazca, Arequipa, Atacama... Fico louca rsrsrsrs.

 

Estou tentando fechar uma planilha mas tá difícil.

Postado
  • Membros
Rafaela, vc fez planilha de custos??

Pode dividir com a gente?

 

Estou querendo fazer o seguinte roteiro em Jul com uma amiga:

Santa Cruz - La Paz - Copacabana - Puno - Cusco - MP - Águas Callientes.

 

Estamos vendo a possibilidade de inserir o Salar de Uyuni no trajeto, só não sabemos qual a melhor forma de chegar lá. Na verdade, quando penso nos lugares que terei que deixar de ir como Ica, Nazca, Arequipa, Atacama... Fico louca rsrsrsrs.

 

Estou tentando fechar uma planilha mas tá difícil.

 

 

Se for de Sta. Cruz, a melhor forma é pegar um avião lá em Sta. Cruz de manhazinha, e ir em direção a Uyuni. Você chega de noite e pega o tour de manha. Ai, na volta, pega um bus em Uyuni direto para La paz !! Acho que são 11 horas de viagem !

Postado
  • Membros
....Estou tentando fechar uma planilha mas tá difícil.

 

Fala sério...planilha é o que mais tem por aqui!!!

dá uma olhada no roteiro da minha assinatura, tem duas planilhas dos lugares que vc vai visitar, logo na primeira pagina.

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, Rafa!!

 

Vou fazer meu segundo mochilão pela América do Sul em agosto desse ano... Estou colhendo informações e lendo milhaaares de roteiros de viagens...

Acho que eu posso te ajudar um pouco e você pode me ajudar também!

 

No meu mochilão de 2011, fiz: La Paz, Copacabana, Isla del Sol, Puno, Uyuni, Atacama e Santiago.

Não sei se passei batido e alguém falou isso, mas acho que o melhor jeito de fazer La Paz - Uyuni é ir de ônibus de La Paz a Oruro (de 2 a 3 horas de viagem, não me lembro bem) e de trem de Oruro a Uyuni (por volta de 5 ou 6 horas). O trem é muito confortável, mas me lembro que comprei com antecedência pela internet... (Ponto Negativo: prendeu um pouco o meu roteiro).

Fiz o downhill com a Xtreme (a boa): a roupa deles é preta com as letras em laranja. Foi excelente!! E olha que eu caí e machuquei o dedo. Dica: leve anti-inflamatório na mala! Levei Cataflan e Voltaren. O downhill é completamente imperdível! Eu caí, ok... mas sou beeeem pata! Fui querer andar de bicicleta conversando com meu (à época) noivo! rs

Se vc for à Ilha do Sol, negocie pegar um barco para o outro lado da ilha (que agora não me lembro se é norte ou sul). O que eu sei é que no lado que normalmente os barcos deixam as pessoas, existe uma escadaria giganteeeesca... e todo mundo atravessa pro outro lado pela trilha e chega lá quase morrendo... Eu consegui um barco pro outro lado e fiz a trilha pelo lado contrário até onde aguentei. É uma opção mais cômoda pra quem tá querendo se acostumar à altitude.

Quanto ao mal de altitude, passei mal por dois dias... DICA: NUNCA coma bacon na Bolívia!! hehehe Pedi uma massa à carbonara e passei muito mal... Só que não achei que fosse pelo bacon... no dia seguinte, pedi de novo... e passei mal novamente. No fim, eu só tomava sopa de tomate, pois assim era garantido de eu não passar mal... rs

Cheguei em Puno à noite e no hotel que fiquei, já fechei o passeio pra manhã seguinte... visitei a ilha e depois fui pro hotel, peguei minhas coisas e fui embora, de volta a La Paz.

Ahh... se vc quiser comer em um restaurante legal em La Paz, eu sugiro o restaurante do Hotel Rosario! Não precisa estar hospedado lá! Foi muito gostoso e muito barato pro prato que era!

Fiz o Salar com a Colque Tours e foi tudo tranquilo! O motorista era ótimo. Cuidado com as agências que fazem o passeio!! Há muitos relatos de motoristas bêbados e acidentes.

Eu adorei San Pedro de Atacama... fiz o sandboard no Valle de la Muerte e foi sensacional!!! A cidade é muito pequenininha e gostosa... Lá, ainda fiz os passeios das Lagunas Cejas, Ojos del Salar e vimos o Pôr-do-sol na Laguna Tebenquiche (acho que era esse nome), fiz os Geisers de Tatio (se vc for fazer, vá MUITO preparada pro frio... é sinistro), fiz ainda o tour ao valle da Luna (pôr -do-sol com pisco sour e lanche) e o tour astronômico (que foi muuuuuito legal, mas muito, muito, muito friooooo).

 

Bem, depois disso, já fui pra Los Roques e Curaçao na minha lua-de-mel e EUA em novembro do ano passado... mas uma vez que vc faz um mochilão desse pela América do Sul, vc fica DESESPERADA pra voltar!!! Por isso, resolvemos (eu e meu agora marido) fazermos um novo mochilão com alguns lugares que ficaram faltando... quero conhecer, especialmente, HUaraz e Machu Picchu! Meu vôo é Rio-Lima (06/08) e Lima-Rio (27/08). Não tenho nada fechado... tava em dúvidas também quanto a Salkantay, pois não tenho preparo físico.

Meu roteiro, por hora é: Rio - Lima - Paracas - Huacachina - Lima - Huaraz - Lima - Cuzco - MP - Lima - Cartagena - Lima. Como comprei ida e volta por Lima (R$ 500 Rio-Lima; Lima-Rio com taxas), acabou que meu roteiro ficou um pouco repetitivo, pois sempre tenho que voltar a Lima, o que não dá pra fazer um roteiro circular, o qual acho bem melhor!

Pensei em incluir Arequipa, mas como não tenho condições físicas de subir o EL Misti, acho que conhecer uma cidade bonitinha não vale o meu deslocamento até lá!

Pensei em fazer a Salkantay, mas rola o mesmo problema acima mencionado...

Não há mais vagas pra Trilha Inca pra data que eu vou viajar...

Por fim, tô com algumas dúvidas... Eu sei que você ainda não viajou, mas acho interessante trocar idéias e planejamentos, pois eu posso já ter lido alguma informação importante pra você e vice-versa!

 

1- Comprar o ingresso pra MP + Huayna e engessar o roteiro? Ou corro risco de não conseguir comprar lá?

2- Paracas e Huacachina ou Arequipa?

3- Salkantay: fazer ou não fazer? Sabe quando você fica com aquela vontade imensa de fazer mas morre de medo de não conseguir?? rs

4- Ica a Cuzco de ônibus ou voltar a Lima e pegar avião até Cusco?

5- Quanto vai dar a viagem?

Postado
  • Membros
Galera sei q ta em cima da hora mas pretendo ir agora em julho pena q so comsegui 12 dias e no impulso comprei a passagem de ida e volta p Sta Cruz(sim fiz burrice)... Minha prioridade e ir p macchu picchu e salar de uyuni, sera q e possivel montar um roteiro com esses 2 lugares em 12 dias? e o pior saindo e voltando por Sta cruz? Preciso d ajuda galerinha, e se alguem puder m dar uma luz...rs
Postado
  • Membros

....e vc for à Ilha do Sol, negocie pegar um barco para o outro lado da ilha (que agora não me lembro se é norte ou sul). O que eu sei é que no lado que normalmente os barcos deixam as pessoas, existe uma escadaria giganteeeesca... e todo mundo atravessa pro outro lado pela trilha e chega lá quase morrendo... Eu consegui um barco pro outro lado e fiz a trilha pelo lado contrário até onde aguentei. É uma opção mais cômoda pra quem tá querendo se acostumar à altitude.

 

Só para explicar para quem não sabe e lembrar a Tatiana.

 

Tatiana, esse que você se referiu é o lado norte viu. Diferentemente do Lado Sul, ele é plano, tem uma prainha e uma das melhores visões da Isla de Copacabana !!! Você pega ele em copa, a passagem custa 25 bol e leva 2:30 hrs até chegar. Estando lá, você pode fazer a trilha de volta que tem 8 km e dura em média 3 horas para ser feita.

Lembrando que a infraestrutura do Lado Norte não é tão boa quanto ao do lado Sul. Por exemplo, existem melhores restaurantes e pousadas do lado Sul, mas existe uma escadaria FROM HELL do lado Sul também.

O Lado norte é bem mais simples e mais bonito. Não me arrependi de ter ido pela lado Norte, e quando voltar, irei novamente ! Vou postar algumas fotos para vocês terem noção !

 

IMG_20130129_102219_763.jpg.0d761bf3463540b20344749d2c69b7f4.jpg

 

Quem quiser mais detalhes visite meu blog Mauro Brandão in Packingou veja o meu relato, lá estou descrevendo minha viagem nos mínimos detalhes !!

Espero ter ajudado !!!

 

Bons Ventos !!!

IMG_20130128_160704_225.jpg.853007eb37b9d9ab55c6d898a32ccb59.jpg

IMG_20130129_064127_977.jpg.472d14043ad76b914862ead599817ab7.jpg

Postado
  • Membros

Exatamente esse lugar, Mauro!!

Realmente, a hospedagem foi muito, muito, muito simples!!! Mas quem quiser, pode cruzar a trilha pra se hospedar no sul da ilha...

Pra mim, valeu muito a pena ficar no norte... achei as paisagens muito mais bonitas e a simplicidade e cordialidade daquele povo me encantou!

Postado
  • Autor
  • Membros

 

Bem, depois disso, já fui pra Los Roques e Curaçao na minha lua-de-mel e EUA em novembro do ano passado... mas uma vez que vc faz um mochilão desse pela América do Sul, vc fica DESESPERADA pra voltar!!! Por isso, resolvemos (eu e meu agora marido) fazermos um novo mochilão com alguns lugares que ficaram faltando... quero conhecer, especialmente, HUaraz e Machu Picchu! Meu vôo é Rio-Lima (06/08) e Lima-Rio (27/08). Não tenho nada fechado... tava em dúvidas também quanto a Salkantay, pois não tenho preparo físico.

Meu roteiro, por hora é: Rio - Lima - Paracas - Huacachina - Lima - Huaraz - Lima - Cuzco - MP - Lima - Cartagena - Lima. Como comprei ida e volta por Lima (R$ 500 Rio-Lima; Lima-Rio com taxas), acabou que meu roteiro ficou um pouco repetitivo, pois sempre tenho que voltar a Lima, o que não dá pra fazer um roteiro circular, o qual acho bem melhor!

Pensei em incluir Arequipa, mas como não tenho condições físicas de subir o EL Misti, acho que conhecer uma cidade bonitinha não vale o meu deslocamento até lá!

Pensei em fazer a Salkantay, mas rola o mesmo problema acima mencionado...

Não há mais vagas pra Trilha Inca pra data que eu vou viajar...

Por fim, tô com algumas dúvidas... Eu sei que você ainda não viajou, mas acho interessante trocar idéias e planejamentos, pois eu posso já ter lido alguma informação importante pra você e vice-versa!

 

1- Comprar o ingresso pra MP + Huayna e engessar o roteiro? Ou corro risco de não conseguir comprar lá?

2- Paracas e Huacachina ou Arequipa?

3- Salkantay: fazer ou não fazer? Sabe quando você fica com aquela vontade imensa de fazer mas morre de medo de não conseguir?? rs

4- Ica a Cuzco de ônibus ou voltar a Lima e pegar avião até Cusco?

5- Quanto vai dar a viagem?

 

Oi, tati! (e todo mundo!) andei meio sumida deste meu tópico porque rolaram umas mudanças de planos e, infelizmente, tive que adiar a mochilada. :( mas tenho fé que não vai demorar muito pra eu conseguir fazer! Aí por isso algumas pessoas comentaram aqui e eu só fui ver agora. Desculpa, galera! vi que algumas pessoas como o leo e o mauro ajudaram.

E obrigada pelas dicas, tati!

Falado isso, vamos lá.

 

Roteiro: "Rio - Lima - Paracas - Huacachina - Lima - Huaraz - Lima - Cuzco - MP - Lima - Cartagena - Lima."

como seriam feitos os teus deslocamentos? se lima cusco e lima cartagena forem de avião, realmente vc sempre vai ter que voltar pra lima. cartagena é imprescindível pra vcs nessa viagem? tempo pra ir até lá vcs tem, mas é meio fora de caminho, não? de repente uma opção seria rio - lima - paracas - ica - cusco - lima - huaraz - lima - cartagena - lima - rio. imagino que do peru pra colombia vcs devem ir de avião. acho que essa opção já te salvaria de uma passada a mais em lima. mas se vcs quiserem ir pra cusco de avião, realmente tem que voltar pra capital. dizem a estreda é horríveel, cheia de curvas e que demora horrores pra chegar em cusco. dizem que a melhor forma é de avião mesmo, que acaba compensando o tempo, dinheiro e conforto.

 

Arequipa: de fato... parece ser uma cidade muito bonita e tranquila, mas também é fora de caminho pra vcs e irem só pra ver uma cidade fofa tbm concordo que n vale mt a pena.

 

Salkantay: não sei se vc chegou a ler lá o começo do tópico, mas estava com a mesma dúvida. acho que por ser uma trilha de 5 dias, vc tem que gostar muito de trilhas e caminhadas. além disso, estar preparada físico e mentalmente. depois de muito pensar, quando eu ainda tava com os planos pra julho, decidi não fazer. por mais que a paisagem fosse animal, eu nao gosto taaanto de natureza e trilha assim pra fazer uma de 5 dias e que exige demais da pessoa. no fim das contas, veja o que fica melhor pra você. 5 dias numa trilha é muita coisa (pelo menos pra mim).

 

Ingresso MP e WP:

essa questão dos ingressos é sempre bem delicada. cada um que fale uma coisa em relação a achar esses benditos. tirando toda a confusão que é comprar pela internet devido ao cartão de crédito ter que ser verified by visa e, mesmo alguns sendo, não serem aceitos, acho que você pode comprar quando chegar no peru. tipo, com um pouquinho de antecedencia pq é alta temporada e tal. em lima, no larcomar, falam que tem um ponto de venda. vc pode verificar assim que chegar lá como está em relação a ingressos esgotados pro wayna. mas sempre dizem que pra conseguir subir o WP, tem que comprar antes. aliás, uma coisa que pude perceber é que ingresso pra MP você consegue, o problema é WP. como vc vai fazer um vai e volta grande, seria bom nao comprar machu picchu logo depois de huaraz. pq como é um lugar mais afastado e vc deve fazer alguma trilha lá, nunca se sabe se vai atrasar ou não. mas digamos, vc ta em lima e quer ir a ica e paracas e depois pra cusco, aí é mais de boa. pq são lugares que não são muito remotos e isolados. mesmo com algum imprevisto mais leve, vc provavelmente conseguiria chegar a tempo de usar o ingresso em cusco.

 

Custo: sempre bem complicado estipular, mas acho que o que vc pode fazer é fazer uma planilha com todos os dias da sua viagem. aí vc vai anotando o que pretende fazer em cada dia. anota desde gastos com deslocamento, refeições, passeios, acomodação... no final soma tudo que já dá pra vc ter uma ideia. se vc nao tem noção dos valores, só é ler alguns dos vários tópicos que tem aqui na seção da america do sul que o pessoal sempre vai falando os valores de cada coisa.

 

tem dois relatos legais de huaraz aqui. são eles: mochilao-mashi-peru-e-equador-em-33-dias-t51425.html / circuito-huayhuash-huaraz-peru-julho-de-2012-t74592.html

 

 

sai falando loucamente e nao sei se consegui organizar bem as ideias, mas espero ter ajudado! qlqr coisa grita que vou ficar no olho no tópico! :)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.